17 de jul. de 2008

II ENCONTRO PRESENCIAL: apresentação dos objetos visitados nos repositórios sugeridos

Olá, queridos cursistas!
Agora que navegaram nos repositórios sugeridos aqui, devem ter escolhido 1 ou 2 objetos, interagido com ele(s) e lido o guia do professor(caso haja). Vamos socializar?
Descreva-o(s) para os colegas, destacando série-alvo, forma de apresentação (animação, simulação, imagem, jogo etc.), interatividade, forma de construção dos conteúdos, aplicabilidade, entre outros.
Abraços carinhosos,
Vilani e Socorro

47 comentários:

Anônimo disse...

No site http://www.somatematica.combr/forumsm/viewforum.php?f=7; encontramos jogos interativos que estimulam o raciocínio lógico dos alunos.O jogo "recipiente", por exemplo; é um dos objetos de aprendizagem que tanto propicia o cálculo mental, como a resolução de situações problemas do cotidiano .Cada objeto tem aproximadamente a duração dequinze minutos e o cadastro é gratuito.

Anônimo disse...

O objeto de pesquisa foi, matematica.seed.pr.gov.br/, ao entra no software destaca em uma coluna "matematica em foco" que navegando em "simuladores e animações" o usuário pode acessar diversos disciplinas, em especial a matemática trabalha as funções seno, cosseno, tangente, logaritmica, exponencial,parábula.
O aluno pode escolher determinada função e com auxilio do mause alterar as coordenadas e observar o gráfico mudando de acordo com as coordenas.
O software é uma excelente ferramenta para os conteúdos da segunda série do ensino médio, que torna a aula menos cansativa e atraente.

Temsempreumaboa disse...

Oi pessoal...

O repositório visitado foi o Johnkyrk.com e o objeto virtual de aprendizagem foi a mitose, sabemos da dificuldade de nossos alunos de entender acontecimentos biológicos (microscópio) e nesse é apresentado uma animação de todo o processo de divisão mitótica de uma célula animal simples com um par de cromossomos e a apresenta também a descrição de tudo que vai acontecendo na célula até a formação das duas células. É notável que com essa visualização existe um melhor entendimento e interesse dos alunos por esse conteúdo. Esse objeto pode ser trabalhado com alunos do primeiro ano do ensino médio pode ser feito parte no laboratório e parte na sala de aula(com esquema da ilustração vista) e será necessário uma hora aula no laboratório e mais duas na sala para socialização.


Até mais...
Fatinha Câmara
Apodi-RN

Anônimo disse...

* O objeto visitado www.projetos.unijui.edu.br/matematica , apresenta uma relação de atividades em que proporciona ao aluno a compreensão das regras na resolução das operações com matrizes, uma vez que o objeto de aprendizagem está relacionado com os conteúdos significativos. O objeto de aprendizagem é indicado para o segundo ano do ensino médio, com uma duração de seis aulas.

Anônimo disse...

Repositório visitado: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbopp.htm

DISCIPLINAS : FÍSICA E QUÍMICA


CARBÓPOLIS


É um programa de computador sobre poluição ambiental desenvolvido para alunos e professores dos diferentes níveis de ensino. O programa utiliza uma estratégia de solução de problemas e motivos lúdicos para abordar alguns conceitos da química e do meio ambiente relacionados à poluição do ar e à chuva ácida.


DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

O maior objetivo de Carbópolis é propiciar um espaço para o debate de uma das questões relacionadas à poluição ambiental. Para atingir esse fim foi utilizado o artifício da simulação.
Independente da possibilidade de alguma correspondência com a realidade, o problema ambiental que é apresentado em Carbópolis é uma representação. Os personagens e os depoimentos que constam nele são fictícios. Nesse sentido, também, os textos de apoio foram adaptados em função da finalidade proposta.
Pretendemos que o usuário, por exemplo, um estudante, utilize as atividades a ele oferecidas para propor uma solução para o problema simulado, que lhe é apresentado no início do programa.
Recomenda-se que o uso de Carbópolis seja acompanhado por alguém que já o conheça ou o tenha utilizado, por exemplo, um professor.
O problema apresentado em Carbópolis consiste na diminuição da produção agropecuária em uma localidade próxima a uma usina termelétrica. Para resolvê-lo o estudante deve verificar os danos causados, a origem dos mesmos e propor uma solução que venha a diminuí-los. A sua disposição tem algumas ferramentas que permitem que tome conhecimento da situação da região, por exemplo, ele pode consultar os depoimentos de agricultores, da relações-públicas da usina, de um guarda florestal, de um mineiro e do prefeito da cidade. Também estão disponíveis instrumentos para a amostragem e análise da qualidade do ar e da água da chuva, bem como uma biblioteca para consultas diversas, que além de textos possui desenhos, como os dos ciclos biogeoquímicos envolvidos.
O estudante, para resolver o que lhe é proposto, pode atribuir hipóteses para a causa do problema e propor uma solução, ou seja, instalar um dos equipamentos antipoluentes disponíveis. Nesse sentido, para que ele possa verificar se sua hipótese realmente é a causa do problema, ele poderá recorrer aos instrumentos de controle de poluição utilizados para a hipótese correspondente, voltar a coletar e analisar amostras e evidenciar a melhora, ou não, da qualidade do ar e da água da chuva.
Finalmente, os textos apresentados em Carbópolis utilizam um formato hipertextual. Ou seja, as informações relacionadas ao entendimento e à solução do problema proposto estão interligadas ativamente, de forma a possibilitar consultas imediatas em ordem ditada pelo leitor. Isso permite que a abordagem dos conceitos do meio ambiente e da químico não seja linear e escalonada. Assim, a partir das ligações possíveis, é a curiosidade e a necessidade do estudante que irá determinar o caminho utilizado para a leitura, bem como para o conhecimento do problema proposto e de sua solução.

Anônimo disse...

O sítio visitado foi o http://.ib.usp.br/microgene/, que indica como público-alvo: alunos, ele não destaca série-alvo.
A atividade que pesquisei foi "selecione a mosca", onde as moscas invadem diferentes ambientes, e tenta-se matá-las, sendo que, a cada geração elas se duplicam. Entrei no objeto não encontrei guia do professor, a forma de apresentação é uma simulação de imagens em um jogo bastante interativo, a missão é eliminar as moscas em vários ambientes, deve-se exterminá-las em 4 gerações, ao final de cada geração as moscas se duplicam e no final têem-se o resultado em um gráfico de barras mostrando quais as moscas que se reproduziram mais após todas as tentativas de eliminá-las em todas as gerações.
Constatei nesse objeto uma boa interatividade, mas não existe guia do professor mostrando como deve ser trabalhado com os alunos, a sua aplicabilidade é bastante prática, desde que antes de ir para o jogo se explique o que é seleção natural nos ambientes e porque isso acontece.

messiasprofessor disse...

Vizitei o repositório projetos.unijui.edu.br/matematica. a atividade que escolhi foi "Decifrando mapas,tabelas e gráficos" - atividade RIVED.
O guia do professor afirma que a atividade é recomendada para o ensino médio, mas, no entanto, percebi que a mesma atividade pode ser estudada no ensino fundamental, principalmente no 9º ano( 8ª série).
O assunto é interativo, onde através de simulações, se percebe o importância de se trabalhar com interpretação de gráficos, tabelas e relacionar grandezas, proporcionando um aprofundamento dos conceitos, estabelecendo relações diretas com questões do cotidiano, tais como: distância, tempo, velocidade, custo e quantidade.
Tem como objetivo calcular variações entre grandezas, como estimar o tempo necessário para o deslocamento de uma cidade A para uma cidade B; estabelecer a velocidade média para percorrer certa distância; calcular o custo de uma viagem levando-se em conta o consumo de combustível,etc.
Os pré-requisitos, são:
- Identificar pontos no plano cartesiano;
- ter noção de grandezas como velocidade, tempo,distância,etc.;
- transformar unidades de medida,etc.
O tempo previsto é de 2 horas aulas. No entanto, esse tempo pode ser dilatado para 4 ou 6 horas aulas. Podendo, essa atividade ser feita , tanto nas aulas de matemática, quanto nas aulas de ciências(física) na 8ª série( 9º ano).
Gostaria de esclarecer, que encontrei certa dificuldade para realizar parte da atividade devido à minha falta de prática em computação. Pois, no computador eu só sei usar o word, para digitação de provas.

Anônimo disse...

Oi colegas, o repositório que escolhemos foi: projetos.unijui.edu.br/matemática. Aqui encontramos vários conteúdos que podem ser trabalhados de modo diversificado e interativo. O que decidimos abordar foi: decifrando mapas, tabelas e gráficos. A série alvo é o ensino médio, a forma de apresentação é uma simulação, onde o(s) participante(s) descobre de um modo divertido, as relações que existem entre distância, velocidade e tempo. O tempo previsto é de 2 aulas, porém achamos o tempo curto pela dificuldade que os alunos apresentam na compreensão de alguns assuntos, tais como: interpretação de gráficos, tabelas e relacionar grandezas.

Anônimo disse...

SOCORRO OLIVEIRA (PATU-RN) DISSE:
O site que visitei foi:
http://www.somatematica.com.br/e fiquei muito admirada com tanta coisa boa que encontrei, uma varied ades de jogos matemáticos que estimulam o raciocínio lógico dos alunos: como por exemplos: decodificando a mensagem, multiplicando com os dedos, tabuada do nove com os dedos,jogo do enigma,jogos do matkids, jogos da memória, jogo da forca,etc. muito jgs bons eu conheci, muitos mesmos, todos saõ objetos riquissimos da aprendizagem, pois desenvolve o cálculo mental e lógico. todos tem seu tempo de duração. Encontrei um deles que desenvolve as operações e estou testando com minha filha q tem 8 anos e sente dificuldadas nas operaões e comecei pela adição e está dando certo. Inclusive ela q não gosta da matemática e esta gostando deste jg.MUITO BOM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.

Anônimo disse...

De acordo com o texto:
repensando a avaliaão de Cesar Nunes. Os processos de avaliação vem se transformando com os avança tecnológicos e, com a necessidade de fazer o aluno compreender o conhecimento como um processo e, não somente desenvolvam suas qualidades na criação do conhecimento como um produto.

Para que, o aluno atinja o objetivo de construir o seu conhecimento. é preciso desenvolver algumas habilidades e competências da capacidade de so reflexivo do conhecimento e a conscientização do próprio aluno na aplicabilidade dos conhecimentos no seu cotidiano.

O texto, ainda mostra as dificuldades que os professores têm de fazer uso de instrumentos de avaliação que proporcione o desempenho do aluno no ensino para a compreensão.

Anônimo disse...

O repositório visitado foi http://nautilus.fis.uc.pt/mn/p_index.html
onde estimula o raciocinio lógico edo usuário, fazendo com que o mesmo desenvolva novas habilidades e tecnicas no processo de resoluções de problemas, o jogo "Apanhe as borboletas que carregam os números certos, no mais curto espaço de tempo. Cada jogo é constituído por 3 fases (números primos, divisores, etc...). Sempre que se apanha uma borboleta errada será sujeito a uma penalização de 30 segundos. Esse ojeto não tem guia do professor, possuindo uma excelente animaçao, estabelecendo assim uma melhor interatividade, fazendo com que as aulas se tornem mais atrativas e com isso proporcionar um rendimento mais satisfátório para com o ensino.

Anônimo disse...

Visitei o site http://www.somatematica.com.br, fiz meu cadastro e naveguei por alguns jogos. São bons para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e também como um recurso pedagógico para uma aula diferente e mais atrativa. Destaco o Jogo da Forca, que coloca as letras para formar as palavras. Parece simples mas é muito divertido.

Anônimo disse...

Repositório visitado

O repositório que eu analisei foi http://www.johnkyrk.com/index.port.html e o objeto virtual de aprendizagem escolhido foi a anatomia celular. O objeto de aprendizagem trabalha detalhadamente a célula,porém com uma linguagem científica que requer uma boa base de conhecimentos de célula por parte dos educandos para que haja aproveitamento do conteúdo.A apresentação é uma animação dinâmica de uma célula animal .É
óbvio que com esse instrumento de visualização,haverá uma melhor compreensão e interese dos alunos, visto que, vivemos em um mundo que trabalha bastante com imagens.A aula poderá acontecer na sala´de aula ou laboratório. Será necessário 03 horas aula. Acredito que este recurso se for bem explorado trará mais qualidade as aulas.

Unknown disse...

O Objeto de aprendizagem: sequência de DNA observa do site: http://www.ib.usp.br/microgene/
Consiste de uma atividade que trata de uma simulação que sequencia todo o processo que ocorre para a pridução de novas fitas de DNA e trata o assunto de forma clara e objetiva facilitando bastante a compreenção do assunto que seria muito mais difícil de compreender sem a utilização de técnicas de aprendizagem. Andréa Bezerra dos santos (turma 3)

Anônimo disse...

O repositório visitado foi:http:// matemática.seed.pr.gov.br
O qual fala de uma matemática que está presente na nossa vida, e que é um processo de produção dos resultados científicos, e também é uma representação de situações problemas do dia a dia, que cresce pela necessidade de utilizar na realização de tabelas, cálculos e desenvolvimento de tecnologias e em muitas instâncias da sociedade.
Em termos educacionais, é necessário que a escola tematize o assunto levando alunos e professores a conhecer melhor os modelos matemáticos como ciência dentro da sociedade.

Anônimo disse...

Visitei o repositório http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica a atividade que escolhi foi geometria analítica plana (visualização dos principais conceitos) que podem ser divididos em três momentos: estudo dos pontos, estudo das retas e estudo da circunferência. O objeto de aprendizagem analisado é formado por visualização e movimento que permite o aluno manuseá-lo, não possui guia do professor, é destinado a alunos do 3ºano do ensino médio e para cada estudo foi determinado: quatro aulas para o estudo dos pontos, três aulas para o estudo das retas e duas aulas para o estudo da circunferência, totalizando nove aulas.
Jocilene Gurgel Pinheiro

Anônimo disse...

No repositório por mim visitado que foi: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbopp.htm
Trata-se de um programa sobre poluição,onde professores e alunos são colocados diante de certas situações, onde os mesmos terão que apontar estratégias e soluções diante dos problemas a eles colocados. Achei bastante interessante este repositório por se tratar de mais um recurso ou ferramenta que vem contribuir com o trabalho pedagógico dos professores. Comparando este espaço como rived o mesmo deixar a desejar em alguns recursos do tipo animação e ilustração.
Um abraço a todos!
Pedro Rodrigues
Turma:12
Escola Estadual Dr. Joaquim Inácio
Martins-RN

Anônimo disse...

Orepositorio por mim visitado foi:http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbopp.htm
Este repositório cuja temática é: Carbópolis vem somar com mais uma ferramenta de caráter pedagógico, na qual professores e alunos são imbuídos numa teia de discussões, e enfretamento de determindas situações, onde seus protagonizadores precisam encontrar respostas frente aos desafios a eles colocados. Achei bastante interessante este programa, porque causa dinamismo e intereção entre professores e alunmos. Comparando ao nosso rived, só achei um pouco falho no quesito animação e ilustração.
Um abraço a todos.
Pedro Rodrigues da Fonseca Neto
Escola Estadual Dr.Joaquim Inácio
Martins-RN
Sala 12

Anônimo disse...

Orepositorio por mim visitado foi:http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbopp.htm
Este repositório cuja temática é: Carbópolis vem somar com mais uma ferramenta de caráter pedagógico, na qual professores e alunos são imbuídos numa teia de discussões, e enfrentamento de determinadas situações, onde seus protagonizadores precisam encontrar respostas frente aos desafios a eles colocados. Achei bastante interessante este programa, porque causa dinamismo e interação entre professores e alunos. Comparando ao nosso rived, só achei um pouco falho no quesito animação e ilustração.
Um abraço a todos.
Pedro Rodrigues da Fonseca Neto
Escola Estadual Dr.Joaquim Inácio
Martins-RN
Sala 12

Anônimo disse...

O repositório visitado foi:http://www.johnkyrk.com/meiosis.pt.html; encontramos uma animação sobre o processo de divisão celular, a meiose, é de fácil entendimento e interessante, pois facilita o entendimento dessas fases que acontecem nessa divisão celular. Fica mais prático e satisfatório o aprendizagem. Mostra através do movimento do mouse o que acontece em cada fase e nos permite parar em qualquer fase para rever algumn conceito.

Fátima Feitosa
Apodi-RN

Anônimo disse...

O repositório que analisei foi http://www.johnkyrk.com/index.port.html e o objeto virtual de aprendizagem escolhido foi o processo de divisão celular Meiose. Nele encontramos, de forma ilustrada e animada todas as fases do processo de divisão. Acredito que este recurso será muito bem aceito pelos alunos e obteremos melhor êxito no aprendizado, uma vez que é bastante interativo e de fácil entendimento.



Fátima Feitosa
Apodi-RN
Turma 09

Anônimo disse...

Conceição Nobre (15ª DIRED)- Turma 15.
O objeto visitado no repositório foi na Área de Biologia em http://www.ib.usp.br/microgene/

Trata-se de atividades para o Ensino de Biologia para educandos da 2ª série, tendo como encaminhamento didático-metodológico um estudo de caso sobre psitacídeos referenciado em sistemática, classificação e biodiversidade. Nesta atividade o educando deverá identificar o grau de proximidade entre as espécies de periquitos, a partir dos dados fornecidos no problema. Para isto, requer um conhecimento acerca de especiação, isolamento geográfico e isolamento reprodutivo.
A forma de apresentação dá-se mediante o uso de imagem e simulação, exigindo interatividade, observação, uma vez que necessita de uma leitura interpretativa para responder/produzir texto (comentário) em cada encaminhamento dado para a resolução do problema. Um dos principais eixos do estudo é compreender a história evolutiva de um conjunto de espécies ao longo do tempo, daí fazer uso da contextualização de tempo e de espaço geográfico e ainda remete à exploração dos conceitos do gene.
Percebe-se que para o educando atingir o objetivo proposto nesse objeto virtual de aprendizagem é preciso um estudo, pesquisa anterior para de fato responder com 100% de probabilidade de acertos. Destaca-se também que não apresenta um guia metodológico para o educador, por esta razão deve ser trabalhada como atividade conclusiva da temática em questão. Quem sabe de cunho avaliativo....

Anônimo disse...

Visitei o site:
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/p _index.html.
Este site tem um programa que despertou minha curiosidade. Trata-se de uma fórmula mágica através da qual o programa tem a capacidade de adivinhar todo e qualquer número que o jogador colocar em suas contas. Este programa é excelente para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos.

Professor: Marcone Benevides
Turma: 03

Anônimo disse...

no site www.somatematica.com.br, encontramos vários jogos que nos ajuda a desenvolver a raciocínio lógico dos alunos, como exemplo a torre da forca, tore de hanoi e outros jogos de raciocínio lógico.

messiasprofessor disse...

O site que eu visitei foi o do somatemática.com.br, onde na secção "material de apoio", pude ver o assunto sobre funções. Sua definição; o domínio, a imagem e contradomínio, além de ver como construir os seus gráficos no plano cartesiano. Também pude ver as propriedades das funções; o que é função par e função ímpar, onde também foi possível encontrar alguns exercícios resolvidos, tudo muito bem explicado com o uso de diagramas e gráficos. Um material riquíssimo e indispensável para quem quer aprender funções. Destinado a alunos do 1º ano do ensino médio, sendo material suficiente para se trabalhar no mínimo um semestre.
Manoel Messias Gomes.

Anônimo disse...

Visitei o site www.projetos.unijui.edu.br/matemática, que apresenta as regras das operações com matrizes no 2º ano do ensino médio, com duração de 2 aulas.Este objeto de aprendizagem utilizamos uma animação que facilita a compreenção das regras na resolução das operações com matrizes, levando o aluno a desenvolver o pensamento lógico da matemática, bem como, a habilidade na resoluçao das atividades propostos nesse objeto virtual de aprendizagem.

Anônimo disse...

Repositório visitado:www.ib.usp.br/microgene
Público-alvo:alunos do 2º ou 3º anos do ensino médio.
O objeto visitado foi "Classificando a Biodiversidade", em que o aluno,diante de imagens lançadas pelo software, deve classificar três espécies de papagaios, a partir de características fornecidas no problema.São dadas informações quanto a coloração das penas,quanto a região em que são encontrados e sobre a carga genética desses indivíduos.Enfim, frente a essas características, o aluno deve descobrir quais são as espécies de papagaios que compartilham o mesmo ancestral comum, deduzindo assim,que indivíduos têm um certo grau de parentesco.Convém destacar a importância do objeto em esclarecer que os critérios de classificação biológica de um ser vivo não passam apenas pelas semelhanças anatômicas, morfológicas, mas também, pelas características evolutivas comuns e por parte do patrimônio genético coincidente.

Anônimo disse...

o repositório visitado foi,
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbopp.htm
A utilização de objetos de aprendizagem no aprendizado de Química facilita a observação de fenômenos físicos e Químicos tradicionalmente ensinados por meio de fórmulas e teorias escritas no quadro-negro.
Cabe ressaltar que os objetos de aprendizagem não substituem o professor. Ao contrário, como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, cabe ao professor eleger quais objetos serão utilizados, em quais contextos e com quais objetivos pedagógicos.
Os objetos de aprendizagem são animações interativas criadas para servir como ferramenta pedagógica para o professor.
O uso dos objetos em sala de aula permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio.
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo programa são de uso gratuito e ficam à disposição de professores e alunos na internet pelo site do Laboratório Virtual da Escola do Futuro.
Várias escolas de vários países estão incorporando estas novas possibilidades, já demonstrando resultados surpreendentes no processo de ensino e aprendizagem,

Anônimo disse...

O repositório que analisei foi http;//www.johnkyrk.com/index.port.htmt. É uma animação que trata sobre a meiose,que é o processo de divisão celular. É de fácil compreensão pois mostra os vários processos metabólicos que envolve as células.

Anônimo disse...

O repositório que analisei foi http://www.ib.usp.br/microgene/. É uma simulação que trata das características hereditárias e o processo de produção de uma nova seqüência de DNA. É de fácil compreensão pois mostra de forma detalhada as várias etapas de uma cadeia de DNA.

Anônimo disse...

Visitei o site:http:www.somatematica.com.br/Gostei muito e fiquei bastante admirada com os jogos matemáticos que encontrei,com recursos pedagógicos para desenvolver um bom trabalho e também estimular o raciocínio lógico dos alunos.Jogos riquíssimos para aprendizagem dos educandos,pois os mesmos desenvolvem o cálculo mental e lógico, trabalhando com asses objetos, tornam-se as aulas mais interessante .
ROSINEIDE FIGUEIREDO -TURMA-03

Anônimo disse...

nubia marinheiro disse...
www.johnkyrk/index.port.html
é uma animação que trata o processo de fotossíntese mostra o metabolismo que a célula realiza.

Anônimo disse...

Repositório visitado: WWW.ig.ufrgs.br/eaq/carbapp.html
Disciplina: Química
Com essa ferramenta Carbópolis veio propiciar um espaço para o debate de questões relacionadas à poluição ambiental. Para melhorar este objetivo, foi utilizado o artifício da simulação. O programa utiliza uma estratégia de solução de problemas que abordam conceitos de Química e do Meio Ambiente, também alguns efeitos negativos relacionados à poluição ambientaL. Que veio melhorar meu conhecimento pelo assunto

Anônimo disse...

O site pesquisado foi www.somatematica.com.br e o objeto de aprendizagem foi o arqueiro matemático, onde o aluno deve acertar as frações equivalentes que sobem dentro de balões. O software é uma excelente ferramenta para trabalhar com frações equivalentes, tornando a aula mais atrativa

Anônimo disse...

No site http://www.somatematica.com.br/matkids.php, encontramos vários objetos interativos que podem ser utilizados como atividades que poderão ser desenvolvidas pelos alunos,entre esses objetos podemos destacar o"jogo das contas"que é uma atividade iterativa, pois a medida que aluno acerta uma operação ele muda de nível, até se tornar um gênio da matemática.

turma:06

Anônimo disse...

Eduardo Alves
O site que visitei foi:
http://www.somatematica.com.br/e constatei uma admiração de tanta coisa boa que encontrei, um leque de informações sobre jogos de matemáticos que estimulam o raciocínio lógico dos nossos alunos. como por exemplos: aplicações das operações fundamentais da matematica, fazendo a leitura de mensagem, operações matematicas com os dedos, tabuada do nove com os dedos,jogo do enigma,jogos do matkids, jogos da memória, jogo da forca, jogo de dama, jogo do quadro mágico,etc. todos saõ objetos muitos importantes na aprendizagem, pois envolve o cálculo mental e lógico. todos tem seu limite de duração. Encontrei um deles que desenvolve as operações e estou trabalhando com os meus alunos do 6º Ano na escola municipal "josé porto de quierós" do ensino fundamental e sente dificuldades nas operaões e comecei pela adição e está dando certo.

Anônimo disse...

No site http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/ foi o menos burocrático na hora do acesso, no mesmo visitei alguns OAs como: números decimais, circunferencia,conjunto e proporções os quais são claros e de fácil compreensão na apresentação e excursão dos mesmo.


Emerson, Turma 09.
Taboleiro Grande - RN

Anônimo disse...

O repositório visitado foi http://www.somatematica.com.br e o objeto de aprendizagem foi geometria. Nesse objeto percebemos a importância de mostrar que em tudo ao nosso redor presenciamos fatos geométrico. A ciência das medições,a partir da agricultura a margem do rio Nilo mostrando a sua importância em áreas,

Anônimo disse...

Aprecida Nunes
No site analisado http://www.johnkyrk.com/index.port.htmt.
Mostra uma animação sobre o processo de divisão celular(a meiose). É importante para a compreensão de todas as etapas que ocorrem na meiose, visualizando o metabolismo celular.

Anônimo disse...

Repositório visitado: WWW.ig.ufrgs.br/eaq/carbapp.html
Disciplina: Química
Com essa ferramenta Carbópolis veio propiciar um espaço para o debate de questões relacionadas à poluição ambiental. Para melhorar este objetivo, foi utilizado o artifício da simulação. O programa utiliza uma estratégia de solução de problemas que abordam conceitos de Química e do Meio Ambiente, também alguns efeitos negativos relacionados à poluição ambientaL. Que veio melhorar meu conhecimento pelo assunto

Anônimo disse...

O Objeto de aprendizagem: sequência de DNA observa do site: http://www.ib.usp.br/microgene/
Consiste de uma atividade que trata de uma simulação que sequencia todo o processo que ocorre para a pridução de novas fitas de DNA e trata o assunto de forma clara e objetiva facilitando bastante a compreenção do assunto que seria muito mais difícil de compreender sem a utilização de técnicas de aprendizagem.

Anônimo disse...

O repositório visitado foi http://www.somatematica.com.br e o objeto de aprendizagem foi trabalhos de alunos/ a importância das medidas para sociedade. Nesse objeto se encontram vários trabalhos publicados. O escolhido foi a importância das medidas para sociedade. É um estudo sobre metrologia, a ciência das medições , mostrando a sua importância em várias áreas, comércio, indústria, saúde,etc.

Anônimo disse...

Ao acessar o site www.somatematica.com.br encontrei diversos jogos interessantes e divertidos , alguns com bastante dificuldade como decifrando o enigma o qual estimula bastante o raciocínio lógico , são todos ótimos para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos , mas deixou a desejar a questão de como trabalhar esses jogos em sala de aula , pois não a guia do professor , não tem orientações para nós professores do objetivo do jogo para aplicarmos na sala de aula , diferente do rived que tem o guia do professor , orienta para o numero de aulas ou seja como aperfeiçoa-los em sala de aula.

Ozanildo Almeida disse...

Visitei o repositório no hppt://WWW.iq.ufrgs.br/aeq/carbopp.htm que tratar de um belo programa sobre poluição, onde os professores juntamente com os alunos ficam colocados a frente de certas situações interessante, em que os mesmos terão que encontra madeiras de solucionar os problemas encontrados. Este programa é mais um recurso ou ferramenta que devemos utilizar para contribui com o ensino aprendizagem em nossas escolas. Este espaço comparado como o rived deseja a deseja no sentido de ilustração e animação.
Ozanildo Almeida de Mesquita - Turma 12 – Antônio Martins, esta postagem é sobre a utilização de outros OA

neci disse...

Neci Praxedes disse...
O repositório visitado foi o site http://www.ib.usp.br/microgene/ a atividade consiste na simulação de uma seqüência de DNA. Essa atividade mostrar o assunto com clareza levando os alunos a compreender de forma mais fácil e direta ao assunto estudado. É importante observar que o manuseio com o mouse deixa os alunos mais entusiasmados, gerando assim uma aula mais interativa e dinâmica.

Anônimo disse...

O objeto da pesquisa foi Meiose, no site: www.johnkyrk.com. É uma animação em biologia celular, mostrando com muita propriedade o processo da meiose numa célula animal, com um par de cromossomos homólogos. A forma de apresentação é clara, facilitando a interatividade e a construção de conceitos, pois mostra primeiro a célula em interfase e em seguida vai mostrando todas as fases I e II (prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase) da célula, onde o processo de divisão se inicia no centro da célula e vai originando células haplóides, ou seja, com apenas a metade do número de cromossomos. A partir dai pode-se compreender que é esse tipo de divisão celular que origina os gametas (óvulos e espermatozóides) e vários outros conceitos podem ser ampliados. O tempo de duração da atividade é curto evitando que a aula se torne cansativa, é interessante e isso facilita a sua aplicabilidade na prática, visto que os nossos alunos necessitam de experiências práticas e inovadoras e da utilização de novos recursos que venham a esclarecer as teorias estudadas e permitam que eles formulem as suas próprias conclusões.

Anônimo disse...

http://www.labvirtq.fe.usp.br/applet.asp?time=21:47:42&lom=10918
ESTE FOI O MEU REPOSITÓRIO:
TEM UMA INTERATIVIDADE MUITO BOA, POIS TRATA DE SOLUÕES E SOLUBILIDADE EM UMA ABORDAGEM BEM SIMPLES.
úblico-Alvo
primeira série do ensino médio
Palavras-Chave
calda química solubilidade solução
Categorias
Química
tem uma pequena conto onde esplica os conceitos e exercícios.