27 de jun. de 2008

I ENCONTRO A DISTÂNCIA – Reflexão do texto Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento (Walter Spinelli) - Turma 15

De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno chegar ao cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

18 comentários:

Ozanildo Almeida disse...

A atividade sobre o raio da terra é bastante motivador e interessante, portanto, acredito que será bem motivador para com os estudantes das nossas escolas de ensino médio. Não só está atividade, mas, todas quanto forem utilizadas, pois, podemos trabalhar vários assuntos descrito em nosso dia a dia.

Tutoria disse...

Olá Ozanildo. Esse seu comentário refere-se ao Objeto estudado, portanto deveria ser publicado no espaço Trocando idéias. Não esqueça de publicar neste espaço, as reflexões sobre o texto.
Até breve. Vilani Alves

Anônimo disse...

COMENTÁRIO RELATIVO AOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, DE WALTER SPINELLI

O processo tecnológico tem evidentemente se inserido em todas as áreas do conhecimento, trazendo facilidades e criando oportunidades de aceleração do desenvolvimento, sob a ótica das diversas situações de aprendizagem. Esse potencial, considerado uma ferramenta significativa, ainda é restrito na prática educacional, embora ela deva ser utilizada como instrumento pedagogicamente facilitador para professor e aluno, tendo em vista o processo ensino-aprendizagem.
Trantando-se da navegação na rede de Internet, tal ato não deve ser considerado positivo nem negativo, enquanto não for feita uma reflexão-alvo. O modo como é explorada a Internet é que definirá seu sentido, cuja essência deverá ser significativa para a ampliação do conhecimento. Assim, há a necessidade de orientação de como conduzir a sondagem de informações que sejam educativas e contribuam com a formação intelectual do aluno.
Diante da realidade hoje exposta, a escola se vê na obrigação de avançar, de acompanhar as transformações que vêm ocorrendo muito rapidamente ao longo do tempo. Não pode mais continuar ignorando uma realidade que exige outras formas inteligentes de manipular criticamente os dados, objetivando chegar à última etapa da pirâmide informacional, adotando a leitura e a interpretação como práticas que exploram a cognição, uma vez que a sociedade contemporânea valoriza veementemente a informação.

Anônimo disse...

Compreendo plenamente que esta forma de aprendizagem é de tamanha importância para o aluno, sobre diversos aspectos como: maior interesse no aprendizado, maior despertar da curiosidade, motivação a novas descobertas, maior capacidade assimilativa onde torna possível vivenciar, rever e interpretar as diferentes transformações realizadas. Em função das condições permitidas aos alunos de observações, organizações, relações e indagações feitas a diferentes projeções, leva o mesmo a almejar situações diferentes de conhecimento.

Anônimo disse...

No mundo de hoje, onde temos constantes avanços, faz-se necessário termos em mãos ferramentes que deixem nosso alunos presos ao intersse da aula e do conteúdo, e nada melhor do que usar da tecnologia para isso.Todavia precisamos ter segurança do saber e como repassar isso a eles,já que estes têm no professor a visão de conhecimento, mas este é bem mais amplo.
De acordo com o texto de Walter Spinelli- " A tecnologia tem atingido diversar áreas de conhecimentos, criando assim novas aprendizagem". E com isto temos, portanto a maior prova da necessidade e da suma importancia dessa ferramenta para a educação.

Anônimo disse...

A era da informática chegou para dinamizar o estudo, ou seja uma vantajem imediata. Nos oferece tudo o que queremaos saber com muito mais rapidez do que a busca em livros. Mesmo sabendo que seria muito mais simples abrir o livro, o computador é a opção escolhida. Ele leva o aluno a usar a inteligência para manuseá-lo. Esse recurso digital estimula o desenvolvimento de capacidades pessoais, a imaginação e a criatividade. O seu objetivo principal é englobar todo corpo de uma teoria, envolvendo um conjunto de atividades, criando assim, metodologias para determinado trabalho. Quem o usa adquire um aprendizado pessoal dos conceitos envolvidos.
As estratégias de trababalho tornam-se agradáveis, e o professor, por sua vez, amplia o campo das pocibilidades para o desenvolvimento da capacidade cria tiva dos estudantes. E assim estamos em sintonia com o mundo e com a evolução tecnologica.

Anônimo disse...

Reflexão sobre o texto objetos virtuais de aprendizagem, de Walter Spinelli

Considerando o avanço crescente da tecnologia, principalmente da Internet, que permite fácil acesso às informações pelos educandos,tomamos consciência da necessidade de uma urgente inovação da inserção dessa tecnologia em sala de aula.
Somos conscientes de que as metodologias utilizadas por nós, professores, nos dias atuais, não estão despertando a curiosidade e a criatividade de nossos alunos, visto que estão com um nível de informação muito elevado para ser decifrada por nós educadores. Por isso, o professor precisa desempenhar um relevante esforço em capacitar-se para atender a tais indagações.
Diante disso, é necessário desenvolver atividades de leituras, pesquisas e articulações, buscando o entendimento eficaz para alcançar o objetivo primordial, que é o conhecimento. Só através do conhecimento, conseguimos elaborar e desenvolver projetos inovadores na educação.
É perceptível que o conhecimento, explorado pela ferramenta tecnológica, trabalhe a cognição, levando ao uso dos objetos virtuais de aprendizagem. Estes permitem aos alunos uma visualização e um aprimoramento dos conteúdos, possibilitando uma aprendizagem mais eficaz.
Portanto, precisamos de demonstrações para, através dos conhecimentos adquiridos, desenvolvermos a criatividade e, assim, elaboramos projetos educacionais que proporcionem avanços na educação.

Anônimo disse...

A influência cada vez maior da tecnologia em nossas vidas e a rapidez com que surgem as inovações vem despertando um intenso interesse nas areas de conhecimento. Diante disso, nós professores devemos burcar e aderir a esses novos avanços tecnologicos, para sairmos daquela aula mecânica para tornar as aulas mais motivadoras e atrativas, despertando maior nteresse no aluno no contéudo trabalhado, que por sua vez possibilitará uma melhor aprendizagem. Com isso faz necessário inovar e trabalhar cada vez com essas novas ferramentas na educação.

Anônimo disse...

A influência cada vez maior da tecnologia em nossas vidas e a rapidez com que surgem as inovações vem despertando um intenso interesse nas areas de conhecimento. Diante disso, nós professores devemos burcar e aderir a esses novos avanços tecnologicos, para sairmos daquela aula mecânica para tornar as aulas mais motivadoras e atrativas, despertando maior nteresse no aluno no contéudo trabalhado, que por sua vez possibilitará uma melhor aprendizagem. Com isso faz necessário inovar e trabalhar cada vez com essas novas ferramentas na educação.

Anônimo disse...

O texto Objetos Virtuais de Aprendizagem de Walter Spinelli, nos proporciona questionamentos importante.Primeiro na abordagem sobre a Pirâmide Informacional (Machado), que leva-nos a uma compreensão de como utilizarmos as informações para construção do conhecimento, e conseqüentemente a realização de nossos projetos. Ele mostra ainda o papel do professor frente as situações de aprendizagem e que a bagagem de informações que os alunos trazem ao chegar a escola, é necessário uma sistematização, contextualizada e pautada de significados, estimulando assim nosso educando a transformar e organizar seus conhecimentos a fim de aplicá-los posteriormente.
Outro ponto, são os objetos virtuais de aprendizagem que tem como objetivo, auxiliar e estimular a criatividade e a imaginação do aluno, que sem dúvida como o próprio texto coloca que alunos e professores envolvidos na elaboração de um objeto virtual de aprendizagem mobiliza uma série de recursos pessoais e concerteza vivencia assim atividades desafiadoras de reflexão, bem como conduzindo melhor e enriquecendo o projeto de ensino-aprendizagem.
Portanto, precisamos estar atenado a toda essa evolução tecnológica, tomando o cuidado como administrá-la a favor da qualidade do nosso ensino.

Anônimo disse...

No texto fica evidente que, o usor da tecnologia pode ser uma ferramenta útil na apredizagem.A inserção de software como ferramenta na educação fica difícil quando pessamos nas sala de aulas super lotadas, como posso elaborar, um plano de aula, ao qual quero levá-los ao laboratório de informática, fazer uma excursão, entre outras atividades, para atingir o patamar da pirâmide informacional.

Anônimo disse...

Spinelli nos remete a uma reflexão acurada acerca do manejo pedagógico que o(a) educadora(a) precisa ter na hora de planejar e implementar situações de aprendizagem, capazes de atender as múltiplas diversidades da clientela presente na escola. Visto que, às vezes, os educandos têm acesso e manuseio às tecnologias da informação e da comunicação com mais rigor do que os educadores, constituindo-se, assim, um dilema e uma fragilidade no processo de mediação do ensino e, consequentemente, na construção e sistematização dos conhecimentos; consideradas por Machado como sendo um “importante objetivo do trabalho pedagógico” a ser alcançado.
Há que se avançar nas práticas que englobam o uso dos computadores e internet enquanto objeto virtual de aprendizagem, vez que das vinte e duas Escolas Estaduais do Ensino Médio circunscritas à 15ª DIRED, apenas uma possui Laboratório de Informática com acesso à internet, as demais dispõem apenas dos computadores. Porém, é importante destacar que outros suportes tecnológicos vêm sendo incorporados às práticas educativas nestas escolas.
Vivenciamos experiências exitosas no período de monitoramento dos projetos interdisciplinar de cunho científico e das aulas de campo ou de intercâmbio – 2007/2008. Quando por ocasião de relatos das vivências, os(as) educadores(as) e educandos dialogavam com criticidade sobre: conceitos de Física, Química e Biologia; as observações e, até mesmo, os experimentos e as produções resultantes da manipulação de produtos no Laboratório de Ciências.
Quando as atividades são atrativas e instigadoras geram um maior comprometimento (educando/educador) com a aprendizagem.

Anônimo disse...

Para que as aulas tornen-se mais prazerosas e com melhor desemenho por parte dos alunos,é fundamental que o professor traga para suas aulas os dados e informações adquirida pelos alunos,com isso,fazer uma análise e transformar em conhecimento,explorando assim a inteligência.
Com o avanço tecnológico o aluno esta muito mais interessado nos conhecimentos adquiridos pelos meios de comunicação,principalmente via internet.É necessário investimento de softwares destinados a educação para uma maior interação professor-aluno estimulando a crítica e a imaginação na construção do conhecimento.

Anônimo disse...

De acordo com o texto: Os objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento, de Walter Spinelli é perceptível a importância e a necessidade de uma transformação na educação no sentido de utilização dos recursos tecnológicos, visto que educador e educando, não são, respectivamente, transmissor e receptor de informações no mundo contemporâneo. Por isso o orientador tem que se manter atualizado, e dessa forma aproximar ou reaproximar os alunos da escola. A informática apresenta-se como uma possibilidade de um novo caminho para se alcançar uma melhoria da qualidade de ensino; o nervosismo quiçá fique por conta do desconhecimento da maioria dos docentes de como se utilizar dessa tecnologia sem ser substituído por ela.
Ainda é observável quando o autor deixa claro o valor do professor ao elaborar suas aulas, criar um conjunto de situações de aprendizagem objetivando no processo educacional considerar o conhecimento prévio do estudante. Vale salientar ainda, a pirâmide proposta por MACHADO em que dá ênfase no processo ensino-aprendizagem etapas que devem ser cuidadosamente relevadas.
O fato marcante neste contexto é que a geração atual foi criada com ‘medo’ da tecnologia, ouvindo constantemente dos pais coisa como “- Não põe a mão no botão...vai quebrar a TV”, acredita-se que a próxima geração de professores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, pois eles nasceram na era da tecnologia. Logo é exigido do professor, neste mundo globalizado, um preparativo e atualização na sua metodologia de ensino [ O que está sendo feito agora ] com a finalidade de munir o aluno com as ferramentas indispensáveis e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
Conclui-se que, hoje em dia, o uso do computador é uma ferramenta imprescindível para execução de tarefas, comunicação, trocas de informações. É extraordinário saber usá-lo de uma forma que auxilie no aprendizado. A internet, por exemplo, ajuda aos discentes obterem acesso as mais variadas informações, cabe ao professor administrar e conduzi-los na análise dos dados obtidos para transformá-los em conhecimentos.

João Batista das Chagas
Prof°.: Licenciado em Matemática – UERN
Esc. Est. Margarida de Freitas
Portalegre – RN / Brasil

Anônimo disse...

Hoje com o avanço tecnológico os alunos chegam na escola com uma certa quantidade de informações, que muitas vezes não são coordenadas em uma série lógica de conhecimento. No entanto a internet possibilita a qualquer aluno as diversas informações de que desejam bastando assesar um determinado site. Visto por esse ângulo o processo é bastante viável pois estar ao alcance de todos, mas nós educadores devemos nos preocuparmos com o fato de alunos sinplismente copiarem, deixando de lado a análise, discussão,opinião sobre o assunto, o aluno deve ser instruido para uma visão crítica, criativa, organizada e espiríto de pesquisa, chegando a ser capaz de conciliar sua esperiencia de vida com as transformações atuais.


simplismente

Anônimo disse...

O educador sempre tem procurado buscar algo intreressante e atualizado para inovar suas aulas e trabalhar sistematicamente suas atividades tendo como objetivo a realização de situações de aprendizagem.
Com o avanço tecnológico a maioria dos alunos chegam à escola com um contigente muito grande de informações.E a nossa escola ainda despreparada para lidar com esta realidade, sente-se incapaz de construir em cima das informações dos mesmos a realização de conhecimentos.Haja visto, que muitos dos educadores não se dispõe de tempo para navegar na internet na procura de informação que enriqueçam os conhecimentos e fortaleçam o seu embasamento teórico. Assim, o desafio dos professores é hoje cada vez maior do que a tempos passados, para superar este avanço e ter umas compreensão maior de unie informações, a conhecimentos precisos para atingir a capacidade de projetar, ou seja descobrir o fator importante que cada ser humano possue:"a possibilidade de saber fazer".
Atualmente, os jovens tem acesso livre a dados e principalmente a informações das mais diversas formas, fontes e qualidades.E junto ao crwescimento dos recursos tecnológicos, novas situações de aprendizagem tem sido concebidos a partir de estratégias de trabalho que jamais imaginavamos.Por isso, se faz necessário que o educador aprenda a lidar com objetos virtuais de aprendizagem, afim de auxiliar em algum conceito e estimular o desenvolvimentode capacidades pessoai como a imaginação e a criatividade do nosso aluno.
Não vivemos a escola da era da informática, mas somos convidados pela necessidade que a modernidade nos cobra para lidar melhor comm nossos alunos e trabalhar com mais eficácia as nossas atividades, a ingressar na era da tecnologia e aprender a lidar com a informação e seus contextos, na composição de algumas situações que denominamois objetos virtuais de aprendizagem.
.


o

Anônimo disse...

Mediante as dificuldades de se trabalhar na educação, com a falta de tecnológia, nós professores procuramos utilizar outros meios para uma melhor fixação dos conhecimentos, utilizando cartazes e orientamos o aluno na cofecção de materiais didáticos para a aperfeiçoar o seu lado criativo. Tentamos muitas vezes criar recursos didáticos que deverão servir a outras disciplinas, isto é, jogos educativos, quebra-cabeças, peças de montagens e outros que possam auxiliar em várias disciplinas e que possam ser adaptados e trabalhados dentro da interdiciplinaridade.

Anônimo disse...

Segundo Walter Spinelli em seu depoimento todo professor precisa está capacitado para trabalhar suas aulas, realizando atividades voltadas para as novas tecnologias, isso devido ao nosso alunado ser conhecedor desse mundo já informatizado, por causa desse conhecimento muitos chegam à escola munidos de idéias só que tais conhecimentos, precisam ser orientados, e é daí que surge a grande necessidades de capacitação de professores que já atuam sem esse conhecimento tecnológico.
Entende-se que hoje as informações fornecidas pelos objetos virtuais estão repletas de um contexto interdisciplinar, tornando cada vez mais complexo a formação de conceitos, facilitando a construção de novos conhecimentos.
Devemos levar em consideração a importância do objeto virtual, tendo em vista que ele nos coloca diante de uma simulação de um fato real, sendo isso bastante significativo para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.