27 de jun. de 2008

II ENCONTRO A DISTÂNCIA – Reflexão do texto Repensando a avaliação - Turma 06

Leia o trecho retirado do texto de César Nunes:
[...] um grupo da Faculdade de Educação de Harvard acredita que o objetivo maior do ensino oferecido por ele deve ser o “Ensino para a Compreensão” (WISKE, 1998).
Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina? Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende, total ou parcialmente, ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
Reflita e socialize suas idéias neste ambiente.

14 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhamos sobre "O que é sexo",como objeto de aprendizagem na área de Biologia.Este estudo favorece a compreensão acerca da relação existente entre o sexo e os aspectos biológicos, sócio-culturais e psicológicos e permitem aos alunos uma visão complexa referente aos diferentes enfoques mencionados.

Anônimo disse...

Os recursos virtuais disponíveis hoje em dia, tais como: televisão, internet, são indispensáveis para o bom trabalho pedagógico em uma sala de aula. São ferramentas de aprendizagem que conduz alunos e professores a novas descobertas, oportunidades e experiências.
Entretanto temos que admitir que o uso em excessivo deste instrumento de aprendizagem, possa vir ser prejudicial ao aluno caso não seja trabalhado de uma forma sistemática e que busquem objetivos coerentes, que tragam mudanças de comportamento e oportunizem a construção do conhecimento por parte do aluno e do professor.

Anônimo disse...

Para SPINELLI o professor para planejar suas aulas necessita organizar um conjunto de atividades, as quais são denominadas de situações de aprendizagem. Essas situações de aprendizagem vêm evoluindo de uma forma que a Escola precisa acompanhar o desenvolvimento do aluno, especialmente com a expansão da informática.
Um dado interessante foi a forma como Machado citado por SPINELLI apresenta sua concepção do conhecimento, a qual é dividida através de uma pirâmide. Para o autor, no patamar encontram-se os DADOS (Qualitativos e quantitativos); em seguida vêm as INFORMAÇÕES (significados, organização); mais em cima está o CONHECIMENTO (Compreensão e Teorias) e no cume a INTELIGÊNCIA (Projetos e valores)..
Hoje com a facilidade que os jovens tem a inúmeras fontes de dados e informações a escola deve acompanhá-los e orientá-los no bom uso das mesmas, de maneira que possam construir seus saberes próprios, por meio da ampliação da compreensão dos significados dos conceitos que os cercam. Para tal o uso da tecnologia é de fundamental importância para a ampliação dessa teia de conceitos, é o que o autor chama de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Um objeto virtual de aprendizagem é uma ferramenta que conduz alunos e professores não apenas a simular uma situação real, mas a um caminho construído pelo acúmulo de experiências e pela percepção dos conceitos construídos sobre determinado fato ou elemento.
A partir do momento que os nossos jovens tiverem a oportunidade e o acesso a trabalhar o mundo virtual na escola, ele terá maiores chances de organizar sistematicamente a realidade virtual em que já está inserido, e assim a nossa educação terá maiores possibilidades de chegar ao seu real objetivo: a mudança de comportamento, isto é, a produção do saber.

21 Julho, 2008 18:49

Anônimo disse...

Com base no texto de Celso Nunes a avaliação é um processo contínuo que deve ser repensada considerando os diversos aspectos que envolvem a prática social dos alunos.Entretanto,as ferramentas utilizadas ,na maioria das vezes ,consistem em resultados meramente quantitativos.O autor aborda a avaliação da capacidade de resolver problemas;onde o uso da tecnologia propicia a interpretação de feedbacks e resolução de problemas dinâmicos.Já a avaliação de posturas e desenvolvimentoda metacognição ,proporciona à cidadania, a inovação do pensamento ,a criticidade ,a significação consciente,a ressignificação dos conceitos a cerca da realidade, ou seja a
formação de sujeitos pensantes.Desta forma, necessário se faz,que se tenha clareza dos objetivos de aprendizagem e que o acesso e o trabalho com métodos e instrumentos que oportunizem o conhecimento sistemático superando as dificuldades cognitivas de compreensão nas diversas áreas de aprendizagens.

Anônimo disse...

A avaliação sempre foi e será um dos instrumentos mais importante no processo de ensino aprendizagem, sem esse instrumento ficaria difícil o professor mensurar o conhecimento do aluno, e avaliar a se próprio. Entretanto devido àS novaS formas de como o aluno e professor recebe esse conhecimento, é necessário repensá-la e adequá-la as novas realidades. Tem que se rever os processos, as ferramentas, os métodos avaliativos.
Um dos métodos importante em que dispõem o professor para avaliar o seu aluno nessa nova realidade, é aquela o que o aluno toma conhecimento do problema e à medida que o mesmo resolve vai aumentando o grau de complexidade, levando, portanto, o mesmo a atingir os objetivos proposto, ou seja, o método de erros e acertos.

Anônimo disse...

O texto de Cesar Nunes nos faz refletir a idéia de repensar a educação e associá-la a uma nova realidade.Assim, o processo de repensar a avaliação deve ser inseparável do processo de repensar a educação.Na realidade, não é isso o que acontece, pois no modelo atual de educação o que se verifica é a valorização de testes e exames de larga escala tendo como único objetivo testar o conhecimento dos alunos, com isso, eles ficam impedidos de desenvolver novas competências e habilidades.Esse processo de mudança deve acontecer primeiramente dentro das universidades, pois elas ainda estão adotando métodos tradicionais de avaliação.
O problema maior está na falta de instrumentos que possam interpretar e avaliar dados mais qualitativos, fazendo com que os alunos desenvolva habilidades de ordem mais alta.
A avaliação da capacidade de resolver problema é um método mais moderno de avaliar, pois nesse método, os problemas são “quebrados” em problemas menores facilitando a resolução e a assimilação pelos alunos.
É de fundamental importância o uso da tecnologia na resolução de problemas, pois com essa ferramenta os problemas tornam-se mais atrativos e interessantes

Anônimo disse...

Repensando a avaliação
Nós que trabalhamos a área natural os objetivos de aprendizagem refere-se aos avanços que os nossos educandos apresentam a medida que são introduzidos cada tema trabalhado. Acreditamos que ao longo do desenvolvimento de um determinado tema é dado a oportunidade de cada aluno elaborar seu pensamento através de uma diversificação de atividades, as quais vão ajudá-lo a compreender melhor o assunto. No nosso cotidiano os recursos que gerem a problematização de um tema são limitados e vem reduzindo a capacidade do nosso aluno de ensino médio a atingirem uma compreensão total, e conseqüentemente inibindo a a capacidade de produzir novos saberes adequados a esse nível de ensino.
Esperamos que a introdução do mundo virtual na escola venha colaborar com uma maior compreensão dos princípios científicos e despertar o interesse do aluno pela produção científica.
(Francisca Filgueira)

Unknown disse...

A avaliação de acordo com o texto de César Nunes deve ser um processo contínuo. No entanto, na nossa vida prática em sala de aula, observamos que os instrumentos usados para avaliar nosso aluno têm sido na maioria das vezes quantitativos, visando apenas o conteúdo dado em sala de aula. Infelizmente, a forma de avaliar do professor ainda é muito limitada, pois não damos muito ênfase á capacidade que cada aluno tem de elaborar seus próprios conceitos e assim conseguir desenvolver suas habilidades, favorecendo o processo de ensino – aprendizagem . Portanto o uso de tecnologias como instrumento de aprendizagem, para despertar o interesse do aluno, é essencial.

Anônimo disse...

O objetivo da avaliação é buscar o sucesso do aluno na aprendizagem visando os diversos aspecto que envolven a pratica para o conhecimento do aluno, e os meis que eles encontrar para desenvolver melhor suas abilidades, como (exercicio, ler textos, atividade em grupo, trocar ideias entre si, discutir suas dúvidas, etc.) Portanto o processo ensino-aprendizagem, só tem realização pela participação do professor, que é facilitador e orientador da aprendizagem.
Emerson Richardson

4 de Agos

Anônimo disse...

O texto de Cesar Nunes, destacar a importância da preocupação do professor em elaborar uma avaliação que não sirva apenas para verificar a valorização de testes e exames que na maioria das vezes tem apenas caráter classificatório, punitivo e excludente. Tendo portanto que desenvolver novas formas de avaliar o aluno, através de situações problemas do seu cotidiano, contando para isso com o apoio de alguns avanços da tecnologia que são capazes de elaborar tarefas mais ricas e parecidas com a realidade, tornando-se mais atrativas e interessantes para os discentes.

Anônimo disse...

A dinamização do ensino para torná-lo mais acessível, atraente, instigador e produtivo tem se tornado tema de vários congressos, reuniões, conferências e estudos, quer sejam a nível nacional e a nível internacional. Discutir e propor mudanças no ensino nos reporta a repensar a educação como um todo, desde o ensino infantil até o ensino superior, ampliando-se para as pós-graduações. A partir daí, repensaremos a avaliação, que deve ser vista como um acompanhamento, o antes, o durante e o depois, pois a aprendizagem ocorre durante todo o processo, de forma contínua, aprende-se juntamente com o outro. Hoje dispomos de recursos e/ou ferramentas que auxiliam o professor e o aluno para redimensionarem a sua prática, avaliando-se mutuamente para que realmente haja a construção do conhecimento.

Anônimo disse...

REPENSANDO A AVALIAÇÃO

A questão da avaliação é um tema bastante discutido, repensado, reavaliado dentro e fora da escola; com o intuito de melhorar a aprendizagem. Ao longo dessa caminhada tem havido avanços consideráveis, mas não uma solução capaz de resolver o problema que aflige a educação e a aprendizagem em escala mundial.
É promissora a contribuição do uso das tecnologias para aplicarmos outros tipos de avaliações, onde o aluno fica mais livre para desenvolver suas habilidades com mais autonomia, mas sem descartar totalmente o modo tradicional.
O texto de César Nunes, com a colaboração de citações de outros autores é importante para refletirmos qual o melhor método de avaliar e checar a nossa maneira de levar o aluno a construir o conhecimento, tendo como objetivo geral uma aprendizagem satisfatória, através da Avaliação

professor Moacyr disse...

No texto repensando a avaliação, o autor demostra que é preciso cada vez mais repensar a forma de se avaliar o aluno, demonstra claramente que existem formas mais proveitosas de se conhecer a capacidade individual e assim avaliá-las. O autor mostra que o problema não está na utilização de exames objetivos e nem nos dados quantitativos e sim na deficiência de instrumentos que permitem avaliar o aluno qualitativamente. Isso nos mostra que é necessério que a avaliação seja um processo contínuo e que seja feita em cima das capacidades individuais de cada aluno, fazendo assim com que prevaleça a forma qualitativa do indivíduo.

Anônimo disse...

Conforme o texto "Repensando a Avaliação" de Cesar Nunes, ele nos conduz a repensar no nosso método de planejar e avaliar nossos alunos , que sejamos mais flexíveis fazendo com que com os alunos possam refletir e raciocinar logicamente,adequando-se e vivenciando o seu dia-a dia. Portanto não devemos nos preocupar tanto com a nota do aluno e sim valorizar a sua aprendizagem de acordo com os conhecimentos adquiridos por eles.