27 de jun. de 2008

I ENCONTRO A DISTÂNCIA – Reflexão do texto Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento (Walter Spinelli) - Turma 09

De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno chegar ao cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

33 comentários:

Anônimo disse...

Sou professora há vinte anos e me dedico a minha profissão imensuravelmente, pesquiso, planejo, diversifico minhas metodologias, mas muitas vezes não alcanço o objetivo esperado, refazendo tudo. E refletindo sobre tudo isso concordo com Spinelli sobre os objetos de aprendizagem e com a pirâmide de Machado quando ele coloca os principais patamares para se chegar ao conhecimento e daí poder desenvolver a capacidade de realizar projetos. No entanto para se alcançar os patamares apresentados por Machado as escolas que temos precisa rever seu PPP (plano político pedagógico), inserindo no mesmo conteúdos que sejam significativos, com metodologias inovadora que possibilite a formação do conhecimento. As universidades formarem melhor seus profissionais e os governantes oferecerem perspectivas de emprego para esses jovens, que muitas vezes terminam um curso superior e não conseguem ingressar na sua área, ingressando em áreas para as quais não foram preparados, tornando-se assim um profissional incompetente, e é isso que muitas vezes acontece com a educação. Enquanto isso não acontecer, não adianta a escola desenvolver metodologias inovadoras que conduzam os jovens ao conhecimento, se não oferecer oportunidades para que os mesmo possam desenvolver seus potenciais.

fvlnogueira@yahoo.com.br

Anônimo disse...

O texto chama muita atenção para a pirâmide informacional segundo Machado(2002), que para entender o funcionamento e formação de uma idéia é preciso saber dos pontos na ordem de importância: 1ªA INTELIGÊNCIA, 2ªO CONHECIMENTO, 3 ªAS INFORMAÇÕES e 4ªOS DADOS. E nós professores como educadores deveramos está atentos para estes pontos e formar nosso PROJETO de ensino. Para inovar isso, utilizaremos como exemplo, OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.
Hoje com o avanço dos computadores e uso da internet, é importante que o professor mostre os pontos POSITIVOS e NEGATIVOS que a net venha a oferecer. Um ponto positivo é o uso de PESQUISAS e um ponto negativo é o uso de SALAS DE BATE PAPOS COM PESSOAS DESCONHECIDAS P/ USO IMPRÓPRIO e SITES DE PORNOGRAFIA.
O objeto virtual de aprendizagem é um projeto muito interessante que visa estimular o aluno quanto a criatividade e imaginação sobre experimentos reais que é vivenciado virtualmente. Assim, o objeto virtual de aprendizagem é mais um recurso didático e pedagógico a ser utilizado.
Portanto, o mundo de hoje está se voltando para os projetos virtuais para a educação como ferramenta inovadora.

lusaholanda@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Leciono a 22 anos e faço o possível para tornar minhas aulas atraentes e para conseguir os objetivos desejados, mesmo sabendo que muitas vezes não consigo êxito. Mudo sempre de metodologia para facilitar a aprendizagem dos alunos por isso é que concordo com Spinelli e com a pirâmide de Machado que só se consegue uma aprendizagem significativa, se conseguirmos alcançar todos os patamares da pirâmide para isso é preciso haver uma integração na escola com todos os seguimentos e com a comunidade escolar voltado para o mesmo objetivo, de formar cidadã critico. Só assim a educação passará por mudança, quando trabalharmos ação – reflexão - ação.

Anônimo disse...

O texto de walter Spinelli relata que o professor traz para a sala de aula os conhecimentos programados,aplicando uma metodologia tradicional,entretanto para sair da rotina em que se encontra o processo educacional, é necessário acompanhar o avanço da tecnologia em informações, com o objetivo de levar o conhecimento para a realidade vivencial do aluno. Acesso esse não garante conhecimento sólido.
Para obter uma aprendizagem significativa não é quantidade das informações e sim, a qualidade para que possa adquirir o conhecimento e para construí-lo é necessário projetar.Com o crescimento dos recursos tecnológicos, empenho do professor e observando as funções mais importantes, um objeto virtual de aprendizagem é um recurso digital que vai estimular o pensamento lógico e a capacidade de compreender determinados conceitos científicos.
wanderleyprofessor@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou Aliandro professor de matemática a oito anos e diante do texto de Walter Spinelli vejo que a aprendizagem se dar em vários períodos ou patamares que ele bem descreve em sua pirâmide de conhecimentos. Com tudo tenho sempre procurado dar o melhor de mim, desde a preparação das aulas até as aplicações das mesmas em sala de aula, procurando sempre alcançar meus objetivos enquanto professor e também alcançar a aprendizagem dos meus alunos, trazendo melhores aplicações da tecnologia atual(internet). Contudo devemos entender que nem sempre as informações trazem conhecimentos formados, temos que tornar os nossos objetos de trabalho mais importantes para a formação de conhecimentos dos nossos alunos(Machado-2002). a nossa missão é dar caminhos para os nossos alunos aprendam aandar sozinhos e poderem então fazer diferença e trazer para a nossa metodologia de trabalho informações(objetos virtuais de aprendizagem) que os faça ter mais interesses para adquirir cada vez mais o conhecimento.Temos então o dever de envolver os alunos e desenvolver o intelecto de cada um para o seu envolvimento nas atividades que os levarão ao sucesso pessoal.

Anônimo disse...

O texto de Spinelli nos remete a uma reflexão dos novos desafios que temos que enfrentar diante do avanço tecnológico, onde a escola nao pode permanecer à margem desse processo e precisa de forma dinâmica e coerente mudar a sua "cara" para que os seus agentes principais (alunos)possam atingir o cume da pirâmide informacional idealizada por Machado, que enfatiza a importancia do trabalho pedagógico realizado na escola para que o educando nao apenas tenha acesso aos dados que necessariamante náo precisa da escola para conegui-los,mas que realize todo o processo de contrução do conhecimento facilitando também a concretizaçao de projetos e mudanças de vida.
Refletindo sobre minha prática pedagógica percebo que as situações de aprendizagem que se inserem na pirâmide informacional de Machado são os projetos interdisciplinares que desenvolvemos, cujos resultados são surpreendentes quando há o envolvimento de todos os segmentos da escola, proporciondando o alcance aos objetivos propostos e a uma aprendizagem significativa.

Anônimo disse...

Foi realizado em 2007, na E.E, José Osias, em João Dias, um projeto interdisciplinar cujo tema era "Competir é preciso, respeitar é fundamental". E para que pudéssemos alcançar objetivos e metas desejados, as atividades esportivas integravam-se aos conhecimentos de várias disciplinas.
No desenvolvimento de uma das atividades relacionada a conhecimentos matemáticos percebemos a construção de aprendizagem significativa cujo fundamento baseia-se na piramide de Machado, citada por Spinelli.
Diante da necessidade de medir a pista de atletismo para realização das provas, o professor propôs o uso da trena, os alunos o surpreenderam pois, realizaram a demarcação de todas as pistas de forma mais rápida e precisa, utilizando a moto com velocímetro, fazendo assim as devidas convenções baseadas em dados coletados e informações previamente adquiridas com relação aos conteúdos da disciplina, sistematizados na escola, ressaltando cada vez mais o principal objetivo da escola nos tempos atuais.
Um abraço do professor vaqueiro

Anônimo disse...

Odaívo Soares disse...
Sou professor há 17 anos, trabalho na escola Eliseu Viana e Jerônimo Rosado com a disciplina de matemática. O texto me trouxe uma empolgação pelo curso uma vez que a pirâmide de Machado institui os quatro pontos que precisamos refletir como alcançar através da pesquisa na escola(tema abordado por Marcos Bagno) que se constitui num elemento crucial para que possamos seguir a pirâmide informacional formada por: Dados, informações, conhecimento e inteligência. Pirâmide essa que vem nos despertar que precisamos aprender a trabalhar novas ferramentas tecnológicas para podermos acompanhar o avanço social. Lembro-me quando fiz minha intervenção monográfica numa sala do 3° ano do ensino médio e apliquei a história da matemática, jogos e informática. Na última senti os olhos dos alunos brilharem de forma diferente quando utilizamos um software sobre geometria analítica produzido pela turma do 6° período de informática do professor Lima Júnior e isso faz com eu diga para vocês colegas: vamos nos debruçar sobre esse software que nossas aulas se tornarão mais interessante.

Anônimo disse...

Meu nome é Alexsandro Gurgel, sou diretor e professor da E. E. Sebastião Gurgel de Física, química e Biologia e vejo através do texto de Walter Spinelli, uma forma diferenciada de mostrar os conteúdos para nossos alunos, com certeza uma forma mais atrativa. o texto, mostra claramente que o nosso aluno possui hoje uma gama de informações cotidianas, mas que esssas informações não garante ainda uma base sólida para a construção do conhecimento dos mesmos em situações escolares. Devemos, como professores, instigar nossos alunos a transformar os dados e com isso as informações para que os mesmos através de conhecimentos e como final os projetos, formularem suas inteligências. O objeto melhor, hoje de aprendizagem é o virtual pelos computadores, em que os alunos possam através dos mesmos desenvolverem e demonstrarem pesquisas, por meio de conteúdos mostrados pelos professores. Assim sendo,este curso com certeza, servirá de uma grande base para por em prática esta nova metodologia.

Anônimo disse...

Nós adoramos professores adoramos trabalhar com a informática, e os nossos alunos então!!!O problema é q a concorrência entre sala de aula e professor contra computador e internet, de uma forma geral é muita injusta para nós professores, no entanto é evidente que todo professor hoje busca acompanhar o avanço tecnológico na área da informática, porém em certos lugares os alunos tem mais intimidade com o computador que professores. Temos sim que nos manter informados, e dessa forma aproximar ou reaproximar os nossos alunos da escola, usando a internet. Poderíamos Também ensinar aos nossos aluno o uso correto da intenet no obetivo único de aprendizagem, ou até mesmo utilizar-mos os site que eles mais gostam como uma fonte de pesquisa, e sabemos nós que abilidade eles têm de sobra!. Sou totalmente a favor do uso de computadores na escola, desde que sejam usados de forma correta...
ADIEMLANOSDUH@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

O texto Os objetos virtuais de aprendizagem, de Walter Spinelli, é algo que nos faz pensar a nossa prática pedagógica. Sou professora de Biologia da Escola Estadual Sebastião Gurgel em Caraúbas e sempre me preocupei com o processo de ensino e aprendizagem, nesse momento vejo uma boa forma de melhorar isso, pois os objetos virtuais sendo trabalhados de forma adequada, como nos mostra o texto, desperta para a necessidade de processar os dados e as informações e a partir dai contruir um conhecimento que deverá ser compartilhado com outros alunos,fazendo assim uma rede de conhecimentos construidos e divulgados.

Anônimo disse...

Sou professor há três, anos procuro sempre buscar informações novas para trazer para sala de aula e discutir com meus alunos.Diante do texto de Spinelli o professor deve levar em conta as informações trazidas pelos alunos , discutilas,direcioná-las e juntos criarem conceitos e conecimentos mais sólidos e concretos.
Na situação atual, uma ferramenta indispensável tanto para o professor como para o aluno é o computador, que nos possibilita acesso a um grande número de informações em tempo real, porém, não devemos ignorar as outras fontes de informação, como, rádio, jornais, televisão e etc...
Com isso, devemos considerar que o aluno diante desta situação, possa elaborar, discutir e mostrar seus projetos através da enternet em rede nacional.

Anônimo disse...

É bem verdade que o uso da tecnologia da computação pode, deve e está contribuindo positivamente no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, se faz necessário que haja uma iniciativa por parte dos responsáveis, no intuito de que seja fornecido um pouco mais de acesso aos alunos e, principalmente uma boa capacitação aos professores. Sendo assim, teremos ação, criação e conhecimento desses objetos que são fundamentais para se chegar ao aprendizado desse processo.

Anônimo disse...

De acordo com Spinele:
No atual momento do contexto educacional, o professor, não é mais que acumula informações e a transmite de forma prontas e acabadas. Seu papel esta muito além
destes limites.
O objetivo primeiro do trabalho educacional deve ser de estimular o aluno a leitura, interpretar dados e mediante tais informações, ter um censo crítico e criativo, que o permita analisá-las, relaciá-las e armazená-las, e principalmente usá-las para formar e expandir seus conhecimentos.
Em sumo, não basta ter as informações, e preciso traçar metas, criar planos pra alcançar o conhecimento. E mediante ao mesmo, ampliar, reinventar, melhorar e criar novos conhecimentos e disponibilisá-los mediante objetos virtuais de aprendizagem.

Anônimo disse...

Meu nome é Sebastião Inácio, sou professor de Química e Física da E.E.Sebastião Gurgel da cidade de Caraúbas-RN.
Segundo o texto de Walter Spinelli,o professor dos dias atuais, deve levar em conta as informações trazidas pelos alunos e discutí-las junto com a turma, e procurar direcioná-las para juntos formular conceitos e conhecimentos mais amplos e sólidos.
Na situação atual, uma ferramenta fundamental e indispensável é o computador, que nos possibilita acesso às mais diversas informações em tempo real, porém, não devemos ignorar as outras fontes de informações, como rádio, jornais, TV e etc...
Com isso, devemos considerar que o aluno diante desta situação, pode elaborar, discutir e mostra seus projetos, informações e conhecimentos com outras pessoas através da Internet.

Anônimo disse...

Meu nome é Antonio Emerson sou professor de Matemática e Quimica na E. E. José Cláudio Alves, na cidade de Taboleiro Grande.
Segundo Spinelli, o acesso às informações não garante base mais sólida para a construção do conhecimento em situações escolares, partindo da leitura dos dados, geramos informação; da informação, analisando-as, criticando-as, relacionando-as, construímos conhecimento; é preciso administrá-los no sentido de aceitar novos desafios; é preciso buscar dados, gerar informações e criar conhecimentos numa direção anteriormente determinada; é preciso projetar. Essa tarefa está resguardada ao último patamar da pirâmide, o mais elevado, o da inteligência, Machado (2002), Nessa condição, a visão se volta do topo para a base da pirâmide, e os dados são observados à luz dos projetos.
Dessa forma Spinelli em seu texto sugere a elaboração e excursão de aulas aberta, que envolva na elaboração dos objetos tanto os alunos como seus orientadores e que esse processo possibilite o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes, ou seja, faça com que eles construam o seu próprio conhecimento, usufruindo de tecnologia na produção de objetos virtuais de aprendizagem.

Anônimo disse...

JOSÉ LÁZARO G. DE BESSA disse...
Os alunos trazem para sala de aula vivência do seu cotidiano. São muitos dados e um leque de informações vistas, que mesmo não sendo depurados por esses alunos, acabam gerando conhecimento. Cabe ao professor em sala de aula, sistematizar os dados e as informações vivenciados no dia-a-dia dos alunos para concretizar o conhecimento adquirido e estabelecer diretrizes para novos desafios. É necessário estabelecer ligações entre os conteúdos trabalhados usando a interdisciplinaridade, buscando respostas críticas, compreensivas e adequadas à realidade vivida.
Com os recursos tecnológicos que a humanidade alcançou, especialmente computador e internet, vieram novas situações de aprendizagem com atividades interativas, em forma de objetos de aprendizagem, que permitem a experimentação de fenômenos diversos por meio da simulação e animação, mobilizando estratégias mentais que desenvolvam a imaginação e a criatividade dos alunos facilitando o ensino-aprendizagem,ampliando a dimensão de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes, levando-os ao topo da pirâmide informacional.
Mensiono as experiências feitas na nossa Escola Estadual 12 de Outubro em Rodolfo Fernandes/RN na FACUC (Feira Anual de Ciências), onde os alunos com orientãções dos professores realizam vários trabalhos, partindo da leitura de dados, pesquisas e informações, que analisadas, compreendidas e organizadas, buscam novos desafios na construção e utilização de novas idéias, que elaboradas por eles próprios, são apresentadas para a comunidade local. É muito valioso o aprendizado e criatividade usada nos projetos que só enriquecem a inteligência dos alunos para o seu próprio desenvolvimento.

Anônimo disse...

Olá pessoal...

O texto: Os objetos virtuais de aprendizagem: Ação, criação e conhecimento do autor Walter Spinelli nos mostra claramente a necessidade do professor sistematizar as informações trazidas pelo aluno do seu cotidiano em conhecimentos, somos o mediador para que seja realizado esse processo ensino-aprendizagem. Os objetos virtuais são aquelas ferramentas virtuais que o professor utiliza para construção do conhecimento. Como o acesso às informações esta cada vez mais fácil, faz-se necessário uma atenção ainda maior por parte do professor no que diz respeito a esses dados que são coletados pelos nossos alunos e trazidos para nosso dia-a-dia, pois todas essas informações deverão ser transformadas em conhecimentos dentro do contexto educacional.

Machado (2002) fala sobre a pirâmide informacional, onde deixa bem claro que a informação (que é fornecida através de dados) é nosso ponto de partida e daí em diante precisa ser transformada em conhecimentos, e para chegarmos ao topo da pirâmide é preciso que tenhamos estimulados a nossos alunos a ler, interpretar dados de diversas fontes, analisarem, relacionar, organizar e ser capaz de se posicionar diante de situações enfrentadas em nosso cotidiano, sendo capazes de criar. Lembrando sempre que as estratégicas de trabalho realizadas favorecem a criatividade dos nossos alunos, aumentando assim as possibilidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua criatividade, principalmente no que envolve tecnologia.

Até o próximo encontro colegas...

Anônimo disse...

Concordo com Walter Spinellis que uma vivência com a tecnológia enriquece bastante o conhecimento dos alunos, principalmente no momento em que eles estão criando suas próprias situações-problemas, onde possam argumentar com varias tentativas de respostas, chegando a conclusões possivéis a respeito das mesmas.para isso, nada melhor que o compudador, pois torna o estudo prazerozo e atrativo.
Leciono na Escola Estadual Professor Antonio Dantas em Apodi e tive oportunidade de participar de um projeto interdisciplinar, sobre o uso de drogas no Brasil.Fiz com meus alunos um levantamento estatístico das drogas quanto ao:tipos mais usadas, usuário por sexo, grau de escolaridade, idade, raça, penalidade, número de traficantes por nacionalidades. Os mesmos, ficaram maravilhados ao encontrarem diversas informações contidas na internet, em diferentes sites pesquisados por eles, no qual tiveram uma apredizagem significativa, tornando-os mais concientes sobre o prejuiso que as drogas causam nas nossas vidas.Para socializar estes conhecimentos com a comunidade escolar construíram diferentes tipos de gráficos e tabelas.
Para minha pessoa, foi uma esperiência muito gratificante, pois, percebi que utilizando os recursos tecnológicos, disperta a curiosidade e o interesse dos alunos sobre os conteúdos estudados.
Até o próximo encontro. Tchau!

Anônimo disse...

com base ba leitura do texto de spinelli perseb-se de forma clara a preocupação do autor com as situações de aprendizagem . o mesmo mostra que apesar de toda preocupação do professor em sistematizar suas aulas realizando atividades diferenciadas, na verdade se comparada a tradição escolar anterior tivemos um avanço significativo na tentativa de trazer conhecimentos para a realidade " vivencial" do aluno.mas que na verdade se faz necessário o professor adaptase ao diferenciado contexto escolar modificado em função do avanço da tecnologia da informação.
Nossos alunos hoje veêm a escola com uma quantidae de informação maior do que antes, muito enbora a maior parte dessas informação não tem sido absorvida de forma corretá, por essa razão não garante a base mais solida para a contrução do conhecimento em situações escolares, aumentando o desafio dos professores.
Machado (2002) nos mostra sua pirâmide informacional para apresentar suas ideias sobre como aprender algums termos que rodeiam atualmente as concepções atualmente.
No patamar inferrior da pirâmide, estão os dados que serve para nos conduzir ao próximo patamar, o das informações. segundo machado (2002), informação já são dados e analizados, processados e articulados (...)
As informações são apenas a base, não peritindo que a escola adote para o desenvolvimento completo de suas atividades educativas.
partindo das leituras dos dados , geramos informação: da informação, analizando-as, criticando-as, relacionando-as contruimos conhecimentos:é pre preciso PROJETAR. Essa tarefa está resguardada ao último patamar da pirâmide, o mais elevado, o da inteligência. A capacidade inteligente do ser humano seria, assim a capacidade de projetar. Nas palavras de Machado ( 2002)
Na verdade sabemos que os objetos virtuais de aprendizagem tem suas vantagens quando os instrumentos tecnológicos são usadas de maneira inteligente, possibilitando a aplicação do campo de desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes.por outro lado há também uma série de criticas ao seu uso indiscriminado, quando reconhecemos a limitação do computador sob o ponto de vista cognitivo imposibilitando uma maior mobilização de estratégias mentais.

Anônimo disse...

Spinelli deixa claro que um avanço significativo na tentativa de trazer o conhecimento para realidade do aluno. Apesar disso o processo de aprendizagem não tem alcançado o efeito desejado, pois as praticas pedagógicas tem se tornado repetitivo e não estão levando em considerações as mudanças ocorridas pelo avanço tecnológico da informação.
Defende a idéia de usar objetos virtuais para alcançar o topo da pirâmide informacional criada por Machado, apresentando os cuidados que devem ser tomados, uma vez que a quantidade de informações é muito grande e a maior parte dessas informações não passam por uma análise critica, apresenta também as vantagens da utilização desse tipo de recurso mostrando que a escola não está isolada de processos sociais mais gerais.
È importante lembrar que esse tipo de ferramenta não deve substituir outros métodos de pesquisas deve ser visto como um recurso a mais, que venha contribuir para a formação de uma consciência plenamente desenvolvida.

Anônimo disse...

Exatamente pelo caráter sedutor que as novas mídias possuem e por estas despertarem atenção, curiosidade e constituírem, na atualidade, uma ferramenta significativa de trocas, é que a escola não deve estar distante desta realidade. Deste modo, estas novas mídias digitais têm motivado modificações na maneira como os indivíduos se comunicam, se relacionam e, inclusive, aprendem. Para delinear a noção de aprendizagem utilizada neste discurso, podemos dizer que a interatividade é o fio condutor das novas mídias.
A agilidade nas consultas e respostas dos seus sistemas propiciam condições técnicas infra-estruturais para uma comunicação muito mais interativa do que as experiências anteriores. Portanto, cria-se uma probabilidade de intercâmbio simultâneo de um número muito maior de comunicantes, e conseqüentemente o favorecimento ao exercício da criatividade a partir das trocas de conhecimentos característicos da criação de objetos virtuais que exigem um certo grau de entendimento e estimula o desenvolvimento das capacidades pessoais.

Anônimo disse...

A vivência do nosso aluno com novas tecnologias faz com que nós, professores, tenhamos a necessidade de nos capacitar todos os dias.O texto nos mostra as várias formas de como desenvolver novos meios metodológicos para chamar a atenção dos alunos.Faço um paralelo com Spinelli onde procuro diversificar minhas aulas no laboratório de informática indicando sites úteis para os meus alunos.O mundo virtual estar ao nosso inteiro dispor,basta ter criatividade e explorá-la.

Anônimo disse...

maria aparecida nunes disse...
O texto mostra, a importância da utilização de todos os recursos didaticos na aplicabilidade das atividades. Que o professor seja um orientador, facilitando o uso em proporções certas para o desempenho no desenvolvimento das competências de seus educandos em situações de aprendizagem.
a situação de aprendizagem vivenciada; ocorre todo ano na Escola Estadual 12 de Outubro - Ensino Fundamental e Médio, onde trabalho.´
É um projeto interdesciplinar que proporciona incentivar a criatividade dos educandas a FACUC - Fiera de Amostras Culturais e Cientificas, que em 2007 teve como tema: a mesorregião do Oeste Potiguar em destaque.

* Os dados
A fauna e a flora, a cultura, a economia, religião, turismo, os 1° povos, etc.

* As informações:
Através pesquisas em livros, jornais, internet, aulas passeios como: visitas a museu, teatro, salinas, Lajedo da Soledade, barragem de Santa Cruz, Martins, Porta Alegre, etc.
* O conhecimento
A construção do conhecimento veio quando as informações foram analisadas, avaliadas, relacionadas e organizações em sistema.
* A inteligência:
Quando os alunos com muita criatividade apresentaram os seus trabalhos, através: Peça de Teatro, Maquetes, Murais, Paródias, Filme e danças e demostrações de frutas e comidas típicas da região.
Toda a produção feita pelos nossos alunos.
18 de Julho de 2008 14:03
23 de Julho de 2008 14:36

Anônimo disse...

A tecnologia computacional tem potencial de desenvolver habilidades cognitivas gerais em muitas áreas curriculares, desenvolver novos, e possivelmente, melhores meios de ensino e aprendizagem. A relevância dos computadores é destacada pela capacidade de controle, a habilidade de apresentar, receber, processar e gerenciar informações, atributos estes, que se assemelham às representações e processos envolvidos na aprendizagem humana. Este, em constante interação com o meio ambiente, "aprende" a ser sujeito de sua própria aprendizagem dado que estímulos aos seus esquemas mentais ajudam a elaborar e reelaborar suas tentativas de resolver situações.
Refletindo como uma situação de aprendizagem, posso citar uma viagem de campo para visitar a barragem de castanhão na cidade de Jaguaribara-CE. Na oportunidade foi explorada a interdisciplinaridade, em matemática os alunos pesquisaram assuntos como capacidade do reservatório, a quantidade de litros da vazão das comportas, extensão da barragem e o projeto em maquete da nova cidade. Aspectos relativos à vegetação e os tipos de rochas daquela localidade também foi estudado. Para o ensino, percebe-se a importância da investigação em torno do pensar sobre o pensar, a compreensão do aspecto cognitivo capaz de instrumentar o professor na sua tarefa de facilitador no processo de ensino e aprendizagem junto ao apren

Anônimo disse...

A informatica tem um potencial de desenvolver habilidades cognitivas gerais em muitas áreas curriculares para o ensino e aprendizagem do aluno. O avanço dos computadores é destacada pela capacidade de controlar todas as informações, atributos estes, que se assemelham na representação e processos envolvidos na aprendizagem humana. Sua própria aprendizagem dados de estimulos aos seus conhecimentos que ajudam a elaborar e insentivar suas tentativas de resolver situações.
Refletindo como uma situação de aprendizagem, posso lembrar de uma viagem de campo para visitar a barragem de santa cruz na cidade de Apodí-RN. Na oportunidade foi explorada em matemática, os alunos pesquisaram assuntos como capacidade do reservatório, a quantidade de litros da vazão das comportas e extensão da barragem. a compreensão do aspecto cognitivo capaz de instrumentar o professor na sua tarefa de facilitador no processo de ensino e aprendizagem junto ao aprendiz.

16 de Julho de 2008 13:02

Anônimo disse...

Com base no texto de Spinelli é possível perceber que os professores planejam suas atividades de diversas maneiras, objetivando alcançar a aprendizagem. Porém o texto faz uma reflexão sobre o contexto que está inserido (alunos), cabe ao professor trabalhar a partir das informações que os alunos demonstram para que as aulas proporcionem significado, ou seja, o conhecimento e a inteligência possam buscar a ampliação dos conceitos e a construção do seu entendimento. Nesse sentido é preciso ressaltar também a liberdade que o homem tem para criar, transformar e organizar o pensamento crítico. Daí a ação do professor projetar suas atividades através de objetos virtuais de aprendizagem com o compromisso de torná-lo algo estimulante e relevante para desenvolver o potencial criativo e intelectual que cada estudante possui.

Anônimo disse...

Sou Antonio Nilson, professor de matemática há 27 anos, me dedico a minha profissão com muito amor, muitas vezes não alcançar o objetivo esperado, procuru mudar a metodologia de ensino para melhorar a prendizagem,mas entendo que as informações não trazem os conhecimentos formados, por isso devemos tornar os nossos objetos de trabalho mais importantes para facilitar o ensino aprendizagem. O texto de Walter Spinelli chama a atenção para esses fatos, observando bem a pirâmide de Machado, notamos que para obter uma aprendizagem significativa,não é a qualidade das informações. Com o avanço tecnológico,recursos digitais e empenho do professor,acredito que o ensino aprendizagem se tornara mais interessante e de melhor qualidade.

Anônimo disse...

Aisamaque - turma 09
O objeto de aprendizagem tem que ser bem elaborado, pois sabemos da importância que tem para o conhecimento do nosso aluno. Não esquecendo do conhecimento prévio que o aluno já trás.

Anônimo disse...

João Alcimar - Turma 09
Os critérios que os professores organizaa e desenvolvem seus planejamentos devem ser determinados mediante as necessidades de aprendizagem dos educandos.
O autor do texto Spinelli apresenta inúmeros recursos, que os professores devem utilizar para sistematizar e mediar a construção e a reconstrução, do conhecimento em sala de aula.
Partindo desse contexto, compartilho a experiência de um projeto que foi desenvolvido com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que teve como temática " Racionalização de Energia ". Esse projeto contribuiu para que os educandos racinalizassem energia, diminuindo o consumo da mesma dentro e fora da sala de aula.

18 de Julho de 2008 18:02

Anônimo disse...

*segundo o autor walter spinelli.O uso dos recursos tecnologicos na escola,é muito importante,e de grande valía para o educador e um trabalho interdisciplinar q vem atender as espectativas dos educandos,porem os educadores tem q ter o cuidado de desenvolver sempre no aluno a capacidade de pensar e criar.

Anônimo disse...

turma: 09
Como mostra Spinelli, as situações de aprendizagem ajuda ao professor a inovar as suas aulas e leva o educando a criar auto-estima e fixar melhor o conheciemnto, de acordo com o conteúdo apresentado. Na nossa Escola no ano de 2007, o professor de Química desenvolveu um projeto junto a alunos de todas as séries, formando uma peça teatral "TEAÇÃO", que através do Laboratório de Ciências puderam apresentar situações químicas / experiências que mostravam nesta Peça Teatral, sendo apresentado em vários municípios circunvizinhos, proporcionando um intercâmbio entre os mesmos.
Através do projeto os educandos puderam perceber a importância da utilização dos laboratórios.
FRANCISCA DAS CHAGAS PAIVA BESSA FERNANDES
TURMA: 09

neci disse...

Neci Praxedes disse...

Segundo Spinelli o avanço da tecnologia e a informação formam um rol de atividades que poderá servir de ponto de partida ou devera servir como objeto de trabalho pedagógico. Para formar uma situação de aprendizagem no aluno, o professor devera recorrer a atividades como experimentos em laboratórios, filmes especialmente escolhidos para motivar a discussão, análise do assunto, aulas de campo e etc. todas essas atividades são necessárias para beneficia e integrar o aluno no contexto do conhecimento correto, O desafio dos professores hoje é maior do que em outros tempos visto que o aluno chega à escola com um excesso de informações soltas, provenientes de internet, jornais, revistas e etc., portanto cabe ao professor instruílo para uma melhor ampliação de seus conhecimentos para que o mesmo possa através do acesso a tecnologia a e informação ter clareza de conhecimentos.