17 de ago. de 2008

CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Queridos cursistas,
O curso está quase acabando...que pena!
Este espaço foi feito especialmente para a postagem dos esboços/roteiros de um objeto de aprendizagem que vocês criaram no quarto encontro presencial, a partir de um assunto retirado do seu programa de ensino.
Temos certeza de que as criações estão grandiosas, pois ninguém melhor do que vocês para escolher e delinear um roteiro de um objeto de aprendizagem conforme as necessidades da sua sala de aula e das suas turmas.
Estamos aguardando!!
Vilani e Socorro Souza

28 comentários:

Anônimo disse...

Grupo de Matemática

Objeto de Aprendizagem: Frações
Público Alvo: 6º e 7º ano

1º Etapa: Ajude a Joãozinho a associar as frações equivalentes.

Animação: Jogo da Memória

* Você errou. Tente novamente!
* Você acertou. Parabéns, passe para a outra etapa.

2º Etapa: Acompanhe joãozinho até sua casa. O caminho envolve as operações com frações.

Animação: Labirinto

Errou: Você errou. Tente outro caminho
Acertou: Parabéns, você está no caminho certo.

obs: O número da casa é indicado por uma fração.

3º Etapa: Joãozinho precisa cumprir a tarefa de casa, que é completar o quadro mágico de maneira que, as operações com frações das linhas, colunas e diagonais tenham o mesmo resultado.

animação: Quadro Mágico

Errou: tente novamente!
Acertou: Obrigado! Você ajudou a Joãozinho a cumprir sua tarefa.

Componentes: Jocilene, Raildo, Aisamaque, Wanderley, Eronildes, Eduardo e Emerson

Turma 9

Anônimo disse...

Grupo de Biologia

Objeto criado: O que acontece no citoplasma?

conteúdo: Citologia
Duração: 2 aulas


Animação de células( vegetal e animal) em uma visão tridimensional.

O objeto apresenta uma tela com dois ícones( um de uma célula animal e outra vegetal). No momento que se escolhe o ícone com uma das células aparecerá uma nova tela com a célula escolhida em tamanho maior e tridimensional. Agora o aluno irá passar o mouse sobre as organelas citoplasmática, onde aparecerá um balão indicando a sua respectiva função e estrutura. Depois de analisada as organelas o aluno passará adiante para uma nova tela onde aparecerá uma atividade interativa.
Nessa atividade interativa o aluno terá um quadro com as organelas e um outro com funções de organelas e ele deverá levar a função arrastando com o mouse até a organela correspondente.


Turmas(03, 08 e 09) de BIOLOGIA
Componentes:
Andréa turma 03
César turma 08
Clédson turma 09
Fátima Feitosa turma 09
Fatinha Câmara 09
Maria Aparecida turma 09
Liraci turma 09
Neci Praxedes turma 09

Anônimo disse...

No limite com a matemática

Ambiente : Praia

O objeto será desenvolvido em quatros etapas, onde será necessário conseguir uma chave para poder mudar de uma para outra. Essa chave será fornecida na medida em que o aluno for realizando as atividades solicitadas em cada etapa.
1ª etapa: No mar são colocadas varias jangadas enumeradas e o aluno vai nadando para pegar a que representa a resposta da questão.
2ª etapa: Dentre as várias sombrinhas espalhadas na praia todas enumeradas, tem apenas uma que protege um grupo de crianças, cuja numeração correta é o resultado da questão proposta.
3ª etapa: Um campo com várias bolas enumeradas, onde o aluno vai escolher uma bola que deve ser a resposta, caso a escolha esteja correta, ao chutar ele faz o gol, caso contrário o goleiro pega. Tendo apenas duas chances de escolha, se errar volta para a 1ª etapa.
4ª etapa: Ocorre em uma barraca de praia onde um garçom pede para que o ajude a calcular a conta de um cliente e dar o troco. Estando correto o aluno será o grande vencedor de no “Limite com a Matemática.”
Turma 06
componentes:Francisco Edmilson e Jusciano Fernandes

Anônimo disse...

Grupo de Química
Turma: 12
Componentes: Oriel, Lindoilton, João Amaral e João Ribeiro
Objeto de Aprendizagem: Densidade
Público Alvo: 2ª série
Duração: 2 aulas
NAVEGAR É IMPORTANTE

1ª Tela: Coloque o seu nome para o personagem.

2ª Tela: O personagem que tem o nome do aluno vai confecciona um barco com três matérias diferentes e ele vai ter que descobrir qual dos materiais vai fazer o barco flutuar.
O personagem vai ter a sua disposição as massas e volume dos materiais e a mesma tela vai se encontrar um aquário cheio com uma solução aquosa de cloreto de sódio, onde vai mostrar a densidade da solução aquosa de cloreto de sódio. O volume dos barcos vão ser o mesmo independente do material que foi confeccionado.
Dos barcos dois vão submergir e um vai flutuar assim fazendo com que o aluno veja que os diferentes materiais com o mesmo volume vão ter uma diferença de densidade.

Anônimo disse...

GRUPO DE BIOLOGIA TURMA 15-12 Objeto de aprendizagem: Natural- Meio ambiente.- Público- alvo; 7- ano Duração:100 minutos 1-etapa: Navegar na tela (clicar) 2- Abrir a tela com a floresta e os elementos que a fazem; 3-Enriquecer com uma música: Amazônia de Roberto Carlos(letra, som e imagem) 4-Nesta floresta procura-se os erros que atingem a natureza(jogo dos sete erros);ou seja, procura-se tudo aquilo que provoca desgaste ao ambiente. Ex; lixo, desmatamento, poluição, morte, queimadas,erosão do solo e o próprio homem; 4-Animação:acertar todos os pontos na melodia do xote de Chico Mendes.Cumpriu sua tarefa? Você é um bom aluno!Sônia, Evarista, Ceição Viana, Gilvani e Cleone

Anônimo disse...

TURMA 15
DISCIPLINA: FÍSICA
ASSUNTO: TERMOLOGIA
SÉRIE: 2°ANO (ENSINO MÉDIO)
GRUPO: CONÇEIÇÃO NOBRE, ALEXANDRE, ADALBERTO E FRANCISCO J. GONÇALVES.



Ao abrir a tela do objeto de estudo encontrará uma chamada introdutória sobre o tema a ser trabalhado “o calor representa fonte de vida, por isso, é necessário conhecer as fontes essenciais geradoras de calor”. Sente-se instigado a aprofundar tais fontes? Ah, clique na seta e prossiga.
Abra a janela do lado esquerdo e leia as instruções com atenção, para identificar os abjetos que representam fonte de calor, em seguida, arraste-os para o campo delimitado no centro da tela. Clique no botão no canto direito inferior da tela para averiguar se sua classificação está correta. Caso esteja correta, avance. Clique no centro do espaço delimitado e terá novas instruções. Classificar os objetos selecionados de acordo com suas respectivas fontes(primária, secundária e terciária).

Anônimo disse...

Idealização de um Objeto Virtual de Aprendizagem



1. Categoria: Biologia
2. Nível: Ensino Médio
3. Série: 1º ano
4. Conteúdo explorado: Níveis de Organização dos Seres Vivos
5. Objetivo Geral: Despertar o debate e o interesse sobre os assuntos referentes à organização da vida biológica.
6. Objetivos específicos: • Reconhecer os níveis de organização dos seres vivos
• Dar exemplos de níveis de organização dos seres vivos
7. Tempo: 01 hora-aula
8. Competências e habilidades que se pretende desenvolver: • Perceber a evolução da vida nos seus diversos estágios.
9. Conceitos envolvidos: Átomo, Ecossistema, Célula, Biosfera, Molécula, População, Comunidade, Orgânulo, Sistema.
10: Pré-requisitos: Não há.

O objeto virtual de aprendizagem será criado, projetado, desenvolvido em duas telas, tendo como dinâmica o jogo da forca.

Na primeira tela teremos um quadro que serão exibidas as imagens dos diversos níveis de organização dos seres vivos com balões explicativos, que com um click na imagem que se deseja saber o conceito, aparecerá o conteúdo almejado.
Na segunda tela teremos uma atividade de assimilação do conteúdo trabalhado que envolve dois quadros: Um contendo as imagens dos níveis de organização da vida e um outro que contém os conceitos dos diversos níveis de organização da vida. O educando terá que fazer a devida correlação entre os conceitos e as imagens, se o educando errar aparecerá a figura de um macaco dando risada dizendo errou e se o educando acertar aparecerá a imagem de um livro com palavra parabéns. No entanto, na mesma tela teremos o jogo da forca que com cinco erros o educando é eliminado.

Anônimo disse...

Disciplina: Matemática
Componente: Mário
Objeto de Aprendizagem: Quadrado Mágico
Público alvo: 6 ano do ensino fundamental
Objetivo: Desenvolver no aluno as propriedades da adição; como: comutativa e associativa.
Animação: jogo da adição
Etapas:
1ª - Complete o quadrado mágico com os números naturais de 1 áte 16
2ª - Para cada linha horizontal ou linha vertical, a soma dos 4 números dá 34
Dicas:
1ª - Os números são agrupados aleatoriamente
2ª - Existem várias opções para completar o quadrado mágico
3ª - Uma das linhas horizontais ou verticais podem ser os números: 1, 4, 14 e 15. Porque a soma 1+4+14+15=34.
Errou: tente novamente!
Acertou: PARABÉNS! você coseguiu alcança o seu objetivo.
Turma: 03

Anônimo disse...

Criando um objeto

Série: 1ª série do Ensino Médio

Disciplina: Física

Simulação

Título: Interlagos

Objetivo:
- Complementar as apresentações de movimentos através de equações, fórmulas e gráficos, para que o aluno tenha uma visão ampla sobre os conceitos de deslocamento, velocidade e aceleração.

Na situação representada abaixo, há uma simulação de uma pista de corrida da Fórmula 1. Através dela, o aluno tem a oportunidade de colocar valores num gráfico da velocidade em função do tempo. O aluno coloca valores para o tempo e encontra outros para a velocidade e a aceleração. Dependendo dos valores que os alunos colocarem, pode aumentar ou diminuir a velocidade do carrinho e, conseqüentemente, sua aceleração.




Professor: Marcone Benevides
E.E. Jerônimo Rosado
Turma: 03

Anônimo disse...

Kaline, Evânio, Núbia e Júlia - turma 6
Ana Céli- turma 3
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: 1ª série do ensino médio
CONTEÚDO EXPLORADO: Tabela periódica
OBJETIVOS: Associar os elementos químicos da tabela periódica com seus respectivos símbolos; Conhecer os números atômicos dos elementos químicos;
ANIMAÇÃO: bingo da tabela periódica
Ao abrir a tela do objeto de aprendizagem encontrará uma tabela periódica, apenas com o símbolo do elemento e seu respectivo número atômico. E logo em seguida um retângulo dividido em 12 partes iguais.
O participante deverá preencher as 12 partes do retângulo escolhendo elementos químicos contidos na tabela periódica, apresentada no início.
Para esse efeito, o participante clicará no elemento escolhido e arrastará para uma das partes do retângulo. Fará este procedimento até preencher a cartela.
Depois da cartela preenchida, o participante clicará em seguir.
Aparecerá sua cartela totalmente preenchida e duas opções ao lado: 1. VENCÍ e 2. VENCERAM-ME.
Para começar o jogo, sugere que o professor utilize uma garrafa, com números de 1 a 118, e chame as pedras. À medida que o professor fala o número, o jogador procura identificar se escolheu um desses números, marca (clicando em cima do quadrinho que contém o número e o símbolo do elemento químico correspondente) e diz em voz alta o nome do elemento que está representado pelo símbolo e pelo número marcado.
Quando a cartela inteira for marcada, o jogador clicará na opção 1. VENCÌ e aparecerá: PARABÈNS, VOCÊ GANHOU!
Se algum participante, antes ganhar, você clicará na opção: 2. VENCERAM-ME, e aparecerá: QUE PENA, TENTE NOVAMENTE!

Anônimo disse...

TURMA 03 DE BIOLOGIA: Railson B. Cunha, Rosiana P. de Oliveira, Rosineide Figueiredo, Núbia Marinheiro – São Rafael
– O Objeto de Aprendizagem por nós elaborado é um jogo que abordará a distinção entre as características das cobras. Adiante o apresentaremos:
TEMA: OFIDIOFOBIA, O NOSSO ETERNO MEDO!
DISCIPLINA: Biologia,
PÚBLICO ALVO: 2ª série do ensino médio
OBJETIVOS:
Compreender as diferenças entre cobras peçonhentas e não-peçonhentas;
Analisar e refletir sobre essas diferenças com a finalidade de propor soluções para possíveis acidentes com cobras;
Identificar comportamentos adequados e inadequados para a prevenção de acidentes envolvendo cobras.
RECURSOS: Material audiovisual; Livros; Material informativo para pesquisa.
METODOLOGIA:
Abordagem inicial buscando conceitos que os estudantes têm sobre venenos ou picadas de cobra;
Apresentação oral do assunto do OA;
Conclusões sobre a aula e a utilização do OA.
AVALIAÇÃO: Análise, compreensão e reflexão do assunto.
PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE:
Na sala de aula:
a) Ao começar a atividade, o professor vai realizar uma abordagem para a compreensão dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto a ser estudado, que são as características das cobras peçonhentas e não-peçonhentas.
b) Terminado o primeiro momento, o professor inicia a compreensão de quais comportamentos são adequados ou inadequados para manter-se protegido de ataques de cobras venenosas. Nesse momento é interessante dar importância à responsabilidade de todos para evitar acidentes.
No computador:
a) Na aula os estudantes deverão se sentar em dupla para a atividade;
b) Ao início do jogo os alunos verão personagens (peçonhentos e não-peçonhentos), as cartas onde a um clique aparecerão características de cada grupo de cobras;
c) A partir de um comando inicial abrir-se-ão as regras do jogo. Os alunos só poderão iniciar a atividade após a leitura e o esclarecimento das regras;
d) Cada aluno deve escolher o que defenderá: peçonhentos e não-peçonhentos;
e) A cada rodada, de acordo com o clique em uma carta qualquer, aos alunos se apresentará as características dos grupos ofídicos;
f) Se o aluno 1 inscreveu-se como peçonhento ele deve encontrar e abrir a carta em que apresente-se a(s) característica(s) das cobras peçonhentas. Da mesma forma ocorrendo com o aluno 2, inscrito como não-peçonhento;
g) Ganha o jogo o que conseguir atingir o máximo possível de cartas corretas, sendo que cada erro contabilizado representa um ponto a mais para o oponente.

Anônimo disse...

OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
TURMA: 12
EQUIPE:
BENEDITO JOSÉ DE QUEIROZ
MANOEL MESSIAS GOMES
MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA
MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA QUEIROZ
VÂNIA MARIA GALDINO

TEMA: Compreendendo a classificação dos triângulos quanto a medida dos lados.
OBJETIVOS: - Compreender o processo de construção de triângulos;
- Classificar corretamente os triângulos quanto a medida de seus lados.

IMPORTANTE:
O presente objeto de aprendizagem é composto por quatro telas. A passagem de uma tela para outra ocorrerá após a resposta correta para cada situação.

1ª TELA: Abre com uma paisagem na qual estão dispostos três pontos não colineares.
 Passe o mouse e observe a figura construída.
 A figura construída é um:
• Retângulo.
• Quadrado.
• Círculo.
• Triângulo.
Ao clicar sobre a opção triângulo, a resposta será confirmada com o surgimento do conceito geral da figura.

2ª TELA: Paisagem na qual serão encontrados segmentos de reta de tamanhos diferentes.
 Arrastar com o mouse segmentos de retas para construção de triângulos e classificá-los quanto ao comprimento dos lados.
 A figura construída representa:
• Triângulo eqüilátero.
• Triângulo isósceles.
• Triângulo escaleno.
Ao clicar sobre a opção triângulo escaleno, a resposta será confirmada com o surgimento da correta definição.

3ª TELA: Paisagem em cuja composição aparece segmentos de retas de mesmo comprimento.
 Arrastar com o mouse segmentos de retas para construção de triângulos e classificá-los quanto ao comprimento dos lados.
 A figura construída representa:
• Triângulo eqüilátero.
• Triângulo isósceles.
• Triângulo escaleno.
Ao clicar sobre a opção triângulo eqüilátero, a resposta será confirmada com o surgimento da correta definição.

4ª TELA: Paisagem em cuja composição aparece dois segmentos de reta de mesmo tamanho e outro de tamanho diferente.
 A figura construída representa:
• Triângulo eqüilátero.
• Triângulo isósceles.
• Triângulo escaleno.
Ao clicar sobre a opção triângulo isósceles, a resposta será confirmada com o surgimento da correta definição.


MENSAGEM FINAL:
Parabéns! Esperamos que você a partir de agora, seja capaz de reconhecer e fazer a correta classificação dos triângulos quando ao comprimento dos seus lados.

Anônimo disse...

Objeto de Aprendizagem

Tema: Soluções e Misturas Heterogêneas.

Público Alvo: 2ªsérie do Ensino Médio

Duração de aula: 50 min.

Objetivos:
- Mostrar a diferença de solução e misturas heterogêneas, com seus respectivos conceitos.
- Esclarecé-los, que toda solução é uma mistura mais nem toda mistura é uma solução.
Metodologia:
- sugere-se aos alunos fazer experiências, com misturas e identificá-las:
1º experiência: água e sal
2º experiência: areia e água
3º experiência: água e álcool
Após as experiências realizadas, os alunos irão responder as atividades sugeridas.

Atividades:

Responda a 2ª segunda coluna de acordo com a 1º.
(1)soluções ( )água e areia
(2)mis. Heterogêneas ( )água e álcool
( ) água e sal
( )água e açúcar
( )água e óleo.

Ana Cele
Turma: 03

Anônimo disse...

Disciplina: Química

Objeto de Aprendizagem

Tema: Soluções e Misturas Heterogêneas.

Público Alvo: 2ªsérie do Ensino Médio

Duração de aula: 50 min.

Objetivos:
- Mostrar a diferença de solução e misturas heterogêneas, com seus respectivos conceitos.
- Esclarecé-los, que toda solução é uma mistura mais nem toda mistura é uma solução.
Metodologia:
- sugere-se aos alunos fazer experiências, com misturas e identificá-las:
1º experiência: água e sal
2º experiência: areia e água
3º experiência: água e álcool
Após as experiências realizadas, os alunos irão responder as atividades sugeridas.

Atividades:

Responda a 2ª segunda coluna de acordo com a 1º.
(1)soluções ( )água e areia
(2)mis. Heterogêneas ( )água e álcool
( ) água e sal
( )água e açúcar
( )água e óleo.

Ana Cele
Turma: 03

Anônimo disse...

Turma de matemática sala 15
1 TELA:
Vejam por meio de figuras que apresentam formas, tamanhos e cores diversas, o nestudo da geométria.
2 TELA:
Aparecem figuras de idifícios, prédios, praças, árvores e parques.
Passando o mouse encima das figuras elas vão se movendo e apresentando quadrinhos com perguntas: Qual e a área do quadrado que representa a praça?
Continuando com o mouse sobre as árvores surge outra pergunta: Qual a planta maior?E qual o diametro das árvores?
Clicando avançar surge a projeção dos angulos formados ao chão pelos prédios e edificios e surge situações para serem respondidas.Como qual é o ângulo formado por esta imagem? Após conseguir a resposta certa , passa para a pergunta seguinte:Sendo o cateto oposto x e o cateto adjacente y, quanto vale a hipotenusa? Conseguindo responder até mesmo por meio de tentativas surge a mensagem na tela seguinte: Parabéns! Esperamos que voc^agora entenda com a geometria está presente em nosso dia a dia.
E aparece a outrea tela com árvores, prédios e figuras girando e vindo de um lado para outro formando a frase: A GEOMETRIA ESTA PRESENTE EM NOSSA VIDA.

Anônimo disse...

Lázaro - turma 9

Tipo de Objeto Atividade Rived
Titulo Estados Físicos da Matéria Mudança de Estado
Série 1ªsérie (Ensino Médio)
Categoria Química
SubCategoria Matéria e energia, densidade, substâncias pura e mistura
Objetivo: 1. Conhecer os estados da matéria; 2. Compreender que a força de atração e a intensidade da força entre as entidades da matéria é o que define o seu estado; 3. Saber identificar as principais diferenças entre os estados sólido, líquido e gasoso; 4. Observar através de simulações as mudanças de estados físicos da matéria; 5. Procurar conhecer e identificar o quarto e o quinto estado da matéria.


CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

• DESCRIÇÃO DO ROTEIRO PARA ESSE EXEMPLO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM:

Quando o objeto for visualizado vai aparecer uma figura com vários exemplos de matéria (água, açúcar, sal, vidro, plástico, etc...) e de energia (luz, eletricidade, calor, etc...) e ao lado o conceito de matéria e energia.















Em seguida vai aparecer alguns exemplos de estados físicos da matéria, tais como: líquido, sólido e gasoso.
Vai existir também simulações das mudanças de estados físicos: junto as simulações apareceram perguntas do que ocorreu e qual a mudança de estado, como ela se dá e o porque.

Anônimo disse...

Francisca Filgueira e Ari Felix

Objeto de aprendizagem: Animais invertebrados

Público Alvo: 2a série do E. Médio

Objetivo: classificar os animais invertebrados

1a Fase: Ajudar Noé organizar alguns animais da arca,
Animação;pondo-os na casa correta conforme o filo que pertence;

Ob. só passará para a segunda fase quando colocar os animais nos devidos lugares.

Ao passar para a segunda fase, Noé agradece e pede para identificar cada especie.

2a. Fase: Ajudar Noé a identificar as especies
Animação: animais agrupados por filo, com espaço ao lado para colocar o nome da espécie. o aluno puxa o nome correto de um grupo de nomes.

Ao terminar Noé agrade e segue viagem

Anônimo disse...

O objeto de aprendizagem:Preciso de oxigenio tem como objetivo:
Diferenciar as difentes formas de poluição de rios,florestas e animais pelo uso de inseticidas em nossos ecossistemas.
Utilizar corretamente o solo na produção de alimentos.
Reconhecer que as queimadas liberam grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera.
Esse objeto é muito importante no estudo de ecologia,anatomia e microbiologia.

Anônimo disse...

O objeto de aprendizagem:Preciso de oxigenio tem como objetivo:
Diferenciar as difentes formas de poluição de rios,florestas e animais pelo uso de inseticidas em nossos ecossistemas.
Utilizar corretamente o solo na produção de alimentos.
Reconhecer que as queimadas liberam grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera.
Esse objeto é muito importante no estudo de ecologia,anatomia e microbiologia.

Clédson lima
Apodi-rn

Anônimo disse...

O objeto de aprendizagem:Preciso de oxigenio tem como objetivo:
Diferenciar as formas de poluição de rios,florestas e animais pelo uso de inseticidas em nossos ecossistemas.
Utilizar corretamente o solo na produção de alimentos.
Reconhecer que as queimadas liberam grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera.
Esse objeto é muito importante no estudo de ecologia,anatomia e microbiologia.

Clédson lima
Apodi-rn

Anônimo disse...

OBJETO DE APRENDIZAGEM: Figuras geométricas.
Para o 2º Ensino Médio

1ª TELA: Objetivo : Identificar as diversas formas, tamanhos e cores diversas das figuras geométricas.
Avançar: Aparece na tela figuras de edifícios, prédios, praças, árvores e parques.
Avançar: Aparece prédios e praças.Passando o mause encima das figuras ela vão se movendo e apresentando as perguntas: Qual a área do quadrado que demonstra a praça ? Em outro ângulo outra pergunta: Qual a árvore mais alta ? Qual o diâmetro desta árvore? E assim por diante. A proporção que for clicando em pontos destacados surgirão mais perguntas.
Avançando surgirá uma nova tela , com prédios e edifícios que projetará ângulos formados em dimensões diferentes desde que prossiga arrastando o mause. após conseguir a resposta certa , surgirão novas curiosidades que enriquecerá o ensino da geometria.
Avançando uma frase tomará conta da tela " A NOSSA VIDA ESTÁ RODEADA DA GEOMETIA". Parabéns !. Esperamos que você agora entenda que a geometria é comum ém nossa vida e está presente no nosso cotidiano.
Maria Jervani, Tiquinha , e o grupo de matemática da sala 15.

Anônimo disse...

OBJETO DE APRENDIZAGEM: Figuras geométricas.
Para o 2º Ensino Médio

1ª TELA: Objetivo : Identificar as diversas formas, tamanhos e cores diversas das figuras geométricas.
Avançar: Aparece na tela figuras de edifícios, prédios, praças, árvores e parques.
Avançar: Aparece prédios e praças.Passando o mause encima das figuras ela vão se movendo e apresentando as perguntas: Qual a área do quadrado que demonstra a praça ? Em outro ângulo outra pergunta: Qual a árvore mais alta ? Qual o diâmetro desta árvore? E assim por diante. A proporção que for clicando em pontos destacados surgirão mais perguntas.
Avançando surgirá uma nova tela , com prédios e edifícios que projetará ângulos formados em dimensões diferentes desde que prossiga arrastando o mause. após conseguir a resposta certa , surgirão novas curiosidades que enriquecerá o ensino da geometria.
Avançando uma frase tomará conta da tela " A NOSSA VIDA ESTÁ RODEADA DA GEOMETIA". Parabéns !. Esperamos que você agora entenda que a geometria é comum ém nossa vida e está presente no nosso cotidiano.
Maria Jervani, Tiquinha , e o grupo de matemática da sala 15.

Anônimo disse...

Zilma,Biologia
Objeto de aprendizagem:Pirâmide de energia
Público Alvo:3ª série do Ensino Médio
Disciplina:Biologia
Objetivos:Descobrir o nível de absorção de energia nos seresprodutores,primários,secundários, e terciários
Animação:Pirâmide Mágica
.Clique nos seres vivos -um a um- e descubra o nível de absorção de energia existente .
.Digite o nome que indica a classificação de cada ser.
.Se acertou ,ouvirá aplausos.
.Se errou,ouvirá uma voz dizendo:¨Ah!tente novamente.Você é capaz!

Anônimo disse...

lázaro disse...
Lázaro - turma 9

Tipo de Objeto Atividade Rived
Titulo Estados Físicos da Matéria Mudança de Estado
Série 1ªsérie (Ensino Médio)
Categoria Química
SubCategoria Matéria e energia, densidade, substâncias pura e mistura
Objetivo: 1. Conhecer os estados da matéria; 2. Compreender que a força de atração e a intensidade da força entre as entidades da matéria é o que define o seu estado; 3. Saber identificar as principais diferenças entre os estados sólido, líquido e gasoso; 4. Observar através de simulações as mudanças de estados físicos da matéria; 5. Procurar conhecer e identificar o quarto e o quinto estado da matéria.
Duração: 2 aulas;
Recursos: Quadro e giz, Laboratório de Ciências e o de Informática;
Metodologia: Aula teórica e prática no Laboratório de Ciências e Informática;
Avaliação: Exercícios propostos no final da aula - teóricos e práticos.


CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

• DESCRIÇÃO DO ROTEIRO PARA ESSE EXEMPLO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM:

Quando o objeto for visualizado vai aparecer uma figura com vários exemplos de matéria (água, açúcar, sal, vidro, plástico, etc...) e de energia (luz, eletricidade, calor, etc...) e ao lado o conceito de matéria e energia.

Em seguida vai aparecer alguns exemplos de estados físicos da matéria, tais como: líquido, sólido e gasoso.
Vai existir também simulações das mudanças de estados físicos: junto as simulações apareceram perguntas do que ocorreu e qual a mudança de estado, como ela se dá e o porque.

Anônimo disse...

Antônia Silvana,Alci e Antônia Neta-Turma 15.

Grupo de Química

Criando um objeto de Aprendizagem

Conteúdo Explorado:Funções

Químicas:Ácidos e Bases.

Público Alvo:1ª série do ensino médio

OBJETIVO:

Desenvolver na aluno a capacidade de fazer com segurança o conhecimento entre ácidos e bases,utilizando o indicador fenolftaleína.

Animação:

1.Coloca-se 5 tubos de ensaio contendo em cada um 5ml de substancias incolores.
2.Através do indicador fenolftaleína o aluno vai descobrir quem é ácido e quem é base.
COMO?
3.Recomenda-se que em cada tubo de ensaio ele pingue algumas gotas do indicador.
4.Se a substância permanecer incolor ele vai descobrir que trata-se de um ácido, se adquirir a coloração rósea, trata-se de uma base.

sUCESSO!

Esperamos que esse objeto seja útil no dia a dia de cada um,já que os ácidos e as bases estão bastante presentes no nosso meio.







Químicas.

Anônimo disse...

SUZANA REINALDO, FRANCISCA DAS CHAGAS, ELIENE BESSA E LÁZARO BESSA.
GRUPO DE QUÍMICA - TURMA 9:
OBJETO DE APRENDIZAGEM: FUNÇÕES OXIGENADAS.
PÚBLICO ALVO: 3ª SÉRIE DO ESNINO MÉDIO.
CARGA HORÁRIA: 2 AULAS.
OBJETIVOS:
- COMPREENDER AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DO ÁTOMO CARBONO E A IMPORTÂNCIA DESSAS PROPRIEDADES NA FORMAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS;
- COMPREENDER AS REGRAS BÁSICAS DE NOMENCLATURA;
- RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS HIDROCARBONETOS.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS: FUNÇÕES OXIGENADAS.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: FAZER OBSERVAÇÕES A PARTIR DESSAS OBSERVAÇÕES E RELACIONAR COM CONTEÚDO.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS: VALORIZAR A FORMAÇÃO DE BEBIDAS ALCOOLICAS (FERMENTAÇÃO, DESTILAÇÃO) E O TEOR DO ÁLCOOL EXISTENTE NAS BEBIDAS, RESPEITANDO A QUANTIDADE DE ÁLCOOL PERMITIDO NO ORGANISMO.
RECURSOS: QUADRO E GIZ, TECNOLÓGICO - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.
METODOLOGIA: AULA EXPOSITIVA E PRÁTICA NOS LABORATÓRIOS.
AVALIAÇÃO: EXERCÍCIOS AVALIATIVOS NO FINAL DO OBJETO DE APRENDIZAGEM E PRÁTICO NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIA.

CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

• DESCRIÇÃO DO ROTEIRO PARA ESSE EXEMPLO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM:
-NO INÍCIO ABRIRÁ UMA TELA COM O CONCEITO DE HIDROCARBONETOS E ALGUNS EXEMPLOS DE PRODUTOS DERIVADOS DO CARBONO;
-EM SEGUIDA ENTRARÁ UMA NOVA TELA COM AS PRINCIPAIS REGRAS DE NOMENCLATURAS E OS EXEMPLOS A SEREM RESPONDIDOS DANDO NOME CIENTÍFICO AOS COMPOSTOS ORGÂNICOS;
-EM OUTRA TELA EXEMPLOS DOS PRINCIPAIS HIDROCARBONETOS (COM SUAS RESPECTIVAS FIGURAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE;
-NA ÚLTIMA TELA APARECERÁ UMA SIMULAÇÃO DE DESTILAÇÃO E FERMENTAÇÃO DE BEBIDAS ALCOOLICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A HUMANIDADE, PARA FINALIZAR EXERCÍCIOS PROPOSTOS NO PRÓPRIO OBJETO DE APRENDIZAGEM.

Anônimo disse...

Passeio no Campo

A finalidade deste Objeto de Aprendizagem é elaborar uma simulação com o intuito de dinamizar o processo ensino aprendizagem. A mesma consiste na apresentação de algumas telas ilustrativas onde o aluno ao passo que vai apresentando uma a uma deverá reconhecer informações ligadas ao assunto trabalhado em sala de aula na disciplina de Física.
Para melhor compreensão deste ambiente, faremos aqui a exposição dos elementos que se apresentarão nestas telas.


Tela 1
Representação de panorama rural, onde colocaremos elementos tais como: Rios, Açudes, Lagos, pássaros, animais, vegetações diversas.


Tela 2
Representação de uma localidade urbana, onde podemos destacar os elementos seguintes: Automóveis, edifícios, fábricas, torres de telecomunicações, fuligem de poluição.


Tela 3

Representação de um panorama desértico onde posemos observar os seguintes elementos associados: Areia, Cáctos, Camelos, Sol, poeira.
Componentes:
Pedro Rodrigues, Ozanildo Almeida, Aécio Gabriel, Xavier e Nonato

professor Moacyr disse...

Objeto de Aprendizagem: Relação genótipo X fenótipo
Público Alvo: 3° ano ensino médio
Conteúdo: Genética

O objeto inicia-se com uma tela que traz uma introdução com informações sobre o conteúdo, a cada palavra em negrito visualiza-se seu respectivo conceito. Ex. Se o aluno passa o mause em cima da palavra em negrito "fenótipo", logo é apresentado o conceito sobre tal palavra. Após o srgimento da primeira etapa o aluno clica em "avançar", onde surge as regras e informações de como se proceder no jogo. O jogo oferece ao aluno a possibilidade de se conhecer fenótipos a partir de genótipos sugeridos. Ex. o objeto, oferece um genótipo para a cor do olho (castanho, azul ou verde), depois para outra característica: lóbulo da orelha (solto ou firme) e assim por diante.
Apos o aluno escolher todos os genótipos, clica em visualizar e surge uma tela com o resultado final.
esse objeto tem como objetivo, proporcionar ao aluno a interação de genótipo e fenótipo existente na genética.