1 de set. de 2008

PRODUÇÕES DO TEXTO DE MORAN

Pessoal, olá!
Saiu tanto material bom que resolvemos publicar/socializar aqui...
Coloquem suas paródias, entrevistas, dramatizações e poemas neste espaço para que outras pessoas vejam os talentos que temos na educação.
Beijos e obrigada pela presença de vocês nos encontros presenciais.
Vilani e Socorro Souza

25 comentários:

Anônimo disse...

Turma 03 - Manoel Mário; Railson Barros; Rosineide Figueiredo.
É Preciso Surpreender!
Quem espera que a aula seja feita de repressão, pode até ficar maluco ou ter uma decepção.
É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer.
É Preciso Surpreender!
Com as aulas cansativas você só tem a perder. Com as aulas variadas se estimula o conhecer. Se o desinteresse existe, reflete no aprender.

É Preciso Surpreender! (...)

Anônimo disse...

Turma 03 - Rosiana Paulino de Oliveira; Ana Celi.
Ensinar A Aprender.
Eu gosto dos meus alunos,gosto deles como são , com as dificuldades que trazem, com o jeito que se vestem, falam e escrevem.
Crianças e jovens gostam de novidades, aguardam sempre por alguma surpresa, às vezes de caráter pedagógico ou simplesmente uma peça de vestuário, um chapéu ou algo que tenha relação com a aula. Os alunos se sentem valorizados, levados em consideração e correspondem participando com entusiasmo e satisfação.
Aprender depende do aluno, depende também do papel do professor. Do aluno de que ele esteja pronto, maduro, para incorporá-lo vivencialmente e emocionalmente.
Do Professor ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los e contextualizá-los. E ensiná-los que acredite em si, que sinta seguro, que se valorize como pessoa, que se aceite plenamente em todas as domensões da sua vida, fazendo das críticas um desafio sempre a superá-los.

Anônimo disse...

Entrevista

Componentes: Marcone Benevides
Núbia Marinheiro

Entrevistando o Autor do Texto: "Modificar a forma de ensinar" José Manuel Moran.
Boa tarde telespectadores,hoje irei fazer uma entrevista com José Manoel Moran, especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância.

Segue a entrevista:

1 - Professor eu gostaria que você falasse das dificuldades encontradas pelos educadores em trabalhar com adolescentes desmotivados?
José Moran
- As dificuldades que encontramos depende da forma ou dos métodos de trabalho aplicados no dia-à-dia pelo professor.

2 -Professor que métodos você como especialista em educação renovadora, sugere aos educadores para que suas atividades sejam mais interessantes?
José Moran
- Na educação o mais importante não é utilizar grandes recursos, mas desenvolver atitudes de comunicação e afetivas favoráveis e algumas estratégias de negociação com os alunos, chegar a consensos sobre as atividades de pesquisa e a forma de apresentá-las para a classe.

3 - Na sua visão qual a importância do planejamento para as mudanças pessoais na comunidade escolar?
José Moran
- O planejamento deve ser flexível e com conceitos de liberdade e criatividade envolvendo e a organização.

4 -Professor O que mais exige hoje do educador em ensinar e aprender?
José Moran
-Menos conteúdos fixos, mais flexibilidade pesquisa e comunicação, nesse contexto avançamos mais pela positiva de que pela educação repressiva.

5 - Nesse contexto qual o papel do educador?
José Moran
-Mobilizar o desejo de que o aluno aprenda, que se sinta sempre com vontade de aprender, de conhecer mais. Ajudar o aluno a que acredite em si, que se sinta seguro, que se valorize como pessoa, que se aceite plenamente em todas as dimensões da sua vida.

Anônimo disse...

É preciso fazer a diferença na sala de aula através de atividades atrativas ,que levem ao conhecimento significativo e que promova a auto-estima.Exemplo:A cada dia fazer com que o aluno se sinta importante através de poemas , poesias ,músicas e outras tarefas importantes.Vejam:QUE SEU DIA SEJA TÃO BELO QUANTO O SEU SORRISO!VC TORNA ESTE ESPAÇO MAIS BONITO.OBSERVE O BEIJA-FLOR,COMO ELE DEMONSTRA CARINHO!EMBORA SOZINHO ,CHEIO DE AMOR!

Anônimo disse...

Evânio Dantas e Antonia Zilma, disseram:

Eu preciso inovar
Para o meu aluno aprender
Mudar a forma de ensinar
Levando o aluno a pensar.

Sem impor, reprimir, acomodar,
Levar a criar, dialogar. (bis)

Hoje é difícil ensinar,
pois o mundo está a mudar.
Façamos a nossa parte,
Para o aluno avançar.

Sem impor, reprimir, acomodar,
Levar a criar, dialogar. (bis)

Anônimo disse...

Entrevista de: Maria Núbia dos Santos e Francisca Filgueira dos Santos - Grupo 6.

1- Repórter: Eu sou Núbia Braga, repórter do jornal RIVED. Estou aqui com a professora de Língua Portuguesa, a Senhora: Filgueira de Sá, que vem desenvolvendo um trabalho de destaque no colégio Padre Anchieta, na cidade de Areia Branca.

1- Repórter: Sra. Filgueira, há quanto tempo a senhora ensina? E quais as dificuldades as maiores dificuldades que a senhora enfrenta na sala de aula?

2- Professora: Eu trabalho há 15 anos, com alunos do ensino médio e fundamental. As maiores dificuldades apresentadas pelos meus colegas são: alunos desmotivados, dispersos, barulhentos, indisciplinados, que impedem alcançarmos os nossos objetivos.

1- Repórter: Como a Senhora vem conseguindo superar estas dificuldades?

2- Professora: O maior segredo está em gostar dos nossos alunos e se preparar positivamente para as aulas. Nas minhas aulas percebi que os alunos aguardavam sempre por alguma surpresa. Nós educadores precisamos surpreender e cativar nossos alunos sempre.

1- Repórter: Essa forma de levar algo a mais para a sala de aula é suficiente para se obter bons resultados?

2- Professora: Não! É necessário um conjunto de mudanças, que vão além da relação professor/aluno. Eu procuro negociar com meus alunos os sub-temas de uma pesquisa, a forma de apresentá-los e de divulgá-los. Na educação o mais importante não é utilizar grandes recursos, mas desenvolver atitudes de comunicação e afeto.

1- Repórter: A senhora gostaria de se reportar a algum educador, que possa levar os educadores a refletir sobre a modificação na forma de ensinar?

2- Professora: Gostaria de lembrar do professor José Manoel Moran no seu Livro A educação que desejemos, ele faz uma relação entre o equilíbrio, o planejamento institucional e o pessoal, numa perspectiva de avançar por meio da integração do planejamento e da criatividade.

1- Repórter: Para finalizar que mensagem a senhora direciona aos educadores?

2- professora: Ensinar e aprender exige hoje muito mais flexibilidade. É necessário que cada educador ame o seu aluno, a partir desse ato de amor buscará meio e caminhos que superem as dificuldades de suas turma, pois cada realidade é diferenciada. Na verdade devemos conhecer o nosso aluno, suas potencialidades e limitações e assim renovar nossa prática, de forma que, o ambiente educativo seja transformado, onde o aluno possa produzir o seu próprio pensamento.

Anônimo disse...

O papel do professor

Os professores do ensino médio criticavam: é difícil dar aulas aos alunos desmotivados, dispersos, barulhentos e indisciplinados.
Uma nova professora surgiu, com um método diferente de trabalhar que não vai atrapalhar, e concluiu que é preciso sim mudar.
Gostar dos alunos como são, já é uma motivação, procurar surpreendê-los então, faz parte da nossa missão.
Para a educação mudar, o professor precisa ajudar ao aluno acreditar que ele pode avançar, se suas informações utilizar.
Na educação precisamos ter atitudes de comunicação e estratégias de negociação que equilibre o planejamento e faça uma educação de ação.

Anônimo disse...

TURMA 09:LÁZARO, ERONILDO, CLEDSON, FÁTIMA CÂMARA E FRANCISCA DAS CHAGAS
POESIA

MEU CARO EDUCADOR
HOJE VAMOS APRESENTAR
UM POEMA CUJO TEMA
"É MODIFICAR A FORMA DE ENSINAR"

DIFICULDADE EM ENSINAR
SEMPRE VAMOS ENCONTRAR
E COM FLEXIBILIDADE
VAMOS NOS ADAPTAR

ENSINANDO E APRENDENDO
COM ESPAÇO-TEMPORAL
TENDO O EDUCADOR
COMO PAPAEL PRINCIPAL
RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
DO EDUCANDO ATUAL

INOVANDO NOSSAS AULAS
COM DESEMPENHO E APREÇO
PROCURANDO SEMPRE TRAZER
ALGO NOVO DESDE O COMEÇO
PRA ESTIMULAR NOSSOS JOVENS
A APRENDER COM INTERESSE

ASSIM AVANÇAREMOS DE FORMA POSITIVA
E QUE NÃO SEJA REPRESSIVA, PRA O ALUNO VIVER
QUE NÃO SEJA NEGATIVA A MANEIRA DE FAZER
PROCURAMOS COMPREENDER O EDUCACIONAL
NO CONTEXTO ATUAL

Anônimo disse...

Professor tradicional x Professor inovador

Quer ver professor sacana
É o professor tradicional
É o tipo professor banana
Que só quer ser o “tal”

Professor bom é o inovador
Que trabalha com alegria
Além do quadro e apagador
Traz novidade todo dia

Professor tradicional
Só ensina com maldade
O aluno se da mal
Com ausência de criatividade

professor inovador
É um professor ativo
Não tem papel de ditador
Esse sim é criativo

turma 06

componetes :
Francisco EdmilsonFernandes,
Jusciano Fernandes Costa,
Moacyr Gondim Lóssio Neto

Anônimo disse...

"Paródia"

Tema: "Acreditar é Preciso"

Quando vim pra esta ação
Eu senti muita emoção
Vou levando inovação
Para mudar a educação.

Na visão de Zé Moran
Tudo pode melhorar
É preciso acreditar
Planejar e executar.

Meu querido Educador
Acreditar e Amar
São atitudes indispensáveis
Para juntos modificar.

Precisamos trabalhar
Com projeto inovador
Que ajude o educador.
Tornar o ensino motivador.

Positiva, positiva
Repressiva nunca mais
Acreditar é preciso
Que o aluno é capaz

Turma(09)

*Componentes:

Wanderley
Raildo
Lirací
Eliene
Maria Aparecida

Anônimo disse...

ENTREVISTA
João Alcimar
Francisco Deróssio
Emerson Fitepaude Turma 09
Fátima Feitosa
Neci Praxedes

Deróssio Você concorda que a metodologia faz a diferença em sala de aula?

Alcimar Claro!As inovações e as criatividades, dentro da sala de aula é ponderante a aprendizagem influenciando no educando o interesse, a mobilização com resultados positivos.

Deróssio Para se dar uma boa aula é preciso enfocar pontos negativos erros e
limites.

Emerson Não! É começar pelo positivo, pelo incentivo, pela esperança, pelo o
apoio na nossa capacidade de aprender a mudar.

Deróssio As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma
rápida e atraente! Qual o papel do professor diante dessa aquisição de
informação?

Neci O papel principal é ajudar o educando a interpretar esses dados,
relacioná-los, contextualizá-los e mobilizar o desejo de que o educando
aprenda, e sinta vontade de conhecer mais.

Anônimo disse...

Grupo 4
Turma: 9
Componentes: Jocilene, Suzana, Eduardo, da Paz e Aisamaque
Dramatização
1º Momento:Na sala de aula
Prof.- boa tarde!
Aluno-Lá vem essa professora, só sabe perguntar a tabuada, nunca traz nada inovador para nós. Úfa! É um saco suportar a aula dela.
prof. - Bem alunos, vamos continuar estudando as quatro operações. vou fazer algumas perguntas para vocês, estudaram a tabuada, lembrem é valendonota, se errar, zero. Eduardo quanto é 12 x 5?
eduardo: 64
Prof. - errado, zero. Tanto que eu mando estudar a tabuada e ainda erra.
aluno -Professora, pra que estudar isto?
Prof. -como é/ Menina, quando você vai ao supermercado não faz conta não?
aluno - Por que você não faz como a professora de ciências?
Prof. - e como é que ela faz?
aluno - ela sempre traz novidades, leva para a sala de vídeo, para o laboratório de informática, aulas de campo e outras novidades que deixa a aula interessante.
prof.- Isso é ela, eu não admito aluno me reclamar. ora, eu não aceito reclamações nem de papai, imagine de vocês. era só o que me faltava. A aula é assim e pronto, os outros professores que querem se amostrar que façam isso, eu mesmo não.E calem a boca se não eu coloco pra fora.

2º Momento:Na sala de aula
prof. - boa tarde!
Aluno_ E aí professora? o que você trouxe de novidade para aula de hoje?
Prof. - Bom pessoal. Hoje a nossa aula vai ser no laboratório de informática...
Aluno- Vamos fazer o que?
Prof.Vamos estudar um objeto de aprendizagem sobre a Dengue.
Aluno - Aj! que legal, vamos!!!

Na sala de informática
Prof. - Vocês já ouviram falar da dengue, e que o nosso município está havendo uma epidemia. Então vamos conhecer melhor essa doença e como se previnir. Nesse objeto de aprendizagem vocês vão conhecer como combater, como tratar e como fazer o teste.Em seguida, vocês íram apresentar um seminário relacionado ao tema estudado. Usem a criatividade e imaginação. Podem consultarem outras fontes de pesquisa.E Boa sorte!

Anônimo disse...

Alci Marques (Química)
Soluções-2º ano
Conteúdo programático
.Diversas maneiras de expressar a concentração das soluções
.Diluição das soluções
Objetivos específicos
.O significado das concentrações e seus cálculos numéricos
Roteiro(preparação de água sanitária)
1-Solução aquosa de:
2-Concentraçao da solução
3-Volume da solução
Procedimento
.Ter informações de como usar o NaOCl
.Selecionar o volume desejado a ser preparado
.Calcular o volume de NaOCl
.Indicar o volume de NaOCl para o preparo da solução
.Usar os despositivos para o preparo da solução
.Testar a solução
Comentários(Aaci)
-Essa atividade virtual, foi de grande proveito para os educandos,pois os mesmos se interessaram bastantes e conseguiram simular vários tipos de concentrações em massa e volume,foi dada uma tarefa , na qual cada aluno formulou um problema envolvendo sua idade. Para surpresa,os cálculos certos girou em torno de 90%, o que é bastante significativo.Gostei muito,diferente das práticas realizadas em locais inadequados com reais perigos de acidentes.
-Barbara, Renata,Larisse(alunas)
.Essa aula nos mostrou que podemos obter conhecimentos tanto na prática como virtualmente.Observamos que se prepararmos uma solução fora de medida ou seja diluída ou muito concentrada, acaba estragando ou não tirando sugeira de roupas como uma camisa.Por isso foi uma experiência que gostaríamos de repetir muitas vezes.

Anônimo disse...

TURMA: 12
COMPONENTES: ORIEL, JOSIMÁRIO, MESSIAS, XAVIER.

DRAMATIZAÇÃO

PARTICIPANTES: PROFESSOR E ALUNOS.

PROFESSOR: DIZ.

PESSOAL HOJE NÃO HAVERÁ AULA DE FÍSICA, PORQUE ELE ESTA DOENTE.

ALUNOS DIZ:

OBA! OBA! OBA!

PROFESSOR:

MAS VOU SUBSTITUI-LO.

ALUNOS:

AH! AH! NÃO! NAM!

PROFESSOR:

ABRAM O LIVRO NA PAGINA 40.

(...) APÓS O PROFESSOR TER PEDIDO PARA ABRIR O LIVRO, 66% DA TURMA VIROU-SE E FICOU CONVERSANDO ENTRE ELES. O PROFESSOR APÓS OBSERVAR O DESINTERESSE DA MAIORIA DECIDE FAZER UMA AULA DIFERENTE.

PROFESSOR:

PESSOAL VAMOS TER UMA AULA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

ALUNOS:

OBA!!!!!!!!!! HA!!!!!!!!!!!!! AGORA VAI!!!!!!!!!!!

(...) PROFESSOR APÓS OBSERVAR A GRANDE MOTIVAÇÃO DA TURMA, LEVAM-NOS PARA A SALA DE INFORMÁTICA.

ALUNOS:

PROFESSOR É AULA DE ORKUT?, MSN?.

PROFESSOR:

HOJE VOCÊS VÃO CONHECER UM EXERCÍCIO VIRTUAL.

ALUNOS: QUE É ISSO PROFESSOR? ISSO MORDE?

PROFESSOR:

ESSE EXERCÍCIO EXPLICA O CONTEÚDO DE FORMA DIVERTIDA.

(...) COM ESTA AULA INTERATIVA O PROFESSOR CONSEGUIU A PARTICIPAÇÃO DE 66% DA TURMA.

Anônimo disse...

TURMA-12
COMPONENTES : FRANCISCO CARLOS, JOÃO RIBEIRO,CLEIDE, AÉCIO


Moran é um pensador exemplar
que nos ajuda com a garotada a lidar
vamos todos sonhar
para um novo mundo começar

Para o sucesso acontecer
E o aluno aprender
muita coisa tem que mudar
o professor precisa amar

Para o ensino ecoar
o professor precisa dialogar
e o passo para se alcançar
tem que acontecer a democracia já

O otimismo e a esperança
precisamos sempre buscar
chega de tristeza e lamento
nessa história de pesar
Com estas palavras felizes
queremos finalizar

Anônimo disse...

Turma 12
Componentes: Pedro Rodrigues, Ozanildo Almeida, Lindoílton e Vânia Galdino.
Poema Sobre a necessidade de modificar a prática pedagógica

Renovar é Preciso!

I
Vamos modificar
nossos alunos rebeldes
e acompanhar
para um método novo aplicar
com o interesse de vê-los
todos caminhar.

II
Temos que gostar e aceitar
o jeito deles pensar
para que possamos implementar
uma nova forma de educar

III
É preciso discutir
os temas à pesquisar
para melhor refletir
quando for utilizar
ficando todos antenados
vão assim auto-valorizar.

IV

É necessário lembrar
e já pra finalizar.
Que todos nós professores
que estamos a ensinar
que é preciso pensar
nova forma de ensinar
sem os conteúdos abandonar.

Anônimo disse...

Majela, João Amaral,Benedito Queiroz e Socorro Oliveira.
Turma 12

Aquarela do Saber

Numa aula qualquer eu busca gostar do aluno
E traçando acordos evito que ele vá para o mundo
Com planejamento flexível respeito as individualidades
E transmitindo carinho, desenvolva a comunicação e a afetividade
Aproveitando a idéia de um aluno amplio a visão para a vida
E agindo dessa forma constuo uma educação positiva
Com conteúdo significativo a aula se torna atrativa
E contextualizando torna a aprendizagem ativa.
E

Anônimo disse...

Adalberto, Antonio Marcos, Evarista e Francisca das Chagas: Turma 15.

Poema
I
O professor é um elo
de ligação ao saber
e como mediador
precisa se enriquecer

II
Inovar sempre é preciso
para um bom trabalho fazer
pensando sempre no aluno
esse é o nosso dever

III
Planejamento e criatividade
juntas tem que caminhar
organisando e adaptando
pra depois jerenciar

IV
Flexibilidade é necessário
respeitando as diferenças,
os ritmos e os contextos
valorizando as competências

V
Ensinar é aprender
é conciliar a informação
professor e aluno juntos
buscando inovação

VI
Se o nosso papel é educar
que façamos com prazer
limites e disciplina
faz o aluno crescer

Anônimo disse...

Alci, Ceição Nobre, Ericson - Turma 15
Liduina - Turma 3

Produção de uma Paródia
AVANÇAR FRENTE À INOVAÇÃO
Música: Asa Branca, Luiz Gonzaga

Olhando os tempos atuais
Não podemos ficar de fora
Pois ensinar requer mudanças
Pra melhorar a educação

Não bastam apenas planos
Pra se dar uma boa aula
Precisamos de inovação
Criatividade e interação

Pra avançar neste processo
Flexibilidade é importante
Respeitando as diferenças
Aprofundando a informação

As tecnologias estão presentes
Atraindo os educandos
Utilizaremos com a esperança
De reanimar a educação

O RIVED nos mostrou
Novas maneiras de ensinar
Restando agora aos educadores
Porem em prática as inovações

Anônimo disse...

Turma 15

Grupo
João Batista das Chagas
Maria Zélia de Oliveira Vaz
Francisco J. Gonçalves
Soniderlândia Maria Aires
Antonia Neta de Andrade Rego Costa

Poesia
----------------------------
Modificar a forma de ensinar
----------------------------

Nós vamos falar agora
o que devemos modificar
Vamos falar sem demora
Sobre a forma de ensinar

José Manoel Moran
Homem culto e sabido
Que produziu este texto
Para ser lido e relido.

Posivo é palavra
A ser usada em educação
Valorizar cada aluno
nossa grande missão.

Surpresa é outro verbete
Diz ele com afirmação
Pois todo aluno gosta
de novidade e ação.

Preparar aula com esmero
Garante motivação
Moran diz em outras partes
É falha na educação.

Segundo este grande sábio
Pesquisar é a função
para todo educador
Seguir como orientação.

Ainda comenta no texto
Com muita exaltação
Que o uso de grandes recursos
Pode ser enganação.

Por isso relata também
Tal negociação
Fazendo com que os alunos
Tenham valorização.

Avança-se mais se souber
Criar uma conexão
Com o cotidiano e a aula
Palco de investigação.

Avançamos mais ainda
Se em cada situação
Equilibrar e criatividade
For do planejar, a ação.



O Papel do professo
Para o aluno em questão
É de mobilizador
Desta imensa nação.

Concluindo finalizo
Com enorme devoção
Não é de forma repressiva
Que se faz educação.

Anônimo disse...

TURMA 15 MARIA JERVANI
ANTONIA SILVANA
FRANCISCO ALEXANDRE
MARIA CLEONE ( turma 12)

Meu amigo eu vou dizer
Como é difícil lidar
Com o bicho chamado gente
Para ensinar e educar.

Um entende de um jeito
e o outro tende a duvidar
E o professor fica pensando
como é que vai ensinar.


Mas tudo pode mudar
pois um tal de José Moram
vem querendo modificar
e tráz uma nova forma de ensinar

Não se deve criticar
e o aluno humilhar
O que é necessário fazer
é o amor implantar.

Apresentar gosto pelos alunos
procurando incentivar
levar curiosidades e novidades
para os alunos agradar


Videos,CDs, DVDs
podem a aula inovar
e o aluno por gostar muito
tenta melhor despertar.

E o professor conseguir
uma boa aula apresentar,
buscando junto a ele
o objetivo alcançar.

Para avançar bem mais
é preciso associar
o cotidiano do aluno
com o que vai ensinar.

Equilibrar o emprevisto
procurando inovar
aceitando o imprevisto
pra aprendizagem alcançar.

Levar a interpretar
relacionar e contextualizar
este é o papel que o educador
tem a desempenhar.

Ensinar o aluno a valorizar
e saber respeitar
cumprindo com os seus direitos e deveres
para a escola transformar.

Olga disse...

Vou utilizar o espaço dos comentários para dizer: SEM COMENTÁRIOS! O blog de vocês ficou muito bom, riquíssimo em conteúdo e os links então? Tem leitura para todos os gostos e informação pra colocar nossa prática pedagógica em dia!!! Parabéns!!!

Sylvana disse...

Pessoal,
aposto que vocês adoraram fazer as paródias, acrósticos, poesias... Nossos alunos também gostam muito!
Precisamos trabalhar mais com aulas diferentes, divertidas e surpreendentes para conquistarmos o interesse dos nossos alunos.
Adorei o blog de vocês. PARABÉNS!!!

Nilceia disse...

Quanta poesia linda, e que conteúdo rico! Parabéns pela iniciativa, o blog de vocês esta literalmente de encher os olhos!!! Lindo demais!

geraldo disse...

Olá pessoal. Toda produção de texto nos traz ensinamentos, ainda mais quando se faz isso da forma como fizeram. O Blog de vocês ficou o máximo, riquíssimo em conteúdo levando assim aos reitores muito conhecimento e opção para o seu trabalho. Um abraço e parabéns.