27 de jun. de 2008

II ENCONTRO A DISTÂNCIA – Reflexão do texto Repensando a avaliação - Turma 09

Leia o trecho retirado do texto de César Nunes:
[...] um grupo da Faculdade de Educação de Harvard acredita que o objetivo maior do ensino oferecido por ele deve ser o “Ensino para a Compreensão” (WISKE, 1998).
Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina? Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende, total ou parcialmente, ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
Reflita e socialize suas idéias neste ambiente.

25 comentários:

Anônimo disse...

Segundo Walter Spinelli
Conhece e saber usar os recursos tecnológicos na educação faz-se necessário e urgente,o trabalho educacional não é mais aquele onde, professores e alunos são respectivamente tranmissores e receptores.
Vivemos hoje, em um mundo globalizado, onde os meios de comunicaçã nos permite o acesso as informações e aconecimentos em fontes diversas e em tempo real; o que tem favorecido o avanço, em termos qualitativos e quantitativos do processo educacional.
O acontecimento educacinal, deve ser direcionado à estmular o aluno a pesquisa, a leitura e interpretar dados, e mediante tais informações ter um senso crítico e criativo.
É preciso analisar e refletir sobre o universo das informações, buscando estabelecre ligações entre os conteúdos, a interdisciplinaridade, o que envolve e contituem a estrutura dos projetos educacioais. Onde o aluno seja capacitado a processar e ampliar seus conhecimentos, criando novos conhecimentos e disponibilisando-os mediante objetos virtuais de aprendizagem.

Anônimo disse...

O texto mostra, a importância da utilização de todos os recursos didaticos na aplicabilidade das atividades. Que o professor seja um orientador, facilitando o uso em proporções certas para o desempenho no desenvolvimento das competências de seus educandos em situações de aprendizagem.
a situação de aprendizagem vivenciada; ocorre todo ano na Escola Estadual 12 de Outubro - Ensino Fundamental e Médio, onde trabalho.´
É um projeto interdesciplinar que proporciona incentivar a criatividade dos educandas a FACUC - Fiera de Amostras Culturais e Cientificas, que em 2007 teve como tema: a mesorregião do Oeste Potiguar em destaque.

* Os dados
A fauna e a flora, a cultura, a economia, religião, turismo, os 1° povos, etc.

* As informações:
Através pesquisas em livros, jornais, internet, aulas passeios como: visitas a museu, teatro, salinas, Lajedo da Soledade, barragem de Santa Cruz, Martins, Porta Alegre, etc.
* O conhecimento
A construção do conhecimento veio quando as informações foram analisadas, avaliadas, relacionadas e organizações em sistema.
* A inteligência:
Quando os alunos com muita criatividade apresentaram os seus trabalhos, através: Peça de Teatro, Maquetes, Murais, Paródias, Filme e danças e demostrações de frutas e comidas típicas da região.
Toda a produção feita pelos nossos alunos.
18 de Julho de 2008 14:03

suzanasouza disse...

Faz parte da vida cotidiana de todo docente planejar atividades que serão usadas na escola, e para tanto lança mão de uma série de conhecimentoprévios que possui, bem como de novas fontes em que ele usa para compor seus rumos, e a pertir de ações práticas e contextualizadas com o viver do aluno segue rumo a construção do conhecimento. O papel fundamental do professor e de toda a escola é incentivar seu alunado a ler e decodificar as informações e buscando desenvolver o senso crítico. Para tanto faz-se necessário a realização de um trabalho que seja interdisciplinar, que consiga responder os questionamentos que surgem devido ao acúmulo de informações. O mundo em que vivemos onde o computador é conectado a grande rede, possibilita a obtenção de infinitas fontes de pesquisa dos mais variados temas, cria algumas vantagenas na execução de tarefas, mas deixa o aluno acomodado diante de sua praticidade e seu uso indisciplinado. O professor deve usar esta como ferramenta de aprendizagem para desenvolver no aluno sua capacidade de pensar e criar novos saberes. Um objeto virtual de aprendizagem consiste em o aluno vivenciar uma situação que exiga a comprensão de certos saberes científicos. Portanto é preciso desenvolver atividades que permitam aos alunos ampliar sua capacidade criativa.

Anônimo disse...

* O texto de César Nunes “repensando a avaliação” diz que a avaliação deveria estar associada ao processo de repensar a educação. Uma vez que existe bastante tempo uma sobrevalorização de testes e exames extremamente objetivos e dados quantitativos que tem impedido uma propagação de praticas educacionais que trabalhem valores, competências e habilidades. Devemos encontrar outras ferramentas que facilitem a vida do professor na avaliação de processos e não apenas de resultados uma maneira de superar essas dificuldades é identificar os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina. De acordo com o grupo da faculdade de educação de Harvard, o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o “ensino para compreensão”, que é indicada como a capacidade do uso flexível do conhecimento em novas situações. E definir quais são as qualidades que demonstram que esses objetivos foram atingidos total ou parcialmente, na qual podem estar organizados em quatro dimensões: do conhecimento, que permite verificar como aplicar, dos métodos; permite checar a qualidade da informação que recebem, dos propósitos; se tem autonomia para uso desse conhecimento, e das formas; permite checar se os alunos dominam o assunto suficiente para consegui-lo apresentar.

Temsempreumaboa disse...

O texto repensando a avaliação com César Nunes afirma que o processo de repensar a avaliação deveria ser indissociável do processo de repensar a educação. E isso sabemos que se faz necessário, pois em nossas escolas a avaliação tem sido resumida, na maioria das vezes (ou em todas às vezes), em um modelo tradicional que tem impedido práticas avaliativas que trabalhem valores, competências e habilidades, como capacidade de resolver problemas, autonomia, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em grupo, etc. São os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. César Nunes nos chama atenção para os novos parâmetros e diretrizes que muito contribui para reflexão sobre como avaliarmos de forma qualitativa, considerando alguns instrumentos, sendo estes pouco utilizados por nos educadores. É preciso que se conheça melhor para se trabalhar as habilidades e competências mostrando aos educando a necessidade que se ter em conhecer e compreender para ser usado em situações do seu dia-a-dia. Enfim temos que nos preparamos de forma em que tenhamos capacidade de avaliar nossos alunos, onde estes serão capazes resolver problemas. A avaliação deve ser compreendida como um elemento integrador entre o ensino e aprendizagem, onde esta possa possibilitar ao aluno a verificação de seus avanços e dificuldades, e o professor possa refletir sobre a sua prática, buscando sempre alternativas para melhorar sua avaliação.

Até mais pessoal

Fátima Câmara
Apodi-RN

Anônimo disse...

Repensar a avaliação é repensar a educação, pois nós professores devemos associar às práticas educacionais diretrizes que trabalhem valores, competências e habilidades, permitindo-nos um maior grau de análise sobre o desenvolvimento do conhecimento em nossos alunos.
São muitos os objetivos de aprendizagem que temos na disciplina para trabalharmos, devemos procurar passar para os alunos em forma de conhecimento sistematizado, apesar de muitas escolas não possuirem laboratórios de informática, eles podem ser adaptados para a realidade em sala de aula.
O uso da tecnologia para a avaliação permite que o aluno através de simulações possa explorar seus conhecimentos passo a passo, facilitando seu desempenho a encontrar soluções.
O ensino para a compreensão deve passar do nível do discurso para à prática, vislumbrando o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou que não compreende o que está sendo trabalhado. Pensar numa avaliação condizente com os objetivos de aprendizagem é buscar as qualidade e descrever o nível em que o aluno se encontra, demarcando o caminho para o aluno seguir. O professor propondo atividades em que se exijam dos alunos atingirem certos objetivos e desenvolvam suas qualidades, faz com que haja motivação e desperte o interesse participativo na realização de um produto final.
Portanto, têm-se uma dimensão do grau de conhecimento em que o aluno se encontra, detectando-se as suas qualidades e capacidades, que organizadas são usadas como instrumento de acompanhamento e avaliação dentro dos objetivos de aprendizagem, facilitanto dessa maneira a orientação do porfessor em todo o processo transformador do conhecimento.

neci disse...

O principal objetivo do professor docente deve ser de levar seus alunos a uma compreensão dos conteúdos explicados, a fim que ele possa assimilar o maior número possível de conhecimento em sala de aula. Portanto para que haja essa compreensão por parte dos alunos faz-se necessário uma mudança no método didático de ensino do professor, visto que cada tipo de aluno assimila e compreende diferente uns dos outro, uma vez que existem conhecimento e capacidade diferente. Para que aconteça essa mudança no ensino torna-se necessário, que o professor crie um elo de interação entre seu aluno, fazendo com que haja nas suas aulas dinamismo e aprendizagem. Só assim através destes métodos é que o professor docente conseguirá atente os alunos que compreendem mais facilidade, os que compreendem com pouca facilidade e os sentem dificuldade de assimilação.

Anônimo disse...

De acordo com o texto de Cezar Nunes, Repensando a Avaliação. Em síntese, ele convida o professor(a) a repensar seu papel no processo avaliativo: o que estou avaliando? será que é só conteúdo? estou desenvolvendo um processo de descobertas de habilidades e competências? estou avaliando o aluno num processo de compreensão? Ele relata tambem que os professores não têm o preparo de estratégias de pensamento dentro de sua própria disciplina, seria assim mais uma sobrecarga trabalhar no sentido de levar o aluno ao desenvolvimento da metacognição, ou seja, exige um processo de reflexão-ação-reflexão. Sugere a tecnologia como instrumento valioso pois através dela o aluno pode descobrir seu potencial criativo e fazer uma autoavaliação do seu processo.

Anônimo disse...

Para Cesar Nunes a avaliação deve ser um instrumento que possibilite o desenvolvimento de práticas educacionais que trabalhem valores, competências e habilidades. destaca que houve um avanço com a ultilização de exames de larga escala. Porém ainda não alcançaram um nivel desejado e que o uso de instrumentos tecnologicos podem contribuir bastante no precesso de avaliação.

Anônimo disse...

O processo avaliativo exige mais do que o fato de quantificar a aprendizagem dos estudantes.
O novo olhar sobre a forma de avaliação, requer que os atores escolares reflitam e analisem os instrumentos que utilizam em sala de aula para diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes.
O texto aborda a importância do uso da tecnologia nas práticas.avaliativas, como alternativa de criar caminhos que possibilitam aos educandos diversos instrumentos na resolução dos problemas.
Quando nós educadores estamos mediando esse processo de ensinar e aprender, temos o objetivo de sistematizar os conhecimentos dos educandos.
Leciono na disciplina de Física e meu objetivo é garantir a oportunidade de aprendizagem a todos, procuro desenvolver atividades que levem os educandos a refletir, construir conhecimentos, questionar os conteúdos trabalhados em sala de aula, e assim juntos participamos na avaliação do trabalho realizado.
Essa reflexão na prática me faz perceber o nível de aprendizagem dos educandos, e vivenciar o que realmente é importante na sua apendizagem.

Anônimo disse...

Segundo o texto Cezar Nunes, O processo de repensar a educação deve está intimamente ligado ao processo de avaliação, daí a necessidade de repensar o mesmo. Para o autor, o instrumento de avaliação deve além de avaliar o produto, avaliar também o processo. Isso estenderia a construção dos conhecimentos e ampliaria os resultados positivos esperados em cada objeto de estudo abordado, nas mais devesas metodologia de ensino e aprendizagem.

Anônimo disse...

Os processos avaliativos que, nós professores tentamos trabalhar,é em cima das habilidades e competencias,bem como os valores.Precisamos repensar as formas de como avaliar os nossos alunos dando-lhes capacidade para resolver problemas,autonomia e ter pensamento crítico.

Anônimo disse...

*segundo o autor walter spinelli.O uso dos recursos tecnologicos na escola,é muito importante,e de grande valía para o educador e um trabalho interdisciplinar q vem atender as espectativas dos educandos,porem os educadores tem q ter o cuidado de desenvolver sempre no aluno a capacidade de pensar e criar.






*o texto de Cesar Nunes diz que o processo de repensar a avaloação deveria ser um objeto quase que obrigatório no que se refere a educação.E essa pratica é verdadeira,pois na maioria das vezes a avaliação tem sido uma pratica negativa, na verdade a forma precisa ser voltada para habilidade e competencia trabalhando o educando,valorizando sua conscientização do proprio aluno,sobre o que sabe e o que nao sabe de uma forma que otimisa!

bjOos...
Leena Bessa .:)

Anônimo disse...

Ameei...TUDO DXI BOUM!!

Anônimo disse...

De acordo com o texto de Cezar Nunes, Repensando a Avaliação. Em síntese, ele convida o professor(a) a repensar seu papel no processo avaliativo: o que estou avaliando? será que é só conteúdo? estou desenvolvendo um processo de descobertas de habilidades e competências? estou avaliando o aluno num processo de compreensão? Ele relata tambem que os professores não têm o preparo de estratégias de pensamento dentro de sua própria disciplina, seria assim mais uma sobrecarga trabalhar no sentido de levar o aluno ao desenvolvimento da metacognição, ou seja, exige um processo de reflexão-ação-reflexão. Sugere a tecnologia como instrumento valioso pois através dela o aluno pode descobrir seu potencial criativo e fazer uma autoavaliação do seu processo.

Anônimo disse...

Segundo César Nunes o processo de repensar a avaliação deveria ser indissociável
Do processo de repensar a educação.
A sobrevalorização de teste e exames de larga escola tem impedido uma maior disseminação de praticas educacionais que trabalhem valores, competências e habilidades.
O problema não está na existência ou uso dos exames e dos dados quantitativos e sim na falta de instrumentos que permitam interpretar e avaliar dados mais qualitativos dando indicações sobre o desenvolvimento das habilidades de ordem mais alta.
Quando falamos de uma educação que prepare o aluno para ser cidadão no mundo atual de constantes mudanças, chegamos a conclusão de que esses alunos precisam aprender
A aprender, aprender a ser,... Como fazer isso?
Usualmente professores não têm preparo para juntamente com o desenvolvimento de sua disciplina, trabalhar estratégias de pensamento, transferência, generalização e etc.
Introduzir esse novo ingrediente por mais importante que seja, é mais uma sobre carga.
Se falarmos que capacidade de colaboração, desenvolvimentos de pensamentos críticos são de muita importância para sua formação.
Mas no momento das avaliações fizemos apenas provas cobrando memorização do conteúdo, fica evidente para o aluno que esses pontos estão em segundo plano.

Anônimo disse...

O texto dar ênfase a avaliação cuidadosa que devemos ter. A informática tem a sua importância devido aos recursos que nos proporciona, facilitando assim o aprendizado. Mas, devemos ter cuidado nas nossas avaliações e verificar constantemente se estamos realmente avaliando corretamente o nosso aluno.Aprender a aprender me chamou muito a atenção, ficou em minha mente...pois sei existe muitos alunos com dificuldade em aprender...

Anônimo disse...

Aparecida disse...

De acordo com o texto:
repensando a avaliação de Cesar Nunes. Os processos de avaliação vem se transformando com os avanços tecnológicos e, com a necessidade de fazer o aluno compreender o conhecimento como um processo e, não somente desenvolvam suas qualidades na criação do conhecimento como um produto.

Para que, o aluno atinja o objetivo de construir o seu conhecimento. é preciso desenvolver algumas habilidades e competências da capacidade de uso reflexivo do conhecimento e a conscientização do próprio aluno na aplicabilidade dos conhecimentos no seu cotidiano.

O texto, ainda mostra as dificuldades que os professores têm de fazer uso de instrumentos de avaliação que proporcione o desempenho do aluno no ensino para a compreensão.

Anônimo disse...

O ensino por compreensão facilita a aprendizagem no sentido em que o aluno tem mais interesse pelo conteúdo e pelas aulas. É de grande importância que o professor aproveite os conhecimentos prévio dos alunos e transforme em conhecimento sistematizados. O aluno aprende com mais prazer quando o professor relaciona o conteúdo com o cotidiano do aluno. Falando de avaliação é importante para o professor repensar o modelo de avaliação adotada na escola, saindo do certo ou errado e facilitando o processo de ensino aprendizagem.

Anônimo disse...

ensinar é ser compreensivel e compreender os outros, portanto é uma tarefa gue requer muita dedicação e amor a profissão. Desejo gue todos tenham sucesso nesta caminhada.

Anônimo disse...

Segundo o texto de Cezar Nunes, Temos como a Avaliação. Em síntese, ele incentiva o professor(a) a estudar seu papel no processo avaliativo: o que devemos avaliar? será que é só conteúdo? estou trabalhando um processo de descobertas de habilidades, raciocínio e competências? estou avaliando o aluno num processo de compreensão? Ele relata tambem que os professores não têm o preparo necessário de estratégias de pensamento dentro de sua própria disciplina, seria assim mais uma trabalho no sentido de aumentar o conhecimento do aluno ao desenvolver suas habilidades, ou seja, exige um processo de conhecer-fazer-ser. Sugere mais tecnologia como instrumento de incentivo pois através dela o aluno pode descobrir seu potencial criativo e fazer uma capacitaçao do seu processo.

Anônimo disse...

O texto de César Nunes, mostra a importância em repensar a avaliação dando ênfase ao Ensino para a compreensão. Com base no texto é necessário rever os métodos aplicados na avaliação atual, pois utilizamos ainda uma avaliação muito tradicional, deixando de lado os aspectos qualitativos, as habilidades e as competências que cada aluno possa adquirir resolvendo problemas aberto, ou até mesmo fazer uso da tecnologia, quando pode ser aproveitada para explorar os objetos de aprendizagem, nos quais, podemos aprofundar os conhecimentos dos alunos, gerando um espírito crítico para uma auto-avaliação.
Jocilene Gurgel Pinheiro

Anônimo disse...

Cesar Nunes, tem resaltado sobre a importância de avaliar o aluno apartir de seus conhecimentos prévios, levando em consideração o uso da tecnólogia e as informações do seu mundo real. É fundamental que redimencionamos o entendimento da avaliação, mediante a superação de medida de quantidade, como apredemos e praticamos. Esse redimencionamento pode ser o ponto de partida para se pensar e encontrar outras possibilidades de construção dos componentes que constituiem as ações educativas, é necessário que novas práticas avaliativas sejam questionadas.

Anônimo disse...

*o texto de Cesar Nunes diz que o processo de repensar a avaloação deveria ser um objeto quase que obrigatório no que se refere a educação.E essa pratica é verdadeira,pois na maioria das vezes a avaliação tem sido uma pratica negativa, na verdade a forma precisa ser voltada para habilidade e competencia trabalhando o educando,valorizando sua conscientização do proprio aluno,sobre o que sabe e o que nao sabe de uma forma que otimisa!

Anônimo disse...

De acordo com o texto: Repensando a avaliação de César Nunes, existe uma sobrevalorização no processo de avaliação no que diz respeito a testes, provas, sendo que o professor tem a prática de trabalhar valores, competências e habilidades contrapondo o processo de avaliação que é feito através de exames objetivos, testes de múltiplas escolhas etc...
Dessa forma, fica evidente que nós professores temos dificuldades de avaliar nossos alunos dentro dos critérios estabelecidos.
TURMA: 09
FRANCISCA DAS CHAGAS PAIVA BESSA FERNANDES