17 de jul. de 2008

II ENCONTRO PRESENCIAL: socialização das apresentações dos OAs avaliados

Oi,Pessoal!
Estão ficando "experts" em Objetos de Aprendizagem, não acham?
Depois que interagiram e analisaram o objeto específico da sua disciplina, apresentem seu grupo, o nome do objeto visitado por vocês e as conclusões a que chegaram sobre ele (resumo da apresentação feita no grupão).

35 comentários:

Anônimo disse...

O objeto o que é sexo? entre tantas vantagens apresentados, destacamos a possibilidade de interação com o usuário.Trata-se de um objeto de animação composto por duas atividades, onde o aluno é levado a refletir sobre o tema e formular sua própria opinião.Por abordar uma temática que desperta o interesse do adolescente, principalmente do público alvo(1 ano do ensino médio),o objeto não determina o tempo de execução, visto que o tema:sexo pode ser explorado dentro de diversas disciplinas ou conteúdos.Outro aspecto positivo desse objeto é o fato deste não formular respostas prontas, explorando assim a capacidade de análise de cada aluno.Para ilustrar ainda mais o tema, o objeto também utiliza letras de músicas,com enfoques diferentes para o mesmo tema.Sem dúvida alguma a aplicabilidade desse objeto é de grande valia para a construção do conhecimento de maneira mais dinâmica e interativa.

Anônimo disse...

Liduina e Andréa
O objeto que visitamos foi em casa e na farmácia, trata-se de uma atividade onde são mostradas várias simulações de diagnósticos clínicos onde o aluno irá identificar as características do caso e a classe terapêutica, e em seguida escolher um medicamento adequado à aquela enfermidade. O objeto é bastante interativo, faz com que o aluno passe a conhecer e relacionar os sintomas às determinadas classes terapêuticas, como tabém a diferenciar medicamentos genéricos, similares e de referência. Não conta nenhum pré-requisito, o tempo para concluirmos o trabalho sugerimos 2 h/aulas,na sala de aula formaremos grupos de discussão e análise estimulando a participação de todos com questionamentos. Não temos dúvida que o objeto tem uma metodologia muito boa fazendo com que o aluno explore a sua capacidade de interagir, refletir para chegar a ampliar seus conhecimentos e conceitos.

Anônimo disse...

O trabalho abordado foi de química:em casa e na farmácia, com a atividade: cada caso é um caso,onde o objetivo é conhecer os termos técnicos usados por médicos e farmacêuticos, tais como: genèrico, similar, analgèsico, antitérmico, etc.O objeto apresenta várias simulações que servem de base para o aluno avaliar qual o tratamento adequado para o caso simulado, ou seja , qual o diagnóstico que deveria ser usado para curar o tipo de doença, e em seguida escolher um medicamento adequado àquela enfermidade. O aluno assim passaria a conhecer e relacionar os sintomas às determinadas classes terapêuticas e diferenciar medicamentos. O tempo de conclusão para o trabalho foi de 1 aula.

Anônimo disse...

O objeto visitado Geometria na cidade veio reforçar a importância da Geometria para a nossa vida. O mesmo destaca a geometria espacial e plana como parte integrante das construções arquitetônicas presente na cidade. É um objeto de animação, onde o usuário interage com o objeto virtual de aprendizagem (computador), manejando e remanejando as figuras geométricas, estimulando a compreensão dos conceitos de espaço, planificação, poliedros e corpos redondos, bem como composições, classificação, propriedades, elementos e características. Ressaltamos que o conteúdo acima exposto deve ser estendido na sala-de-aula, utilizando material concreto, especificamente de uso social dos docentes e discentes.

Anônimo disse...

No encontro realizado, desenvolvemos uma atividade sobre a conservação de qualidade de movimento I; através de situações-problemas envolvendo as grandezas vetoriais e escalares no cotidiano. Utilizamos também a simulação de dois patinadores como objeto de aprendizagem ( No Laboratório de Informática) com observação da presença das variáveis: força, massa e velocidade; propiciando aos alunos a perceberem que o corpo com maior massa sobressai-se sobre o de menor. Em suma, o acesso a esse objeto de aprendizagem e a sua respectiva compreensão proporciona significados acerca dos conteúdos propostos.

Anônimo disse...

objeto : O que é sexo?
A apresentação foi bastante proveitosa, pois o objeto virtual nos proporciona um leque de informações, podendo essas serem transformadas em discursões claras e objetivas a respeito dos diversos temas abordados na animação virtual(moda, prostituição, hormônios, casamento, AIDS, anatomia, reprodução, planejamento familiar, afeto, pornografia,prazer e propaganda) e também propõe ao aluno a oportunidade de debater e analisar todos esses temas transversais propostos no programa. O objeto estudado será realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio e o tempo será flexível de acordo com a participação e interação da turma.
Biologia
Clédson Lima
Fatinha Câmara
Fátima Feitosa
Liraci Pascoal
Eliene Alves
Maria Aparecida Nunes
Neci Praxedes

Anônimo disse...

O objeto - Química: em casa e na farmácia é constituída de um módulo com três atividades: atividade 1 - cada caso é um caso;
atividade 2 - no tempo certo;
atividade 3 - soluções.
Ambas as atividades podem ser realizadas em uma aula de 50 minutos.
Na atividade 1 podemos trabalhar termos médicos e farmacêuticos, conhecer um pouco mais sobre genéricos, similares e marcas de referência. apresentamos para a turma a definição desses medicamentos e demos o exemplo na atividade 1 - caso 1, onde heitor chegou depois do futebol com uma terrível dor de cabeça, mostramos a facilidade que o programa oferece, a interatividade, as telas com instruções sobre medicamentos, característica do caso e classes terapêuticas, para que o aluno tenha a facilidade investigativa e motivação para suas pesquisas no caso a ser estudado.

Anônimo disse...

Componentes do grupo de matemática:Jocilene, Ari Felix,Emerson Richardson, Wanderley,
Raildo,Aisamaque,Antonio Emerson,Eduardo
Objeto de estudo:geometria da cidade
tem com objetivo as formas geométricas seus elementos e propriedades.O objeto virtual de aprendizagem mostra-nos uma cidade com a sua forma arquitetônica, apresentando figuras geométricas espaciais e corpos redondos.ao explorarmos este objeto vimos o reconhecimento, classificação e formação das figuras espaciais, destacando suas faces, as arestas e vértices. Em um agrupamento de figuras espaciais, podemos destacar poliédros regulares e irregulares, com também os corpos redondos. Figuras estas que írão facilitar na construção e compreensão dos conceitos do processo ensino-aprendizagem. No entanto devemos levar os OAs a sala de aula, para proporcionar aos nossos alunos informações que venham ser utilizadas no seu dia-a-dia.

Anônimo disse...

JOSÉ LÁZARO GURGEL DE BESSA;
SUZANA MARIA ALVES DE SOUZA REINALDO;
FRANCISCA DAS CHAGAS P. BESSA FERNANDES
O objeto - Química: em casa e na farmácia é constituída de um módulo com três atividades: atividade 1 - cada caso é um caso;
atividade 2 - no tempo certo;
atividade 3 - soluções.
Ambas as atividades podem ser realizadas em uma aula de 50 minutos.
Na atividade 1 podemos trabalhar termos médicos e farmacêuticos, conhecer um pouco mais sobre genéricos, similares e marcas de referência. apresentamos para a turma a definição desses medicamentos e demos o exemplo na atividade 1 - caso 1, onde heitor chegou depois do futebol com uma terrível dor de cabeça, mostramos a facilidade que o programa oferece, a interatividade, as telas com instruções sobre medicamentos, característica do caso e classes terapêuticas, para que o aluno tenha a facilidade investigativa e motivação para suas pesquisas no caso a ser estudado.

23 de Julho de 2008 14:40

Anônimo disse...

João, Deróssio e da Paz
Disse...
O objeto quantidade de movimento?
Mostrar ao educando a importância do uso do computador,para confronto com aulas expositivas dentro da sala de aula. Com isso surge a teoria da curiosidade investigativa para o ensino aprendizagem. Tornando a aula mais atraente e motivadora, no qual educando e professor interagem na busca de novos conhecimentos, através de técnicas audiovisuais.

Anônimo disse...

O objeto que trabalhamos no segundo encontro presencial: O QUE É SEXO? é muito interessante, tendo em vista que esse tema é bastante discutido entre os nossos alunos. A curiosidade sobre o sexo é visível entre os jovens. A escola deve trabalhar os conceitos prévios sobre esse tema. A forma como o programa sugestiona é adequada, pois o mesmo amplia a discussão em torno do tema, ele mostra diversos aspectos que envolve este assunto e que pode ser trabalhado de inúmeras formas além do objeto.
Ass. Francisca Filgueira dos Santos
23 de Julho de 2008 15:34

Anônimo disse...

O objetivo principal da atividade geometria na cidade é de acrescentar a idéia de que as figuras geométricas estão presentes no nosso dia a dia.Essa atividade é de fundamental importância para o aluno,pois através dela ele ira relacionar o que está estudando com elementos existente em sua cidade.

Anônimo disse...

O objeto quantidade de movimento

Tem como objetivo mostrar ao aluno, através da animação de três patinadores, as diversas possibilidades de interação entre os corpos possibilitando assim que o mesmo participe de forma interativa e verifique que a quantidade de movimento depende da velocidade e da massa de cada corpo.

Anônimo disse...

O objeto visitado foi o módulo geometria na cidade - atividade -onde percorremos a cidade em busca de identificar1- figuras em destaque - o mundo das formas- uma riqueza que nos rodeia. Tanto as figuras planas como as formas espaciais(paralelepípedo,cone, cilindro, pirâmide de base quadrada e hexagonal e prisma triangular). O objeto pode ser trabalhado na 1ª série do ensino,embora o mesmo pode ser trabalhado em todas as etapas do ensino fundamental.Com as figuras mostradas no objeto os alunos são capazes, com orientação do professor, de conhecer as figuras geométricas e suas partes, como vértice, arestas e faces.Como também se aprofundar nos cálculos de área, perímetro e volume.

Anônimo disse...

O grupo analisou o objeto "em casa e na farmácia":
uma abordagem muito importante para o conhecimento cotidiano do aluno em relação dos medicamentos e seu uso, vai possibilitar ao aluno ter conhecimento que existe uma agencia reguladora dos medicamentos.
fazendo com que ele tenham uma visão sobre o que é genérico, similar e de referência. mas tem que ter uma maior observação para não levar ao aluno a auto-medicação, pois ao analisar certo diagnósticos de doenças, e compra virtualmente o medicamento leva a crer que ele já esteja apto a diagnosticar na pratica diária e comprar medicamento sem prescrição médica.

Anônimo disse...

Grupo de Física


Objeto de estudo: Conservação da quantidade de movimento
Conteúdos envolvidos: Volocidade; Deslocamento; Massa; Leis de Newton; Quantidade de movimento; Atrito;
Leis da Conservação da Massa entre outros;

Objetivos

1- Identificar regularidades nas várias cenas, associando fenômenos que ocorrem em situações semelhantes;
2- Reconhecer que a quantidade de movimento total de um sistema é uma invariante;
3- Expressar-se coerentemente, utilizando a Lei de Conservação de Quantidade da Movimento;
4- Compreender que a origem dos movimentos depende de interações entre corpos distintos, como nas várias interações que ocorrem entre os dois patinadores.

Comentário do Grupo

O objetivo de Estudo apresentado para a aula de Física nos é oportuno, quando de forma motiviadora, estimula a capacitadade de interpretar conteúdos físicos, levando nossos alunos a compreensão de determinados conceitos, tais como: Velocidade, Massa, Deslocamento, Direção, Sentido, Atrito, Leis de Newton, Quantidade de Massa, Lei da Conservação do Movimento.
Grupo de Debate:
Aécio, Ozanildo, Pedro, Nonato e Xavier.

Anônimo disse...

Francisco, Majela, Cleide e Josimário disse...
Trabalhamos com o objeto virtual de aprendizagem que desenvolvia a temática " Sexo na Cabeça".O mesmo abordava a sexualidade sobre vários aspectos: Social,cultural,fisiológico, afetivo, entre outros.
O objeto virtual é uma animação. Criativo e estimulador, o mesmo permite que os educandos elaborem seus próprios conceitos, deste modo contribui para a formação de pessoas cidadães, capazes de vislumbrar a dimensão da sexualidade com todas as suas riquezas.

24 de Julho de 2008 15:15

Anônimo disse...

Grupo: Antonio Marcos, João Batista, Ericson, Tiquinha e Zélia.
o objeto é geometria da cidade: O software permite compreender as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura comteporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas.
É apresentado ao aluno três telas , ao qual os alunos devem analizá-los, e identificar os poliedros, composição, classificação, propriedades, elementos e caracteristicas.

Anônimo disse...

João Ribeiro, Antônia Silvana, Antônia Neta e Alci

O objeto comentado foi em casa e na farmácia. Analisando os sintomas apresentados na situação 2 pelo paciente Jorge, de acordo com suas caracteristicas chegou-se ao diagnóstico conclusivo:
inflamação na garganta, onde a medicação prescrita foi os genéricos: Doritreptol, febrotil e triptofanol.
Salientamos a necessidade de um conhecimento adquado no uso de medicamentos, evitando assim a automedicação.

Anônimo disse...

A Turma de Biologia da sala 15 abordou enquanto objeto virtual da aprendizagem, o tema SEXO , por compreender que se trata de um assunto de suma importância para a formação humana. A partir dos subtemas:prostituição, planejamento familiar,AIDS,afeto,pornografia,anatomia,prazer,casamento, entre outros, acreditamos que é possível envolver, por demais, toda a clientela escolar,exigindo portanto do educador encaminhar metodologia diversificada (seminários,palestras, coleta de dados, mesa redonda, produção escrita...) para que haja uma aprendizagem significativa e de uso social na vida do educando.

Anônimo disse...

Objeto de estudo: Conservação da Quantidade de Movimento

Através do objeto de estudo percebemos que, diante de animações o aluno consegue compreender melhor os conteúdos envolvidos e conhecer a conservação de quantidade de movimento total de um sistema, utilizando diversas situações, fazendo analises dos experimentos mostrados,e que a quantidade de movimento depende das massas e das velocidades dos corpos envolvidos. Percebendo que um corpo mais leve em contato com um mais pesado ele não perde movimento e no entanto quando colocado em contato com um corpo mais leve ele perde movimento tanto quanto transfere para o corpo mais leve . Portanto, é fundamental ter noções de força, velocidade e massa e saber que as interações entre os corpos podem alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo.

Anônimo disse...

A turma de biologia da sala 15 , Observando o objeto virtual de imagem onde encontramos uma exposição de vários enfoques que poderão ser trabalhados de várias formas, nas turmas de ensino médio. Os temas expostos trabalhados com várias metodologias como: seminários , palestras, debates etc.

Anônimo disse...

Objeto de estudo:Geometria Espacial
É um recurso pedagógico, que simula algumas situações de aprendizagem , que facilita a interpretação dos nossos alunos no que diz respeito a identificação das figuras geométricas levando ao conhecimento de poliedros classificando-os e visualizando faces,arestas e vértices.Assim, o nosso aluno, por meio de recursos virtuais, terá melhores condições de assimilação do conteúdo favorecendo uma melhor construção do saber.

Anônimo disse...

A Turma de Biologia da sala 15 (Sonia, Conceição Nobre, Conceição Viana, Evarista e Gilvani) abordou enquanto objeto virtual da aprendizagem, o tema SEXO , por compreender que se trata de um assunto de suma importância para a formação humana. A partir dos subtemas:prostituição, planejamento familiar,AIDS,afeto,pornografia,anatomia,prazer,casamento, entre outros, acreditamos que é possível envolver, por demais, toda a clientela escolar,exigindo portanto do educador encaminhar metodologia diversificada (seminários,palestras, coleta de dados, mesa redonda, produção escrita...) para que haja uma aprendizagem significativa e de uso social na vida do educando.

Anônimo disse...

A equipe João Amaral, Xavier e Benedito, analisou o objeto de aprendizagem “Biodisel”, no site: http//:www.proativa.vdl.utc.br e considerou que o referido objeto pode ser usado de modo interdisciplinar entre os componentes curriculares que compõem a área das Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Pois o mesmo enfatiza de modo claro conceitos relacionados a Química, a Física e a Biologia, mas poderia incluir em sua animação conceitos relacionados a Matemática, de modo a explorar a quantidade cultivada x produtividade x rendimento real, possibilitando ao aprendente uma visão das etapas do processo de produção do biodisel e suas vantagens para o desenvolvimento sustentável estabelecendo íntima relação dos conteúdos escolares com a vida do aprendente.

Anônimo disse...

Visitei o site http://www.somatematica.com.br, fiz meu cadastro e naveguei por alguns jogos. São bons para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e também como um recurso pedagógico para uma aula diferente e mais atrativa. Destaco o Jogo da Forca, que coloca as letras para formar as palavras. Parece simples mas é muito divertido.

Anônimo disse...

O texto de César Nunes reflete a importância do repensar a avaliação.
E é imprescindível analisarmos melhor nosso sistema avaliativo, nossa prática de sala de aula, principalmente que há um certo distanciamento entre os dois processos. É notórico o índice elevado de evasão e repetência de nossos alunos,e isso só prova que é urgente traçarmos objetivo de ensino aprendizagem, onde o aluno possa compreender, questionar e acima de tudo aplicá-los no seu cotidiano.
Para nós educadores ainda é preciso conhecermos mais os objetos de aprendizagem de cada área de conhecimento onde atuamos, como também as ferramentas utilizadas no processo avaliativo, e as estratégias devem ser claras,desafiadoras de reflexão e sobre tudo facilitadores de conhecimento.

Anônimo disse...

Olá! O OA o que é sexo? Apresenta grande proveito na medida em que diagnosticamos suas qualidades, dentre as quais sobressaiu-se a capacidade de co-relação entre o OA e o aluno. Tal OA apresenta-se como uma atividade animada dividida em dois momentos em que os seus observadores são induzidos a retratar sua opinião sobre a temática exposta. Pela importância de sua abordagem temática este OA estimula a curiosidade dos alunos observadores. Temos ainda mais um ponto positivo neste OA que é a não elaboração de conteúdos instantâneos, dessa forma observando a competência dos estudantes nas suas formulações das respostas pedidas ao longo da apresentação do OA.

Anônimo disse...

Oi! O objeto o que é sexo? trata-se de um objeto de animação composto por duas atividades que abordam uma temática, que disperta a curiosidade dos nossos jovens estudantes. Tendo em vista que o mesmo pode ser trabalhado dentro de diversas disciplinas. Um dos aspectos positivos desse OA é o fato de propor aos alunos a oportunidade de analisar, discutir e formular suas opiniões pessoais.

Anônimo disse...

O Objeto de Aprendizagem , do segundo encontro presencial: O QUE É SEXO? é muito importante e interessante levam, os educandos a si envolverem, pois os mesmos tem conceitos diversificados sobre o assunto ampliando a discussão em torno do tema que está relacionado no dia a dia, podendo ser trabalhado em diversas formas.

Anônimo disse...

O OBJETO ANALISADO FOI ¨O QUE É SEXO¨ .PERCEBI QUE HÁ UMA GAMA DE INFORMAÇÕES NESTE OBJETO E QUE ESTA TEMÁTICA ENVOLVE VÁRIOS ELEMENTOS DE ORDEM SOCIAL,PSICOLÓGICA,ORGÂNICA,FAMILIAR,QUE PERMEIAM AS AÇÕES COTIDIANAS.ASSIM SENDO,ESTES OBJETOS PROPICIAM MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DESTES FATORES.

Anônimo disse...

Componentes do grupo de matemática:Jocilene, Ari Felix,Emerson Richardson, Wanderley,
Raildo,Aisamaque,Antonio Emerson,Eduardo e Eronildo
Objeto de estudo:geometria da cidade
tem com objetivo as formas geométricas seus elementos e propriedades.O objeto virtual de aprendizagem mostra-nos uma cidade com a sua forma arquitetônica, apresentando figuras geométricas espaciais e corpos redondos.ao explorarmos este objeto vimos o reconhecimento, classificação e formação das figuras espaciais, destacando suas faces, as arestas e vértices. Em um agrupamento de figuras espaciais, podemos destacar poliédros regulares e irregulares, com também os corpos redondos. Figuras estas que írão facilitar na construção e compreensão dos conceitos do processo ensino-aprendizagem. No entanto devemos levar os OAs a sala de aula, para proporcionar aos nossos alunos informações que venham ser utilizadas no seu dia-a-dia.

Anônimo disse...

Grupo de Matemática disse...

Componentes do grupo de matemática:Jocilene, Ari Felix,Emerson Richardson, Wanderley,
Raildo,Aisamaque,Antonio Emerson,Eduardo e Eronildo
Objeto de estudo:geometria da cidade
tem com objetivo as formas geométricas seus elementos e propriedades.O objeto virtual de aprendizagem mostra-nos uma cidade com a sua forma arquitetônica, apresentando figuras geométricas espaciais e corpos redondos.ao explorarmos este objeto vimos o reconhecimento, classificação e formação das figuras espaciais, destacando suas faces, as arestas e vértices. Em um agrupamento de figuras espaciais, podemos destacar poliédros regulares e irregulares, com também os corpos redondos. Figuras estas que írão facilitar na construção e compreensão dos conceitos do processo ensino-aprendizagem. No entanto devemos levar os OAs a sala de aula, para proporcionar aos nossos alunos informações que venham ser utilizadas no seu dia-a-dia.

Anônimo disse...

maria Cleone - turma 12
olá pessoal,trabalhamos com o OA Sexo na cabeça e observamos que este tipo de atividade facilita a construção de conceitos sobre o tema em foco, pois as questões propostas possibilitam a discussão e debate; trabalha a sexualidade sobre o aspecto biológico, sócio-cultural e psicológico; permite o desenvolvimento da capacidade de relacionar idéias, conduzindo à interatividade e a interdisciplinaridade; leva o aluno ao mundo da pesquisa, pois desperta a curiosidade e o interesse sobre o tema; ajuda no desenvolvimento do senso crítico e reflexivo, contribuindo para elaboração de hipóteses e permite a aplicabilidade do aluno na prática. Concluímos portanto, que o OA é uma ferramenta importante para a construção de novos conhecimentos e melhoria da aprendizagem.

professor Moacyr disse...

O objeto "O que é sexo" é muito interessante, pois abrange vários conceitos em ralação ao sexo. O aluno tem a oportunidade de refletir que o sexo está relacionado com vários fatores da vida cotidiana. Mostra ao aluno que o sexo não está relacionado só com a transa e sim em varios outros fatores. Outro fato interessante desse objeto, é que ele abre espaço para a reflexão por parte do aluno, não formulando perguntas objetivas.