27 de jun. de 2008

I ENCONTRO A DISTÂNCIA – Reflexão do texto Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento (Walter Spinelli) - Turma 06

De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno chegar ao cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

22 comentários:

Jerfferson Ferrugem disse...

Apagaram meu comentário?

Anônimo disse...

Atualmente o mundo passa por uma revolução tecnológica desenfreada. Em virtude desses avanços tecnológicos que estão acontecendo em nosso cotidiano, o professor tem que mudar sua postura em relação às situações de aprendizagem que ele dominava. O acesso ao conhecimento que antes era restrito aos livros, enciclopédias; hoje por meio da rede mundial de computadores (internet) qualquer ser humano pode adquirir conhecimentos e estar atualizado sem sair de casa. Entretanto, mesmo com esses avanços da tecnologia da informação e da comunicação, a função do educador não perderá sua importância.

Anônimo disse...

Na minha opinião os objetos virtuais de aprendizagem, é uma situação inovadora para ser uitilizada nas escolas com nossos alunos. Entendo que o uso deses objetos amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Nesse sentido concordo com Spinelli quando ele diz que a atividade pedagógica deve ter como principal objetivo alcançar o patamar superior da pirâmide informacional de Machado. Cabe a nós professores buscar envolver todos os pontos da pirâmide na construção de nossos projetos, inovando-os com os objetos virtuais de aprendizagem.

Jerfferson Ferrugem disse...

Como entusiasta em tecnologia, tenho muita esperança que esses recursos virtuais, tais como os Objetos de Aprendizagem, possam realmente melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, pois na situação em que nos encontramos hoje, com a educação indo de mal a pior nesse país, medidas inovadoras e concretas precisam ser estimuladas para mudar o quadro atual.

Uma das grandes vantagens dos OA's é justamente o fato de serem reutilizáveis e de fácil acesso. Ora, em um ambiente virtual podemos simular situações que, se fossem feitas "no real", necessitariam de muito mais planejamento, tempo e principalmente recursos financeiros. Lógico que certas experiências sensoriais são insubstituíveis, mas não devemos subestimar a capacidade cognitiva e criativa dos nossos alunos.

É fato que, como bem fala o texto, o simples acesso ao vasto conteúdo disponível na Internet não se traduz em conhecimento, principalmente quando existe tanto material de conteúdo duvidoso e de pouca valia para fins educacionais, desta forma, urge que os educadores contribuam com suas experiências e lancem mão dos recursos eletrônicos/digitais que se encontram disponíveis.

Anônimo disse...

A escola não pode ignorar o avanço tecnológico que tem atraído a atenção dos jovens, assim como os muitos dados e informações a que os alunos têm acesso. A rede mundial de computadores (internet), se usada de maneira adequada, pode se tornar um recurso valioso e atrativo na produção do conhecimento. E como diz Spinelli: “O uso inteligente dos instrumentos de tecnologia, como a produção de objetos virtuais de aprendizagem, [...] amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos”.

Anônimo disse...

Spinelli nos mostra que nossos alunos são donos de um enorme leque de conhecimentos o qual são expostos durante o seu dia-a-dia e é papel preponderante da escola lapidar esse conhecimento fazendo com que ele possa extrair de forma proveitosa e interdisciplinar fazendo a interligação daquele conhecimento ora absorvido que, inicialmente pode ser considerado, sem importância, mas se trabalhado por nos educadores trás grandes ganhos para o educando na escola, desta forma o aluno tende a se interessar mais pelos conteúdos escolares e passa a achar a escola mais atrativa.

Unknown disse...

Olá pessoal! A seguir faço minha análise sobre o texto ( Os objetivos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento-walter Spinelli). Esse texto apresenta caráter informativo e reflexivo, pois informa as estratégias que os professores utilizam, ou devem utilizar, para a explanação de seus conteúdos, além de propor ao educando a se adaptar com o avanço da tecnologia(uso de computadores como auxílio na exposição dos conteúdos), visto que o aluno "hoje é rodeado " de informações. E reflexivo no sentido de nós, profissionais de educação, procurarmos sempre estratégias de trabalho para atingirmos o ápice da pirâmide informacional, que é a inteligência do aluno- onde ele por si desenvolva projetos e conheça seus valores.

Anônimo disse...

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Olá pessoal!
O texto evidencia a importância do uso de recursos didáticos, ferramentas necessárias que contribuem para situações de aprendizagem, estimulando a criatividade e a imaginação. Dentre os diversos recursos, o mesmo se detém aos objetivos virtuais de aprendizagem, especificamente ao uso de computadores na escola. Vivemos imersos num mundo globalizado onde a tecnologia vem sendo ampliada numa velocidade acelerada. Problemas são solucionados em fração de segundo, o que era impossível há décadas. Não podemos nos alijar de tal sistema, porém é necessário termos uma visão crítica de todas as informações que recebemos, selecionando-as, organizando-as, compreendendo-as, para uma posterior aplicação das mesmas, conciliando-as com os nossos projetos pessoais e/ou coletivos. Todo e qualquer recurso isoladamente não responderá aos desafios da humanidade, se faz necessário o uso adequado e coerente às necessidades reais e vitais do ser humano, auxiliando-o a solucionar problemas, discernir situações e desenvolver seus projetos.

18 Julho, 2008 15:37

Anônimo disse...

De acordo com o texto Objetos virtuais da aprendizagem: ação, criação e conhecimento, de Walter Spinelli, a organização sistemática de atividades, as mais diversas, que auxiliem o aluno no processo de aprendizagem constitui o que se denominam situações de aprendizagem.
Contudo, devido a gama de informações de computadores, o desafio de educar torna-se maior e as "novas situações de aprendizagem" que nos são apresentadas pelo avanço tecnológico devem permear nosso fazer pedagógico, uma vez em que o acesso as informações, por si só, não é suficiente para a construção do conhecimento.
Nessa perspectiva, o autor considera que os computadores podem ser utilizados como via importante para o processo de ensino e aprendizagem, quando bem administrados. Assim, tomando como subsídio a Pirâmide Informacional proposta por Machado (2002), a qual propõe idéias sobre como se dá a concepção do conhecimento, Spinelli considera o uso inteligente de um Objeto Virtual da aprendizagem como um campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes.
Assim sendo, ao refletir sobre situações de aprendizagens conforme propõe a questão, apesar das inúmeras dificuldades, sempre que utilizamos algum recurso (e não apenas a exposição dos conteúdos), quando realizamos aulas práticas,percebemos haver o entusiasmo por parte dos alunos sobre o tema proposto, bem como a capacidade de relacioná-los a situações vividas em seus cotidianos.

Anônimo disse...

O texto de Walter Spinelli nos faz refletir que na atividade educacional é indispensável à utilização de recursos que são fundamentais no procedimento de uma aula, esses recursos constitui o que chamamos de situação de aprendizagem.
Com o avanço da tecnologia da informação é importante o professor considerar as informações que os alunos já possuem. Em algumas situações, os professores ainda não conhecem muitos das informações vivenciadas por seus alunos, por isso é fundamental adequar-se a essa nova realidade, para que atuar significativamente na construção de conhecimento.
Com o advento da rede mundial de computadores, nossos alunos têm acesso a todo o tipo de informação, muitas delas são inadequadas para sua idade. Com isso, nós educadores temos um grande desafio para selecionar essas informações, isto é, considerar apenas as que são fundamentais na construção de conhecimentos.
É de fundamental importância, nós educadores estimular nossos alunos na leitura e na interpretação de dados, depois orientar a escolher aqueles que são de fundamental importância para a construção de projetos.
É necessário levarmos em consideração a relação que há entre os conteúdos e os processos das várias disciplinas, pois atualmente não é possível se trabalhar disciplinas de forma isoladas, devido à carga de informações absorvidas por nossos alunos.
O desenvolvimento de novas tecnologias de informação, o computador tornou-se indispensável. Por isso, devemos estimular nossos alunos na utilização do mesmo, pois há uma série de vantagens no uso dos computadores.(Jusciano Fernandes Costa)

20 Julho, 2008 12:02

Anônimo disse...

Diante das várias informações advindas com o avanço da tecnologia, tornou-se cada vez mais necessário a preocupação e o planejamento da escola em elaborar atividades que prendam a atenção dos alunos, as chamadas “situações de aprendizagem”, com o objetivo de estimular os discentes para a leitura e interpretação de dados que muitas vezes são jogados pelos meios de comunicação sem nenhuma preocupação com a formação da consciência do indivíduo. Tornando assim uma grande responsabilidade da educação unir produção de conhecimento a ação educativa na perspectiva crítica e emancipatória utilizando alguns recursos inovadores inclusive digitais e virtuais possibilitando que o aluno seja capaz de uma interação, mediante os feedback.

15 Julho, 2008 12:19

Anônimo disse...

Emerson Richardson
analizando todo o texto, persebemos que hoje estar tudo bem mais facil, para o estudante, as informacoes chega mais rapida atraves das internet, televisao, jornais, revistas. do outro lado nao é so o professor fazer a sua parte, o aluno ele tambem tem um papel principal com as suas tarefa e seus compronisso, pois é atraves de seus proprio interesse que vai despertar para um futuro melhor.

Anônimo disse...

Os recursos virtuais disponíveis hoje em dia, tais como: televisão, internet, são indispensáveis para o bom trabalho pedagógico em uma sala de aula. São ferramentas de aprendizagem que conduz alunos e professores a novas descobertas, oportunidades e experiências.
Entretanto temos que admitir que o uso em excesso destes instrumentos de aprendizagem, possa vir ser prejudicial ao aluno caso não seja trabalhado de uma forma sistemática e que busquem objetivos coerentes, que tragam mudanças de comportamento e oportunizem a construção do conhecimento por parte do aluno e do professor.

Anônimo disse...

Os recursos virtuais disponíveis hoje em dia, tais como: televisão, internet, são indispensáveis para o bom trabalho pedagógico em uma sala de aula. São ferramentas de aprendizagem que conduz alunos e professores a novas descobertas, oportunidades e experiências.
Entretanto temos que admitir que o uso em excesso destes instrumentos de aprendizagem, possa vir ser prejudicial ao aluno caso não seja trabalhado de uma forma sistemática e que busquem objetivos coerentes, que tragam mudanças de comportamento e oportunizem a construção do conhecimento por parte do aluno e do professor.

Anônimo disse...

O Texto de Walter Spinelli é muito oportuno para ser lido, discutido neste encontro de professores das áreas de Química, Físicaa, Matemática e Biologia. Ele elenca uma série de pontos positivos, de reflexões, para repensarmos a nossa prática paedagógica no dia-a-dia na sala de aula. A questão do planejamento é primodial para trabalharmos bem; cada objeto de aprendizagem que vamos desenvolver em sala de aula. Com os recursos tecnológicos que o aluno disõe atualmente e o acúmulo de informações que traz para a aula; o papel do professor é bem mais signativo do que antes. A interatividade na construção do conhecimento, requer traquejo, flexibilidade e preparação do professor para interagir os conteúdos de forma sistemática, para que o aluno atinja uma aprendizagem satisfatória.

Anônimo disse...

Emerson Richardson
analizando todo o texto, persebemos que hoje estar tudo bem mais facil, para o estudante, as informacoes chega mais rapida atraves das internet, televisao, jornais, revistas. do outro lado nao é so o professor fazer a sua parte, o aluno ele tambem tem um papel principal com as suas tarefa e seus compronisso, pois é atraves de seus proprio interesse que vai despertar para um futuro melhor.

professor Moacyr disse...

o texto de Walter Spinelli nos mostra com lealdade a importancia de se trabalhar com o aluno ultilizando meios diferenciados para o processo ensino aprendizagem, fugindo do tradicionalismo que de qualquer forma ainda prevalece no ensino atual. A ultilização de ferramentas digitais é um grande avanço para o aluno, pois as aulas se tornam mais atrativas, puxando um grande rendimento individual

professor Moacyr disse...

o texto de Walter Spinelli nos mostra com lealdade a importancia de se trabalhar com o aluno ultilizando meios diferenciados para o processo ensino aprendizagem, fugindo do tradicionalismo que de qualquer forma ainda prevalece no ensino atual. A ultilização de ferramentas digitais é um grande avanço para o aluno, pois as aulas se tornam mais atrativas, puxando um grande rendimento individual

Anônimo disse...

Para SPINELLI o professor para planejar suas aulas necessita organizar um conjunto de atividades, as quais são denominadas de situações de aprendizagem. Essas situações de aprendizagem vêm evoluindo de uma forma que a Escola precisa acompanhar o desenvolvimento do aluno, especialmente com a expansão da informática.
Um dado interessante foi a forma como Machado citado por SPINELLI apresenta sua concepção do conhecimento, a qual é dividida através de uma pirâmide. Para o autor, no patamar encontram-se os DADOS (Qualitativos e quantitativos); em seguida vêm as INFORMAÇÕES (significados, organização); mais em cima está o CONHECIMENTO (Compreensão e Teorias) e no cume a INTELIGÊNCIA (Projetos e valores)..
Hoje com a facilidade que os jovens tem a inúmeras fontes de dados e informações a escola deve acompanhá-los e orientá-los no bom uso das mesmas, de maneira que possam construir seus saberes próprios, por meio da ampliação da compreensão dos significados dos conceitos que os cercam. Para tal o uso da tecnologia é de fundamental importância para a ampliação dessa teia de conceitos, é o que o autor chama de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Um objeto virtual de aprendizagem é uma ferramenta que conduz alunos e professores não apenas a simular uma situação real, mas a um caminho construído pelo acúmulo de experiências e pela percepção dos conceitos construídos sobre determinado fato ou elemento.
A partir do momento que os nossos jovens tiverem a oportunidade e o acesso a trabalhar o mundo virtual na escola, ele terá maiores chances de organizar sistematicamente a realidade virtual em que já está inserido, e assim a nossa educação terá maiores possibilidades de chegar ao seu real objetivo: a mudança de comportamento, isto é, a produção do saber.

21 Julho, 2008 18:49

Anônimo disse...

Para SPINELLI o professor para planejar suas aulas necessita organizar um conjunto de atividades, as quais são denominadas de situações de aprendizagem. Essas situações de aprendizagem vêm evoluindo de uma forma que a Escola precisa acompanhar o desenvolvimento do aluno, especialmente com a expansão da informática.
Um dado interessante foi a forma como Machado citado por SPINELLI apresenta sua concepção do conhecimento, a qual é dividida através de uma pirâmide. Para o autor, no patamar encontram-se os DADOS (Qualitativos e quantitativos); em seguida vêm as INFORMAÇÕES (significados, organização); mais em cima está o CONHECIMENTO (Compreensão e Teorias) e no cume a INTELIGÊNCIA (Projetos e valores)..
Hoje com a facilidade que os jovens tem a inúmeras fontes de dados e informações a escola deve acompanhá-los e orientá-los no bom uso das mesmas, de maneira que possam construir seus saberes próprios, por meio da ampliação da compreensão dos significados dos conceitos que os cercam. Para tal o uso da tecnologia é de fundamental importância para a ampliação dessa teia de conceitos, é o que o autor chama de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Um objeto virtual de aprendizagem é uma ferramenta que conduz alunos e professores não apenas a simular uma situação real, mas a um caminho construído pelo acúmulo de experiências e pela percepção dos conceitos construídos sobre determinado fato ou elemento.
A partir do momento que os nossos jovens tiverem a oportunidade e o acesso a trabalhar o mundo virtual na escola, ele terá maiores chances de organizar sistematicamente a realidade virtual em que já está inserido, e assim a nossa educação terá maiores possibilidades de chegar ao seu real objetivo: a mudança de comportamento, isto é, a produção do saber.

21 Julho, 2008 18:49

Anônimo disse...

Para SPINELLI o professor para planejar suas aulas necessita organizar um conjunto de atividades, as quais são denominadas de situações de aprendizagem. Essas situações de aprendizagem vêm evoluindo de uma forma que a Escola precisa acompanhar o desenvolvimento do aluno, especialmente com a expansão da informática.
Um dado interessante foi a forma como Machado citado por SPINELLI apresenta sua concepção do conhecimento, a qual é dividida através de uma pirâmide. Para o autor, no patamar encontram-se os DADOS (Qualitativos e quantitativos); em seguida vêm as INFORMAÇÕES (significados, organização); mais em cima está o CONHECIMENTO (Compreensão e Teorias) e no cume a INTELIGÊNCIA (Projetos e valores)..
Hoje com a facilidade que os jovens tem a inúmeras fontes de dados e informações a escola deve acompanhá-los e orientá-los no bom uso das mesmas, de maneira que possam construir seus saberes próprios, por meio da ampliação da compreensão dos significados dos conceitos que os cercam. Para tal o uso da tecnologia é de fundamental importância para a ampliação dessa teia de conceitos, é o que o autor chama de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Um objeto virtual de aprendizagem é uma ferramenta que conduz alunos e professores não apenas a simular uma situação real, mas a um caminho construído pelo acúmulo de experiências e pela percepção dos conceitos construídos sobre determinado fato ou elemento.
A partir do momento que os nossos jovens tiverem a oportunidade e o acesso a trabalhar o mundo virtual na escola, ele terá maiores chances de organizar sistematicamente a realidade virtual em que já está inserido, e assim a nossa educação terá maiores possibilidades de chegar ao seu real objetivo: a mudança de comportamento, isto é, a produção do saber.

21 Julho, 2008 18:49

Anônimo disse...

O professor atualmente dispõe de umas variedade de recursos didáticos p/ desenvolver suas aulas e torná-las mais atrativas.Por sua vez o aluno traz consigo experiências do seu dia-a-dia que podem enriquecer esses conteúdos, se bem observados.Utilizando os objetos virtuais de aprendizagem através do uso dos computadores, com certeza vivenciaremos aulas mais dinâmicas e criativas.