17 de ago. de 2008

REFLEXÕES DO TEXTO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

QUARTO ENCONTRO PRESENCIAL


Depois de terem lido e discutido o texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional (César Nunes), em grupos, e de terem refletido sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia - o contexto cognitivo e o contexto de ensino -, socializem aqui suas reflexões. Não se esqueçam de identificar os nomes dos membros do grupo e a turma de que fazem parte.
Boa reflexão!
Vilani e Socorro Souza

25 comentários:

Anônimo disse...

kaline e Núbia -turma 6
Ana céli e Mário - turma 3
De acordo com o texto:Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional-César Nunes- a multimídea é um meio de aprendizagem e um dos mais efetivos recursos que estabelece o potencial e uma interação entre aprendizes e conteúdo. Um dos principais motivos do uso é a mudança na aprendizagem, pois os estudantes precisam saber quando e como usar suas capacidades, e estímulos dinâmicos, como áudio, vídeo e animações tornam a resolução de problemas mais relevantes para os alunos. No entanto é necessário que esses estímulos possuam linguagens apropriadas para o pedido e o esperado.Portanto a multimídia fornece uma oportunidade única de combinar as modalidades e instrumentos. E o desenvolvimento por estudantes, professores e profissionais, pode ser incentivado através da criação de bibliotecas ou repositórios de recursos multimídia.

Anônimo disse...

Os recursos multimídia tem um potencial enorme para melhorar a educação. Para isso o aluno precisa saber quando e como usar suas capacidades. O aparecimento da tecnologia como fator de mudança na educação, facilita a auto avaliação e atividades meta-cognitivas dos estudantes fornecendo retorno constante. A partir de pesquisas sabe-se que alunos e professores desenvolvem a capacidade de pesquisar e construir os conhecimentos de maneira mais dinâmica e facilitadora.

professor Moacyr disse...

olá pessoal.
O texto apresentado, com título "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional". É muito interessante analisar a posição do aluno dentro do processo ensino aprendizagem, primeiro levando em consideração o aluno como aprendiz, seus conhecimentos prévios, e suas necessidades
de aprendizagem. Dentro deste processo é importante levar em consideração o meio onde o aluno vive, sua área de atuação e sua comunidade.

componentes; turma 6; Moacyr G. Lóssio Neto, Francisco Dalmácio.

turma 4;joão batista pereira, janildo bezerra, djair james, josé pereira diniz,

Anônimo disse...

CCom base no texto de Cesar NNunes , o uso de multimídia propicia a aprendizagem , sob ccondições de contextos dinâmicos ccognitivos e de ensino; onde as ccompetências necessárias para a ssociedade globalizada do cconhecimento são baseadas em pprojetos, em problemas , aprendizagem situacional.A mmultimídia dispõe de ferramentas aavaliativas com estímulos ddinâmicos de áudio ,vídeo, aanimação,dentre outros recursos que consideram a complexidade ccognitiva ,a diversidade e ddiferentes contextos ssociais.Portanto, a multimidia ffacilita a aprendizagem , mas nnecessita ser bem iinstrumentalizada e orientada ppedagogicamente de forma ssignificativa a prática social ddos alunos.

Anônimo disse...

o texto desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional fala na utilização de recursos multimídias na educação com objetivo de promover a aprendizagem, e mostra a importância do trabalho coletivo na construção desses recursos, pois os mesmos devem levar em consideração os quatro focos: alunos, conhecimento, avaliação e comunidade onde estão inserido os discentes.


componentes:Francisco Edmilson Fernandes da Silva, Jusciano Fernandes Costa- turma 06

Anônimo disse...

Turma 09

Com base no texto, a multimídia (ferramentas) orienta que o educador deve ser criativo e inovador.Mas para isso, necessita dos recursos aplicados nas simulações para dar aos estudantes um amplo espectro de atividades de aprendizagem. Dessa maneira os estudantes se tornam capazes de desenvolver estratégias bem sucedidas para transferir seu conhecimento para outras situações.

Anônimo disse...

João, Wanderley, Eliene e Francisca Filgueira Turma 09
O texto sobre desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de Cesar Nunes, faz uma reflexão sobre o uso de tecnologia na educação. Para ele o atual estado que se encontra a educação é indispensável o uso desse recurso. Essa nova forma de trabalhar os conteúdos requer um planejamento prévio com objetivos bem definidos, o acesso à máquina e uma integração com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
O texto destaca os principais contexto multimídias, são eles: O contexto cognitivo e o contexto de ensino, este último centrado no aluno aprendiz, no conhecimento,e em avaliação e na comunidade.
O uso de multimídia constitui em recurso de grande utilidade, que através de simulações, animações podem contribuir no melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

De acordo com o texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes,acreditamos que os recursos multimídia auxilia a facilitação de aprendizagem por fornecer textos, imagem,áudio, vídeo, simulações e animações.Neste sentido, consideramos os recursos acima citados como uma ferramenta atrativa que possibilitam professor e aluno a desenvolver diversas habilidades e competências, entre elas: a capacidade de análise, síntese, comunicação e de criar relações nas maneiras como representamos nosso mundo.
componentes: Jocilene, Fátima Feitosa e Neci Praxedes
turma 9

Anônimo disse...

Fatinha Câmara/ Suzana Alves/ Aparecida Nunes - turmA 09

De acordo com o texto lido podemos ver que muitos investimentos em educação e tecnologia são feitos para tentar acompanhar as diversas modificações que ocorrem nos processos de ensino-aprendizagem.No entanto, não ocorre a disponibilização de capacitação necessário para que haja investimento significativo em hardware.
Os recursos multimídia podem e devem auxiliar no processo avaliativo, pois crescimento tecnológico e as novas ciências do pensamento também necessita reinventar avaliações em larga escala se beneficiando deste modo ao uso de tais recursos.É importante considerar no desenvolvimento de ferramentas multimídias para uso escolar a níveis dos alunos, do distrito, região ou estado, visto que cada possui suas peculiaridades e os caminhos para alcançar seus objetivos encontram-se atrelados. Desse modo o planejamento de recurso educacional multimídia deve está direcionado para o aluno aprendiz,o conhecimento, a avaliação e a comunidade.
As ferramentas de autoria pedagógica favorecem o contato dos alunos como designers criadores e publicadores, que são incentivados constantemente pela troca de informação e comunicação de arquivos como blogs e outros.

Anônimo disse...

Turma 9:
José Lázaro Gurgel de Bessa, José Eronildo da Silva e Antônio Emerson Fitipaude A. dos Santos.
De acordo com o texto: "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional" de Cesar Nunes - Muitos países do mundo já usam as tecnologias na educação para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, pois a multimídia pode facilitar a aprendizagem, oferecer oportunidades, prover "repetição e reforço" e compensar relativamente os docentes não bem preparados para repassar conteúdos em determinadas aulas.
A multimídia facilita a aprendizagem em diversos contextos dinâmicos, incluindo a aprendizagem cooperativa, colaborativa, aprendizagem ativa, baseada em projetos, em problemas, aprendizagem situacional, e mais recentemente o "aprender fazendo" através de estímulos dinâmicos como audio, vídeo e animações, tornando a realização de tarefas e a resolução de problemas mais relevantes para os alunos e facilitando a qualidade do ensino-aprendizagem num contexto de ensino considerando o desenvolvimento de objetos de aprendizagem em níveis regionais. A multimídia pode ajudar tornando mais acessíveis temas que são difíceis de compreender ou de relacionar com a realidade, ampliando e facilitando a exploração de experiências muito perigosas feitas em nível real, dessa forma, nas simulações a interatividade oportuniza ao aprendiz mudar valores ou condições e verificar o que acontece. Essa capacidade motiva alunos a formular e testar hipóteses,tornando a experimentação virtual em condições ideais quase à compreensão conseguida nas experiências reais dos laboratórios.

Anônimo disse...

O texto, desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional nos mostra as várias formas de como trabalhar novas tecnologias.O aparecimento da tecnologia como fator de mudançana educação coincide com as constantes trocas de influência das ciências cognitivas e estudo do cérebro como fatores de transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
A partir de pesquisas sabe-se que alunos e professores sentem que a incorporação de mídias ricas na avaliação pode prover auxílio adicional ao processo de ensino e aprendizágem.
Estímulos dinãmicos como áudio,vídeo e animações podem tornar a realização de tarefas como a resolução de problemas mais relevantes para os alunos.
A multimídia pode ajudar tornando mais acessíveis temas que são difíceis de compreender ou de relacionar com a realidade.
O aspecto mais notável das simulações é a interatividade.
Clédson lima, Francisca das chagas e Raildo souza.
turma 09

Anônimo disse...

Fatinha Câmara/ Suzana Alves/ Aparecida Nunes/Andréa Bezerra - De acordo com o texto lido podemos ver que muitos investimentos em educação e tecnologia são feitos para tentar acompanhar as diversas modificações que ocorrem nos processos de ensino-aprendizagem.No entanto, não ocorre a disponibilização de capacitação necessário para que haja investimento significativo em hardware.
Os recursos multimídia podem e devem auxiliar no processo avaliativo, pois crescimento tecnológico e as novas ciências do pensamento também necessita reinventar avaliações em larga escala se beneficiando deste modo ao uso de tais recursos.É importante considerar no desenvolvimento de ferramentas multimídias para uso escolar a níveis dos alunos, do distrito, região ou estado, visto que cada possui suas peculiaridades e os caminhos para alcançar seus objetivos encontram-se atrelados. Desse modo o planejamento de recurso educacional multimídia deve está direcionado para o aluno aprendiz,o conhecimento, a avaliação e a comunidade.
As ferramentas de autoria pedagógica favorecem o contato dos alunos como designers criadores e publicadores, que são incentivados constantemente pela troca de informação e comunicação de arquivos como blogs e outros.

Anônimo disse...

Benedito José de Queiroz
Maria do Socorro Oliveira Queiroz
Vãnia Maria Galdino

O texto "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional", discute as mudanças necessárias ao atual contexto de aprendizagem, apontando possibilidades para a criação e o desenvolvimento de recursos multimídias; considerando-os como instrumentos facilitadores para o desenvolvimento da aprendizagem coletiva e colaborativa; com base nos quatro focos de ensino:o aprendiz, o conhecimento, a avaliação e a comunidade.
Contudo, salienta que os conteúdos podem ser trabalhados através das seguintes modalidades: texto, imagem, aúdio, vídeo e simulação, de modo a potencializar o processo educacional.

Anônimo disse...

Turma: 12
Benedito José de Queiroz
Maria do Socorro Oliveira Queiroz
Vãnia Maria Galdino

O texto "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional", discute as mudanças necessárias ao atual contexto de aprendizagem, apontando possibilidades para a criação e o desenvolvimento de recursos multimídias; considerando-os como instrumentos facilitadores para o desenvolvimento da aprendizagem coletiva e colaborativa; com base nos quatro focos de ensino:o aprendiz, o conhecimento, a avaliação e a comunidade.
Contudo, salienta que os conteúdos podem ser trabalhados através das seguintes modalidades: texto, imagem, aúdio, vídeo e simulação, de modo a potencializar o processo educacional.

Anônimo disse...

PARA NÓS EDUCADORES, O TERMO MULTIMÍDIA REPRESENTA ALTO CUSTOS E BAIXO RETORNO, PRINCIPALMENTE DEVIDO A FALTA DE PROFESSORES EXPERIENTES E QUALIFICADOS PARA O MANUSEIO DESTES MATERIAIS. ENTENDEMOS QUE OS RECURSOS MULTIMÍDIA SÃO MUITO IMPORTANTES EM TODAS AS ÁREAS DESDE QUE SAIBAMOS COMO UTILIZA-LO SEU USO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DEVE SER CONDICIONADO AOS FATORES COGNITIVOS E SUAS CONSEQUÊNCIA NA APRENDIZAGEM. DESSA MANEIRA OS ESTUDANTES NO USO DOS MATERIAIS DE MULTIMÍDIA PRECISA TER UM ACOMPANHAMENTO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA A AVALIAÇÃO O OBJETIVO COMPATÍVEIS E QUE ESTIMULE O ENSINO E A APRENDIZAGEM. DEVEMOS OBSERVAR QUE MÉTODOS E RECURSOS SÃO FLEXÍVEIS O SUFICIENTE PARA CONSIDERAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES DE PENSAR E RESOLVER PROBLEMAS, PODER DAR OPORTUNIDADE PARA QUE OS ALUNOS REVISEM E MELHOREM A QUALIDADE DO SEU PENSAR E DA SUA COMPREENSÃO; DE COMO APLICAR O CONHECIMENTO ADQUERIDO NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS NA VIDA REAL.
AS MODALIDADES E INSTRUMENTOS SÃO AS FERRAMENTAS NAS QUAIS OS EDUCADORES PODEM UTILIZAR PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM, OU SEJA SÃO OS MECANISMOS NOS QUAIS OS CONTEÚDOS PODEM SER LEVADOS DO TRADICIONAL AO USO DA MULTIMÍDIA.
TURMA: 12
COMPONENTES: MESSIAS, NONATO E ORIEL

Anônimo disse...

O texto: Desenvolvimento de materiais e multimídia e seu uso no contexto educacional do autor César Nunes, vem mais uma vez oferecer a nós professores, uma visão geral de como os recursos tecnológico estão dispostos e de como devem ser utilizados. Sabemos das responsabilidades de educar num mundo que cada dia se informatiza mais e mais. E a escola não pode ficar de fora desta evolução tecnológica, assim sendo, alguns programas tipo RIVED, já são hoje oferecidos justamente para que os professores possam contar com uma rede interativa de conteúdos que venham de forma dinâmica, interativa e visual contribuir por meio de suas simulações e animações numa aprendizagem mais significativa e divertida.
O programa de multimídia dentro do contexto de ensino deve está centrado em pontos chaves tais como: No aluno/aprendiz; no Conhecimento; na avaliação e na comunidade, além é claro de estar também voltado para uma flexibilidade que deve se apresentar de forma constante dentro da realidade de cada turma e de cada aluno.
Turma 12
Componentes: Pedro Rodrigues, Maria da Conceição e Aécio Gurgel.

Anônimo disse...

O texto de Cesar Nunes aborda as vantagens
do uso de objetos virtuais para a construção do conhecimento do aluno.Mostra também a facilidade com que ele,aluno irá refazer e rever suas atividades, ajudando dessa forma em uma auto-avaliaçao, bem como,ele terá acesso atividade que no"real seria difícil.
Segundo César Nunes, a criação do objeto deve engajar todos os agentes envolvidos no processo educacional.
Porém para nossa realidade é utopia a implementação do conteúdo refletido por César Nunes,pois não temos o conhecimento técnico, nem dispomos em nossas escolas de uma estrutura tecnológica que dê respaldo para a vivência de projetos mais arrojados. Podemos até ter idéias de criação de objetos virtuais, mas não saberemos desenvolvê-lo.

Anônimo disse...

Componentes : Ozanildo Almeida de Mesquita
João Amaral de Oliveira
Cleide Fidelis
Turma: 12

O texto de Nunes discute as possíveis mudanças nos processos de aprendizagem e da economia em torno da criação de recursos da multimídia, quando visto como processos coletivos e colaborativos, pois investir em tecnologia não transforma o processo de ensino aprendizagem sem investir na disponibilização de conteúdo instrucional.
O autor considera que para o desenvolvimento da aprendizagem através da multimídia o mediador precisa expandir as expectativas para além do desenvolvimento de habilidades e de memorização de fatos no abstrato. Para ele o uso da multimídia como facilidadora da aprendizagem é conticionado por contextos dinâmicos como:
CONTEXTO COGNITIVO: Fundamento construido muito cedo;
Memoria e extrutura do conhecimento:
Raciocinio e analise de resolução de problemas;
Processos metacognitivos e auto-reguladores;
Experiência cultural e participação em comunidades.

CONTEXTO DE ENSINO: Centrado no aluno aprendiz;
Centrado no conhecimento;
Centrado em avaliuação;
Centrado na comunidade.

Criar atividades diversificadas depende:
Modalidade de extrumento: Simulações, animacões.

Anônimo disse...

Turma 12, Josimário, João Ribeiro e Xavier.
Segundo o autor, Cesar nunes, os
investimentos em tecnologias devem deve ser acompanhados de uma capacitação efetiva das pessoas que irão operar esses recursos, sob pena de não termos uma aprendizagem significativa, já que a multimídia por si só não garante aprendizagem. Em outro momento, o autor argumenta que o recurso multimídia possibilita um ensino personalizado, uma vez que o aluno ou um grupo define seu próprio ritmo, situação inimaginável em uma sala de aula de alunos com características tão diferentes.O mesmo autor sustenta que o uso de tecnologias para fazer frente aos objetivos educacionais deve incluir objetivos que promovam o fortalecimento da análise,a relexão , a capacidade de síntese e se comunicar. Por outro lado, ele argumenta que o uso de tecnologias tem aporte em concepções sobre a aprendizagem, como valorização dos conhecimentos prévios, desenvolvimento do raciocínio e recurso à resolução de problemas.Enfim, o uso de tecnologias deve formentar uma aprendizagem significativa e não simplesmente uma aquisição de fatos, de dados desorganizados.

Anônimo disse...

Turma 15: Antonio Marcos, Evarista Nunes e Francisco José.

O problema está no treinamento que são oferecido até então aos educadores, sendo que o material chega as escola e não utilizados.Não estamos preparados!
No começo ouve um indicio de suspeita em relação ao uso da multimídia na educação.Só que depois perceberam n fatores que seriam necessário como: As mudanças no ambiente escola, indo da infraestrutura e recursos ao desenvolvimento de professores para a inclusão dos mesmo.
a incorporação da multimídia no sertor educacional e sem duvida nenhuma um meanismo enriquecedor no repace do conhecimentos e apredizados por parte do aluno, Deve ser gerado por parte do professor e do aluno, navas metodologias e novas formas de se resolver situação problemas.
Dentre vérias importancias podemos citar
algumas delas Como: O aproveitamento dos conhecimentos prévio do aluno que são levados em reconsiderações nesses programas, a facilitidade de se trabalhar "temas" que seriam dificeis de serem realizadoas somente em sala de aula, a facilidade de se trabalhar esperimentos que seriam perigosos ou enviaveis em sala de aula e a introdução dos conhecimentos e projetos realizados pela escola na sociedade.
Deve ser levado em consideração as condições dos recursos tecnológicos que receberam esses programas, como támbem, o treinamento e a especialização dos processos para uso dos mesmo.

Anônimo disse...

Soniderlania,Adalberto,Ericson
turma 15.
De acorda com o texto Desenvolvimento de materiais e seu uso no contexto educacional, a multimídia é uma ferramenta de aprendizagem que está ligado com os processos de reformas educacionais e com as transformações no processo de ensino-aprendizagem possibilitando ao aluno uma compreensão, dedução nos conteúdos, ou seja, o aprender fazendo. Tais recursos devem ter qualidade vindo de encontro as necessidades do educando e também do educador considerando que a sociedade desenvolve diferentes capacidades e possui uma cultura de pensamentos construtivistas.

Anônimo disse...

Cleone,turma12, Antônia Silvana e Francisca Rodrigues turma 15 O texto de César Nunes truxe-nos o conhecimento de que a multimídia é um meio de aprendizagem que oferece oportunidades múltiplas aos estudantes, prover repetição sem tornar as aulas cansativas e pode compensar a falta de professores com vasta experiência. O aparecimento da tecnologia como fator de mudança na educação contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar numa sociedade globalizada do conhecimento;pois os novos recursostecnológicosfacilitouuma aprendizagem cooperativa e colaborativa; baseada em problemasreais onde o aluno tem a oportunidade de analizar,interpretar,estabelecer relações e construir seus próprios conhecimentos.
Quando se desenvolvem recursos educacionais, multimídiaé importante considerar o contexto de vida do aprendiz, levando em conta as suas necessidades de aprendizagem.É necessário ainda que o material produzido para a avaliação contenha objetivos compatíveis e em profundidade semelhante.A aprendizagem baseada em projetos é um exemplo de flexibilidade de conteúdos, onde a tecnologia pode enriquecer o trabalho e motivar o aluno para novas descobertas,pois muitos estudantes desejam incluir em seus projetos,material de alta qualidade,e com o acesso apropriado a bancos de recursos educacionais e multimídia, eles podem buscar, modificar e combinar esses materiais para serem usados em seus trabalhos.
A aplicação dos diversos recursos da multimídia tornam rápido e fácil a produçãode simulações, a integração com outras mídias como sons e vídeos, a potencialização das imaagens.fnalmente o uso das novas tecnologias tem contribuido muito para a melhoria da educaçáo,embora também seja preciso considerar que desenvolvedores, professores e alunos,têm um importante papel a desempenhar e que as políticasa educacionais precisam fornecer o suporte apropriado as atividades de cada um desses rupos.

Anônimo disse...

Turma 15
Maria Jervani, João Batista e Alexandre
O uso da multimídia como facilitadora da aprendizagem.
O aparecimento da tecnologia como fator de mudança na educação.
Experiência cultural e participação em comunidades baseando-se na cultura do pensamento em sala de aula aprendizagem colaborativa, aprendizagem ativa o aprender a fazer.Estímulos e dinamicas como áudio, video e animações, podem tornar a realização de tarefas como a resolução de problemas mais relevantes para os alunos.
No contexto de ensino deve-se considerar objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz da escola, destacando quatro focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia :Centrado no aluno aprendiz, onde
os métodos e recursos são flexíveis o sufuciente para considerar o conhecimento prévio do aluno.Centrado no conhecimento levando o educando a desenvolver a habilidade de pensar e reslover problemas buscando conhecimentos.Centrado em avaliação qualidade do ser pensar e de sua compreensão. A tecnologia pode facilitar a auto avaliação e outras atividades meta-cognitivas dos estudantes. Centrado na comunidade.Tendo a conscientização do mundo globalizado e entender a importância da educação forma para esse mundo?
Modalidades e instrumentos, apresentação do conteúdo em modalidades , o uso de simulações e animações.
Recursos multimídia tem um potencial enorme para melhorar a educação, com novas modadlidades e instrumentos que pode dar um amplo aspectro de atividades de aprendizagem.

Anônimo disse...

Alci, Conceição Nobre e Gilvani - Turma 15

o autor ressalta como positivo a iniciativa dos países no investimento de tecnologias para a educação, em vista da melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, porém reconhece que tem ficado a desejar a disponibilização de conteúdos instrucional. Mesmo assim é possível detectar o avanço do uso de multimídia no espaço escolar.
Para criar recursos que possibilitem ao educando construir conhecimentos, precisa-se expandir as expectativas e os objetivos educacionais, focalizando o uso de multimídia como fortalecimento de capacidades de análises, síntese, comunicação, vez que tais objetos aproximam o aprendiz das experiências vivenciadas no mundo em que está inserido.
A mudança na educação coincide com as transformações ocorridas no mundo, a partir da globalização que passou a exigir inovação e predomínio do conhecimento especializado dos trabalhadores, o que requer o desenvolvimento de habilidades e competências, unindo o saber e o fazer. inclui aí, aprendizagem cooperativa, colaborativa, aprendizagem ativa baseadas em projetos, em problemas e aprendizagem situacional. Dessa forma, o desenvolvimento de multimídia precisa considerar a complexidade cognitiva, a importância e uso das situações em vista do que se pretende alcançar, incluindo o processo avaliativo sistemático.
Os recursos de multimídia devem considerar os níveis do indivíduo como aprendiz, da escola e do órgão gestor, tendo como foco no planejamento e desenvolvimento de material educacional multimídia os pontos propostos pelo autor:
- Centrado no aluno aprendiz (considerar o conhecimento prévio dos alunos - aprendizagem em pedagogia de projetos).
- Centrado no conhecimento (currículo aberto e problematizador).
- Centrado em avaliação (avaliar o ensino que é oferecido e a aprendizagem dos educandos, em vista do replanejamento das ações).
- Centrado na comunidade (o ensino que atenda as reais exigências do mundo contemporâneo).
No desenvolvimento da prática pedagógica em sala de aula utiliza-se vários instrumentos/recursos,pois a multimídia fornece uma oportunidade de combinar as modalidades (simulações e animações) a instrumentos (livros com CD-ROMS).
Assim sendo, os recursos multimídias têm um potencial enorme para melhorar a educação. O Projeto RIVED é um exemplo valioso de colaboração entre educadores, desenvolvedores e definidores de políticas educacionais com foco na aprendizagem dos educandos.

Anônimo disse...

Segundo o texto o autor relata a importancia do uso de objetos virtuais p/ a construção do conhecimento do aluno, ressaltando que a multimídia é um meio de aprendizagem e um dos mais efetivos recursos que estabelece o potencial e uma interação entre aprendiz e conteúdo.A multimídia pode ajudar tornando mais acessíveis temas que são difíceis de compreender ou de relacionar com a realidade.