17 de ago. de 2008

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

Meninos e meninas!
Após a seleção de um objeto de aprendizagem dentro da sua proposta na escola, vocês elaboraram, individualmente, uma seqüência de ensino. Por favor, postem-na neste local. Não se esqueçam de que ela deve conter: tema, público-alvo, objetivos, recursos, metodologia/estratégias e avaliação.
Ah, outra coisa: preparem-se para a apresentação desta seqüência no quinto encontro presencial
Beijos,
Vilani e Socorro Souza

64 comentários:

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
TEMA: AO Não me sinto bem
DISCIPLINA: Biologia
PÚBLICO ALVO: 1ª série do ensino médio
OBJETIVOS:
• Compreender as interferências de determinados comportamentos no favorecimento ou impedimento de doenças;
• Formular e propor soluções para problemas apresentados no OA, utilizando elementos de compreensão como as transmissões de doenças;
• Identificar comportamentos adequados e inadequados para a manutenção da saúde.
RECURSOS: OA Não me sinto bem; Cartazes e encartes; livros.
METODOLOGIA:
Abordagem inicial buscando conceitos que os estudantes têm sobre saúde e doença;
Apresentação oral do assunto do OA;
Navegação na Internet;
Conclusões sobre a aula e a utilização do OA.
AVALIAÇÃO: Análise, compreensão e reflexão do assunto.
PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE:
Serão necessárias 2 aulas para desenvolver esta atividade.
Na sala de aula:
a) Antes de iniciar a atividade, o professor deve fazer uma abordagem para a compreensão dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto a ser estudado, Realizando diversas indagações tais como: A saúde das pessoas é uma responsabilidade apenas de práticas diárias saudáveis das pessoas? O governo e a comunidade possuem responsabilidades na questão da saúde das pessoas? Que doenças são comuns na região em moramos? Como vocês estudantes explicam a existência das doenças?
b) Terminado o primeiro momento, o professor inicia a compreensão de quais comportamentos são adequados ou inadequados para a manutenção da saúde. Nesse momento é interessante dar ênfase à responsabilidade de todos (indivíduo, comunidade e governo) na manutenção da saúde. Assim, o conceito de saúde deve ser apresentado como um valor coletivo.
No computador:
a) Na aula seguinte, os estudantes deverão se sentar em dupla para a atividade;
b) Na primeira tela, o aluno vê os personagens (mocinho e bandido), as cartas e o gráfico de natalidade e mortalidade;
c) Um comando, localizado no canto esquerdo da tela abre as regras do jogo. Os alunos só podem iniciar a atividade após a leitura e o esclarecimento das regras;
d) Cada dupla deve escolher o que defenderá: mocinho – prevenção ou bandido – transmissão;
e) A cada rodada, os alunos escolhem os personagens e as doenças;
g) A doença muda quando o aluno acerta a carta de transmissão (bandido) ou de prevenção (mocinho). Caso eles errem, a doença continua na tela, mas os alunos podem pedir novas cartas de comportamento;
f) Toda vez que o estudante erra, seja mocinho ou bandido, favorece as estatísticas contrárias, isso é, mortalidade e natalidade;
h) Ganha o jogo o que conseguir atingir o máximo possível de influência na sociedade (100 % de mortalidade ou 100% de natalidade).

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
DISCIPLINA: Biologia
TEMA: Aprendendo por Osmose
PÚBLICO ALVO: 3ª série do Ensino Médio
OBJETIVOS:
•Compreender o processo de Osmose e seus conceitos relacionados a células animais e vegetais;
•Identificar as implicações do processo de Osmose no funcionamento dos organismos animal e vegetal;
•Apresentar situações de nosso cotidiano que estão relacionadas ao conceito de Osmose.
RECURSOS: OA Aprendendo por Osmose; Cartazes; Livros; Experiências; Quadro negro ou branco.
METODOLOGIA:
Apresentação teórica inicial direcionando a aula de forma que o aluno veja aplicações do tema no seu cotidiano;
Utilização de aulas experimentais;
Abordagem oral sobre o assunto do OA;
Navegação na Internet;
Conclusões sobre a aula teórica e a utilização do OA.
AVALIAÇÃO: Análise e experimentação dos conteúdos, seguido de reflexão sobre o tema em estudo.
PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE:
Tempo previsto para a atividade
A atividade está prevista para ser concluída em um tempo de aula.
Na sala de aula
Em sala de aula, durante a aula teórica, o professor poderá abordar o tema osmose, ressaltando a importância do gradiente de concentração e da presença da membrana semipermeável, para a Osmose. Também é importante mostrar que a osmose é um processo bastante difícil para todas as células vivas.
Em seguida o professor pode utilizar uma atividade prática, que utilize a preparação de soluções com diferentes concentrações de açúcar ou sal, que em seguida podem ser provadas pelos alunos, que assim identificariam os tipos de concentrações hipertônicas e hipotônicas.
Como forma de detalhar mais a abordagem teórica do tema trabalhado é interessante também o levantamento de diversas indagações, tais como:
1. Porque as plantas murcham quando deixamos de regá-las?
2. Por que as plantas de jardim murcham ao meio dia?
3. É possível retirar o sal da água do mar?
4. O sal de cozinha e o açúcar podem ser considerados solutos?
5. Por que os dedos das mãos e dos pés enrugam quando ficamos muito tempo dentro da água?
Na sala de computadores
Preparação
Para a aula no laboratório, é muito importante que o professor analise previamente o objeto visando antever as dúvidas dos alunos. A navegação dentro do objeto é seqüencial e dependerá da capacidade de realização de cada atividade pelos alunos, com as instruções que lhe são fornecidas. Os alunos podem utilizar lápis e papel (caderno) para suas anotações e é recomendável que as atividades sejam realizadas em duplas, para facilitar a discussão.
Material necessário
Sugerimos que esteja disponível no laboratório um quadro negro ou branco para que o professor possa dar explicações eventuais sobre as atividades desenvolvidas.
Etapas da apresentação do OA:
a)Posicione o mouse sobre os frascos e descubra as concentrações dos meios e sua devida explicação.
b)Clique em iniciar e sega as instruções.
c)Aparecerão frascos de vidro, ao lado de cada frasco há um nível de quantidade de soluto, clique no botão + (mais) para adicionar soluto e no botão – (menos) para retirar soluto do frasco.
d)Quando estiver certo de sua resposta, clique no botão “ok” para prosseguir.

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
TEMA: Lei dos Gases
DISCIPLINA: QUÍMICA
OBJAETIVOS: Identificar alguns gases e suas reações químicas.
Compreender seus efeitos negativos e a sua importância na vida dos vegetais e dos animais. (Afinal respiramos). Assim como sua utilização nas industrias e transportes.
DURAÇÃO DE AULA: 50 minutos.
PÚBLICO ALVO: Alunos de 1ª série de ensino médio.
RECURSOS UTILIZADOS: Cartazes e CD.(Objeto de Aaprendizagem: Usinas: Lei dos Gases).
METODOLOGIA: Na sala sugere-se a explicação para a identificação dos gases e suas reações químicas. Sua importância na nossa vida e de todos os seres vivos. Sua utilização nas industrias tais quaias seus efeitos negativos.
AVALIAÇÃO:Trabalhando com atividades individuais e em grupos e observando a participação individual de cada aluno.

messiasprofessor disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO – 6ª SÉRIE – 7º ANO – 2008

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

PROFESSOR: Manoel Messias Gomes

I – ASSUNTO: EQUAÇÕES DO 1º GRAU

II – TÍTULO: ALGEBRATIVA

III – PÚBLICO ALVO: Alunos da 6ª série – 7º ano

IV – OBJETIVOS:
- Compreender o sentido de Incógnita;
- Compreender e estabelecer relações entre valores desconhecidos;
- Trabalhar conceitos Algébricos;
- Interpretar e discutir resultados das Equações.

V - PRÉ – REQUISITOS:
- Realizar Operações com números Inteiros;
- Ter noções de Igualdade, Menor e Maior.

VI - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE PRETENDO DESENVOLVER:

- Desenvolver a capacidade de comparar quantidades com valores conhecidos e desconhecidos;
- Perceber as situações do cotidiano que usam Equações e Inequações;
- Compreender as regras de uma Equação, como por exemplo, mudança de lado da Equação;
- Saber Identificar Equações e Inequações.

VII – TEMPO PREVISTO:

- No mínimo 6 horas aulas; distribuidas em 3 horas aulas em sala de aula e 3 horas aulas no laboratório de informática;
- Em sala de aula: propor situações com a balança de dois pratos, para dar a idéia de equilíbrio;
- No laboratório: Lápis e papel, para realizar as operações matemáticas;
- Distribuir os alunos em duplas;
- Explicar cada AO para que eles possam ter clareza durante as atividades;
- Depois da atividade com cada AO, procurar descobrir as dificuldades encontradas pelos alunos e propor atividades extras na sala de aula.

VIII – AVALIAÇÃO:

- Avaliar diagnosticamente todo o processo de atividades em sala de aula e no laboratório de informática.

Anônimo disse...

Sequencia de ensino
Tema:Decifrando mapas,tabelas e gráficos
Disciplina:Matemática
Público Alvo:1 série do ensino médio
Objetivos:
.Ler,interpretar e descrever relações apresentadas em tabelas e gráficos;
.Dar significado a aprendizagem dos conteúdos matemáticos;
.Explorar cálculos de variação entre grandezas;
.Resolver problemas práticos relacionados ao dia-a-dia do educando.
Recursos:OA(decifrando,mapas,tabelas e gráficos);quadro;giz;calculadora e computador.
Metodologia:
Fazer primeiramente um breve comentário sobre o OA,para o desenvolvimento dessa atividade,discultindo com os mesmos as relações entre grandezas variáveis(tempo,distância,velocidade e custo),visando assim motivá-los a desenpenhar um bom trabalho.
Avaliação:
.Trabalhar coletivamente com os educandos;
.Avaliar o conhecimento prévio do aluno para o desenvolvimente de novas competência e abilidades;
.Conhecer o nivél de desempenho do aluno;
.Comparar essas informações com aquilo que é considerado importante no processo de ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

"Sequência de Ensino"
-Disciplina:Matemática
-Nível de ensino: Médio
-Tema: Matrizes
-Duração 1 hora
-Professor:Wanderley Jales de Lira
-Objetivos:
*Gerais
-Desenvolver uma soma ou uma subtração, bem como o produto de um número real por uma matriz
-Aplicar regras através através de uma matriz transposta
*Específicos
-Facilitar o entendimento dos procedimentos na resolução das operações com matrizes
-Desenvolver no aluno conceitos básicos para o estudo com matrizes.
-Recursos:
.Livros
.computador
.CD
.Internet
-Metodologia:
.Aulas expositivas
.Praticar a resolução de atividades no laboratório de informática
-Procedimentos:
*O professaor deve:
.Executar todas as etapas da atividade antes de levar os alunos para executa-las
.Escolher uma atividade similar das que se propõe a seguir
.Fornecer o roteiro que indica o caminho para encontrar a atividade que será desenvolvida.
-Avaliação:
.O aluno será avaliado através do envolvimento na atividade.
.O comprimento na realização das tarefas propostas.
-Endereço:
www.projetos.unijui.edu.br/matematica

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO

TEMA: Solução
DISCIPLINA: Química
OBJETIVOS: Conhecer o que é uma solução, saber calcular a concentração de uma solução. Saber diferenciar a solução de uma mistura.
PÚBLICO ALVO: Alunos da 2ª série do ensino médio.
RECURSOS: Cartazes, CD, trabalhos com as próprias substâncias para realizar as misturas.
METODOLOGIA: Explicando o conceito de soluções e misturas e suas diferenças; trabalhando com o próprio experimento na sala de aula, realizando as práticas experimentais e teóricas. Ensinando as fórmulas e calculos de concentração de solução e as técnicas usadas para um melhor aproveitamento.
AVALIAÇÃO: Avaliando pelos experimentos realizados no laboratório de química ou nos laboratórios virtuais, podendo ser em grupo ou individualmente; o importante é o desenpenho de cada aluno.

Anônimo disse...

Seqüência de ensino de Biologia


Tema: O caso do rebanho de Jacó

Público alvo: Alunos do 3º Ano do ensino médio

Objetivos:
Valorizar os conhecimentos da genética como uma maneira de compreender as chances de certas características serem herdadas e utilizar esses conhecimentos na compreensão de situações propostas;
Reconhecer que indivíduos com um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes;
Elaborar suposições sobre o fenômeno estudado;
Motivar discussão sobre as características herdadas.

Recursos:
Objeto virtual de aprendizagem do RIVED – O caso de Jacó
Quadro branco para exposições e explicações;
Caderno e caneta para anotações de suas sugestões e respostas as questões propostas pelo professor.

Metodologia e estratégias
A aula começa na sala de aula com pergunta s sobre como adquirimos as características que temos;
Os alunos formarão duplas e se dirigem a sala de informática, onde irão conhecer o objeto virtual de aprendizagem( o caso de rebanho de Jacó) e tentar solucionar o que se pede; Depois de navegarem no objeto verificando todas as possibilidades e cruzando o rebanho, cada dupla apresentará o casal escolhido e porque o escolheram.
O professor finaliza a aula com uma exposição sobre como as características são transmitidas.
Avaliação:
Diagnostica onde observaremos a participação, o trabalho coletivo, desempenho e suas conclusões após explicação do professor.
Maria de Fátima Câmara Oliveira
Turma 09

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
TEMA: O que é sexo?
DISCIPLINA: Biologia
PÚBLICO ALVO: 1ª série do ensino médio
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVOS:Reconhecer a reprodução como característica mais fundamental da vida, a que garante sua continuidade;
Entender a necesssidade do conhecimento sobre o sexo em nossas vidas;
Reconhecer a complexidade do tem nos diferentes aspectos.
RECURSOS: O objeto de aprendizagem do RIVED; sala de informática, cartaz, caneta e papel.
METODOLOGIA:Cada aluno irá escrever no papel o que essa palavra faz lembrar;
Abordagem na sala de aula sobre sexo, buscando conceitos que os alunos têm sobre esse tema;Os alunos se dividiram em duplas e irão navegar no objeto o que é SEXO? Na primeira tela irão discutir com o colega o que representa, depois segue as instruções de manuseio do OA. A cada pergunta que aparece na tela , o aluno deverá responder na folha. Depois farão a atividade sugerida que é agrupar as palavras em umas fichas. Agora cada dupla fala como agrupou e por que, havendo ai uma interação com as outras duplas. o professor finaliza sua aula fazendo uma abordagem com as palavras escritas pelos alunos no ínicio e sobre o sexo responsável.
AVALIAÇÃO:Será feita através da participação e desmpenho durante a aula.

Fátima Feitosa - Turma 09
Apodi-RN

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO

Tema: Corrente elétrica e Circuitos

Público alvo: alunos da 3ª série do Ensino Médio

Objetivos:
- Estudar a geração de corrente elétrica contínua e seus efeitos.
- Analisar a utilidade e o funcionamento de alguns elementos dos circuitos elétricos, notadamente os resistores e os geradores de corrente contínua.
- Utilizar instrumentos de medidas elétricas para determinar e verificar as equações que relacionam as variáveis importantes.
- Analisar e compreender o funcionamento de equipamentos elétricos que funcionam com base no efeito Joule.
- Analisar a potencia consumida em equipamentos elétricos e estudar o consumo elétrico residencial.

Recursos:
- Vídeo com imagens selecionadas de corrente elétrica.
- Material de laboratório para demonstrações e também para o manuseio pelos alunos.
- Pesquisa na internet.
- Visitar objetos de aprendizagens.
- Software envolvendo simulações e aplicações qualitativas e quantitativas sobre circuitos elétricos.

Metodologia x estratégias:
- Aulas expositivas sobre os temas sugeridos.
- Aulas práticas.
- Uso de apostilas.
- Discussão oral a respeito do tema trabalhado.

Avaliação:
Nesta atividade, serão avaliados o desempenho e a participação dos alunos, durante sua visita ao laboratório e em aulas expositivas em sala de aula. Ao final deste módulo, os alunos farão uma avaliação bimestral.

Professor: Marcone Benevides
E.E. Jerônimo Rosado
Turma: 03

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TEMA:EQUAÇÃO DO 1° GRAU
PÚBLICO ALVO: 7° ANO
TEMPO DE AULA: 2 AULAS

OBJETIVO GERAL:

• Reconhecer a linguagem algébrica como instrumento de representação e solução de problemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender o que é uma equação do 1° grau:
• Verificar a existência de dois membros separados pelo sinal de igualdade;
• Identificar o elemento desconhecido como a incógnita;
• Determinar o conjunto solução de uma equação;
• Identificar a solução de uma equação como raiz dessa equação.

RECURSOS:

• Livros didáticos;
• Quadro;
• Balança de prato;
• Laboratório de informática ;
• CD.

METODOLOGIA:

Na sala de aula:

• Aula expositiva;
• Relacionar o conteúdo com situações do contidiano;
• Levar uma balança de dois pratos para os alunos conhecer;
• Solicitar dos alunos que elaborem situações problemas;

Na sala de computador:

• Explicar as etapas da atividade aos alunos antes de levar eles para executa-lá;
• Preparar com antecedência um roteiro que indique o caminho a ser seguido durante a realização da atividade;

AVALIAÇÃO:

• Observar o envolvimento dos alunos na atividade e propor que eles anotem no que aprenderam em cada das fases da atividade;
• Avaliar o desemvolvimento individual e em grupo.

JUSCIANO FERNANDES COSTA
TURMA: 06

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

TEMA:
- Conservação da quantidade de movimento I
DISCIPLINA:
- Física
OBJETIVOS:
- Reconhecer que a quantidade de movimentos total de um sistema é uma invariante;
- Verificar a conservação da quantidade de movimento total do sistema;
- Reconhecer que a quantidade de movimento depende das massas e das velocidades dos corpos envolvidos;
- Compreender que a origem dos movimentos depende de interações entre corpos distintos.
DURAÇÃO DE AULA:
- 2 aulas de 50min.
PÚBLICO ALVO:
- Alunos de 1ª série de ensino médio.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Livros, quadro e CD.(Objeto de Aprendizagem: Conservação da quantidade de movimento I ).
METODOLOGIA:
1- Na sala de aula:
-Aula expositiva;
- Relacionar o conteúdo com situações do cotidiano;
- Solicitar dos alunos que elaborem situações problemas.
2-Na sala de computadores:
-Explicar as etapas da atividade aos alunos antes de levar eles para executa - lá.
-Preparar com antecedência um roteiro que indique o caminho a ser seguido durante a realização da atividade.
-Disponibilizar um ambiente de aprendizagem que propicie a cooperação e a interatividade ente os alunos.

AVALIAÇÃO:
-Observar o envolvimento dos alunos na atividade e propor que eles anotem o que aprenderam em cada uma das fases da atividade;
-Avaliar o desempenho individual e em grupo;
-Avaliar a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no computador, como também as discussões, debates e conclusões em relação ao assunto em questão.

Edmilson Fernandes- turma 06

neci disse...

Neci Praxedes disse...
Seqüencia de ensino
Tema: A osmose
Disciplina: Biologia
Publico alvo: 1° ano ensino médio
Duração: 1 hora aula
Objetivos
• Compreender o processo de osmose;
• Valorizar os conhecimentos relacionados, tais como: gradiente, de concentração, pressão osmótica e etc.
Recursos:
• Objeto virtual de aprendizagem do RIVED. “aprendendo por osmose”;
• Quadro para exposição e explicação;
• Caderno e caneta para anotações de questões proposta pelo professor.
Metodologia:
Começamos nossa aula teórica na própria sala de aula. De inicio coloquei na lousa o termo osmose e em seguida perguntei aos alunos se eles tinham conhecimento sobre esse termo, ao qual não obtive nenhuma resposta satisfatória ao meu desejo.
A partir desse momento comecei a explicar a turma sobre o assunto em questão e após alguns minutos visto que a turma já assimilava com mais êxito o assunto, levei-os a sala de informática, e propus que fizessem trios, para que juntos pudéssemos explorar com mais ênfase o objeto virtual, interagindo com o mesmo.
Avaliação:
A seguinte avaliação, será feita através da participação e desempenho dos alunos durante a aula.

Anônimo disse...

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO
DISCIPLINA: Matemática
ENSINANTE/CURSISTA: Benedito José de Queiroz
TURMA: 12
TÍTULO: Arranjo
DURAÇÃO: 3 horas-aula
PÚBLICO ALVO: Aprendentes do 2º ano do ensino médio.

OBJETIVOS:
- Vivenciar a aprendizagem colaborativa;
- Compreender o significado da Análise Combinatória para a vida cotidiana;
- Compreender o conceito de Arranjo e aplicá-lo corretamente nas diversas situações-problemas;
- Interpretar problemas reconhecendo que se trata de arranjo;
- Calcular através de fórmulas de modo interativo com o AO;

RECURSOS:
- Livro didático;
- Laboratório de informática:
. Computadores;
- Quadro branco e pincel;
- Lápis e bloco de anotações.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
- Retomar em sala de aula o significado de Análise Combinatória, rediscutindo fatorial e sua aplicabilidade;
- Trabalhar o conceito e aplicabilidade de Arranjo, resolvendo problemas que envolvem situações do cotidiano dos aprendentes;
- Formar duplas com revezamento para uso dos computadores e discussão das atividades propostas;
- Estimular os aprendentes a desenvolverem as diferentes atividades propostas pelo AO, compreendendo que se trata de problemas de Arranjo;
- Fazer uso do quadro branco para esclarecimento de dúvidas;
- Retomar as etapas sempre que necessário, para maior compreensão da temática;
- Apresentação em sala de aula das anotações feitas pelas duplas de aprendentes;
- Resolução de problemas complementares.

AVALIAÇÃO:
- Será realizada durante o desenrolar da aula com base nos seguintes aspectos:
. interatividade entre aprendente/OA, aprendente/aprendente e aprendente/ensinante;
. argumentação e aplicação dos procedimentos nos problemas apresentados.

Anônimo disse...

Sequência de Ensino
Disciplina: Matemática
Tema: Operações com Matrizes.
Público Alvo: 2º ano do ensino médio
Objetivos:
Desenvolver a capacidade do aluno para efetuar as operações com matrizes, bem como: Adição, Subtração e multiplicação.
Levar o aluno a uma compreesão na aprendizagem mais eficaz de maneira mais simples.
Recursos:
Usar o quadro e pincel;
Usar o programa do rived no computador.
Usar uma lista de exercício.
Metodologia:
Aplicar o programa do rived como objeto de aprendizagem e navegar no mesmo.
Avaliação:
Avaliar o aluno sobre o desempenho das atividades propostas no programa e suas resoluções.
Componente: Mário
Turma: 03

Francisco Carlos Rodrigues Santos disse...

FRANCISCO CARLOS RODRIGUES SANTOS – TURMA 12

Seqüência Didática de Ensino
Categoria: Biologia
Título: Eu não pensei nisso!
Duração: 3 horas-aula
Público alvo: educandos do 1º ano do ensino médio.

Objetivos:

- Indagar o conceito de sexo como sinônimo apenas de ato genital;
- Refletir o tratamento dado à sexualidade em diferentes mídias;
- Debater a existência de estereótipos no âmbito da sexualidade

Recursos:

- Livro didático;
-Objeto virtual de aprendizagem
- Computadores/ internet;
- Debate
- Caderno e caneta

Procedimentos metodológicos/estratégias:

- Fazer uma tempestade de idéias a respeito da sexualidade, cada aluno se posicionará a respeito do tema proposto;
- Verificar o conceito de sexualidade abordado no livro didático;
- Analisar no laboratório de informática o objeto virtual de aprendizagem relativo ao tema;
- Apresentação em sala de aula das análises feitas pelos educandos do objeto virtual.
- Fazer uso do quadro para notar as conclusões do debate;

Avaliação:

- Será implementada durante todos os momentos pedagógicos, levando em consideração parâmetros como: Participação no debate, no laboratório de informática e nas diversas atividades propostas.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
PLANO DE AULA
TEMA: O estudo do triângulo
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PÚBLICO ALVO: 6º ANO
DURAÇÃO: 1 Hora
OBJETIVOS:
- GERAIS: Desenvolver nos alunos o interesse pela geometria, mostrando que essa área de estudo está presente nos mais diversos lugares do seu dia-a-dia.
- ESPECÍFICOS: Classificar os triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos, conhecer seus elementos e resolver problemas diversos.
RECURSOS:
Livros, réguas, compasso, transferidor, computador, CD e internet.
METODOLOGIA
-Aulas expositivas
- Construção de triângulos
PROCEDIMENTOS
O PROFESSOR DEVE:
- Construir antes em sala de aula para depois executá-las no computador.
- Escolher uma atividade que deve se propor a seguir.
- Fornecer o roteiro e indicar o caminho para executar as atividades.
AVALIÇÃO
- Criatividade
- Participação
- comportamento
- Pontualidade.
ENDEREÇO: www.projetos.unijui.edu.br/matematica

Anônimo disse...

DISCIPLINA: Química
TEMA: Soluções
OBJETIVOS:
1. Compreender o conceito de soluções;
2. Diferenciar soluções de suspensões;
3. Preparar soluções para um determinado fim;
4. Preparar soluções e a calcular sua concentração;
5. Aprender a utilizar diferentes formas de expressão da concentração de uma solução.
PÚBLICO ALVO;
Alunos da 2ª série do ensino médio.

RECURSOS:
1. Cartazes;
2. uma garrafa pequena com água mineral, outra garrafa com água sanitária e uma contendo uma mistura de água e óleo;

3. Computador
4. objeto de aprendizagem: Soluções.

METODOLOGIA
Na sala sugere-se a exposição das garrafas de água mineral, água sanitária e a mistura de óleo e água. Apresenta-se as definições e pede-se ao aluno para identificar o frasco que contém uma suspensão;
Leva-se o aluno até sala de informática para navegar no objeto de aprendizagem-soluções.
TEMPO: 2 horas/aula

AVALIAÇÃO/CRITÉRIOS
Serão observadas a participação, durante toda aula,desenvoltura no objeto de aprendizagem e a análise das atividades propostas.

Anônimo disse...

lázaro - turma 9


PLANO DE AULA


CARGA HORÁRIA OBJETIVOS CONTEÚDO PROCEDIMENTO/
METODOLOGIA RECURSOS AVALIAÇÃO
30 Minutos 1. Identificar o poder de penetração das emissões radioativas alfa (a), beta (b) e gama (g); 2. Reconhecer que o poder de penetração de uma partícula está relacionado com sua energia; 3. Estabelecer relação entre o poder de penetração e possíveis danos que as emissões radioativas podem causar nos seres vivos; 4. Identificar possíveis formas de se proteger dos efeitos nocivos das emissões radioativas. Propriedades das emissões radioativas - Poder de penetração
- Aula expositiva e pratica utilizando o laboratório de informática - Tecnológicos – computadores. - Avalia-se através dos exercícios propostos no objeto de aprendizagem.
- Solicita-se dos alunos que organizem uma tabela sobre as características de cada partícula.

Anônimo disse...

Zilma,turma 06
Sequência de Ensino
Disciplina:Matemática
Tema:Tangrans
Público alvo:1º série do Ensino Médio
Objetivos:

.Identificar diferentes tangrans.
.Estabelecer relação de uso dos tangrans com situações do cotidiano.
.Construir figuras com tangrans.
Recursos:
.Figuras de tangrans
.E.V.A
.Cartolinas
Metodologia:
.Conversa informal
.Formação de grupos
.Contruções de situações problemas do cotidiano.
Avaliação:
.Através das discussões,trabalhos grupais ,construção de figuras e situações problemas.

Anônimo disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO
TEMA: TANGRAM
DISCIPLINA: MATEMÁTICA - GEOMETRIA
PORTUGUÊS
PÚBLICO-ALVO: 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
7 ANO DO FUNDAMENTAL MAIOR
TEMPO: 03 horas/aulas - sala de aula e laboratório de informática.
OBJETIVOS;
. Reconhecer figuras geométricas planas;
. Compor e decompor figuras geométricas planas;
. Efetuar operações com frações;
. Comparar frações;
. Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
. Desenvolver a criatividade e a socialização;
. Determinar a área de figuras geométricas planas;
. Ler, interpretar e redigir textos.

RECURSOS:
- Cartazes;
- Cartolina e/ou E-va;
. Caixa de sapato;
. Tesoura;
. Régua;
. Pincéis;
. Papel madeira;
. Texto: História da Geometria;
. Laboratório de Informática;
. Objeto de Aprendizagem.

METODOLOGIA:
. Aula expositiva;
. Debates;
. Confecção de material;
. Tele-informática;
. Texto - leitura e dissertação.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma contínua, observando os aspectos quantitativos e qualitativos.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO



TEMA: O que é sexo

DISCIPLINA: Biologia

PROFESSOR: Lindoilton

PÚBLICO ALVO: 1º ano (Ensino Médio)

PRÉ-REQUISITOS: Não tem

TEMPO PREVISTO: Duas aulas

OBJETIVOS:
Conhecer a organização do e funcionamento do sistema genital masculino e feminino;
Reconhecer algumas doenças transmitidas por contato sexual, com a finalidade de prevenção;
Produzir relatos orais argumentativos a respeito da visão existente sobre sexo;
Reconhecer a complexidade do tema devido aos diferentes enfoques.

METODOLOGIA:


Abordagem oral sobre o assunto buscando aproveitar a curiosidade que os adolescentes têm sobre o tema, promovendo o debate sobre os diversos aspectos e complexidade que o tema traz;
Apresentar o material que eles deverão conhecer, no computador, solicitando que eles explorem os itens disponíveis nessa tela relacionando com o real.

AVALIAÇÃO:


Socialização das atividades trabalhadas observando o desempenho dos estudantes na discussão do grupo;

Anônimo disse...

Francisca filgueira
SEQUENCIA DE ENSINO
TEMA:Nutrição e seus processos; O Homem
DISCIPLINA: Biologia
PÚBLICO ALVO; Alunos do 1a. série do E. Médio
OBJETIVOS:
*Identificar as causa da desnutrição;
*Caracterizar os hábitos alimentares locais;
*compreender a importância dos alimentos para a sobrevivência do ser humano.

RECURSOS: OA,pesquisas, cartazes.
METODOLOGIA: Introdução do assunto em sala de aula. Elaboração de um questionário para aplicar as famílias; tabulação dos dados; apresentação dos resultados. conclus~ao do tema no laboratório de informática com o OA.
AVALIAÇÃO:Análise dos dados obtidos,participação dos alunos no debate, desempenho nas atividades;
PROCEDIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
*2 Aulas para estudar o tema;
*SALA DE AULA: estudo de texo e elaboração de pesquisa;
*2 aulas para apresentação dos dados da pesquisa em forma de debate;
*2 aulas para trabalhar o OA no laboratório de Informática

AVALIAÇÃO: Após as atividades fa-se uma avalição participativa, onde cada aluno fará uma exposição crítica sobre as
aulas detectando pontos positivos, negativos e sugestões.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO
DISCIPLINA: FÍSICA
CURSISTA: PEDRO RODRIGUES DA FONSECA NETO
TURMA 12
TEMÁTICA: HIDROSTÁTICA
DURAÇÃO: 4 HORAS-AULA
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS:

• Incentivar os alunos a descobertas de outras formas de aprendizados através da computação;
• Melhorar o interesse dos alunos através dos recursos de mídia oferecidos pelo computador;
• Definir a densidade de um corpo;
• Conhecer um pouco sobre o Princípio de Arquimedes e o respaldo histórico que está por trás deste famoso princípio;
• Reconhecer os elementos fundamentais para compreender melhor a flutuabilidade dos corpos;
• Fazer analogia do Princípio de Arquimedes com a criação dos submarinos.

RECURSOS:

• Apostilas uma vez que o aluno do ensino médio ainda não dispõe do livro didático de Física;
• Laboratório de Informática;
• Laboratório de Ciências;
• Retro projetor;
• Quadro e giz;

METODOLOGIA:

Primeiramente o professor deverá fazer uma pequena exposição do conteúdo a ser trabalhado, estimulando na turma uma discussão em cima das questões a serem resolvidas com o objetivo de levantamentos de hipóteses. Em seguida anotam-se as eventuais respostas dos alunos e conceitos por eles elaborados. Só após esta parte preliminar é que o professor deve refazer os conceitos através dos princípios físicos a serem estudados e ilustrando-os quando possível por meio de experiências ou simulações.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita na medida que o professor conduz a aula, por meio de provocações contínuas que o mesmo deverá desencadear à medida que vai expondo o conteúdo.

Anônimo disse...

Tema: A Química na Sociedade
Disciplina: Química

Anônimo disse...

Tema: A Química na Sociedade
Disciplina: Química
Público-alvo: 1ª série do Ensino Médio
Duração: 100 minutos
Objetivos:
*Saber que o nosso corpo é um verdadeiro laboratório de imformações;
* Compreender que através da química o ser humano pode compreender melhor o complexo mundo em que vivemos;
*Identificar paradoxos do desenvolvimento científico e tecnológico que tanto traz benefícios para a sociedade como também riscos para a própria sobrevivência humana;
* Compreender sobre as tecnologias que estão presentes em nosso cotidiano.
Metodologia:
*Conversa informal sobre a "Química na sociedade";
*Leitura Compartilhada do texto: "Química a serviço do bem e do mal".
*Debate - Tema: "Os efeitos da química na sociedade. Vocês acham que ela deve ser vista como causadora dos problemas ambientais?".
*Utilização de OA - (uso da inernet);
*Confeccção de cartazes.
PERGUNTAS PARA DEBATE
1. O uso da tecnologia é cada vez mais comum em nosso dia-a-dia. Como a ciência influencia a tecnologia?
2. Que descobertas químicas alteraram os hábitos de vida das pessoas?
3. Debatam como a Química permitiu um aumento da expectativa e da Qualidade da vida das pessoas.
4. Debatam sobre quem seriam os responsáveis pelos problemas ambientais de correntes do uso da Química.
Procedimentos para desenvolver a atividade
Na sala de aula:
a) Fazer uma abordagem sobre o assunto para uma melhor compreensão dos alunos;
b) Leitura e discussão compartilhada do Texto "Química a serviço do bem e do mal";
c) Terminando a leitura a turma se organiza em circulo, para o início do debate;
d) Os alunos irão pesquisar na internet como a Química é utilizada no nosso dia-a-dia para uma melhor compreensão do assunto;
e) Confecção de Cartazes pelos alunos.
FRANCISCA DAS CHAGAS PAIVA BESSA FERNANDES
ESCOLA ESTADUAL "FRANCISCO DE aSSIS PINHEIRO" - IATÚ/RN

Anônimo disse...

João Amaral- Turma 12

Disciplina: química

Tema: soluções

Objetivos

1.Preparar soluções para um determinado fim;
2.Preparar soluções e calcular sua concentração;
3.Aprender a utilizar diferentes formas de expressão da concentração de uma solução.
Público alvo
alunos da 2º série do ensino médio

Pré-requezitos

1.Conhecer e saber relacionar as unidades de medidas de concentração, tais como: g.L-1 , mol. L-1 e ppm;
2.Conhecer e saber aplicar o conceito de quantidade de matéria, volume, massa, densidade e título.

Tempo previsto para a atividade

Uma aula de 90 minutos

Recursos didáticos

1. Aula teórica em sala de aula
2. Aula no laboratório de informática





Metodologia

1.Em sala de aula, expor os recursos teóricos referentes as diferentes concentrações e discutir sobre o uso desse conhecimento nas tarefas diárias: como a preparação de sora caseiro, o uso correto de material de limpeza e outros.
2.Na sala de informática, utilizar o objeto “soluções” simulando as diversas situações problemas no preparo das soluções, com diferentes concentrações.

Material necessário
Na sala de aula e de computadores ( lápis, caneta, papel e uma calculadora)

Avaliação

Verificar o comportamento e o interesse do aluno durante a realização da atividade.

Identificar as competências e habilidades do educando na resolução de situações problemas.

Anônimo disse...

suzana maria. UNIDADE CURRICULAR QUÍMICA

TEMA: Reações Químicas

PÚBLICO ALVO:Aluns do 2° ano

OBJETIVO: Fazer com que os alunos percebam a natureza ácida e básica dos materiais.

RECURSOS: Alimentos (frutas), produtos de limpeza, medicamento.

METODOLOGIA: Aula expositiva sobre ácido e base. Experiências utilizando produtos de limpeza, medicamentos e frutas. Relatar as descobertas durante a experiência e uso do laboratório de informática.

ESTRATÉGIAS: Motivar os alunos para participação e interação na experiência e conseqüentemente um aprenzidado significtivo.

AVALIAÇÃO: Processos contínuo, participação, interesse etc.trabalho coletivo, desempenho e suas conclusões.

Anônimo disse...

suzana maria. UNIDADE CURRICULAR QUÍMICA

TEMA: Reações Químicas

PÚBLICO ALVO:Aluns do 2° ano

OBJETIVO: Fazer com que os alunos percebam a natureza ácida e básica dos materiais.

RECURSOS: Alimentos (frutas), produtos de limpeza, medicamento.

METODOLOGIA: Aula expositiva sobre ácido e base. Experiências utilizando produtos de limpeza, medicamentos e frutas. Relatar as descobertas durante a experiência e uso do laboratório de informática.

ESTRATÉGIAS: Motivar os alunos para participação e interação na experiência e conseqüentemente um aprenzidado significtivo.

AVALIAÇÃO: Processos contínuo, participação, interesse etc.trabalho coletivo, desempenho e suas conclusões.

Anônimo disse...

PLANO DE AULA
Disciplina: Matemática.
Duração: 4 aulas.
Assunto:Estudo das Matrizes.
Publico Alvo: 2° serie do Ensino Médio.
OBJETIVOS: O aluno no final do plano deverá ser capaz de:
-> Identificar e representar genericamente uma matriz;
-> Operar com matrizes, calcular a inversa de uma matriz, discutir e resolver situações problema que envolva os conteúdos programáticos;
-> Demonstrar a utilização prática de matrizes com a utilização do computador.
METODOLOGIA: Os conteúdos serão expostos por meio de aulas expositivas com uso de lousa; utilização do material didático fornecido pela instituição de ensino; aplicação e resolução de exercícios e/ou situações problemas.
RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro de giz e outros recursos disponíveis pela instituição de ensino que julgue necessário.
AVALIAÇÃO: Participação nas atividades desenvolvidas; domínio dos conteúdos programático através de atividade escrita, individual e em equipes.

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
Disciplina: Matemática.
Duração: 4 aulas.
Assunto:Estudo das Matrizes.
Publico Alvo: 2° serie do Ensino Médio.
OBJETIVOS: O aluno no final do plano deverá ser capaz de:
-> Identificar e representar genericamente uma matriz;
-> Operar com matrizes, calcular a inversa de uma matriz, discutir e resolver situações problema que envolva os conteúdos programáticos;
-> Demonstrar a utilização prática de matrizes com a utilização do computador.
METODOLOGIA: Os conteúdos serão expostos por meio de aulas expositivas com uso de lousa; utilização do material didático fornecido pela instituição de ensino; aplicação e resolução de exercícios e/ou situações problemas.
RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro de giz e outros recursos disponíveis pela instituição de ensino que julgue necessário.
AVALIAÇÃO: Participação nas atividades desenvolvidas; domínio dos conteúdos programático através de atividade escrita, individual e em equipes.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
Tema: Proporcionalidade e semelhança
Disciplina: Matemática
Cursista: Jocilene Gurgel Pinheiro
Turma:9
Público-alvo: 9º ano do ensino fundamental
Tempo de Duração: 8 Horas-aula
Objetivos:
1) Interpretar e fazer uso de ampliações e reduções de uma foto bem como determinar se as fotos são semelhantes;
2) Reforçar e fazer uso dos conceitos de razão, proporção e semelhança;
3) Interpretar e utilizar diferentes formas de representação de objetos;
4) Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
5) Procurar e sistematizar informações relevantes para a compreensão da situação problema;
6) Entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e tecnológicas;
7) Comparar e estabelecer relações entre as grandezas;
8) Estimular a percepção dos alunos com relação a conceitos matemáticos envolvidos na situação-problema e levá-los a elaborar construções matemáticas abstratas para resolver problemas relativos a situações específicas, mostrando a fundamentação matemática que deve ser empregada.

Recursos:
1) AO proporcionalidade e semelhança;
2) fotos ou figuras;
3) livros;
4)computador;
5) bloco de anotação.

Metodologia/Estratégias:
1) Apresentação teórica inicial do conteúdo a ser trabalhado:
2)Relacionar o conteúdo com situações do cotidiano, utilizando fotos ou figuras;
3) Utilização do objeto de aprendizagem;
4) Estimular os alunos a desenvolverem as atividades propostas pelo AO;
5) fazer uso do quadro para esclarecimento de dúvidas;
6) Resolução de problemas complementares.

Avaliação:
1) Apresentar para os alunos algumas figuras e pedir para que eles verifiquem se elas são semelhantes a outras figuras já conhecidas, justificando a sua resposta;
2)Observar o envolvimento dos alunos na atividade e propor que eles anotem o que aprenderam em cada fase da atividade;
3) Argumentação e aplicação dos procedimentos nos problemas apresentados.

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
TEMA: Eu não Pensei Nisso!
DISCIPLINA:Biologia
PÚBLICO: 1ª série do Ensino Médio

• Estabelecer relações entre sexo e cópula e observar o tratamento dado ao tema pelos diferentes tipos de mídias;

• Questionar acerca dos estereótipos e do preconceito existente com relação a opção sexual.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

• Analisar o modo como cada revista trata a questão da sexualidade;

• Elaborar um posicionamento isento de preconceito com relação a sexualidade;

• Produzir textos enfocando questões críticas sobre o assunto;

CONCEITOS ABORDADOS

Sexo, Cópulas, Estereotipo e Preconceito.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

• Levantamento das idéias dos alunos sobre os padrões de comportamento estabelecidos pela sociedade para homens e mulheres;

• Leitura colaborativa do texto: Diferenças sexuais espécie humana de Jenner Pedersoli, Moaci, Wellington;

• Formação de duplas ou trios para utilização do computador;

• Apresentação da atividade na tela;

• Discussão nos grupos sobre o conteúdo das revistas e a forma como cada uma trata a sexualidade;

• Estabelecer relações entre o perfil dos personagens e o tipo de revistas que seriam comprados por eles;

• Elaboração de reportagens, apresentando uma postura crítica e reflexiva sobre o tema em foco;

• Publicação para toda escola das matérias elaboradas pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através da sua participação nas discussões e debates da habilidade apresentada para interagir com o objeto virtual de aprendizagem.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
DISCIPLINA: Biologia
TEMA: Não me sinto bem!
PÚBLICO-ALVO: 2ª série do Ensino Médio
DURAÇÃO: 2h/a

OBJETIVOS:
•Conhecer algumas doenças típicas da região e seus agentes causadores.
•Conhecer medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
•Reconhecer que determinados comportamentos contribuem ou dificultam o aparecimento de certas doenças causadas por microorganismos.
•Definir ações de intervenção que visem à preservação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
•Ter conhecimento de ações preventivas e de formas de evitar transmissão de doenças.
•Conscientizar-se de que a doença não deve ser abordada apenas sobre seu aspecto biológico, mas também sob o ponto de vista de desenvolvimento de atitudes e comportamentos pessoais.

RECURSOS:
Livros didáticos;
Artigos, panfletos explicativos;
Tabelas e gráficos;
Internet (pesquisa);
Laboratório de informática;
Quadro e giz.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIA:
a)Promover, em sala de aula, uma discussão sobre alguns pontos:
Que concepções os alunos têm sobre doença e saúde;
Quais as principais doenças comuns de nossa região;
Como os alunos explicam a presença dessas doenças;
Se a saúde é uma questão de comportamentos individuais, da comunidade ou do governo;
Se o estilo de vida contribui ou não para manutenção de sua saúde;
b) Na sala de informática:
Os alunos deverão se sentar em duplas para realizar a atividade;
Cada dupla deve ser orientada a fazer a leitura das regras antes de começar;
Os alunos conscientes das regras devem interagir com o objeto, tirando eventuais dúvidas com o professor;
Terminada a atividade, o professor fará juntamente com os alunos a socialização dos pontos positivos e negativos do objeto, destacando dificuldades encontradas e contribuições para a consolidação de concepções e de conceitos.

AVALIAÇÃO:
Análise da participação ativa do aluno nas discussões e do seu desempenho na realização da atividade.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
DISCIPLINA: Biologia
TEMA: Não me sinto bem!
PÚBLICO-ALVO: 2ª série do Ensino Médio
DURAÇÃO: 2h/a

OBJETIVOS:
•Conhecer algumas doenças típicas da região e seus agentes causadores.
•Conhecer medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
•Reconhecer que determinados comportamentos contribuem ou dificultam o aparecimento de certas doenças causadas por microorganismos.
•Definir ações de intervenção que visem à preservação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
•Ter conhecimento de ações preventivas e de formas de evitar transmissão de doenças.
•Conscientizar-se de que a doença não deve ser abordada apenas sobre seu aspecto biológico, mas também sob o ponto de vista de desenvolvimento de atitudes e comportamentos pessoais.

RECURSOS:
Livros didáticos;
Artigos, panfletos explicativos;
Tabelas e gráficos;
Internet (pesquisa);
Laboratório de informática;
Quadro e giz.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIA:
a)Promover, em sala de aula, uma discussão sobre alguns pontos:
Que concepções os alunos têm sobre doença e saúde;
Quais as principais doenças comuns de nossa região;
Como os alunos explicam a presença dessas doenças;
Se a saúde é uma questão de comportamentos individuais, da comunidade ou do governo;
Se o estilo de vida contribui ou não para manutenção de sua saúde;
b) Na sala de informática:
Os alunos deverão se sentar em duplas para realizar a atividade;
Cada dupla deve ser orientada a fazer a leitura das regras antes de começar;
Os alunos conscientes das regras devem interagir com o objeto, tirando eventuais dúvidas com o professor;
Terminada a atividade, o professor fará juntamente com os alunos a socialização dos pontos positivos e negativos do objeto, destacando dificuldades encontradas e contribuições para a consolidação de concepções e de conceitos.

AVALIAÇÃO:
Análise da participação ativa do aluno nas discussões e do seu desempenho na realização da atividade.

Anônimo disse...

Sequência de Ensino

Tema: Corrente Elétrica
Público: Alunos do 3º Ano do Ensino Médio
Duração: 03 Horas Aulas
Professor: Xavier Dantas

Objetivos:

• Saber o que é corrente elétrica e o que é resistência elétrica.
• Compreender o que é resistência elétrica.
• Identificar como resistência elétrica depende da resistividade, do comprimento e do diâmetro de um fio condutor.
• Compreender o que ocorre quando uma corrente elétrica passa por um fio condutor.

Recursos:

• Laboratório de Física,
• Sala de informática,
• Objetos de aprendizagem.

Metodologia:

• Aulas praticas em laboratório,
• Aulas expositivas.

Avaliação:

• Desempenho dos alunos durante a discussão em sala de aula,
• Debates,
• Avaliação bimestral.

Andréa Bezerra dos Santos disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
TEMA: GENÉTICA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PÚBLICO ALVO: 3ºANO
OJETIVOS:
. Compreender como as características podem ser transmitidas ao longo das gerações.
. Compreender a importância de se estudar genética
. Identificar através de atividade experimental como identificar através do método de eletroforese a paternidade de uma criança ou identificar o criminoso de um determinado crime.
RECURSO; OBJ. DE APRENDIZAGEM - "As ervilhas ajudaram Jacó""O REBANHO DE JACÓ", GIZ, QUADRO, ATIVIDADE DA TÉCNICA DE IDENTIFICAÇÃO DE DNA.
METODOLOGIA:
Inicialmente foi feito uma abordagem a cerca do assunto genética, com sua aplicação e objetivos.
Em seguida foi trabalhado o estudo de Mendel com ervilhas em sala de aula e na sequência os alunos forma ao laboratório de informática para conhecer e trabalhar o OA:As ervilhas ajudaram Jacó, nesse objeto de aprendizagem o aluno terá a oportunidade de conhecer e definir o que é genótipo e fenótipo com a palicação dessa atividade.
Na aula seguinte foi feito uma discussão da atividade realizada no laboratório sobre genótipo e fenótipo e em seguida foi dado as intruções para utilização do OA: Rebanho de Jacó, onde o aluno tem a oportunidade de testar o seu estudo sobre genótipo e fenótipo.
Ao adquirir os conhecimentos necessários sobre genótipo e fenótipo foi discutido a respeito da importância da genética para as nossas vidas a importância do estudo da engenharia genética nos dias atuais e uma retrospectiva de como era a vida sem a engenharia genética e como é a humanidade hoje com os avanços dessa área na medicina, agricultura, rebanhos e etc.
Para finalizar foi distribuído entre eles uma folha com a técnica de identificação de DNA para que cada aluno pudesse conhecer como essa técnica é aplicada e eles mesmos testaram essa técnica.
AVALIAÇÃO: Execução das atividades e discussão durante as aulas expositivas.

Anônimo disse...

Eduardo Alves - turma 09
Sequência de Ensino
TEMA: Tangrans DISCIPLINA:Matemática
PUBLICO ALVO:1º série do Ensino Médio
OBJETIVO GERAL:
.Identificar diferentes tipos de tangrans.
.Relacionar o uso dos tangrans com situações do cotidiano.
.Montar figuras utilizando os tangrans.
RECURSOS:
.Figuras de tangrans
.E.V.A
.Cartolinas
.Papel de madeira
.Livros didaticos
METODOLOGIA:
.Explicações do conteúdo
.Atividade em grupos
.Aplicaçoes de situações problemas do cotidiano.
AVALIAÇÂO:
.Através das discussões,trabalhos grupais ,construção de figuras e situações problemas que envolva o tangran.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO:
Disciplina:biologia
Tema:preciso de oxigeñio
público alvo:alunos de primeiro ano do ensino médio.
Obetivos:compreeder as várias fontes poluidoras como:inseticidas,esgotos,queimadas.

Relacionar fotossíntese e respiração com a eliminação de gases tóxicos na atmosfera.
Compreender idéia dos efeitos dos inseticidas em nosso organismo.

Enteder que as queimadas matam os microrganismos do solo,prejudicando assim as lavouras.
Metodologia:
As aulas são realizadas no laboratório de informática e no campo,onde os alunos estudam o objeto no computador e logo verá na prática o ambiente degradado podendo relacioná com o objeto de estudo.
Recursos:objetos de estudo(rived),computador,vídeos,dvds e o campo.
Avaliação:participação dos alunos,testes orais e relatórios.
Clédson lima-Apodi-rn
Turma:09

Anônimo disse...

EQUÊNCIA DE ENSINO
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSOR: ORIEL DE FRETITAS RÊGO NETO
I – ASSUNTO: Soluções
II – TÍTULO: Química: em casa e na farmácia
III – PÚBLICO ALVO: alunos da 2ª série
IV – OBJETIVOS:

# Identificar tipos de solução;
# compreender e inter-relacionar os vários tipos de concentração de solução.

V - PRÉ – REQUISITOS:

# Conhecer e saber relacionar as unidades de medida de concentrações, tais como g.L-1, mol.L-1 e ppm;
# Conhecer e saber aplicar o conceito de quantidade de matéria, volume, massa, densidade e título.

VI - RECURSOS UTILIZADOS:

# Exposição de experiência envolvendo soluções com material reciclado em sala de aula;
# Internet para o uso do objeto da RIVED.

VII – METODOLOGIA:

# Em sala de aula usa-se o método de exposição de conteúdo e em seguida coloca em contato o aluno com uma experiência pratica para ele descobrir qual a concentração de uma solução que foi feita por ele.
# Na sala de informática da escola colocaremos os alunos em contato com o objeto e eles vão praticar experiência virtual, fazendo com que tenha uma interação com um componente virtual.

VIII – TEMPO PREVISTO:
# duas aulas (uma em sala de aula e a outra na sala de informática).

IX – AVALIAÇÃO:

# a avaliação será continua por ser feita em dois ambientes e levar aos alunos a varias prática de cálculos em soluções.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO
DISCIPLINA: FÍSICA
CURSISTA: PEDRO RODRIGUES DA FONSECA NETO
TURMA 12
TEMÁTICA: HIDROSTÁTICA
DURAÇÃO: 4 HORAS-AULA
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS:

• Incentivar os alunos a descobertas de outras formas de aprendizados através da computação;
• Melhorar o interesse dos alunos através dos recursos de mídia oferecidos pelo computador;
• Definir a densidade de um corpo;
• Conhecer um pouco sobre o Princípio de Arquimedes e o respaldo histórico que está por trás deste famoso princípio;
• Reconhecer os elementos fundamentais para compreender melhor a flutuabilidade dos corpos;
• Fazer analogia do Princípio de Arquimedes com a criação dos submarinos.

RECURSOS:

• Apostilas uma vez que o aluno do ensino médio ainda não dispõe do livro didático de Física;
• Laboratório de Informática;
• Laboratório de Ciências;
• Retro projetor;
• Quadro e giz;

METODOLOGIA:

Primeiramente o professor deverá fazer uma pequena exposição do conteúdo a ser trabalhado, estimulando na turma uma discussão em cima das questões a serem resolvidas com o objetivo de levantamentos de hipóteses. Em seguida anotam-se as eventuais respostas dos alunos e conceitos por eles elaborados. Só após esta parte preliminar é que o professor deve refazer os conceitos através dos princípios físicos a serem estudados e ilustrando-os quando possível por meio de experiências ou simulações.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita na medida que o professor conduz a aula, por meio de provocações contínuas que o mesmo deverá desencadear à medida que vai expondo o conteúdo.

Anônimo disse...

TURMA 15
SEQUÊNCIA DE ENSINO
PLANO DE AULA
ASSUNTO:Vetores
DISCIPLINA:Física
SÉRIE:1°ano(Ensino Médio)
DURAÇÃO:5 aulas


OBJETIVOS
1.-Caracterizar vetores como grandezas físicas que possuem intensidade,direção e sentido;
2-Diferenciar grandezas vetoriais de escalares;
3-Perceber a importância do uso dos vetores para estudar movimentos em suas dimensões.

PRÉ-REQUISITO
Geometria plana e trigonometria do triângulo retângulo

RECURSOS
Uso do computador, internet e objetos de apredizagem.

METODOLOGIA
1.Exposição do conteúdo a ser abordado no objeto de aprendizagem;
2.Navegação na internet;
3.Fazer simulações de movimentos reais.
4.Caracterização de situação- problema

AVALIAÇÃO
Serão avaliadas a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no computador, como também as discursões, debates e conclusôes dos mesmos em relação ao assunto em questão.

Anônimo disse...

Seqüência de Ensino
Turma – 12
Tema: Solubilidade e Soluções
Público: Alunos do 2º Ano do Ensino Médio
Duração: 03 Horas Aulas
Professor: João Ribeiro da Nóbrega Neto

Objetivos:

• Ter o conhecimento das propriedades específicas da matéria;
• Compreender o termo disperso, dispersante e solubilidade;
• Identificar os fatores que favorecem a solubilidade;
• Os fatores que contribuem para solubilidade são: Temperatura e Pressão.
• Diferenciar uma solução Concentrada de uma Diluída

Pré-requisitos.

• Conhecer as transformações de unidades de massa e volume
• Relacionar as unidades de medidas de solubilidade; concentração, como: g/mL;mol/L ou mol. L-1
• Conhecer e aplicar esses conceitos para desenvolvimento de cálculos sobre soluções.
Recursos didáticos.
• Aula teórica em sala
•. Aula no laboratório de informática
• Laboratório de Química,


Metodologia:

• Sobre solubilidade, na sala de aula, vou usar recursos teóricos, para o aluno entenda usando a prática dentro do cotidiano o que seja uma solução insaturada, saturada, concentrada e diluída. Por exemplo; preparar um suco.
• O aluno vai discutir entre eles os tipos de concentrações referentes as atividades.
•.Na sala de informática, o aluno pode fazer essas simulações no preparo de soluções com diversos tipos de concentrações.


Avaliação:

•Análise da participação ativa do aluno nas discussões e do seu desempenho na realização de atividades.
• Debates,
• Avaliação bimestral.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO
DISCIPLINA: FÍSICA
CURSISTA: PEDRO RODRIGUES DA FONSECA NETO
TURMA 12
TEMÁTICA: HIDROSTÁTICA
DURAÇÃO: 4 HORAS-AULA
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS:

• Incentivar os alunos a descobertas de outras formas de aprendizados através do OA;
• Melhorar o interesse dos alunos através dos recursos de mídia oferecidos pelo computador;
• Definir a densidade de um corpo;
• Conhecer um pouco sobre o Princípio de Arquimedes e o respaldo histórico que está por trás deste famoso princípio;
• Reconhecer os elementos fundamentais para compreender melhor a flutuabilidade dos corpos;
• Fazer analogia do Princípio de Arquimedes com a criação dos submarinos.

RECURSOS:

• Apostilas uma vez que o aluno do ensino médio ainda não dispõe do livro didático de Física;
• Laboratório de Informática;
• Laboratório de Ciências como forma de apresentar OA - Hidrotática;
• Retroprojetor;
• Quadro e giz;

METODOLOGIA:

Primeiramente o professor deverá fazer uma pequena exposição do conteúdo a ser trabalhado, estimulando na turma uma discussão em cima das questões a serem resolvidas com o objetivo de levantamentos de hipóteses. Em seguida anotam-se as eventuais respostas dos alunos e conceitos por eles elaborados. Só após esta parte preliminar é que o professor deve refazer os conceitos através dos princípios físicos a serem estudados e ilustrando-os quando possível por meio de experiências ou simulações.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita na medida que o professor conduz a aula, por meio de provocações contínuas que o mesmo deverá desencadear à medida que vai expondo o conteúdo.

Francisco Carlos Rodrigues Santos disse...

FRANCISCO CARLOS RODRIGUES SANTOS – TURMA 12

Seqüência Didática de Ensino
Categoria: Biologia
Título: Eu não pensei nisso!
Duração: 3 horas-aula
Público alvo: educandos do 1º ano do ensino médio.

Objetivos:

- Indagar o conceito de sexo como sinônimo apenas de ato genital;
- Refletir o tratamento dado à sexualidade em diferentes mídias;
- Debater a existência de estereótipos no âmbito da sexualidade

Recursos:

- Livro didático;
-Objeto virtual de aprendizagem:Eu não pensei nisso!
- Computadores/ internet;
- Debate
- Caderno e caneta

Procedimentos metodológicos/estratégias:

- Fazer uma tempestade de idéias a respeito da sexualidade, cada aluno se posicionará a respeito do tema proposto;
- Verificar o conceito de sexualidade abordado no livro didático;
- Analisar no laboratório de informática o objeto virtual de aprendizagem relativo ao tema;
- Apresentação em sala de aula das análises feitas pelos educandos do objeto virtual.
- Fazer uso do quadro para notar as conclusões do debate;

Avaliação:

- Será implementada durante todos os momentos pedagógicos, levando em consideração parâmetros como: Participação no debate, no laboratório de informática e nas diversas atividades propostas.

Anônimo disse...

Ceição Nobre - Turma 15

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

COMPONENTE CURRICULAR: Biologia
TEMA: Sexualidade
NÍVEL/SÉRIE: Ensino Médio - Educandos da 1ª Série
Atividade 2 – Eu não pensei nisso!
Tempo de duração: 03 aulas.

1. Objetivos:
Refletir sobre a sexualidade humana, considerando o tratamento dado ao tema em diferentes mídias, bem como a existência de estereótipos.
Realizar pesquisas acerca da temática, bem como produzir textos a partir dos estudos realizados.

2. Competências que pretendemos desenvolver:
 Debater sobre a sexualidade humana com base no ponto de vista dos jovens e dos adultos (pais).
 Identificar nos meios de comunicação o tratamento dado à sexualidade.
 Escrever reportagens enfocando as questões críticas para o âmbito geral relacionadas à sexualidade.
 Analisar de que maneiras diferentes as revistas tratam questões relativas à sexualidade, distinguindo um posicionamento isento, bem fundamentado do ponto de vista científico, da simples especulação, do puro preconceito ou de tabus;
 Reconhecer as formas pelas quais a Biologia está presente na cultura, nos dias de hoje, participando de manifestações culturais.

3. Conceitos envolvidos:
Sexo, cópula, estereótipo e preconceito.

4. Recursos materiais:
Papel madeira ou cartolina, papel sulfite, cola, pincel pilot, fita adesiva, coleção de madeira ou giz de cera, cópias dos textos, computadores para implementação da atividade virtual, etc.

5. Procedimentos para desenvolver a atividade:
 Leitura deleite: As principais características do beijo, de Eliene Percília.
 Atividade em grupo para sondagem sobre músicas, programas de TV, propogandas, revistas que eles conhecem e de que forma tratam do assunto. Construção do painel a partir das descobertas. Socialização e debate sobre os aspectos apresentados.
 Para debater: Qual o seu ponto (aluno) de vista sobre sexo? O que fazer para se ter uma vida sexualmente saudável? É importante conhecer o(a) parceiro(a) para realizar a sua primeira experiência sexual? Por quê? Como os seus pais encaram esta idéia? Como estabelecemos a nossa relação homem x mulher e mulher x homem? Conclusão com a leitura colaborativa: A primeira vez é inesquecível, de Thiago Ribeiro.
 Um olhar sobre as mídias – Diferentes mídias abordam o tema: seja como forma de vender produtos para conscientizar quanto à saúde, seja para elevar o interesse pelo sexo, estão aí as chamadas apelativas. Essas mídias refletem algumas idéias que a sociedade tem em relação ao tema e, ao mesmo tempo, colaboram para a formação das idéias dos jovens sobre sexo.
 Encaminhamento para a atividade virtual: Nesta atividade, é dado um grande enfoque a questões relacionadas aos padrões de comportamento diferenciados para homens e mulheres. Cotidianamente há uma forte pressão para que meninos e meninas ajam de acordo com representações sociais que muitas vezes são carregadas de preconceitos. Quantas vezes em nossa vida não ouvimos que menino não chora ou lugar de mulher é na cozinha? A discussão sobre essas questões tem como objetivo combater preconceitos autoritários, questionar a rigidez de padrões de conduta estabelecida para homens e mulheres, além de apontar para as transformações graduais que a sociedade vem sofrendo em relação a essas questões.
 A atividade visa colocar os estudantes frente a seus próprios preconceitos e refletir em grupo sobre o assunto. Identificando limitações em reconhecer no sexo oposto potencialidades maiores do que tradicionalmente atribui-se a cada gênero sexual, pode-se abrir espaços para se combaterem outras discriminações, como as discriminações de classe social ou de raças, enxergando no outro capacidades não percebidas quando vistos por esteriótipos.
O início:
 Formação de duplas ou trios (de acordo com a afinidade entre eles) para realizar a atividade no computador.
No computador:
 Solicite que eles explorem os itens disponíveis nesta tela.
 Pergunte se eles sentiram falta de alguma revista que trate de sexo, mas que não foi apresentada. É provável que eles comentem a ausência de revistas de sexo explícito. Aqui cabe dizer que essa é uma das formas de se tratar o tema, mas as outras revistas abordam de formas diferentes.
 É muito comum confundirmos sexo com cópula. A definição biológica de sexo seria a de mistura de material genético, como quando o espermatozóide fecunda o óvulo. Em outras espécies, ou em humanos, nos casos de inseminação artificial, isso ocorre sem a cópula. Além disso, a cópula (popularmente chamada de transa) não garante a mistura do material genético.
 Os diferentes grupos podem comentar qual é a abordagem feita por determinada revista. Nesse momento, o professor pode perguntar para que público teria sido feita essa revista. Provavelmente, alguns alunos vão dizer, por exemplo, que revistas de futebol e internet são para os homens. Os argumentos de outros grupos podem garantir a discussão. Caso isso não ocorra, não insira a discussão nesse momento. Ela deverá acontecer na próxima etapa da atividade.
 Agora, eles devem escrever no máximo 3 revistas que cada um dos personagens comprariam, digitando o nome das revistas;
 Clicando em corrigir, aparecerá se ela foi ou não comprada pelo personagem. Eles podem repetir, tentando descobrir todas as 3 revistas compradas por cada um.

Discutindo:
 Pergunte o que eles acharam das compras feitas pelos personagens;
 Em qual personagem eles tiveram maior dificuldade?
 O personagem de verde e boné pode ser o mais difícil. Ele se parece com um garoto, mas pode ser uma menina também. Enquanto a criança e o homem de terno não trazem tantas dúvidas. Aqui, a discussão sobre “meninos jogam bola e meninas brincam de bonecas?” pode ser feita, pedindo exemplos de coisas de meninos e coisas de meninas. Esses exemplos podem ser questionados pela própria classe. No entanto, o professor pode colocar alguns exemplos polêmicos: brinco, cabelos longos, a profissão de professor, enfermeiro, advogado, costureiro, etc.

Produção Textual:
 Produzir uma matéria de qualquer revista sobre sexo. Use da criatividade.

6. Atividades complementares:
 Pesquisar em outros meios de comunicação como o tema é abordado. Definir em que revista sairia tal matéria (considerando as pesquisadas na atividade virtual).
 Exposição das matérias elaboradas por eles no mural da escola.

7. Avaliação:

Os alunos serão avaliados durante a efetivação dos estudos, levando-se em conta a participação nas discussões, na realização das atividades em grupo e em individual, nas produções escritas, na atividade virtual; considerando ainda o interesse e a construção conceitual acerca da temática estudada e a postura frente a sua aplicabilidade/vivência plural no cotidiano de cada um. Avaliar também se a forma de como se deu o processo de mediação, facilitou para uma aprendizagem significativa dos educandos.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
TEMA:As ervilhas ajudariam Jacó?
DISCIPLINA: Biologia
PÚBLICO ALVO:Alunos do 3º ano do Ensino Médio
OBJETIVOS:
.Revisar a Primeira Lei de Mendel;
.Fixar conceitos como gene ,genótipo,fenótipo;
.Compreender o conceito de herança formulado por Mendel.
PRÉ-REQUISITO:Ter conhecimento sobre a Primeira Lei de Mendel.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:Analisar os resultados dos cruzamentos:
Elaborar e testar hipóteses.
METODOLOGIA:Na sala de informática o aluno utilizará o OA com o objetivo de realizar as atividades propostas pelo mesmo.Anotará as suas conclusões e socializará em sala de aula onde o professor fará os cruzamentos no quadro possibilitando ao mesmo ,conferir suas respostas.
AVALIAÇÃO:O aluno anotará suas conclusões e as entregará ao professor.Será observado o desempenho na sala de informática.
TEMPO: Duas horas aula sendo uma no laboratório e outra em sala de aula.
RECURSO:OA As ervilhas ajudariam Jacó?
Livro didático, papel e lápis.

Anônimo disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

COMPONENTE CURRICULAR: Biologia
TEMA: Metabolismo Celular
SÉRIE: 1ª série do Ensino Médio

- OBJETIVOS:
• Conhecer os processos metabólicos de uma célula. Avaliar a sua importância biológica, ecológica e econômico.

- HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS:
• Conhecer o processo de fermentação utilizados para obtenção de alimentos;
• Descrever a fermentação, a respiração e fotossíntese;
• Compreender como os processos metabólicos são utilizados pelo homem para a produção de alimento.

- CONCEITOS ABORDADOS:
• Fotossínte;
• Respiração;
• Fermentação.

- RECURSOS:
•Laboratório de ciências;
•Computadores/internet;
•Livro didático.

- ESTRATÉGIAS DE ENSINO:
• Apresentação de slides com informação sobre os processos: fermentação, fotossíntese e respiração;
• Em dupla pedir para os alunos pesquisarem produtos industrializados a partir do processo de fermentação (bebidas, alimentos, fermentos,etc). Através de leituras de rótulos e embalagens os alunos devem identificar quais as matérias-primas utilizadas para a produção. O resultado da pesquisa será apresentado com cartazes e relatórios.
• No laboratório de ciências os alunos serão encaminhados para realização de experimentos sobre fotossíntese e fermentação, acompanhados de questões problematizadoras;
• No computador os alunos deveram simular o processo de respiração;
• Em grupo os alunos utilizarão o livro didático para observação e análise de desenhos e gráficos.

- AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados através das discussões, na realização das atividades, e nos relatos orais e escritos.

Anônimo disse...

Antônia Silvana-Turma l5 disse
SEQUÊNCIA DE ENSINO
TEMA:SOLUÇÕES
DISCIPLINA:QUÍMICA

OBJETIVO:

.Preparar soluções para um determinado fim;
.Calcular a concentração de algumas substâncias;
.Identificar diferentes formas de expressão da concentração de uma solução.
.Diferenciar uma solução de uma mistura.

PÚBLICO ALVO:
Alunos da 2ª série do ensino médio.

RECURSOS
Experiências práticas com substâncias em laboratório de ciências;
O objeto de aprendizagem do rived;
Lápis e papel.

Aula teórica,mostrando conceitos e fórmulas de solução,concentração,títulos dentre outros;
Realização de experiências laboratorias realizando soluções;
Na internet;calcular concentrações utilizando o objeto de aprendizagem.

AVALIAÇÂO:
O aluno será avaliado através do desempenho na atividade,considerando a participação durante a realização da aula .Há também os questionamentos propostos na atividade,anotações do que aprendeu em cada uma das fases da atividade proposta.

Anônimo disse...

Ceição Nobre - Turma 15

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

COMPONENTE CURRICULAR: Biologia
TEMA: Sexualidade
NÍVEL/SÉRIE: Ensino Médio - Educandos da 1ª Série
Atividade 2 – Eu não pensei nisso!
Tempo de duração: 03 aulas.

1. Objetivos:
Refletir sobre a sexualidade humana, considerando o tratamento dado ao tema em diferentes mídias, bem como a existência de estereótipos.
Realizar pesquisas acerca da temática, bem como produzir textos a partir dos estudos realizados.

2. Competências que pretendemos desenvolver:
 Debater sobre a sexualidade humana com base no ponto de vista dos jovens e dos adultos (pais).
 Identificar nos meios de comunicação o tratamento dado à sexualidade.
 Escrever reportagens enfocando as questões críticas para o âmbito geral relacionadas à sexualidade.
 Analisar de que maneiras diferentes as revistas tratam questões relativas à sexualidade, distinguindo um posicionamento isento, bem fundamentado do ponto de vista científico, da simples especulação, do puro preconceito ou de tabus;
 Reconhecer as formas pelas quais a Biologia está presente na cultura, nos dias de hoje, participando de manifestações culturais.

3. Conceitos envolvidos:
Sexo, cópula, estereótipo e preconceito.

4. Recursos materiais:
Papel madeira ou cartolina, papel sulfite, cola, pincel pilot, fita adesiva, coleção de madeira ou giz de cera, cópias dos textos, computadores para implementação da atividade virtual, etc.

5. Procedimentos para desenvolver a atividade:
 Leitura deleite: As principais características do beijo, de Eliene Percília.
 Atividade em grupo para sondagem sobre músicas, programas de TV, propogandas, revistas que eles conhecem e de que forma tratam do assunto. Construção do painel a partir das descobertas.
 Socialização e debate sobre os aspectos apresentados: Qual o seu ponto (aluno) de vista sobre sexo? O que fazer para se ter uma vida sexualmente saudável? É importante conhecer o(a) parceiro(a) para realizar a sua primeira experiência sexual? Por quê? Como os seus pais encaram esta idéia? Como estabelecemos a nossa relação homem x mulher e mulher x homem? Conclusão com a leitura colaborativa: A primeira vez é inesquecível, de Thiago Ribeiro.
 Um olhar sobre as mídias – Diferentes mídias abordam o tema: seja como forma de vender produtos para conscientizar quanto à saúde, seja para elevar o interesse pelo sexo, estão aí as chamadas apelativas. Essas mídias refletem algumas idéias que a sociedade tem em relação ao tema e, ao mesmo tempo, colaboram para a formação das idéias dos jovens sobre sexo.
 Encaminhamento para a atividade virtual: Nesta atividade, é dado um grande enfoque a questões relacionadas aos padrões de comportamento diferenciados para homens e mulheres. Cotidianamente há uma forte pressão para que meninos e meninas ajam de acordo com representações sociais que muitas vezes são carregadas de preconceitos. Quantas vezes em nossa vida não ouvimos que menino não chora ou lugar de mulher é na cozinha? A discussão sobre essas questões tem como objetivo combater preconceitos autoritários, questionar a rigidez de padrões de conduta estabelecida para homens e mulheres, além de apontar para as transformações graduais que a sociedade vem sofrendo em relação a essas questões.
 A atividade visa colocar os estudantes frente a seus próprios preconceitos e refletir em grupo sobre o assunto. Identificando limitações em reconhecer no sexo oposto potencialidades maiores do que tradicionalmente atribui-se a cada gênero sexual, pode-se abrir espaços para se combaterem outras discriminações, como as discriminações de classe social ou de raças, enxergando no outro capacidades não percebidas quando vistos por esteriótipos.
O início:
 Formação de duplas ou trios (de acordo com a afinidade entre eles) para realizar a atividade com o objeto de aprendizagem "Eu não pensei nisso".
 Solicite que eles explorem os itens disponíveis nesta tela.
 Pergunte se eles sentiram falta de alguma revista que trate de sexo, mas que não foi apresentada. É provável que eles comentem a ausência de revistas de sexo explícito. Aqui cabe dizer que essa é uma das formas de se tratar o tema, mas as outras revistas abordam de formas diferentes.
 É muito comum confundirmos sexo com cópula. A definição biológica de sexo seria a de mistura de material genético, como quando o espermatozóide fecunda o óvulo. Em outras espécies, ou em humanos, nos casos de inseminação artificial, isso ocorre sem a cópula. Além disso, a cópula (popularmente chamada de transa) não garante a mistura do material genético.
 Os diferentes grupos podem comentar qual é a abordagem feita por determinada revista. Nesse momento, o professor pode perguntar para que público teria sido feita essa revista. Provavelmente, alguns alunos vão dizer, por exemplo, que revistas de futebol e internet são para os homens. Os argumentos de outros grupos podem garantir a discussão. Caso isso não ocorra, não insira a discussão nesse momento. Ela deverá acontecer na próxima etapa da atividade.
 Agora, eles devem escrever no máximo 3 revistas que cada um dos personagens comprariam, digitando o nome das revistas;
 Clicando em corrigir, aparecerá se ela foi ou não comprada pelo personagem. Eles podem repetir, tentando descobrir todas as 3 revistas compradas por cada um.

Discutindo:
 Pergunte o que eles acharam das compras feitas pelos personagens;
 Em qual personagem eles tiveram maior dificuldade?
 O personagem de verde e boné pode ser o mais difícil. Ele se parece com um garoto, mas pode ser uma menina também. Enquanto a criança e o homem de terno não trazem tantas dúvidas. Aqui, a discussão sobre “meninos jogam bola e meninas brincam de bonecas?” pode ser feita, pedindo exemplos de coisas de meninos e coisas de meninas. Esses exemplos podem ser questionados pela própria classe. No entanto, o professor pode colocar alguns exemplos polêmicos: brinco, cabelos longos, a profissão de professor, enfermeiro, advogado, costureiro, etc.

Produção Textual:
 Produzir uma matéria de qualquer revista sobre sexo. Use da criatividade.

6. Atividades complementares:
 Pesquisar em outros meios de comunicação como o tema é abordado. Definir em que revista sairia tal matéria (considerando as pesquisadas na atividade virtual do objeto de aprendizagem "Eu não pensei nisso").
 Exposição das matérias elaboradas por eles no mural da escola.

7. Avaliação:

Os alunos serão avaliados durante a efetivação dos estudos, levando-se em conta a participação nas discussões, na realização das atividades em grupo e em individual, nas produções escritas, na atividade virtual sobre o objeto de aprendizagem "Eu não pensei nisso"; considerando ainda o interesse e a construção conceitual acerca da temática estudada e a postura frente a sua aplicabilidade/vivência plural no cotidiano de cada um. Avaliar também se a forma de como se deu o processo de mediação, facilitou para uma aprendizagem significativa dos educandos.

Anônimo disse...

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO
DISCIPLINA: Matemática
ENSINANTE/CURSISTA: Benedito José de Queiroz
TURMA: 12
TÍTULO: Arranjo
DURAÇÃO: 3 horas-aula
PÚBLICO ALVO: Aprendentes do 2º ano do ensino médio.

OBJETIVOS:
- Vivenciar a aprendizagem colaborativa;
- Compreender o significado da Análise Combinatória para a vida cotidiana;
- Compreender o conceito de Arranjo e aplicá-lo corretamente nas diversas situações-problemas;
- Interpretar problemas reconhecendo que se trata de arranjo;
- Calcular através de fórmulas de modo interativo com o OA;

RECURSOS:
- Livro didático;
- Laboratório de informática:
. Computadores;
. AO : Arranjo
- Quadro branco e pincel;
- Lápis e bloco de anotações.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
1º Momento: em sala de aula
- Retomar em sala de aula o significado de Análise Combinatória, rediscutindo fatorial e sua aplicabilidade;
- Trabalhar o conceito e aplicabilidade de Arranjo, resolvendo problemas que envolvem situações do cotidiano dos aprendentes;
2º Momento: no laboratório de informática
- Formar duplas com revezamento para uso dos computadores e discussão das atividades propostas;
- Estimular os aprendentes a desenvolverem as diferentes atividades propostas pelo OA, compreendendo que se trata de problemas de Arranjo;
- Fazer uso do quadro branco para esclarecimento de dúvidas;
- Retomar as etapas sempre que necessário, para maior compreensão da temática;
3º Momento: em sala de aula
- Apresentação em sala de aula das anotações feitas pelas duplas de aprendentes;
- Resolução de problemas complementares.

AVALIAÇÃO:
- Será realizada durante o desenrolar da aula com base nos seguintes aspectos:
. interatividade entre aprendente/OA, aprendente/aprendente e aprendente/ensinante;
. argumentação e aplicação dos procedimentos na resolução dos problemas apresentados.

Anônimo disse...

Evarista turma 15

Seqüência de Ensino

Tipo de objeto: Atividade Rived

Título: Tive uma recaída
Série: 1º Ensino Médio
Subcategoria: Endemias microbianas, prevenção e transmissão de doenças
Tempo: 2 aulas

1.OBJETIVOS
.1. Reconhecer os riscos de adquirir-mos doenças por falta de saneamento básico.
1.2. Compreender que determinados comportamentos favorecem ou dificultam o aparecimento de doenças causadas por microorganismos.

2. HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS
2.1 Estabelecer relações entre a parte e o todo de um fenômeno biológico;
2.2 Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados, utilizando elementos da biologia.
2.3. Julgar ações de intervenção identificando aquelas que visem a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.

3. CONCEITOS ABORDADOS
3.1 Viroses
3.2 Meio Ambiente
3.3 Saúde e Doenças

4. PRÉ-REQUISITOS
4.1 Interpretar situações reais;
4.2 Formular questionamentos;
4.3 Reconhecer hábitos favoráveis a preservação de doenças e os não-favoráveis.

5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
5.1 Levantamentos de idéias dos educandos sobre a preservação e transmissão de doenças;
5.2 Leitura colaborativa de textos;
5.3 Simulação de atividades onde os alunos vivem os personagens (mocinha e bandido), as cartas e os gráficos de mortalidade e natalidade - Atividade Virtual.

6. AVALIAÇÃO
6.1 Os educandos serão avaliados considerando a participação durante a realização da aula, nas discursões, nos argumentos e nas habilidades de resolução do objeto virtual de aprendizagem.

TURMA 15

Anônimo disse...

SONIDERLANDIA MARIA AIRES TURMA 15

Sequencia de Ensino-
Componente curricular:BIOLOGIA
Tema:SEXO OU Não(sexualidade)


Atividade ou objeto de Aprendizagem:
SEXO OU Não
Duração :
02 aulas
1-OBJETIVO:Refletir e reconhecer a sexualidade como parte natural da nossa vida,adquirindo conhecimento para melhor conviver com o sexo.
2-COMPETÊNCIAS :

* Identificar nos recursos audiovisuais os métodos anticoncepcionais.

* Debater quais os mais usados e o mais seguro.
*Analisar a postura dos jovens dentro das experiências vividas.
*Discutir como as doenças ocorrem...

3- CONCEITOS ENVOLVIDOS:

*Sexo
*sexualidade
*Doenças
*Prevenção

4- RECURSOS MATERIAIS:
*Quadro negro

*Papel madeira

*Vídeo


*Atividade Virtual (uso computador)

5_ PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE:

* Visualização dos métodos por meio da tela do computador .


*debate de como usar os métodos observando o objeto virtual.

*Reflexão dentro das atividades do livro didático.


*Atividade em forma de questionamentos é debates.
6-ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

*Pesquisas dentro do assunto para melhor entendimento do assunto.

*Identificação das partes genitais por meio de mural.

7-AVALIAÇÃO:

A avaliação é continua mediante a:Participação ,relatos ,produções ,conceitos é modos de vida dos educandos

Anônimo disse...

SEQUENCIA DE ENSINO

TURMA: 12

DISCIPLINA: Física

TEMA: Força em ação

PÚPLICO-ALVO: 1ª série do ensino médio

OBJETIVOS:
- Fomentar o aluno através do AO a produção de conceitos sobre forças que agem sobre os corpos.
- Identificar os conceitos de força, velocidade, aceleração, atrito, gravidade, ação e reação, inércia, vetores.

PRÉ-REQUESITOS:
É necessário que o aluno tenha uma conceituação prévia sobre posição, velocidade, aceleração, forças e grandezas vetoriais.

METODOLOGIA:
- Na sala de informática, enquanto facilitador da aprendizagem significativa pode ajudar os alunos a interagir com o objeto e construir conceitos sobre o conteúdo.
- Discussões entre aluno/professor, duplas ou trios de alunos a cerca da interação com o AO, promove a elaboração de conceitos sobre os temas abordados. Resgatar os conceitos elaborados durante a interação com o AO, bem como instigar a resolução de problemas relacionados ao tema e discutir outras situações cotidianas onde os conceitos adquiridos possam ser aplicados.

RECURSOS:
- O uso do computador utilizando o objeto de aprendizagem.
- Quadro e giz.

AVALIAÇÃO:
- Propor que o aluno produza um mapa conceitual.
- Resolução das questões e desafios proposto pelo objeto de aprendizagem.
- Observação na participação do aluno nas discussões sobre o assunto em si e na interação do objeto de aprendizagem.

Anônimo disse...

TEMA: Geometria
DISCIPLINA: matemática
PÚBLICO ALVO: 1º ano –ensino médio
OBJETIVOS:
• Compreender e perceber as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas;
• Reconhecer na cidade a geometria espacial, seus elementos e propriedades;
RECURSOS:
• OA(geometria na cidade);
• Livro didático; Quadro branco e pincel ; computador.

METODOLOGIA:
• Organizar as duplas de trabalhos;
• Elaborar o cronograma de trabalho;
• Discussão oral a respeito do tema trabalhado


AVALIAÇÃO:

• Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto;
• Acompanhamento das atividades, permitindo perguntas e opinião das duplas;
• Observação das atitudes e procedimentos dos alunos de maneira natural e espontânea;

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

MATEMÁTICA

TEMA: Ampliando as noções trigonométricas

PÚBLICO ALVO: alunos do 3º ano do ensino médio.

TEMPO PREVISTO:
. 1h/aula no laboratório
. 2h/aula na sala de aula (sendo uma antes da aula de laboratório e outra depois).

OBJETIVOS:
. Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas trigonométricos.
. desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos.
. construir conceitos de ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.
. reconhecer a utilização dos ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.

RECURSOS:
. laboratório de informática
. computadores
. quadro branco e pincel
. objetos da rived
METODOLOGIA:
. questionamentos do assunto
.divisão da turma em duplas por computadores, dando oportunidades de discussão e uso coletivo do computador
. retornar sempre que necessário as discussões
. explorar bem o assunto
. apresentação do objeto utilizando os computadores
.o objeto possui três atividades, e cada atividade será explorada através de dois momentos:
. no primeiro momento, o aluno vai observar o que aparece na tela do computador
. no segundo momento o aluno irá discutir com o colega sobre o objeto de ensino para responder algumas questões e para isso deve elaborar um roteiro com algumas dicas.

AVALIAÇÃO

. será realizada durante o desenvolver das aulas, através de:1
.interatividade entre computador/aluno, professor/aluno e aluno/aluno.
. observação no desenvolver das atividades previstas
. questionamentos durante a aula sobre o objeto trabalhado.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

MATEMÁTICA

TEMA: Ampliando as noções trigonométricas

PÚBLICO ALVO: alunos do 3º ano do ensino médio.

TEMPO PREVISTO:
. 1h/aula no laboratório
. 2h/aula na sala de aula (sendo uma antes da aula de laboratório e outra depois).

OBJETIVOS:
. Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas trigonométricos.
. desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos.
. construir conceitos de ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.
. reconhecer a utilização dos ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.

RECURSOS:
. laboratório de informática
. computadores
. quadro branco e pincel
. objetos da rived
METODOLOGIA:
. questionamentos do assunto
.divisão da turma em duplas por computadores, dando oportunidades de discussão e uso coletivo do computador
. retornar sempre que necessário as discussões
. explorar bem o assunto
. apresentação do objeto utilizando os computadores
.o objeto possui três atividades, e cada atividade será explorada através de dois momentos:
. no primeiro momento, o aluno vai observar o que aparece na tela do computador
. no segundo momento o aluno irá discutir com o colega sobre o objeto de ensino para responder algumas questões e para isso deve elaborar um roteiro com algumas dicas.

AVALIAÇÃO

. será realizada durante o desenvolver das aulas, através de:1
.interatividade entre computador/aluno, professor/aluno e aluno/aluno.
. observação no desenvolver das atividades previstas
. questionamentos durante a aula sobre o objeto trabalhado.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

MATEMÁTICA

TEMA: Ampliando as noções trigonométricas

PÚBLICO ALVO: alunos do 3º ano do ensino médio.

TEMPO PREVISTO:
. 1h/aula no laboratório
. 2h/aula na sala de aula (sendo uma antes da aula de laboratório e outra depois).

OBJETIVOS:
. Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas trigonométricos.
. desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos.
. construir conceitos de ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.
. reconhecer a utilização dos ângulos maiores que 360º e ângulos negativos.

RECURSOS:
. laboratório de informática
. computadores
. quadro branco e pincel
. objetos da rived
METODOLOGIA:
. questionamentos do assunto
.divisão da turma em duplas por computadores, dando oportunidades de discussão e uso coletivo do computador
. retornar sempre que necessário as discussões
. explorar bem o assunto
. apresentação do objeto utilizando os computadores
.o objeto possui três atividades, e cada atividade será explorada através de dois momentos:
. no primeiro momento, o aluno vai observar o que aparece na tela do computador
. no segundo momento o aluno irá discutir com o colega sobre o objeto de ensino para responder algumas questões e para isso deve elaborar um roteiro com algumas dicas.

AVALIAÇÃO

. será realizada durante o desenvolver das aulas, através de:1
.interatividade entre computador/aluno, professor/aluno e aluno/aluno.
. observação no desenvolver das atividades previstas
. questionamentos durante a aula sobre o objeto trabalhado.

Anônimo disse...

Plano de Aula

-Disciplina: Biologia
-público-alvo: Alunos 3ºano
-Duração: O trabalho de Mendel Com Ervilha
-Objetivos:
. Compreender que as experiências e as explicações de Gregar Mendel sobre os cruzamentos por ele realizados com ervilhas;
. Reconhecer através dos trabalhos de Mendel, o mecanismo de transmissão das características hereditárias;
. Aplicar as leis de Mendel em diferentes situações, para explicar a transmissão das caracteristicas de geração para geração,
. Conceituar genótipo, fenótipoe explicar a relação entre ambos,
. Represntar por meio de esquemas a separação (segregação dos cromossomos e dos alelos de gene na meiose)

- conteúdo:
.Lei da Segregação Genética
- Metodologia:
.Exposição oral e apresentação de cartazes com o esquema da meiose, para explicar a separação dos cromossomos na formação dos gametas;
.Utilização do laboratório de ciências para a visualização da meiose em lâminas prontas no microscópio;
.Jogo de carinhas:
Realização de jogo de cruzamentos com certas características genéticas dos alunos: com 03 formato do rosto, forma do nariz, textura do cabelo, forma do olho, sobrancelhas, boca etc.(Amabis, Genética. Vol.3).
.Realização de laboratório virtual com as experiências de Mendel. Os alunos reunidos em grupos devem interpretar e tentar explicar os resultados obtidos de cruzamentos simples. Ultilizando a semente da ervilha como material de trabalho, o caracter observado é a textura da lisa e rugosa.

-Recursos:
quardro, giz coloridos, jogo das carinhas, laboratório de ciências, xerox ampliando as características hereditárias(sobrancelhas, boca, nariz, orelhas, rostos, cabelos etc.), Meiose( massa de modelar, cartolina, EVA, cola), Laboratório de informática, objeto: O trabalho de Mendel com ervilha.

-Avaliação:
O aluno séra avaliado através de sua participação, desempenho e interesse em fazer as atividades, criatividade na produção e construção do jogo da carinha e meiose. Na utilização e compreensão do objeto: O trabalho de Mendel com ervilha, resolvendo todas as atividades propostas. Apresentação do relatório sobre o objeto.

APARECIDA NUNES_

Anônimo disse...

TURMA 15
SEQUÊNCIA DE ENSINO
PLANO DE AULA
ASSUNTO:Vetores
DISCIPLINA:Física
SÉRIE:1°ano(Ensino Médio)
DURAÇÃO:3 aulas


OBJETIVOS
1.-Caracterizar vetores como grandezas físicas que possuem intensidade,direção e sentido;
2-Diferenciar grandezas vetoriais de escalares;
3-Perceber a importância do uso dos vetores para estudar movimentos em suas dimensões.

PRÉ-REQUISITO
Geometria plana e trigonometria do triângulo retângulo

RECURSOS
Uso do computador, internet e objetos de apredizagem.

METODOLOGIA
1.Exposição do conteúdo a ser abordado no objeto de aprendizagem;
2.Navegação na internet;
3.Fazer simulações de movimentos reais.
4.Caracterização de situação- problema

AVALIAÇÃO
Serão avaliadas a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas no computador, como também as discursões, debates e conclusôes dos mesmos em relação ao assunto em questão.

professor Moacyr disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

TEMA: “Quão grande é”

PÚBLICO – ALVO: 1° e 2° ano do ensino médio

OBJETIVOS:
• Proporcionar aos alunos a compreensão sobre os diversos tipos de microrganismos.
• Demonstrar onde se localiza (habitat) os vários tipos de microrganismos.
• Proporcionar ao estudante a comparação das dimensões dos organismos estudados.
• Permitir que o estudante reconheça qual tipo de objeto é mais propício para a observação de determinados microrganismos.

RECURSOS:
• Quadro.
• Pincel.
• Apagador.
• Computador.
• Livro didático.

METODOLOGIA:

NA SALA DE AULA.
• Aula expositiva, enfatizando a morfologia, anatomia e habitat dos diversos tipos de microrganismos.
• Debate entre os alunos sobre os efeitos que os microrganismos possam causar na saúde humana.

NO LABORÁTÓRIO DE INFORMÁTICA.
• Introdução de como se utiliza o objeto de aprendizagem a ser trabalhado.
• Formação de duplas de alunos para trabalhar o objeto de aprendizagem.
• Debate sobre as situações em que o objeto de aprendizagem trabalha o tema.
• Resolução dos problemas apresentado pelo objeto de aprendizagem.

AVALIAÇÃO:
• Observação do aluno
• Questões problema formulada pelo professor.
• Questões problema formulada pelo objeto de aprendizagem.
• Participação do aluno nos debates propostos.

Anônimo disse...

Sequencia de Ensino

Tema: Corrente elétrica e Circuitos

Público alvo: alunos da 3ª série do Ensino Médio

Objetivos:
- Estudar a geração de corrente elétrica contínua e seus efeitos.
- Analisar a utilidade e o funcionamento de alguns elementos dos circuitos elétricos, notadamente os resistores e os geradores de corrente contínua.
- Utilizar instrumentos de medidas elétricas para determinar e verificar as equações que relacionam as variáveis importantes.
- Analisar e compreender o funcionamento de equipamentos elétricos que funcionam com base no efeito Joule.
- Analisar a potencia consumida em equipamentos elétricos e estudar o consumo elétrico residencial.

Recursos:
- Vídeo com imagens selecionadas de corrente elétrica.
- Material de laboratório para demonstrações e também para o manuseio pelos alunos.
- Pesquisa na internet.
- Visitar objetos de aprendizagens.
- Software envolvendo simulações e aplicações qualitativas e quantitativas sobre circuitos elétricos.

Metodologia x estratégias:
- Aulas expositivas sobre os temas sugeridos.
- Aulas práticas.
- Uso de apostilas.
- Discussão oral a respeito do tema trabalhado.

Avaliação:
Nesta atividade, serão avaliados o desempenho e a participação dos alunos, durante sua visita ao laboratório e em aulas expositivas em sala de aula. Ao final deste módulo, os alunos farão uma avaliação bimestral.

Turma: 07

Anônimo disse...

COMPONENTE CURRICULAR; matemática
TEMA;Trigonometria
ATIVIDADE; Trigonometria na ponte
SÉRIE: 2 série do esnsino médio
DURAÇÃO: 4 horas
Maria Jervani Beserra de Carvalho
Sala 15


OBJETIVOS ;
GERAIS;
Compreender e perceber o importância de estudar as duas propriedades importantes da trigonometria conhecidos por lei dos senos e dos cossenos utilizando a resolução de triângulos quaisquer.
ESPECÍFICOS;
.Diferenciar a lei dos senos da lei dosa cossenos.
.Reconhecer catetos e hipotenusa, identificando-os.
.Destacar o período,o domínioi e o conjunto imagem no estudo da função seno e cosseno.
.Resolver situações por meio da teoria de Pitágoras.
.Utilizar a tabela para a resolução de situações problemas.

PRÉ-REQUESITO; Trigonometia na resolução de triângulo quaisquer.
PÚBLICO ALVO; 2 Ensino médio.
DURAÇÃO; 4 Aulas
RECURSOS;
.Quadro negro
.Tabvelas e gráficos
.Atividades para resolução de problemas
.aulas no laboratório de informática.
METODOLOGIA;
.Aulas expositivas
.Exercícios
.Aulas no laboratório de informática.
CONTEÚDOS;
Assunto Trigonométria estudando seno ,cosseno e tangente,
ESTRATÉGIAS DE ENSINO;
Trabalhar com os alunos em sala todo o conteúdo necessário sobre cateto oposto e cateto adjacente , hipotenusa e teoria de Pitágoras, estudando com o auxilio da tabela as situações problemas que venham favorecer na resolução das questões que envolvem seno, cosseno e tangente. Num triãngulon qualquer, as medidas dos lados são proporcionaisaos senos dos ângulos opostos.
A área de um triânguloé igual ao semi produto das medidas de dois de seus lados pelo seno do ângulo formado por esses lados.
AVALIAÇÃO;
O aluno será avaliado continuamente durante toda a aula na realização das atividades e na sala de informática na realização das tarefas, levando em conta
as discussões e participações nas produções escritas e virtuais, buscando o desempenho das competências e habilidades do nosso educando.

Anônimo disse...

"Seqüêcia de Ensino"
Tema: Neurociência
Assunto:Anatomia,biologia geral
Público Alvo: 3ª série - Ensino Médio
Objetivo:Auxiliar na compreensão dos processos responsáveis pela geração da diferença de potencdial e o potencial de ação em neurônios e estimular intersse dos alunos p/ as ciências biológicas e neurofisiologia.
Metodologia
Ministrar uma aula introdutória com o tema sistema nervoso em sala de aula.
Utilizar a sala de informática com no máximo dois alunos por computador para entender e intergir com o objeto de aprendizagem rived.
O programa também pode ser utilizado em sala de aula c/ projeção em telão.
Tempo previsto p/ atividade - 50minutos em sala deaula,50 minutos na sala de informática.
Recursos didáticos
Exposição do assunto na sala de aula
Laboratório de Informática
Material do Rived - OA
Projeção em telão
Avaliação:
Observar a participação e interesse dos alunos nas atividades propostas
Análise, reflexão e compreensão do assunto