8 de jul. de 2008

Trocando idéias...

Pessoal, vamos trocar idéias?
Este espaço é aberto para discussões sobre os objetos de aprendizagem (e seus respectivos guias do professor) visitados durante os encontros presenciais ou outros que você conheça e queira compartilhar com seus colegas. Especifique o nome do objeto e faça sua avaliação, levando em conta: interatividade, construção dos conceitos, facilidade de navegação, tempo de duração etc.
Abraços!
Vilani e Socorro

104 comentários:

Unknown disse...

Preciso de oxigênio:
O objeto é uma atividade desafiadora que estimula o aluno a buscar e vivenciar na prática o que realmente ocrre com a adição de agentes poluentes em 3 ambientes diferentes.
Para que o aluno consiga interpretar o ocorrido ele necessita de conhecimentos básicos de ecologia.
Portanto há prerequisitos sim, que seria conhecimentos básicos descritos.
O tempo determinado é satisfatório e a maneira como é sugerido no guia do professor também é interessante devido a socialização de ideias.

Unknown disse...

Com relação à atividade de Química, usina: leis dos gases.
O conteúdo foi muito bem trabalhado, porém as informações fornecidas nas simulaçõesñão estão bem claras para a resolução do teste que é feito sobre o assunto para avaliar o nível de aprendizagem.
O guia do professor está bem detalhado e a forma de trabalhar também foi bem elaborada.

Unknown disse...

preciso de oxigênio
O texto mostra que nos dias atuais o uso de pesticidas esta sendo usado no controle das pragas e doenças com muita intensidade provocando resistência das pragas e poluição do meio ambiente. Para que isto não ocorra, devemos usar coforme manda as recomendações técnicas. O texto mostra que devemos respeitar o meio ambiente, conhecer a relação entre os vegetais e animais e sua cadeia alimentar.

Anônimo disse...

Futebol no pais da matemática:
Tem como objetivo levar o conhecimento ao aluno em relação as relações métricas, distâncias e até mesmo as medidas de ângulos.E o mais interessante é todo esse processo se á em uma partida de futebol.

Anônimo disse...

Voltei só para informa que esse último comentário em anônino é meu.
aliandro

Anônimo disse...

O objeto de atividade "Raio da terra" da disciplina de Física,proporcionou mais um conhecimento prático de como demonstrar ao aluno como ele calcular o raio aproximado da terra, levando em consideração, por exemplo, apenas sua própria sombra e levando em consideração uma interdisciplinaridade muito grande com matemática.. Achei super interessante. Outras sugestões de colegas professores, estou disponível no email alefsgurgel@hotmail.com.

Anônimo disse...

objeto visitado :Preciso de oxigênio
essa é uma atividade deslumbrante e que leva a pensar e achar soluções, uma forma prática e interessante de debater questões ambientais do dia-a dia colocando o aluno como sujeito pensante e atuante no seu meio. desse modo poderá formar uma consciência ecológica que possa garantir a sobrevivncia dessa e das futuras gerações

Anônimo disse...

O objeto visitado preciso de oxigênio é uma atividade bastante interessante pois desperta no aluna a espírito investigador, onde ele pode formular conhecimentos através da observação. fvlnogueira@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Anônimo HUDSON ALMEIDA disse...

A IDÉIA DE SE CALCULAR O RAIO DA TERRA É ÓTIMA, MAS COM RESPEITO A DISTÂNCIA ENTRE OS DOIS MARCOS, SÓ SERIA POSSÍVEL CLARO ATRAVÉS DO INTERCÂMBIO VIRTUAL ENTRE OS ALUNOS!PARA QUE AS INFORMAÇÕES SEJAM TROCADAS ATRAVÉS DA NET!NO ENTANTO, PODERIAMOS MOSTRAR EM UM LABORATÓRIO USANDO UM BOLA POR EXEMPLO, BASICAMENTE E UMA FONTE DE LUZ A UMA DISTÃNCIA CONSIDERADA!!!!!!!!!!!KROS COLEGAS O VCS ACHAM????????
ADIEMLANOSDUH@HOTMAIL.COM A

Anônimo disse...

AO - FUTEBOL

Observando bem notei que é muito importante um jogador analizar o angulo ao bater um penalte,esse objeto nos da a ideia de medidas de angulos, muito importante para trabalharmos em sala de aula

Unknown disse...

RIVED, termo até então desconhecido pra mim, no entanto ao tomar conhecimento dos seus objetivos e características quero acreditar que os objetos de aprendizagem desenvolvidos por esta rede pode vir a proporcionar um avanço considerável no processo ensino-aprendizagem, porém para que isso de fato aconteça, necessitamos de efetivamente expandir conhecimentos acerca da mídia e concretizar essa nova metodologia nas nossas escolas, e isso deve ser um compromisso de cada um de nós cursista.Com relação ao objeto especifíco Preciso de oxigênio achei bastante interessante, pois leva o aluno a vivenciar realidades do cotidiano e construir conhecimentos a cerca dos problemas apresentados.
um abraço para colegas e professoras

Anônimo disse...

OA PRECISO DE OXIGÊNIO


O Objeto de Aprendizagem está de fácil manipulação é interativo e facilita a aprendizagem.
Pois quando visualizamos aprendemos com mais facilidade.

Unknown disse...

O objeto é um atividade motivadora ,em relação a atividade de Química:leis dos gases as simulações são muito interessantes é inovadoras os testes são muito bons. o guia do professor é de grande utilidade no desempenho e na socialização dos conteúdos

Anônimo disse...

preciso de oxigênio:o objeto refere-se a qestôes ambientais vivenciadas no dia a dia. e portanto transmite uma mensagem a tds preserve o meio ambiente com amor.

Unknown disse...

OA-futebol,muito interessante as possibilidades quanto a utilização de ângulos em graus e radianos,dando significado aos conteúdos vistos em sala de aula e possibilitando ao aluno a navegar e interagir de forma atrativa na matemática.Um grande abraço do amigo vaqueiro professor.

Anônimo disse...

Meu nome é Luciene Alcântara, do aulas de biologia e ciências, trabalho na escola Manoel de Melo Montenegro na cidade de Ipanguaçu,gosto muito de trabalhar com a disciplina de biologia pois estar muito ligada com o contexto social.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O objetivo da aprendizagem é buscar uma alternativa para tornar as aulas de Física mais atrativas, favorecendo assim a aprendizagem do aluno, fazendo com que, através da prática facilite ainda mais o seu conhecimento e com isso fuja um pouco mais daquela aula mecanica.

Anônimo disse...

“Futebol no País da Matemática”. aborda os temas: Relações entre medidas de arco de circunferência e ângulos centrais e Razões trigonométrica em busca de uma aprendizagem significativa desse objeto de aprendizagem. Com esta ferramenta de aprendizagem a matemática, ciência tida como "bicho de sete cabeças", torna-se prazerosa e de mais fácil compreensão.

Por: Prof° João B. Chagas

Anônimo disse...

O Brasil é o país do futebol,por isso esse tema atrairá bastante a atenção do aluno, principalmente nas aulas de matemática

Anônimo disse...

Meu objeto foi lei dos gases, onde foi fornecido as relações entre pressão e volume, sendo este tema abordado com uma clareza

Anônimo disse...

Oi , quanto o estudo da Biologia o Eslaty apresentado foi bastante dinâmico o mesmo mostrou que não podemos mais trabalhar sem inovaçoês tecnologicas.è você o que achou?????

Anônimo disse...

as aulas de Física tornam-se atraentes, com propostas diferentes, fazendo aulas práticas, como por exemplo, calcular o raio da terra. Assim havendo um intercâmbio.

Anônimo disse...

O Brasil é o país do futebol com certeza esse é um tema que atrairá bastante a atenção dos alunos na disciplina matemática.

Anônimo disse...

O OBJETO DE APRENDIZAGEM : Futebol no país da matemática desperta o interesse sobre as aulas de MATEMÁTICA relacionada a Educação Física. É uma aula interativa e estimulante,com os temas : Relações entre medidas de arco de circunferência e ângulos centrais ,procurando sempre introduzir esses conceitos.

Anônimo disse...

Guia Do Professor Atividade Preciso De Oxigenio o texto mostra situaçães desafiadoras que leva o aluno a buscar e vivenciar na prática o que ocorre com agente que poluem os diferentes ambientes.Portanto deve haver bastante socializaçoes para troca de ídeias.

Anônimo disse...

Meu objeto de estudo foi Lei dos Gases, onde foi fornecido as relações entre pressão e volume sendo este tema abordado de forma bem clara.

Anônimo disse...

O lançamento de inseticida em plantações,lançamento de esgoto em lagos e queimadas, são programas ao qual ser trabalhado com exposição de conteúdo com auxílio do recurso de animação, propicia ao aluno maior aprendizagem , possibilita a curiosidade, interatividade com o conteúdo.
O software, condiciona ao aluno manusear e analisar o que se processa seguindo as instruções indicadas nas imagens.
A visualização permite maior compreensão e raciocínio lógico,por exemplo, no lançamento de dejetos químico no lago, o aluno visualiza o nível de oxigênio diminuindo gradativamente, de acordo com sua emissão.

Anônimo disse...

A cana-de-açúcar é originária da Índia e chegou a Europa trazida pelos arábes, desse continente os Portugueses levaram para a ilha da Madeira e com o advento da chegada ao Brasil do primeiro Governador Geral com ele vieram mudas daquela planta que produzia mel sem ser abelha.A maravilhosa planta aqui encontrou um solo chamado de terra roxa ao qual se adaptou como em nenhum lugar do mundo.Então foi fundados vários engenhos para a produção de açúcar,colocando o Nordeste como a Região do País com o maior desenvolvimento,hoje as usinas produzem açúcar e também álcool combustível , promessa de uma nova matriz energética.A nossa famosa cachaça foi descoberta por acaso por uma índia tupinambá ao deixar
melaço para fermentar.

Anônimo disse...

Preciso de Oxigênio:O texto mostra situaçôes do nosso cotidiano.Por isso deve gerar boas discussões sobre diversas práticas de preservação do nosso meio ambiente.

Anônimo disse...

O objeto de estudo em Biologia que nos foi apresentado através de imagem nos estimula e faz reconhecer a importância dos recursos multimídia.Ev

Anônimo disse...

Os objetos de aprendizagem da área de Matemática, de forma geral, possibilitam que os alunos tenham acesso aos conteúdos de forma dinâmica e lúdica, desenvolvendo habilidades de raciocínio rápido,incentivando o respeito às regras e, sobretudo, compreendendo um momento ímpar de construção e consolidação de conceitos.

Anônimo disse...

Sobre o objeto Preciso de oxigênio chama a atenção para a importância do mesmo tanto para a vida humana quanto para a vida animal, abordando a questão da defesa do meio ambiente como tarefa de todos e colocando a escola na vanguarda desta discussão na sociedade e chamando a responsabilidade para si.

Unknown disse...

Visitei o objeto de aprendizagem superficialmente,mas creio que seja de grande utilidade na aprendizagem do aluno,pois entrei em futebol no país da matemática e percebi que posso trabalhar ângulos voltado para o esporte.Então o aluno aprende trabalhando com entreterimento.

Anônimo disse...

Preciso de oxigênio: A atividade proposta é criativa e estimulante e para que seja respondida ,é necessário que o aluno interprete o 'ambiente antes ' e depois e para isso é necessário que o mesmo utilize conhecimentos já adquiridos. A atividade também faz com que o aluno argumente, justifique... o que é muito bom para o mesmo.

Anônimo disse...

O Texto preciso de oxigênio apresenta situações do cotidiano o que liga o conteúdo a realidade do aluno, no entanto, as informações contidas no texto são poucas necessitando assim que o estudante faça pesquisas em fontes.

Melhorando o Saber disse...

Sou da área pedagogica, por isso não vou fazer comentários sobre o objeto especifico e sim do modo geral do programa. É de fácil acesso, a linguagem é compreensiva, e pude perceber que é bastante importante e significativo para auxiliar o professor nas atividades em sala de aula. Com a interatividade muito boa por sinal do ambiente, espero melhorar os meus conhecimentos e poder ajudar aos professores na escola com sugestões de atividades. Até logo...

Anônimo disse...

Futebol no país da matemática.
Trabalha de forma interessante medidas de ângulos relacionando-as com o futebol, que por ser o esporte mais popular do país, despertará muito a atenção dos alunos.

Unknown disse...

~~>Futebol no país da Matemática

O OA é um material riquíssimo que vem despertar no aluno um maior interesse e assim motivá-los a estudar mais a disciplina, porém o conteúdo do objeto em questão veio exigir demais do aluno quando ainda estamos buscando conquistar o seu interesse e o despertar pelo estudo.

Ainda ressalto que o estudo foi pouco e ainda não posso fazer comentários tão precisos.

messiasprofessor disse...

Com relação ao objeto de estudo " o futebol no país da matemática", quero observar que o mesmo me pareceu bastante superficial, visto que não pude visualizar melhor, quando do uso de ângulos em radianos. Por isso, espero que da próxima oportunidade, possamos aproveitá-lo melhor.

Anônimo disse...

Sobe o assunto Preciso de oxigênio é importante por que leva ao aluno a buscar e vivenciar na prática a adição do agentes poluentes nos ecossistemas.

Anônimo disse...

Preciso de Oxigenio; Mostra informações inovadoras que leve o aluno a descobrir novos caminhos para o mundo do conhecimento,buscando e vivenciando na pratica.

Anônimo disse...

O objeto virtual de aprendizagem " futebol no país da matemática" aborda o assunto "geometria" a compreenção de ângulos e suas transformações em graus e radianos.
com esse objeto de aprendizagem o aluno vai desenvolver suas habilidades e raciocínio lógico, além de dispertar o interesse pelo estudo.
Wanderleyprofessor@hotmail.com

Anônimo disse...

O Raio da Terra
E´uma situação de aprendisagem interdisciplinar envolvendo (Matemática, Física, Geografia,etc...) motivadora, que deselvolve no aluno a lógica, o raciocínio, a criatividade, etc...
Nela, o aluno percebe que a partir de nossa sombra podemos deselvolver este conceito.

Anônimo disse...

Os objetos de aprendizagem é um recurso didático que vem despertar o maior interesse do aluno, ajudando-os a desenvolver sua aprendizagem, de maneira prazerosa.

“Futebol no País da Matemática”
Este objeto é bastante interessante, no sentido que leva o aluno a vivenciar na prática um pouco sobre medidas de ângulo e suas relações.

Anônimo disse...

Eu sou Francisca Filgueira dos Santos, mais conhecida como Aurélia. Moro em Areia Branca e trabalho na escola Estadual Conselheiro Brito Guerra.
Gosto de nadar e de praia, convivo com crianças e adolescente dinâmicas e criativas. Estes me incentivam a buscar novas maneiras de trabalhar a educação. Por isso estou hoje aqui, me capacitando em software.
Espero que este curso nos dê elementos para inovar a nossa prática pedagógica.
meu e-mail: areliaffs.@yahoo.com.br

07 Julho, 2008 13:05

Anônimo disse...

Oi pessoal!
O objeto virtual de aprendizagem “geometria da cidade”.tem como objetivo facilitar a compreensão das formas geométricas, seus elementos e propriedades No entanto o objeto de aprendizagem é de grande importância, devemos socializa-mos e levarmos a sala de aula para proporcionar aos nossos alunos informações que venha ser utilizada no seu cotidiano.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

O objeto de aprendizagem visitado foi de química- Os mistérios químicos da chuva ácida- para utilizar esse repositório com alunos, é necessário antes revisar em sala de aula conceitos sobre funções químicas, equações químicas e ph. A atividade proposta é muito interessante, pois os alunos passam a compreender melhor como acontece a chuva ácida e relacionar a poluição ambiental como o principal responsável.

Anônimo disse...

O objeto de aprendizagem visitado foi o cubo mágico. O mesmo é uma atividade lúdica, que aguça a curiosidade, raciocínio lógico-matemático, concentração e se trabalhado em dupla propicia a socialização. Os conteúdos trabalhados podem ser a adição algébrica com números inteiros (7º ano), geometria espacial, sequências e combinações. Percebemos que a atividade em si é de fácil navegação, interativa, contextualizada, facilita a construção conceitual e apresenta um design e texto de boa qualidade.

Anônimo disse...

Os Mistérios da Chuva Ácida aborda questões ambientais presentes no nosso cotidiano, fazendo uma relação com o estudo sobre os gases emitidos através das indústrias, que soltam resíduos e poluem o ambiente.Também relata o que ocorre com as substãncias antes, durante e depois da chuva ácida, bem como fazendo-nos entender
algumas reações químicas que ocorrem na atmosfera.O objeto é uma atividade que incentiva o aluno a vivenciar no dia a dia os conceitos práticos dos reagentes causadores da poluição no ambiente.O guia do professor é detalhado e de fácil compreensão.

Anônimo disse...

o objeto de aprendizagem selecionado foi “rastro do movimento” da disciplina de física. Ele pode ser utilizado como apoio pedagógico na parte da mecânica denominada de cinemática, onde pode ser trabalhado alguns conceitos como: velocidade, aceleração e outros que ajudaram os discentes a diferenciar os diversos tipos de movimento.

Unknown disse...

Disciplina: Biologia
Objeto: O trabalho de Mendell com ervilhas
Baseado na análise do grupo de estudo o objeto apresenta: interatividade com valor 3; contextualização com valor 2; construção conceitual 3; qualidade das simulações 2;qualidade dos textos 2; qualidade dos feedbacks 4; adequação da duração da atividade ao tempo de aula excedente, ou seja além do necessário ( seria necessário apenas 1 aula); qualidade do disign 3 e facilidade de navegação 4.
O objeto é muito símples para o aluno do 3º ano do ensino médio poderia ser um pouco mais avançado.
Componentes: Andréa Bezerra ( turma 3); Clédson Lima, Fátima Feitosa, Fátima câmara e Liraci Pascoal, Maria Aparecida e Neci Praxedes(turma 9)

Anônimo disse...

grupo de matemática
componentes; Jocilene, Aisamaque, Eduardo,Emerson, Wanderley, Raíldo, Eronildes
objeto analisado: cubo mágico
o objeto analisado tem as seguintes característica:
interatividade:3
contextualização:2
construção conceitual:4
qualidade das simulações:3
qualidade dos textos;2
qualidade dos feedbacks:3
adequação da duração da atividade ao tempo de aula:2
qualidade do design:4
facilidade de navegação:3

Anônimo disse...

José Lázaro Gurgel de Bessa, Suzana Maria A. de Souza Reinaldo, Francisca das Chagas P. Bessa Fernandes e Eliene Alves de Lima Bessa.
O Objeto analisado foi "Os Mistérios Químicos da Chuva Ácida", na nossa análise verificamos que o objeto apresenta em todos os seus aspectos, ser excelente na interatividade, contextualização, construção conceitual, qualidade das simulações, qualidade dos feedbacks, adequação da duração da atividade ao tempo de aula, qualidade do design e facilidade de navegação, mas no que se refere "qualidade dos textos (diálogos ou não)" apresentar-se bom, com algumas ressalvas, pois está um pouco resumido, necessitando de um melhoramento no que se refere ao acréscimo de alguns conceitos ou diálogos com voz.

Anônimo disse...

o objeto de aprendizagem “teodolito” que estava selecionado para ser trabalhado na disciplina de física, não serve para ser utilizado como apoio pedagógico da mesma, pois sua abordagem esta mais relacionado com matemática.

Anônimo disse...

O trabalho desenvolvido com o cubo mágico nos trouxeram algumas idéias sobre assuntos a serem explorados com eficácia em sala de aula como:ponto, reta, plano,gráficos, plano cartesiano, sentido horário, sentido anti-horário, entre outros. O objeto é interativo e coloca o aluno em contato real com o seu cotidiano, uma vez que o aluno passa a construir o seu próprio conhecimento.

Anônimo disse...

O objeto " o trabalho de Mendel"facilita o ensino de biologia, pois a sua interatividade é bem satisfatória. Mesmo com alguns erros na questão das informações que por sua vez são bastante resumidas. Enfim, sua utilização como apoio é agradável

Anônimo disse...

A atividade geometia da cidade é muito interessante,pois através dela o aluno pode relacionar as diferentes figuras geométricas com as diferentes formas de construção existentes em sua cidade.

Anônimo disse...

o objeto analisado, o cubo mágico, possui uma grande interatividade, contextualização e e uma qualidade de design muito boa.Não existe diálogo e o tempo para a atividade é satisfatório para no mínimo duas aulas.
Existindo um certo grau de dificuldade para navegação do objeto.

Anônimo disse...

O objeto visitado foi o cubo mágico, matemática.Nós achamos o objeto de difícil navegação. Embora seja de grande construção conceitual e uma boa qualidade do design. o tempo necessário é de no mínimo duas aulas.

Anônimo disse...

O objeto analisado por mim foi chuva ácida. Achei que ele tem uma boa interatividade, boa contextualização construção conceitual regular, uma ótima qualidade das simulações e uma boa qualidade dos textos, álem de boa qualidade dos feedbacks, adequação da duração da atividade ao tempo de aula, ótima qualidade do design e facilidade de navegação

Anônimo disse...

Biologia
Objeto visitado: O trabalho de Mendell com ervilhas
A avaliação do grupo de pesquisa com relação objeto foi a seguinte: interatividade com valor aferido 3; contextualização 3; construção conceitual 4; qualidade das simulações 4;qualidade dos textos 3; qualidade dos feedbacks 3; adequação da duração da atividade ao tempo de aula Disciplina: Biologia
Objeto: O trabalho de Mendell com ervilhas
Baseado na análise do grupo de estudo o objeto apresenta: interatividade com valor 3; contextualização com valor 2; construção conceitual 3; qualidade das simulações 2;qualidade dos textos 2; qualidade dos feedbacks 4; adequação da duração da atividade ao tempo de aula ( seria necessário apenas 04 aulas) valor atribuído 3 qualidade do design 3 e facilidade de navegação 4.

Anônimo disse...

O OA de título "Caminhando pelas faces de um cubo", apresenta excelente interatividade, pois estimula o aprendente a descobrir os caminhos a serem seguidos pelas diferentes sequências. Quanto a construção conceitual e qualidade de simulação se apresenta de modo implícito mas satisfatório para compreensão das noções básicas da Matemática como: o trabalho com números inteiros, a formação de figuras geométricas, e a relação com o círculo trigonométrico.Apresenta ainda, excelente facilidade para navegação, possibilitando aos aprendentes a aproveitarem parte do seu raciocínio, durante novas tentativas de acerto da atividade.
Seu desing, texto e feedbacks se mostram satisfatórios embora não apresente boa contextualização e para muitos aprententes pode se tornar não realizável se estipulado o tempo mínimo de uma aula (45min ou 50min).
Contudo é um excelente recurso para estimular o raciocínio lógico e explorar diferentes coneceitos matemáticos.

Anônimo disse...

MAria do Socorro Oliveira de Queiróz - turma: 12
Objeto pesquisado: CUBO MÁGICO
Disciplina: MATEMÁTICA
.INTERATIVIDADE: um jogo bastante interativo,
.contextualização: sem contexto
.construção conceitual: pela construção do objeto, faz um conceito muito importante
.Qualidades das simulações: boas
.Q
ualidades dos textos (diálogo ou não) sem diálogo
.Qualidades dos eedbacks: boas
.Adequadação da duração da atividade ao tempo de aula: bom para 02 aulas , 90 minutos.
.Qualidade do designn: muito boa
Facilidades de navegação : um pouco de dificuldade.
Com esse objeto de estudo, podemos trabalhar o conjunto dos números inteiros com alunos do ensino fundamental.

Anônimo disse...

O objeto de aprendizagem:
Chuva àcida que tem como pré-requesito conhecer funções inorgânicas.
Com relação aos tipos de valorização: Contextualização, qualidade das simulações, duração da atividade na aula, consideramos essa valorização ótima. Interatividade, qualidade dos textos, feedbacks, design e navegação, atribuímos uma boa valorização, enquanto que o ítem construção conceitual não ficou muito claro.

Anônimo disse...

A atividade do cubo mágico é de grande importância para o ensino-aprendizagem, tendo em vista que a interação leva o educando a compreender a utilização dos números inteiros estudados na sexta série do ensino fundamental.

Além de interagir com o conjunto Z, pode-se também compreender noções básicas de geometria plana e espacial.

O tempo de aula sugerido ainda é pouco vista a clientela que temos onde muitas vezes tem pouco contato com o computador.
João B. Chagas - Portalegre / RN

Anônimo disse...

O objeto da aprendizagem visitado "Téodolito" indicado como apoio pedagógico na disciplina de física não se enquadra para a mesma, visto que, o mesmo está mais voltado para a disciplina de matemática, em decorrência do maior número de aplicações dos cálculos estarem mais relacionados as questões trigonométricas no triângulo retângulo.

Anônimo disse...

Ericson e Jervani
Turma 15

Ao observar o objeto virtual do componente curricular da matemática, verificamos que o cubo mágico é uma atividade de grande importância, haja visto que, demonstra o sentido horário e anti-horário, apresentando interatividade no conjunto dos números inteiros, favorecendo a contextualização dos feedbacks, proporcionando uma fácil navegação com um tempo razoável para a realização da atividade de modo suficiente para a compreensão da construção conceitual.

Anônimo disse...

Conceição Nobre, Evarista Nunes, Gilvani Viana e Soniderlândia Aires- Turma 15

Ao analisar o objeto virtual da aprendizagem, do componente curricular Biologia, sobre o trabalho de Mendel com ervilhas referente à primeira lei, constatamos que há uma possibilidade de interatividade do objeto estudado com o aluno dependendo do nível de compreensão preliminar do objeto em estudo, tendo em vista que o referido objeto oferece uma boa contextualização, construção conceitual e qualidade das simulações. Porém a organização textual aparece em forma de monólogo, o que nos fez classificar este aspecto como regular. Em relação à qualidade dos feedbacks é favorável à fidelidade sequencial do objetivo do estudo desde que o tempo de preparação para que o educando chegue a conhecer e a entender os termos da genética (hereditariedade) seja levado em consideração. Dessa forma, ele será capaz de realizar com êxito a atividade virtual. É importante destacar que a qualidade do design também estimula a facilidade de navegação e persistência na resolução do problema proposto.

Anônimo disse...

Cubo Mágico:
Objeto de estudo possibilita ao aluno a interatividade e raciocínio lógico. É possível trabalharmos vários conteúdos utilizando o objeto,como trigonometria, geometria plana e espacial e plano cartesiano.
O objeto da toda a informação para o aluno seguir as instruções e descobrir que objetivo deve ser alcançado na representação virtual, desenvolvendo a capacidade interpretativa e facilitando a compreensão do conteúdo proposto.

Anônimo disse...

Antônia Silvana e Antônia Neta,turma l5 O objeto de aprendizagem Chuva Ácida é um instrumento bastante significativo para o entendimento do aluno.Através dele podemos ter uma visualização ampla do que acontece com os agentes poluentes da natureza e que os mesmos podem provocar danos ao meio ambiente e a saúde de todos.

Anônimo disse...

Alci Marques turma 15

O texto analisado foi sobre a chuva ácida, sua Interatividade é excelente com uma Contextualização regular, onde se caracteriza poucos objetivos de aprendizagem, já quanto a construção conceitual ela é nível bom pois nos proporciona um conceito definido do problema, na qualidade das simulações é de ótima reputação com boas imagens, a qualidade dos textos é muito bom como os feedbacks e a duração é também compativel com as aulas, os design é regular e facilidade de navegar é excelente.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Disciplina: Física Turma: 12
Objeto da aprendizagem analisado:Teodolito

A avaliação foi a seguite:

Interatividade: 3
Contextualização: 3
Construção conceitual: 4
Qualidade das simulações: 3
Qualidade dos textos: 3
Qualidade dos feedbacks: 4
Adequação/duração/atividade/tempo:1
Qualidade do design: 4
Facilidade de navegação: 2

Comentário do grupo

Este objeto de aprendizagem possibilita-nos trabalhar de forma interativa, prazerosa e ilustrativa o teodolito, recurso prático na construção de conceitos dos conteúdos, como por exemplo; distância, ângulos, tipos de triângulos, funções circulares, direção, sentido, entre outros. Nele são feitas várias simulações, oportunizando o professor a trabalhar a interdisciplinaridade visto que, a qualidade das simulações é bem motivadora a trabalhar o meio ambiente por exemplo e outros temas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A atividade resolvendo equações através de balança é muito importante, pois através dela o aluno passa a entender melhor o que é uma equação e descobrir o valor desconhecido "X".

Anônimo disse...

No último encontro do dia 6 de agosto, foi solicitado que nós escolhessemos um objeto de estudo e comentasse sobre ele. Pois bem: o objeto que escolhi foi o "quão grande é". Achei esse objeto muito bom para se trabalhar microorganismos com os alunos do 1º
ano do ensino médio, pois ele mostra vário tipos de seres microscópicos enfatizando sua morfologia e identificando quanto ao tipo e quanto a sua forma.O objeto faz também com que o aluno faça comparações de tamanho dos seres microscópicos com o tamanho de outros animais.

professor Moacyr disse...

No último encontro do dias 6 de agosto, foi solicitado que escolhessemos um objeto de estudo e que se fizesse um comentário. Pois bem: o objeto que escolhi foi o " quão grande é". Achei esse objeto bem elaborado pois trabalha com microorganismos mostrando onde são encontrados e faz com que o aluno elabore comparaçãoe de tamanho de seres microscópicos com outros tipos de seres vivos

Anônimo disse...

Os objetos possibilitam os alunos tenham acesso ao conteúdos de forma dinâmica e lúdica,desenvolvendo habilidades de raciocínio rápido ,incentivando o respeito às regras e , sobretudo compreendendo um momento ímpar de construção e consolidação de conceitos.

Anônimo disse...

O objeto visitado foi : Chuva àcida.A utilização dessa ferramenta como objeto de aprendizagem facilita e motiva de uma forma mais interativa e torna muito interessante a exposição da aula. Fazendo com que o aluno tenha uma visão mais específica das transformações químicas que ocorrem lentamente no seu cotidiano, contribuindo para uma visão crítica do mundo que o cerca.

Anônimo disse...

O objeto visitado foi : Chuva àcida.A utilização dessa ferramenta como objeto de aprendizagem facilita e motiva de uma forma mais interativa e torna muito interessante a exposição da aula. Fazendo com que o aluno tenha uma visão mais específica das transformações químicas que ocorrem lentamente no seu cotidiano, contribuindo para uma visão crítica do mundo que o cerca.

Anônimo disse...

O objeto visitado foi "Usina: lei dos gases".È uma simulação, onde é possível visualizar uma fumaça expelida pela chaminé de uma usina,que fabrica álcool e açucar, através da cana-de-açucar. O objeto de aprendizagem é muito interessante, pois o visitante participa sugerindo opções para cessar ou diminuir a produção de gases produzidos pela chaminé.E de acordo com cada sugestão( proposta pelo participante) é possível visualizar o que acontece e julgar se o proposto foi coerente.

Anônimo disse...

A atividade cubo mágico é de grande importância para o ensino-aprendizagem.O objeto de estudo possibilita ao aluno racíocinio lógico e lúdico .É possível trabalharmos vários conteúdos utilizando o objeto,como trigonometria,geométra plana e espacial e plano cartesiano.O objeto de toda informação para o aluno seguir as instruções e descobrir que objetivo deve ser alcançado na representação virtual ,desenvolvendo a capacidade e facilitando a compreenção do conteúdo proposto.

Anônimo disse...

Olá sobre o OA "o trabalho de Mendel com as ervilhas", é interessante na medida em que trata da questão da hereditariedade, ou transferência das características dos seres vivos. Esse assunto é importante por que vai despertar os alunos para a compreensão, por exemplo do repasse de possíveis doenças de pais para filhos, isso nos seres humanos, já nas plantas (exemplo: ervilhas) vai se destacar as transferências das características comuns de uma espécie qualquer para seus descendentes, produzindo o conhecimento sobre as diversas espécies vivas.

Anônimo disse...

Oi! O OA O Trabalho de Mendel com as Ervilhas representa uma abordagem sobre o assunto hereditariedade bem interessante e criativa, retratando os aspectos resultantes da transferência das características vitais dos seres vivos e nos faz refletir sobre as influências dessa transferências em nós seres humanos.

Anônimo disse...

O objeto visitado foi"Usina: lei dos gases" ,è uma simulação onde mostra como principais geradores da poluição do ar, as usinas e indústrias, através da fumaça expelida pela chaminé. O visitante pode dar sugestões capazes de criar ambientes menos agressívos as condições físicas, químicas e biológicas do ambiente.

Anônimo disse...

O Objeto de Aprendizagem visitado foi “Cubo Mágico”. É tipo um jogo muito interessante para desenvolver o raciocínio lógico, mas antes é preciso trabalhar na sala de aula os conceitos básicos de Geometria Espacial, pois sabemos que a maioria das escolas pública não ensina Geometria no ensino fundamental; então os alunos têm dificuldades, apesar de ser um item presente em tudo que nos rodeia. É um objeto interativo onde o aluno com o auxilio do computador faz e refaz experiências, desenvolvendo suas habilidades e construindo um conhecimento mais abrangente sobre o conteúdo estudado.

Anônimo disse...

Professor: Marcone Benevides
Disciplina: Física
Título do O.A.:teodolito

Interatividade: 3
Contextualização: 2
Construção conceitual: 3
Qualidade das simulações: 3
Qualidade dos textos: 3
Qualidade dos feedbacks: 3
Adequação da duração ao tempo: 2
Qualidade do design: 4
Facilidade de navegação: 1

COMENTÁRIO:

O objeto analisado possibilita trabalhar de forma interativa e ilustrativa, pois é uma simulação interessante, onde o aluno tem oportunidade de visualizar com perfeição os ângulos suas dimensões, direção e sentido etc.

Anônimo disse...

Nome do Professor: Mário
Disciplina: Matemática
Titulo do O. A. analizado: Cubo Mágico
Interatividade: 4
Contextualização: 4
Construção conceitual: 3
Qualidade das simulações: 4
Qualidade dos textos(diálogo ou não): 2
Qualidade dos feedbachs: 3
Adequação da duração da atividade ao tempo de aula: 2
Qualidade do design: 4
Facilidade de navegação: 2

Anônimo disse...

nubia marinheiro disse...
otexto mostra que é necessário o oxigênio para viver, isso leva o educando a pesquisar e fazer ligações com seu cotidiano, conscientizando os mesmos a preservação do nosso meio ambiente.

Anônimo disse...

O objeto de aprendizagem visitado foi o cubo mágico. Este objeto propicia o raciocínio lógico-matemática, a concentração,memorização e a pesquisa sobre elementos mencionados durante a dinâmica do trabalho com adições algébricas,geometria espacial,sequências e combinações.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Francisca Filgueira dos Santos e Ari felix

Biologia
Objeto visitado: O trabalho de Mendell com ervilhas
A avaliação do grupo de pesquisa com relação objeto foi a seguinte: *interatividade com valor aferido 4; *contextualização 4;
*construção conceitual 4;
*qualidade das simulações 4;
*qualidade dos textos 3;
*qualidade dos feedbacks 4;
*adequação da duração da atividade ao *tempo de aula3;
Qualidade do design 4;
*Facilidade de navegação4;
O OA é interessante e de boa qualidade, é um instrumento facilitador para o entendimento de um assunto tão complexo.A aula necessita um tempo maior para a execução.

Anônimo disse...

Turma 09 - Maria de Fátima Câmara Oliveira
Biologia
O objeto virtual visitado foi o trabalho de Mendel com ervilhas que é uma animação e simulação com cruzamentos onde o aluno interage e pode ver o resultado dos cruzamentos por ele escolhido.Achei legal por que nele podemos ver uma variedades de característica com os diferentes tipos de cruzamentos.

Anônimo disse...

Fátima Feitosa _ turma 09
O objeto de aprendizado visitado foi Os trabalhos de Mendel com ervilhas.

O objeto de aprendizagem apresenta uma interatividade e a qualidade de simulação boa,e nele o professor pode analisar junto com os alunos os diferentes tipos de cruzamento por ele sugeridos.

Anônimo disse...

O objeto virtual visitado(preciso de oxigênio)é muito interessante,pois estimula alunos e professores na busca do conhecimento nas áreas de ecologia,microbiologia e anatomia.
Clédson lima
turma-09
apodi-rn

Anônimo disse...

Nome do Professor: Vânia Maria Galdino
Disciplina: Matemática
Titulo do O. A. analizado: Cubo Mágico
Interatividade: 4
Contextualização: 4
Construção conceitual: 3
Qualidade das simulações: 4
Qualidade dos textos(diálogo ou não): 2
Qualidade dos feedbachs: 3
Adequação da duração da atividade ao tempo de aula: 2
Qualidade do design: 4
Facilidade de navegação: 2

Anônimo disse...

O objeto da pesquisa foi Meiose, no site: www.johnkyrk.com. É uma animação em biologia celular, mostrando com muita propriedade o processo da meiose numa célula animal, com um par de cromossomos homólogos. A forma de apresentação é clara, facilitando a interatividade e a construção de conceitos, pois mostra primeiro a célula em interfase e em seguida vai mostrando todas as fases I e II (prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase) da célula, onde o processo de divisão se inicia no centro da célula e vai originando células haplóides, ou seja, com apenas a metade do número de cromossomos. A partir dai pode-se compreender que é esse tipo de divisão celular que origina os gametas (óvulos e espermatozóides) e vários outros conceitos podem ser ampliados. O tempo de duração da atividade é curto evitando que a aula se torne cansativa, é interessante e isso facilita a sua aplicabilidade na prática, visto que os nossos alunos necessitam de experiências práticas e inovadoras e da utilização de novos recursos que venham a esclarecer as teorias estudadas e permitam que eles formulem as suas próprias conclusões.

Anônimo disse...

O trabalho de Mendel com ervilhas:
O objeto trata de conhecimentos da Genética Clássica, possibilitando que o aluno possa testar hipóteses através de simulações.Dessa forma, o aluno é levado a propor suposições e rever suas concepções acerca de diferenças fenotípicas e genotípicas. Da mesma forma, pode-se explorar o conceito de probabilidade, uma vez que cruzamentos podem ser realizados e os resultados mostrados.Enfim o objeto de destaca pela fácil interatividade que permite e sobretudo por permitir, num pequeno espaço de tempo, a elaboração e o teste de hipóteses tão importantes para reafirmar ou não conceitos ligados a hereditariedade.

Anônimo disse...

PROFESSOR: Oriel Rêgo
TURMA: 12
DISCIPLINA: Química
O.A :leis dos gases
Uma forma muito divertida de passar conteúdos, lembrando que temos uma ferramenta onde o em todos os aspectos trás do cotidiano para sala de aula.