17 de ago. de 2008

PLANO DA AULA MINISTRADA NO QUARTO ENCONTRO PRESENCIAL

Pessoal,
Aqui vocês podem postar o plano da aula que vocês elaboraram para ministrar no quarto encontro presencial.
Nos sites http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ e http://www.cdof.com.br/aulas.htm vocês vão encontrar orientações e modelos de planos de aula.
Desde já, parabéns pelo esforço e uma boa semana!
Socorro Souza e Vilani

28 comentários:

Anônimo disse...

Ana Céli - turma 3
Kaline, Núbia e Júlia - turma 6

DISCIPLINA: Química
TEMA:Funções químicas inorgânicas

OBJETIVOS:
1. Identificar alguns ácidos pelo conceito de Arrhenius;
2. Identificar alguns óxidos e suas reações específicas;
3. Compreender a chuva ácida;
4. conhecer o pH;

PÚBLICO ALVO;
Alunos da 1ª série do ensino médio.

RECURSOS:
1. Cartazes;
2. Computador
3. objeto de aprendizagem: Os mistérios químicos da chuva ácida.

METODOLOGIA
Na sala sugere-se a explicação de ácidos e óxidos , a leitura de um texto que aborde os aspéctos gerais da chuva ácida e a navegação no objeto de aprendizagem.

AVALIAÇÃO/CRITÉRIOS
observação dos grupos em relação a participação e desenvoltura no objeto de aprendizagem.

Anônimo disse...

Plano de aula
Disciplina:
-Biologia
Tema:
-Quão Grande É?
Público-alvo:
-1ª série do Ensino Médio
Objetivos:
-Compreender as características dos reino fungi, monera, protista e dos vírus;
-identificar as possíveis interferências desses reinos na vida humana;
-Conhecer os diversos instrumentos de análises visuais utilizados pelo homem no reconhecimento de formas microorgânicas.
Recursos:
-Objetos de aprendisagem e computador
Metologia:
-Explicação;
-Navegação na internet.
Avaliação:
-Análise e compreensão do assunto.

Anônimo disse...

Professor: Marcone Benevides

Disciplina: Física

Público alvo: Alunos do 3º série do
Ensino Médio.

Tema trabalhado: Cargas elétricas e eletrização.

Objetivos:
- Identificar fenômenos eletrostáticas do cotidiano
- Conhecer como as cargas elétricas interagem entre si, processos de atração e repulsão.
- Identificar processos de eletrização.
Competências e habilidades:
- Construir e investigar situação problema, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma a outra situação, prever, avaliar, analisar previsões.
Conteúdos abordados:
- Condutores e isolantes
- Cargas elétricas e corpos eletrizados
- Eletrização por atrito
- Eletrização por indução

Estratégias:
- Vídeo com imagens selecionadas de fenomenos elétricos
- Material de laboratório para demonstrações e também para manuseio pelos alunos.
- Software de simulação de eventos relativos a fenômenos eletrostáticos.
Pré-requisitos: não há

Recursos:
- Utilizar cartazes, uso do computador, internet e objetos de apredizagem.
Tempo previsto: duas aulas

Avaliação:
Nesta atividade serão avaliados os portifólios e a participação dos alu
nos na discussão em sala de aula.

Cursista: Marcone de Sena Benevides
Turma: 03

Anônimo disse...

Disciplina:Matemática
Série:I ano do Ensino Médio
tema trabalhado:Funções Trigonométricas:Função Seno.
Objetivo: Compreender algumas propriedades fundamentais da função seno; como: gráfico, imagem e periodo.
Pré-requisitos:
Conceituar o seno no triângulo retângulo
Conceituar a função seno no ciclo trigonométrico
Construir o gráfico da função seno F(x)=sen x
Tempo de duração:45 minutos
Metodologia:
Utilizar aprendizagem virtual no computador com o programa rived.
Procedimento:
Desenvolver o gráfico da função seno F(x)= Sen x, com os gráficos que a função pode ser multiplicada em relação a sua imagem e o seu periodo.
Recurso:
Computador e internet.
Avaliação:
Observar os seguintes critérios:
Compreender o gráfico da função seno.
Participação do aluno.
Aplicação e desenvolvimento dos alunos nas atividades.
Manoel Mário Freire Junior
Turma; 3

professor Moacyr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
professor Moacyr disse...

DISCIPLINA: Biologia

PROFESSOR: Moacyr Gondim Lóssio Neto


PLANO DE AULA


TEMA CENTRAL: TRANSPORTE PASSIVO ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA


CARGA HORÁRIA: 2 horas-aula

PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano do ensino médio

OBJETIVOS:

Apresentar ao aluno as diferentes partes que compõe a membrana plasmática
Apresentar ao aluno os tipos de transporte passivo que ocorre através da membrana plasmática
Proporcionar ao aluno a observação dos resultados da difusão simples, osmose e difusão facilitada em células vegetal e hemácias.

CONTEÚDOS:

Citologia.
1.1 Componentes da membrana plasmática.

1.2 Transporte passivo através da membrana plasmática.

1.3 Meios hipertônico e hipotônico

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Exposição dialogada com uso do quadro.
Discussões
Utilização dos computadores para uso do objeto

RECURSOS

Quadro
Pincel
Apagador
Livro
Computador

AVALIAÇÃO

Observação da participação dos alunos
Questões propostas no decorrer da aula

Anônimo disse...

Evânio e Zilma - turma 6.
Dalmácio - turma 3.

Disciplina: Matemática.
Tema: Geometria - Geometria Espacial. Caminhando pelas faces de um cubo.

OBJETIVOS:
1. Identificar os elementos de um poliedro;
2. Reconhecer figura geométrica espacial e figura geométrica plana;
3. Perceber a posição dos objetos no espaço;
4. discriminar visualmente semelhanças e diferenças entre os elementos de um poliedro;
5. Memorizar visualmente seqüências numéricas;
6. Identificar números inteiros positivos e negativos;
7. Adicionar algebricamente números inteiros.

PÚBLICO ALVO:
Alunos da 1 série do Ensino Medio.

RECURSOS:
1. Cartazes;
2. dados;
3. Caixas (montadas e desmontadas);
4. Cartolina;
5. Material de apoio - cartonado (moldes);
6. Computador;
7. Objeto de Aprendizagem: cubo mágico.

Tempo: 2 horas/aula.
Metodologia:
Na sala de aula - conhecimento prévio do aluno sobre Geometria;
Leitura partilhada de um texto sobre Geometria;
Confecção e manipulação de figuras geométricas espaciais e planas;
No Laboratório de Informática -Navegação no objeto de aprendizagem - (dupla);
Atividade Extra-classe:
Relatório sobre o desenvolvimento da aula.

Avaliação: contínua, durante a aula, onde serão observadas a participação, habilidades e desenvoltura no objeto de aprendizagem; conhecimentos prévios; análise e síntese da atividade proposta.

Anônimo disse...

PLANO DE AULA

ASSUNTO:Cargas elétricas e eletrizaçâo.
DISCIPLINA:Física
SÉRIE:3°ano(Ensino Médio)
DURAÇÃO:2 aulas

OBJETIVOS
1.- Identificar fenômenos eletrostáticas do cotidiano;
2- Conhecer como as cargas elétricas interagem entre si processos de atração e repulsão;
3- Identificar processos de eletrização.

PRÉ-REQUISITO
Conhecer a constituição atômica e respectivamente suas cargas.

RECURSOS
Uso do computador, internet e objetos de apredizagem.

METODOLOGIA
1.Exposição do contéudo a ser abordado no objeto de aprendizagem;
2.Navegação na internet;
3.Debates e discursões sobre os assuntos abordados.

AVALIAÇÃO
Serão avaliados a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no computador, como também as discursões, debates e conclusôes dos mesmos em relação ao assunto em questâo.

Anônimo disse...

João Amaral-Turma 12

Disciplina: Química

Tema: Fusão nuclear

Carga horária: 2 horas-aula

Objetivos:
-Compreender o processo de fusão nuclear e a produção de energia nele envolvida;
-Estabelecer a relação entre as reações de fusão nuclear que ocorre no sol e a energia necessária ao metabolismo dos seres vivos;
-Reconhecer a fusão nuclear como uma reação que dá origem a novos elementos químicos.

Público alvo: Aluno do 3º ano do ensino médio

Recursos didáticos

*Aula expositiva no quadro de giz
*Aula no computador com o objeto de aprendizagem do rived.
Metodologia

Promover discussão em sala de aula, sobre a origem da energia solar;
Estabelecer relação entre a energia necessária ao metabolismo dos seres vivos e a energia liberada numa reação de fusão
Realizar exposição sobre as reações químicas envolvidas nesse processo;
Na sala de computadores fazer uso do objeto de aprendizagem do rived: fusão nuclear.

Avaliação

Observar o interesse do aluno na discussão de sala de aula;

Verificar a desenvoltura do educando no uso do objeto de ensino aprendizagem.

Anônimo disse...

Andréa turma 03
Clédson Lima turma 09
Fátima Feitosa
Fátima Câmara
Aparecida Nunes
Neci Praxedes


Plano de aula – RIVED

Objetivos:
Reconhcer a importância do uso dos anticoncepcionais na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
Diferenciar anatomicamente o aparelho feminino e masculino;
Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias para aquisição do conhecimento;
Utilizar de maneira correta os métodos anticonceptivos;

Conteúdos conceituais:
Métodos anticonceptivos;
Aparelho reprodutor masculino e feminino;
Gravidez indesejada.

Conteúdos procedimentais:
Usar corretamente os métodos anticonceptivos para previnir a saúde sexual;
Evitar gravidez precoce;
Entender a necessidade do planejamento familiar.

Conteúdos atitudinais:
Formar cidadão crítico no que se refere ao uso dos anticoncepcionais
Valorizar o conhecimento desses anticoncepcionais e usá-los de maneira correta e responsável;
Preservar a vida mediante a maternidadde e partenidade responsável.

Procedimentos metodológicos:
Será indicado um site para a utilização na internet;
Haverá exposição oral sobre o aparelho reprodutor masculino e feminino;
Reflexão sobre o uso das ferramentas e sua utilização(computador);
Debate sobre sexualidade e as formas de prevenção.

Avaliação
Será feita de forma contínua, onde analisaremos a participação e interação.

Referências:
www.rivednaescola1.blogspot.com

Anônimo disse...

Plano de aula – RIVED
Disciplina: Biologia
Público alvo: 1 Série do Ensino Médio
Objetivos:
Reconhcer a importância do uso dos anticoncepcionais na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
Diferenciar anatomicamente o aparelho feminino e masculino;
Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias para aquisição do conhecimento;
Utilizar de maneira correta os métodos anticonceptivos;

Conteúdos conceituais:
Métodos anticonceptivos;
Aparelho reprodutor masculino e feminino;
Gravidez indesejada.

Conteúdos procedimentais:
Usar corretamente os métodos anticonceptivos para previnir a saúde sexual;
Evitar gravidez precoce;
Entender a necessidade do planejamento familiar.

Conteúdos atitudinais:
Formar cidadão crítico no que se refere ao uso dos anticoncepcionais
Valorizar o conhecimento desses anticoncepcionais e usá-los de maneira correta e responsável;
Preservar a vida mediante a maternidadde e partenidade responsável.

Procedimentos metodológicos:
Será indicado um site para a utilização na internet;
Haverá exposição oral sobre o aparelho reprodutor masculino e feminino;
Reflexão sobre o uso das ferramentas e sua utilização(computador);
Debate sobre sexualidade e as formas de prevenção.

Avaliação
Será feita de forma contínua, onde analisaremos a participação e interação.

Referências:
www.rivednaescola1.blogspot.com

Alunos :
Andréa turma 03
César Silva turma 08
Clédson Lima turma 09
Fátima Feitoza turma 09
Fatinha Câmara turma 09
Aparecida Nunes turma 09
Neci Praxedes turma 09

Anônimo disse...

Plano de aula – RIVED
Disciplina: Biologia
Público alvo: 1 Série do Ensino Médio
duração: 2 aulas

objeto: Sexo ou não
Objetivos:
Reconhcer a importância do uso dos anticoncepcionais na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
Diferenciar anatomicamente o aparelho feminino e masculino;
Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias para aquisição do conhecimento;
Utilizar de maneira correta os métodos anticonceptivos;

Conteúdos conceituais:
Métodos anticonceptivos;
Aparelho reprodutor masculino e feminino;
Gravidez indesejada.

Conteúdos procedimentais:
Usar corretamente os métodos anticonceptivos para previnir a saúde sexual;
Evitar gravidez precoce;
Entender a necessidade do planejamento familiar.

Conteúdos atitudinais:
Formar cidadão crítico no que se refere ao uso dos anticoncepcionais
Valorizar o conhecimento desses anticoncepcionais e usá-los de maneira correta e responsável;
Preservar a vida mediante a maternidadde e partenidade responsável.

Procedimentos metodológicos:
Será indicado um site para a utilização na internet;
Haverá exposição oral sobre o aparelho reprodutor masculino e feminino;
Reflexão sobre o uso das ferramentas e sua utilização(computador);
Debate sobre sexualidade e as formas de prevenção.

Avaliação
Será feita de forma contínua, onde analisaremos a participação e interação.

Referências:
www.rivednaescola1.blogspot.com

Alunos :
Andréa turma 03
César Silva turma 08
Clédson Lima turma 09
Fátima Feitoza turma 09
Fatinha Câmara turma 09
Aparecida Nunes turma 09
Neci Praxedes turma 09

Anônimo disse...

PLANO DE AULA

Disciplina: Matemática
Nível de Ensino:fundamental
Série:6º
Duração:2 hora/aula
Tema: equações do 1º grau

Objetivos Gerais:
-Conhecer o significado e encontrar o valor de uma incógnita.
_Identificar a igualdade de dois membros

Objetivos Específicos:
-Facilitar o entendimento dos procedimentos de resolução de equações.
-Desenvolver no aluno conceitos básicos para o estudo de equações do 1º grau

Metodologia:
-Objeto virtual de aprendizagem "Resolvendo Equações Através da Balança"

Recursos:
-Livros
-Computador
-CD
-Internet

Procedimentos:
* o Professor deve:
-Executar todas as etapas da atividade antes de levar os alunos para executá-las;
-Escolher uma atividade similar das que se propõe a seguir, uma aula antes da aula de sala dos computadores;
-fornecer o roteiro que indica o caminho para encontrar a atividade que será desenvolvida;
-Deve solicitar depois da atividade, na aula posterior que cada grupo faça a apresentação das suas anotações, o que foi aprendido.

Avaliação:
-O aluno será avaliado através do envolvimento na atividade, anotações sobre o que aprendeu em cada uma das fases da atividade proposta.

Endereço:
-CD
-www.rived.mec.gov.br
-Nível de ensino: Fundamental
-Palavra Chave: Equações

componentes:
Jocilene, Wanderley, Raildo, Aisamaque, Eduardo, Eronildes, Emerson

Turma 9

Anônimo disse...

PLANO DE AULA DO OBJETO DE APRENDIZAGEM: - Resolvendo Equações Através da Balança.( 7º ano)


Objetivos específicos
1.Compreender o que é uma equação do 1º grau.

2.Verificar a existência de dois membros separados pelo sinal de igualdade.

3. Identificar o elemento desconhecido como a incógnita.

4.Reconhecer um conjunto numérico como conjunto universo de uma equação.

5. Determinar o conjunto solução de uma equação.

6. Identificar a solução de uma equação como a raiz dessa equação.

Conteúdo:
Equação do 1º grau.

Número de aulas:
2 aulas de 50 min.

Desenvolvimento metodológico:

1-Na sala de aula:
-Aula expositiva;
- Relacionar o conteúdo com situações do cotidiano;
-Levar uma balança de dois pratos para os alunos conhecer;
-Pedir para os alunos que conhecem alguma balança de dois pratos explicar aos demais como esta funciona;
- Solicitar dos alunos que elaborem situações problemas.

2-Na sala de computadores:
-O professor deve explicar as etapas da atividade aos alunos antes de levar eles para executa-lá.
-Preparar com antecedência um roteiro que indique o caminho a ser seguido durante a realização da atividade.
-Disponibilizar um ambiente de aprendizagem que propicie a cooperação e a interatividade ente os alunos.

Avaliação:
-Observar o envolvimento dos alunos na atividade e propor que os alunos anotem o que aprenderam em cada uma das fases da atividade.
-Avaliar o desempenho individual e em grupo.

Turma 06
Francisco Edmilson Fernandes da Silva
Jusciano Fernandes Costa

Anônimo disse...

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO

DISCIPLINA: Matemática
TEMA: Uma viagem perenizada pelo descobrimento das relações trigonométricas no triângulo retângulo.

PÚBLICO ALVO: Aprendentes do 2º ano do ensino médio.

OBJETIVOS:
- Vivenciar a aprendizagem colaborativa;
- Relembrar o teorema de Pitágoras;
- (Re)conhecer as relações trigonométricas existentes no triângulo retângulo;
- Compreender de onde surge os valores do seno, cosseno e tangente dos ângulos notáveis; especificamente dos ângulos de 30º e 60º;
- Instigar os aprendentes a estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30º e 60º, a partir de uma situação-problema cotidiana;
- Propiciar a (re)construção de conceitos relacionados ao triângulo eqüilátero, através da contextualização da situação apresentada.

RECURSOS:
- Laboratório de informática:
. Computadores;
- Quadro branco e pincel;
- Lápis e papel.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
- Questionamentos:
- Divisão da turma em duplas por computador, oportunizando discussão e uso coletivo da máquina;
- Fazer exploração seqüencial das 12 (doze) telas que proporcionam interação e respostas para os questionamentos levantados;
- Retomar sempre que necessário as discussões, fazendo anotações no quadro e/ou nos apontamentos dos aprendentes;
- Resolução de outra(s) situação(ões)-problema(s).

AVALIAÇÃO:
- Será realizada durante o desenrolar da aula através da(s):
. interatividades entre aprendente/tela, aprendente/aprendente e aprendente/ensinante;
. argumentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos em outra(s) situação(ões) problema(s).



BENEDITO JOSÉ DE QUEIROZ
MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA
MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
MANOEL MESSIAS
TURMA: 12

Anônimo disse...

Turma 9:
José Lázaro Gurgel de Bessa, Eliene Alves de Lima Bessa, Suzana Maria A. de Sousza Reinaldo e Francisca das Chagas P. Bessa Fernandes:

- Objeto de aprendizagem de Química - Título: Soluções;

- Objetivos: 1. Preparar soluções para um determinado fim; 2. Preparar soluções e calcular sua concentração; 3. Identificar e utilizar diferentes formas de expressão da concentração de uma solução.
. Atitudinais: Valorizar o processo de formação de diversos tipos de soluções, percebendo o valor utilitário destas soluções em diferentes produtos usando no nosso dia-a-dia, como vinagre, coca-cola, água, etc..
. Procedimentais: Realizar experiência envolvendo tipos de soluções, como também a determinação da concentração de água sanitária para retirada de manchas em roupas.

- Público alvo: 2ªsérie(Ensino Médio)

- Metodologia: .na sala de aula - utilizaremos conceitos teóricos de concentração e de soluções e outros relacionados à atividade para que o aluno adquira conhecimentos prévio sobre o preparo de soluções;
. No computador seguiremos as tarefas apresentadas no objeto de aprendizagem.

- Recursos: Tecnológicos - Laboratório de informática.

- Avaliação: .Preparo de soluções para experimento na prática (real) e experimentos virtuais;
. Resolução de exercícios do objeto de aprendizagem no computador.

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

JOÃO AMARAL, JOÃO RIBEIRO, LINDOILTON E ORIEL.-Turma 12

Disciplina: Química

Tema: Fusão nuclear

Carga horária: 2 horas-aula

Objetivos:
-Compreender o processo de fusão nuclear e a produção de energia nele envolvida;
-Estabelecer a relação entre as reações de fusão nuclear que ocorre no sol e a energia necessária ao metabolismo dos seres vivos;
-Reconhecer a fusão nuclear como uma reação que dá origem a novos elementos químicos.

Público alvo: Aluno do 3º ano do ensino médio

Recursos didáticos

*Aula expositiva no quadro de giz
*Aula no computador com o objeto de aprendizagem do rived.
Metodologia

Promover discussão em sala de aula, sobre a origem da energia solar;
Estabelecer relação entre a energia necessária ao metabolismo dos seres vivos e a energia liberada numa reação de fusão
Realizar exposição sobre as reações químicas envolvidas nesse processo;
Na sala de computadores fazer uso do objeto de aprendizagem do rived: fusão nuclear.

Avaliação

Observar o interesse do aluno na discussão de sala de aula;

Verificar a desenvoltura do educando no uso do objeto de ensino aprendizagem.

Anônimo disse...

DISCIPLINA: Biologia
NIVEL DE ENSINO:Médio
SÉRIE: 3 ano
DURAÇÃO: 1hora aula
TEMA: O caso de rebanho de Jacó
OBJETIVO GERAL:Instigar os alunos a construir conceitos sobre genética.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Diferenciar genótipo de fenótipo;
Compreender características recessiva e dominante.
METODOLOGIA:Explorar o objeto virtual 'O caso do rebanho de Jacó".
RECURSOS:livro, CD, internet.
PROCEDIMENTOS:Incentivar o aluno a explorar o objeto,interagir com o mesmo e ao final anotar as suas dúvidas e conclusões, afim de verificar com a exposição posteriormente do conteúdo, se suas conclusões foram corretas .
AVALIAÇÃO: Observar a interação e a compreensão,entre outros, do aluno com o objeto.

Anônimo disse...

grupo de matemática - turma 15
CAPACITAÇÃO – REDE INTERNACIONAL
VIRTUAL DE EDUCAÇÃO.

PROJETO DE TRABALHO
Disciplina: Matemática

1.0 - Tema:

1.1 - PERMUTAÇÕES & ARRANJOS SIMPLES

2.0 - Público-alvo e pré-requsito

2.1 - 2ª e/ou 3ª série do Ensino Médio
2.2 – Fatorial

3.0 - Objetivos:

3.1 - Desenvolver nos alunos um grau satisfatório de maturidade matemática; apresentar estruturas e técnicas de interesse para resolução de problemas proposto do seu cotidiano.
3.2 – Desenvolver o raciocínio combinatório, tendo em vista a familiarização do aluno com problemas que envolvem contagem.

4.0 Recursos:

4.1 - Computador
4.2 - Baralho
4.3 - Cartazes
4.4 - Folder informativo

5.0 - Metodologia:

5.1 - Exposição do conteúdo a ser abordado no objeto de aprendizagem; [ situações problemas - foto, cartas, placas de carro - observação do conhecimento prévio do educando ]
5.2 – Verificação e manuseio do Objeto de Aprendizagem estudado no Programa RIVED.

6.0 - Avaliação:

6.1 - Análise e compreensão do assunto.

Anônimo disse...

Cleone - Turma 12/15; Conceição Nobre, Evarista, Gilvani e Soniderlândia - Turma 15

PLANO DE AULA

Tipo de Objeto: Atividade RIVED
Título: Tive uma recaída
Série: 1ª Série do Ensino Médio
Subcategoria: Anatomia, Biologia Geral, Microbiologia, População


1. Objetivos:
1.1 Formular hipóteses e prever resultados a partir de demonstrações práticas.
1.2 Interpretar antibiogramas e elaborar questões sobre a temática em foco.
1.3 Reconhecer os riscos da automedicação.
1.4 discutir sobre a manifestação de doenças bacterianas.

2. Habilidades a serem alcançadas
2.1 Estabelecer relações entre o reaparecimento constante de algumas doenças bacterianas e a resistência de certas bactérias a alguns tipos de antibióticos.
2.2 Associar a proliferação das bactérias às condições do meio em que vivem.
2.3 Compreender que nem todas bactérias são prejudiciais à saúde.
2.4 Discutir algumas formas de prevenção e controle das doenças.

3. Conceitos abordados
- Monera – bactérias
- Doenças
- Antibióticos
- Automedicação

4. Pré-requisitos
- Formular questionamentos
- Elaborar hipóteses e propor alternativas
- Interpretar situações reais
- Reconhecer a ação das bactérias e dos antibióticos sobre o organismo

5. Estratégias de Ensino
5.1 Levantamento das idéias dos educandos sobre as bactérias e as reações dessas com os antibióticos.
5.2 Leitura colaborativa do texto: Importância médica das bactérias (Amabis e Martho)
In.: AMABIS, J. M. & MARTHO, G. R. Biologia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004. v. 2. p. 74.
5.3 Simulação de teste de antibiogramas – atividade virtual.
5.4 Simulação do processo de formação de bactérias resistentes à antibióticos causadores de pneumonia e infecções hospitalares.
5.5 Elaboração de conceitos a partir da realização da experiência.

6. Avaliação
Os educandos serão avaliados considerando a participação durante a realização da aula, tanto em nível discursivo, argumentativo quanto na construção de conceitos, de interatividade e habilidade na resolução do objeto virtual de aprendizagem.


Texto de fundamentação:
IMPORTÂNCIA MÉDICA DAS BACTÉRIAS
José Mariano Amabis/Gilberto
Rodrigues Martho

1. Bactérias e doenças

Calcula-se que metade das doenças humanas seja causada por bactérias patogênicas (do grego pathos, sofrimento, doença e gênesis, que gera). Ao penetrar no corpo humano, as bactérias instalam-se e multiplicam-se nos tecidos de diversos órgãos, causando as infecções bacterianas. A bactéria causadora da tuberculose, por exemplo, instala-se preferencialmente nos pulmões, embora também possa afetar órgãos.
Enquanto os vírus sempre penetram nas células, as bactérias geralmente vivem entre as células dos tecidos e nas superfícies e cavidades de órgãos. As exceções são clamídias e rickéttsias, parasitas intracelulares obrigatórios. Embora as salmonelas e as micobactérias também possam invadir células hospedeiras e reproduzir-se em seu interior, elas não são parasitas intracelulares obrigatórios. Muitos dos sintomas das infecções bacterianas são causados por substâncias tóxicas (toxinas) que as bactérias eliminam ou por substâncias presentes em suas paredes celulares.
Certas bactérias só conseguem causar doenças quando o sistema de defesa está debilitado, sendo por isso denominadas bactérias oportunistas. A bactéria Streptococcus pneumoniae, por exemplo, não causa problemas na garganta da maioria das pessoas saudáveis, mas pode produzir pneumonia se as defesas corporais estiverem debilitadas. Um dos principais problemas da aids é fragilizar o sistema imunitário, abrindo caminho para uma série de infecções oportunistas que não afetam sadias.

2. Tratamento e prevenção de doenças bacterianas
O tratamento das infecções bacterianas é feito com antibióticos, substâncias capazes de matar bactérias. O primeiro antibiótico foi descoberto em 1929 por Alexander Fleming, que o extraiu de um fungo do gênero Penicillium; por isso, esse antibiótico foi chamado de penicilina. Dez anos depois, a penicilina foi industrializada e passou a ser produzida em grande escala, tendo sido utilizada na Segunda Grande Guerra e contribuído para salvar a vida de milhares de feridos em combate, que certamente teriam morrido de infecções bacterianas. Todos os antibióticos continuam sendo extraídos de bactérias e de fungos, mas grande parte é modificada por processos químicos que aumentam seu potencial de ação, daí serem chamados de antibióticos sintéticos.
A prevenção de certas doenças bacterianas é feita pela vacinação. Há vacinas eficazes, por exemplo, contra o tétano e a coqueluche. A vacina antitetânica estimula nosso sistema de defesa por mais ou menos 10 anos, durante os quais ficamos protegidos das bactérias que causam a doença. Depois desse tempo, é preciso tomar dose de reforço para continuar imunizado.
A higiene é, com certeza, a principal atitude preventiva contra muitas doenças bacterianas. As medidas higiênicas reduzem substancialmente as taxas de mortalidade infantil e aumentam o tempo médio de vida das pessoas. O conhecimento sobre a forma de transmissão das infecções bacterianas mais comuns pode nos ajudar a evitá-las. [...]

Anônimo disse...

DISCIPLINA: Matemática
ASSUNTO:Combinação
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVOS
GERAL: Compreender e perceber a importância da análise combinatória enfatizando conceitos de arranjo, combinação simples e tornando mais clara a diferença entre eles, de maneira a desenvolver questões de combinações e agrupamentos que envolvam os problemas do dia a dia.
ESPECÍFICOS:
. Determinar quanto são os
anagramas das palavras.
. Resolver questões que envolvam combinações.
. Construir noções básicas de conceitos de análise combinatória resolvendo problemas que envolvam agrupamentos e combinações.
PÚBLICO ALVO: 3º ensino médio
RECURSOS:
. Quadro negro
. Computador internet
. Exercícios
METODOLOGIA:
. Aulas expositivas
. Resolução de atividades
. Uso do computador para maior compreensão do conteúdo.
AVALIAÇÃO/ CRITÉRIOS:
O aluno será avaliado durante toda a aula e na realização das atividades escritas e via internet para a socialização das tarefas.

Cursistas:
Maria Jervani
João Batista
Antonio Marcos
Francisca Rodrigues
Erickson
Turma 15

Anônimo disse...

TURMA 15

PLANO DE AULA

ASSUNTO:Cargas elétricas e eletrizaçâo.
DISCIPLINA:Física
SÉRIE:3°ano(Ensino Médio)
DURAÇÃO:2 aulas

OBJETIVOS
1.- Identificar fenômenos eletrostáticas do cotidiano;
2- Conhecer como as cargas elétricas interagem entre si processos de atração e repulsão;
3- Identificar processos de eletrização.

PRÉ-REQUISITO
Conhecer a constituição atômica e respectivamente suas cargas.

RECURSOS
Uso do computador, internet e objetos de apredizagem.

METODOLOGIA
1.Exposição do contéudo a ser abordado no objeto de aprendizagem;
2.Navegação na internet;
3.Debates e discursões sobre os assuntos abordados.

AVALIAÇÃO
Serão avaliados a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no computador, como também as discursões, debates e conclusôes dos mesmos em relação ao assunto em questâo.

19 de Agosto de 2008 19:49

Anônimo disse...

Turma : 12

Disciplina:Fisica

Tema:Hidrostática

Público alvo:1ª série do ensino médio

Objetivos:Permitir ao aluno:
- Defimir densidade de um corpo, relacionando sua massa e seu volume;
- Condições de flutuabilidade de um corpo imerso em um fluido;
- Trabalhar o princípio de Arquimedes.

Metodologia: Instigamos o aluno a responder questões e desafios propostos e a fazer experiências para obterem uma melhor resposta. Em seguida mostramos algumas atividades proposta pelo objeto de aprendizagem, através dela o aluno identifica os conceitos de densidade, empuxo, massa, volume, pressão entre outros.

Tempo previsto: Não há um tempo específico para o uso deste objeto de aprendizagem. É importante deixar o aluno à vontade para elaborar seus próprios conceitos e a interagir com o objeto de aprendizagem. Uma previsão de 02 horas/aula.


Avaliação: Observação na participação e discussões dos alunos, complementado os conceitos, as experiências e o conteúdo sugerido pelo objeto de aprendizagem.

Componentes:Aécio, Nonato, Ozanildo, Pedro, Vania e Xavier

Anônimo disse...

Antõnia Silvana,Alci e Antônia Neta,turma 15,disse:

DISCIPLINA:Química

Os mistérios químicos da chuva ácida

OBJETIVOS:

1.Determinar o carater ácido-básico de uma solução.
2.Relacionar os valores de uma escala de acidez com as concentrações de ácido;
3.Medir,na prática,o pH de uma solução;
4.Entender o que é e para que serve uma solução tampão.


PÚBLICO ALVO:

Alunos da 1ª série do ensino médio.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Aula expositiva no quadro negro;

Aula no computador utilizando o objeto de aprendizagem.

METODOLOGIA

1.Exposição do conteúdo a ser abordado no objeto de aprendizagem;
2.Navegação na Internet;
3.Debates e discussões sobre os assuntos abordados;
4.Debates em sala de aula sobre os efeitos causados pela chuva ácida.

AVALIAÇÃO

Os educandos serão avaliados com base na participação e na interatividade no decorrer das aulas utilizando os objetos de aprendizagem.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

MATEMÁTICA:
SOCORRO OLIVEIRA - TURMA 12
TEMA: Ampliando as noções trigonométricas

PÚBLICO ALVO: alunos do 3º ano do ensino médio.

TEMPO PREVISTO:
. 1h/aula no laboratório
. 2h/aula na sala de aula (sendo uma antes da aula de laboratório e outra depois).

OBJETIVOS:
. Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas trigonométricos.
. desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos.
. construir conceitos de ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.
. reconhecer a utilização dos ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.

RECURSOS:
. laboratório de informática
. computadores
. quadro branco e pincel

METODOLOGIA:
. questionamentos do assunto
.divisão da turma em duplas por computadores, dando oportunidades de discussão e uso coletivo do computador
. retornar sempre que necessário as discussões
. explorar bem o assunto
. apresentação do objeto utilizando os computadores
.o objeto possui três atividades, e cada atividade será explorada através de dois momentos:
. no primeiro momento, o aluno vai observar o que aparece na tela do computador
. no segundo momento o aluno irá discutir com o colega sobre o objeto de ensino para responder algumas questões e para isso deve elaborar um roteiro com algumas dicas.

AVALIAÇÃO

. será realizada durante o desenvolver das aulas, através de:1
.interatividade entre computador/aluno, professor/aluno e aluno/aluno.
. observação no desenvolver das atividades previstas
. questionamentos durante a aula sobre o objeto trabalhado.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

MATEMÁTICA:
SOCORRO OLIVEIRA - TURMA 12
TEMA: Ampliando as noções trigonométricas

PÚBLICO ALVO: alunos do 3º ano do ensino médio.

TEMPO PREVISTO:
. 1h/aula no laboratório
. 2h/aula na sala de aula (sendo uma antes da aula de laboratório e outra depois).

OBJETIVOS:
. Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas trigonométricos.
. desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos.
. construir conceitos de ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.
. reconhecer a utilização dos ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.

RECURSOS:
. laboratório de informática
. computadores
. quadro branco e pincel

METODOLOGIA:
. questionamentos do assunto
.divisão da turma em duplas por computadores, dando oportunidades de discussão e uso coletivo do computador
. retornar sempre que necessário as discussões
. explorar bem o assunto
. apresentação do objeto utilizando os computadores
.o objeto possui três atividades, e cada atividade será explorada através de dois momentos:
. no primeiro momento, o aluno vai observar o que aparece na tela do computador
. no segundo momento o aluno irá discutir com o colega sobre o objeto de ensino para responder algumas questões e para isso deve elaborar um roteiro com algumas dicas.

AVALIAÇÃO

. será realizada durante o desenvolver das aulas, através de:1
.interatividade entre computador/aluno, professor/aluno e aluno/aluno.
. observação no desenvolver das atividades previstas
. questionamentos durante a aula sobre o objeto trabalhado.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

MATEMÁTICA:
SOCORRO OLIVEIRA - TURMA 12
TEMA: Ampliando as noções trigonométricas

PÚBLICO ALVO: alunos do 3º ano do ensino médio.

TEMPO PREVISTO:
. 1h/aula no laboratório
. 2h/aula na sala de aula (sendo uma antes da aula de laboratório e outra depois).

OBJETIVOS:
. Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas trigonométricos.
. desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos.
. construir conceitos de ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.
. reconhecer a utilização dos ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.

RECURSOS:
. laboratório de informática
. computadores
. quadro branco e pincel

METODOLOGIA:
. questionamentos do assunto
.divisão da turma em duplas por computadores, dando oportunidades de discussão e uso coletivo do computador
. retornar sempre que necessário as discussões
. explorar bem o assunto
. apresentação do objeto utilizando os computadores
.o objeto possui três atividades, e cada atividade será explorada através de dois momentos:
. no primeiro momento, o aluno vai observar o que aparece na tela do computador
. no segundo momento o aluno irá discutir com o colega sobre o objeto de ensino para responder algumas questões e para isso deve elaborar um roteiro com algumas dicas.

AVALIAÇÃO

. será realizada durante o desenvolver das aulas, através de:1
.interatividade entre computador/aluno, professor/aluno e aluno/aluno.
. observação no desenvolver das atividades previstas
. questionamentos durante a aula sobre o objeto trabalhado.