27 de jun. de 2008

I ENCONTRO A DISTÂNCIA – Reflexão do texto Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento (Walter Spinelli) - Turma 03

De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno chegar ao cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

17 comentários:

Anônimo disse...

O professor hoje tem recursos suficientes para melhorar a sua qualidade de ensino, ele dispõe de série de atividades práticas e teóricas. Em laboratórios, trabalhos de campo, enfim diversas atividades que podem ser aplicadas com seus alunos; e assim fazendo ele deixa de ser aquele profissional acomodado e tradicional. Pois ele acompanha o avanço que a tecnologia oferece.

Anônimo disse...

Luciene Alcântara
O texto fala de experiências enovadoras para realidade do aluno hoje,e com isso facilitará as práticas pedagógicas tanto para o professor,e para o aluno. E quanto a pirâmide informacional á objetivos e metas a serem realizados com etapas que se trabalhadas em conjunto,teremos possibilidades de avanço e aprendizagem, já que a áreia da tecnologia oferece recursos a todos.

Anônimo disse...

O texto “Objetos virtuais de aprendizagem”, fala das vantagens e desvantagens desses objetos, vantagem com relação à busca mais objetiva do assunto desejado e como desvantagem o texto relata as mensagens padronizados da máquina mostradas ao usuário, que no início pode até estimulá-lo a continuar, mas após algum tempo não o estimulará mais, pois o usuário sempre poderá prever a próxima mensagem, resumindo, o texto relata que o objeto alcançará resultados melhores com intervenção humana.

Anônimo disse...

Os professores,"nós". sem generalizar,costumam usar um recurso pedagógico de maneira infinita.Fazem pesquisas, encontram "o novo", todavia,voltam ao tradicional, esquecendo "o novo". Esperamos que com essa sistemática de apresentar "Os Objetos de Virtuais de Aprendizagem, possamos mudar essa prática e aceitarmos "o novo".
Os Objetos Virtuais de Aprendizagem estão aqui para auxiliar a nossa prática e, cabe a cada um adequá-los ao seu trabalho, a realidade do aluno, a cada disciplina e, assim, superar as fases da Pirâmide de Machado, colaborando de forma marcante para a aprendizagem do alunos.
Usar a informática como material de apoio pedagógico, forma correta, deve ser uma prática constante em todas as disciplinas pois além de ser atrativo é bastante instrutivo.

Unknown disse...

Por meio do uso da tecnologia da informação, novos parâmetros de aprendizagem estão surgindo, sobretudo através da utilização de computadores e internet. Dessa forma, os objetos virtuais de aprendizagem estão sendo cada vez mais utilizados por educadores e alunos como forma de ampliar os conhecimentos.
No entanto, é de suma importância que na produção de um objeto virtual de aprendizagem, alunos e educadores lancem um olhar sobre a realidade e filtrem as informações relevantes para o exercício da criatividade.
Por isso, os recursos tecnológicos devem ser utilizados da forma inteligente pelos usuários, de modo a enriquecer os conhecimentos e estimular a capacidade criativa dos estutantes.
Francileide Martins

Anônimo disse...

No texto de Walter Spinelli:'Os objetivos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento", nos oferece um leque de informações e experiências inovadoras para sairmos do ensino tradicional, mas muitas vezes não temos como sair de ensino tradicional pois não dispomos de material necessário para isso.

Anônimo disse...

O fato de que vivemos numa sociedade rodeada de avanços tecnológicos no obriga a mantermos numa constante atualização para que possamos nos posicionar como facilitador de ensino em sintonia com as necessidades reais de nossos alunos e procurando nos ajustar a realidade atual.
Nesse contexto de inovação devemos transformar nossa escola em um espaço propício a aquisição de conhecimento, buscando situações de aprendizagem que estimulem ao nosso alunado a busca pela leitura e interpretação de dados, a fim de analisar, organizar, relacionar e criticar de forma que venha construir e aperfeiçoar seus conhecimentos.
No entanto, devemos refletir a interdisciplinaridade e procurar sempre dar respostas adequadas a cada situação que o aluno venha a questionar, para que nesse sentido ele possa ter um compreendimento de modo crítico, no que diz respeito aos fenômenos sociais bem como os científicos.
Os Objetos Virtuais de Aprendizagem são recursos digitais que buscam esse compreendimento, auxiliando na aprendizagem e, ao mesmo tempo, estimulando o desenvolvimento pessoal.


Erivânia Nóbrega

Anônimo disse...

O texto objetivo virtuais de aprendizagem de walter spinelli mostra experiências inovadoras através de recursos tecnológicos,com o objetivo de facilitar as práticas pedagógicas do professor com o aluno,onde enriquece os conhecimentos e auxilia a prática do ensino estimulando oaluno a ampliar o conhecimento.

Anônimo disse...

Ao introduzir um conteúdo aos seus alunos, o professor busca no seu planejamento, meios que facilitam aprendizagem dos mesmos, ele reflete, pesquisa, organiza, seleciona, poêm em prática, enfim, uma série de recursos que facilitam a aprendizagem dos alunos. Algumas vezes esses questionamentos e discursões são exemplos dos próprios alunos, vividos no seu cotidiano.
Essas situações de aprendizagem representam para eles uma motivação e valorização na aprendizagem dos conteúdos propostos naquele momento.
Hoje, em dia com o avanço da tecnologia, o nosso aluno tem mais conhecimentos bem maior, do que aqueles que vinham a escola em outras épocas, principalmente com
o uso tecnologico como: televisão, rádio, jornal, internet, celulares etc.
Consideramos como prática educacional e pedagogica, tanto do professor quanto da escola, deve ter como meta alcançar
o objetivo principal no nosso trabalho educacional,que deve estimular os alunos na leitura, interpretação e na resolução de problemas, atingindo o projeto da escola.
Ressaltamos a importância de que a construção do conhecimento é uma cadeia de significado de conceitos para cada disciplina, com base no desenvolvimento de determinados blocos de contéudos, bem como, o uso da tecnologia na composição de situações, denominados de objetos virtuais de aprendizagem.
Com o crescimento da tecnologia, como: computadores e internet, os contéudos programados estão disponíveis em várias referencias e sites. Os alunos pesqisam de maneiras mais rápida do que em livros, enciclopédias sobre o assunto proposto.
Por outro lado,a pesquisa em computador se retrigue a uma limitação do seu contéudo pesquisado, ou seja, uma pesquisa pronta, mas existem algumas vantagens a considerar no uso da pesquisa em computadores, consiste na exercução de tarefas demonstrativas e repetidas no âmbito do tratemento dos dados pesquisados, é possivel visualizar com mais clareza e rapidez o uso deste instrumento auxiliar na aprendizagem dos alunos em determinados contéudos.
Em linhas gerais, um obeto virtual de aprendizagem é um recurso digital, bastante importante na aprendizagem de algums conceitos. Ele pode compôr um recurso didático, com exclusividade adotada para determinado contéudo proposto.
A pedagogia noderna está partindo cada vez mais para visão tecnologica avançada, usando aspectos da aprendizagem no processo de pensamento globalizado, tornando a cada momento o objeto virtual de aprendizagem em prática.
Um objeto virtual de aprendizagem é um instrumento de interração entre o professor/aluno/aprendizagem, tornando o conhecimento mais
eficaz no decorrer de determinados conceitos cientificos.
O professor e o aluno envolvido na elaboração de um objeto virtual de aprendizagem, mobiliza uma série de recursos pessoais, importantes na reflexão sobre o processo criativa nas atividades intelectuais. O uso deste instrumento de tecnologia de objetos virtuais é explicar no campo de possibilidades a capacidade criativa dos alunos.

Anônimo disse...

No seu texto Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento, Walter Spinelli focaliza as situações de aprendizagem. Segundo o autor, é perceptível que houve um avanço dessas situações de aprendizagem, se comparadas à tradição escolar, sobretudo, no que se refere à adaptação de novos conhecimentos à realidade “vivencial” do aluno. Todavia, a rotina escolar nem sempre está sintonizada com as mudanças sociais ocorridas ao longo dos anos, responsáveis pela transformação, dentre outros aspectos, do contexto escolar. Tais mudanças advêm, principalmente, do avanço tecnológico. Hoje, vivemos na era da informática e, mais do que nunca, precisamos tornar a escola um ambiente prazeroso para o aluno, que traz consigo um leque de informações vivenciadas de acordo com sua realidade. É preciso que o professor aproveite esse conhecimento prévio do aluno, imprescindível a sua (trans)formação. Sendo assim, o saber escolarizado não é mais aquele a ser repassado pelo professor para o aluno, mas, sim, construído em parceria de ambos. As informações trazidas pelos alunos adquiridas através da comunicação de massa – televisão, rádio, jornal, internet etc. - devem ser consideradas pelo professor, ao planejar as situações de aprendizagem a serem por ele conduzidas. Cada vez mais os alunos têm acesso a informações que não passaram, para citar o próprio autor, “por um crivo crítico e depurador”. É exatamente aqui que reside o grande desafio do professor de hoje: em vez de ignorar essa realidade, usá-la como subsídio para o alcance dos seus objetivos. Não é uma tarefa fácil; porém, não é impossível. Tal atitude docente exigirá do professor a habilidade de um trabalho interdisciplinar. Não se trata, todavia, de ser o professor um polivalente, mas, sim, de ter ele uma consciência, uma postura interdisciplinar, ou seja, é preciso ter ciência de que, uma temática, para ser bem explorada e melhor compreendida pelos alunos, precisa ser discutida pelo viés das diversas áreas do conhecimento. Para tanto, a utilização da tecnologia da informática pode estar muito bem a serviço da escola.
Diante dessa realidade, podemos dizer que, com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores e internet, novas situações de aprendizagem têm sido concebidas a partir de estratégias de trabalho que outrora não seriam sequer imaginadas. Alguns críticos conservadores acham que o uso da internet limita o aluno a determinadas questões, impedindo-o a tarefa de imaginar, criar e, em essência, construir novos saberes. Partindo da leitura do texto em questão, podemos discordar dessa tese. A realidade virtual, empregada como ferramenta de aprendizagem, pode estimular a criatividade do aluno. Como exemplo, através dela, é possível criar uma simulação de um experimento real, no qual professores e alunos fazem aplicação de conceitos, definem suas metas idealizando um contexto para o desenvolvimento de suas atividades e pesquisas sobre temas que ainda não possuem.
O uso inteligente dos instrumentos de tecnologia, como a produção de objetos virtuais de aprendizagem, portanto, amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes. Cabe à escola saber como lidar com essa realidade e fazer uso da informática para trabalhar, dentre outras questões, com a ética, a segurança, a interação, a tradição, os valores etc.

Anônimo disse...

No texto de Walter Spinelli:Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento, nos oferece informações e experiências inovadoras para sair do ensino tradicional. Temos que buscar situações de aprendizagem que estimule ao nosso alunado a busca pela leitura e interpretações de dados , com objetivo de facilitar as práticas pedagógicas do ensino -aprendizado

Melhorando o Saber disse...

No texto de walter spinelli ele nos mostra que é perceptível o avanço que houve das situações de aprendizagem através do uso dos recursos tecnológicos com o objetivo de facilitar as práticas pedagógicas do professor. O mesmo com a rotina e as jornadas duplas de trabalho em que se enquadram atualmente, não deixam de se preocupar com a preparação de atividades que sistematicamente irá auxiliar na aprendizagem de seus alunos e dessa forma os objetos virtuais de aprendizagem utilizados com um olhar voltado para a ampliação dos conhecimentos de forma responsável, usando o leque de informação que os objetos oferece, facilitará o trabalho do professor contribuindo e ajudando os educandos a enriquecer os seus conhecimentos, aproveitando as informações que eles conduzem de acordo com a sua realidade e tornando a escola um ambiente prazeroso para o aluno e educadores. Liduina

Anônimo disse...

Segundo Spinelli existe situações de aprendizagem, que se comparadas a tradição escolar anterior são avanços significativos na tentativa de trazer conhecimnetos para a realidade "vivencial" de nossos alunos. O indício dessa alteração é a maneira como se ampliou o acesso a informação e à comunicação com o advento da rede mundial de computadores. Portanto, nossos alunos hoje vêm à escola com uma quantidade de informações maior do que vinham em outros tempos, mas, o acesso às informações não garantem base mais sólida para construção do conhecimento. É preciso, portanto, que a atividade educacional, tanto do professor, quanto da instituição de ensino, deve estimular os alunos a prática de leitura e interpretação de dados. É necessário refletir sobre a construção e realização de projetos, trabalhando a interdisciplinariedade, porque o conhecimento não deve ficar restrito à especificidade de uma única disciplina do currículo.

Anônimo disse...

Sobre o texto objeto virtuais de aprendizagem.
Falam-se de experiências enovadoras para atuar na prática pedagógica em sala de aula com os alunos. Trabalhando-se com as práticas de laboratórios e trabalhos de campo e bastante atrativo. Isso leva a enriquecer e estimular o interesse dos alunos pelas aulas.

Anônimo disse...

Sobre o texto objeto virtuais de aprendizagem.
Falam-se de experiências enovadoras para atuar na prática pedagógica em sala de aula com os alunos. Trabalhando-se com as práticas de laboratórios e trabalhos de campo e bastante atrativo. Isso leva a enriquecer e estimular o interesse dos alunos pelas aulas.

Anônimo disse...

Os recursos virtuais disponíveis hoje em dia, tais como: televisão, internet, são indispensáveis para o bom trabalho pedagógico em uma sala de aula. São ferramentas de aprendizagem que conduz alunos e professores a novas descobertas, oportunidades e experiências.
Entretanto temos que admitir que o uso em excesso destes instrumentos de aprendizagem, possa vir ser prejudicial ao aluno caso não seja trabalhado de uma forma sistemática e que busquem objetivos coerentes, que tragam mudanças de comportamento e oportunizem a construção do conhecimento por parte do aluno e do professor.

Anônimo disse...

No texto “Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento” de Walter Spinelli há uma apresentação centrada em situações de aprendizagem. De acordo com o autor, pode-se perceber que ocorreu um impulso das condições típicas de aprendizagem, se confrontadas com a prática escolar, especialmente, no que diz respeito à transformação de novas formas de aprendizagem sendo colocadas à disposição do aluno em sua prática diária. Entretanto o dia-a-dia na escola nunca está relacionado totalmente com as transformações/revoluções sócio-culturais que ocorrem no decorrer de nossas vidas. Essas pequenas transformações surgem, basicamente, dos avanços na tecnologia. Nos tempos atuais, coexistimos com a era das comunicações virtuais e, devido a estas mudanças necessitamos produzir dentro do ambiente escolar, técnicas de aprendizagem que se utilizem das mesmas características que o mundo virtual apresenta para os nossos alunos. É interessante que os educadores se utilizem das práticas vivenciadas pelos alunos para que se tirar proveito dos conhecimentos que os alunos já trazem de seu convívio com o mundo virtual.
A utilização adequada da tecnologia, a partir do conhecimento adquirido, gerado através dos objetos virtuais de aprendizagem, vai desenvolver o leque de procedimentos para o crescimento das habilidades de inventividade dos nossos alunos. Compete a nós professores aprender como trabalhar com um desafio de tal envergadura e edificar o conhecimento na área das tecnologias para acima de tudo ensinar nossos alunos para a vida social e não apenas profissional, em outras palavras, educá-los para serem cidadãos.